Tumgik
oraculodepapel · 4 years
Photo
Tumblr media
Faz um tempo que vi um exercício de tarot no YouTube que consistia em dividir o baralho em três grupos - Cartas da Corte, Arcanos Menores de 1 a 10 e Arcanos Maiores - e montar histórias a partir dessas cartas, como se as cartas da corte fossem os personagens, os arcanos menores as ações e os maiores, os temas e situações.
A partir disso, criei esta tiragem de três cartas que pode ser usada diariamente e para consultas objetivas sobre vários assuntos. Como no exercício, você deve começar dividindo o baralho nos três grupos que citei e então embaralhe cada montinho separadamente. Depois de embaralhar cada um e mentalizar sua situação ou pergunta, retire (da forma que achar melhor) uma carta de cada montinho com as seguintes posições:
1. Personalidade ou comportamento a focar nessa situação: Retire uma Carta da Corte e reflita sobre a personalidade e comportamento desse personagem e como ele pode te ajudar.
2. Ação a focar nessa situação: Retire um Arcano Menor de 1 (às) a 10. Essa carta mostrará que ações você deve focar e/ou realizar na situação questionada. Pense em como a personalidade da carta 1 pode ajudar (ou dificultar) essa ação.
3. Energia a focar nessa situação: Retire um Arcano Maior. Essa carta simboliza a energia maior por trás da situação, as influências e tendências. Pode ser também a lição maior que você precisa aprender. Pense em como essa carta caracteriza a relação entre as cartas 1 e 2.
Gosto deste método porque você usa uma carta de cada categoria de uma forma clara e objetiva. Claro que não existe a “tiragem perfeita”. Experimente-a com suas cartas e veja se ela é boa para você. O importante é seguir sua intuição sempre e ouvir o que as cartas lhe dizem.
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Photo
Tumblr media
Em 1990, a editora norte-americana U.S. Games Systems lança uma versão renovada do Tarot de Rider-Waite, chamada Universal Waite. Nessa nova versão, o desenho de Pamela Colman Smith é mantido, mas refinado e recolorido pela artista Mary Hanson-Roberts. As cores são mais variadas, suaves e vivas do que na versão original do baralho (lançada 80 anos antes) e Roberts apresenta um trabalho extremamente delicado, colorindo cada carta com lápis de cor. Pessoalmente, prefiro essa versão à original justamente pelo valor artístico agregado. O estilo de Smith, bem como sua caligrafia, é mantido de forma fiel, com linhas mais claras e definidas. E as novas cores feitas a lápis dão mais profundidade e suavidade às ilustrações. Este baralho está à venda até hoje nos tamanhos padrão e de bolso e é um dos best sellers da U.S. Games.
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Text
Leitura para 17/07/2020
Tumblr media
Que energias, oportunidades e desafios podemos focar nesta sexta-feira?
NOVE DE ESPADAS Errr... Perder uma noite de sono é uma das coisas mais angustiantes que existem, não é? Pode ser por causa de um pesadelo, uma preocupação, ansiedade ou até arrependimento. É sinal que tem alguma coisa errada na nossa cabeça. Reconhecer que problema(s) causa(m) essa noite mal dormida é o primeiro passo para resolve-lo(s). Uma dica: faça uma lista com todas as preocupações e arrependimentos que atrapalham o seu sono. Veja quais precisam da sua real atenção e quais você não pode resolver agora.
A JUSTIÇA A doutora sabichona ali com a espada e a balança não está aqui necessariamente para nos julgar, mas sim para nos questionar sobre qual é a nossa verdade. Essa carta representa uma energia de equilíbrio e consciência leve. Aliás, uma consciência pesada é justamente o que parece causar a insônia e aflição da carta anterior. Reflita um pouco sobre as consequências das suas ações do passado e das atuais também. Você tem sido você mesmo? Tudo que você faz reflete a sua verdade? Não existe culpa ou arrependimento quando estamos alinhados com a nossa essência.
QUATRO DE ESPADAS Agora que refletimos sobre o que nos tira o sono e sobre as consequências do que fazemos (ou deixamos de fazer), é hora de colocar os pensamentos em ordem. Engraçado começar uma leitura com uma noite horrível e terminar com um convite ao descanso. Sim, a figura nesta carta é uma daquelas estátuas sobre túmulos de pessoas importantes, mas não se preocupe, não estamos falando de morte. Estamos falando de sossegar a mente, procurar atividades que ajudem a relaxar. Sabe aquela lista de problemas que sugeri antes? Pegue esse papel, faça um bonito barquinho e coloque no primeiro rio ou córrego que encontrar. Você não precisa resolver tudo agora. Você não é a soma dos seus problemas.
Há uma forte energia mental para esse dia. É importante não se deixar abater pelas preocupações, sempre buscar o equilíbrio e seu bem-estar mental.
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Text
Leitura para 16/07/2020
Tumblr media
Que energias e oportunidades podemos focar nesta quinta-feira?
DEZ DE PAUS Esta carta fala sobre sobrecarga. O lado bom de carregar muitas responsabilidades e vontades é poder ter o controle de uma situação. Mas o lado ruim é que isso dificulta nosso caminho e atrapalha a nossa visão. Talvez seja mais difícil chegar aonde queremos. Quais pesos têm lhe sobrecarregado?
CAVALEIRO DE PAUS Este cavaleiro vem para nos mostrar que podemos escolher uma das cargas que carregávamos no 10 de Paus e segui-la. É hora de movimento, de ação, de experimentação. O cavaleiro nos inspira coragem e desejo de aventura. Aproveite essa energia para fazer algo diferente, inesperado ou incomum.
TRÊS DE COPAS É bom prestarmos a atenção na nossa tendência para momentos alegres e de confraternização. É claro que eles são necessários e bem-vindos, mas eles têm o potencial de atrapalhar nossos objetivos. Aproveite momentos de prazer com consciência e na hora certa.
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Photo
Tumblr media
Este é o Tarot de Rider-Waite-Smith, lançado em 1909. Concebido pelo místico e intelectual Arthur Edward Waite, ilustrado por Pamela Colman Smith e publicado pela editora Rider & Sons, ele se tornou um dos baralhos de tarot mais populares no mundo juntamente com o Tarot de Marselha. Sua fama se deve ao fato de possuir ilustrações não apenas nos Arcanos Maiores, mas nos Menores também, facilitando o aprendizado e a leitura. Dizem que Arthur Waite detalhou como queria cada Arcano Maior, mas os Arcanos Menores ficaram a cargo da criatividade de Pamela Smith, por isso seu trabalho deve ser mais do que apreciado. Muitos dos baralhos de tarot mais modernos e temáticos seguem o modelo criado por Waite e Smith.
1 note · View note
oraculodepapel · 4 years
Text
Leitura para 15/07/2020
Tumblr media
Que energias estarão em jogo nesta quarta-feira?
NOVE DE COPAS Esta carta fala de satisfação pessoal e contentamento. Um tempo para nos sentirmos bem com o que temos e com a pessoas à nossa volta. Reconheça e valorize aquilo que lhe deixa feliz. Expresse sua gratidão pelas bençãos que a vida lhe oferece.
QUATRO DE ESPADAS Um tempo para por a mente em ordem. Num mundo cada vez mais caótico, é muito fácil nos sentirmos confusos e aflitos, levando à ansiedade, depressão, pânico e outras doenças sérias. Essa carta sugere uma pausa para a mente. Uma atividade ou simplesmente um hábito que acalme os pensamentos: leitura, meditação, uma caminhada, fazer um chá... Vindo após do 9 de Copas, percebemos que só depende de nós fazer essa pausa.
CINCO DE ESPADAS Mais para o fim do dia, essa carta nos pergunta “O que você perde quando você ganha? E o que você ganha quando você perde?”. Um tempo para refletirmos sobre as vitórias e derrotas do dia. Quem é você quando ganha? Quem é você quando perde?
Agradeça pelas coisas que lhe deixam feliz. Acalme seus pensamentos. Reflita sobre seus próprios conflitos e discussões.
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Text
Leitura para 14/07/2020
Tumblr media
Sobre que energias podemos refletir aqui e agora para termos uma boa terça-feira, dia 14 de julho de 2020?
A Rainha de Ouros nos fala de cuidado, cultivo, proteção. É aquele colo que buscamos quando precisamos e que oferecemos quando queremos cuidar de alguém. Cuidar é sempre bom, mas pode ter consequências ruins.
Uma delas é a sensação de prisão mostrada pelo Oito de Espadas. Dedicamos tanto nossas atenções a algo ou alguém específico que nos tornamos prisioneiros nessa relação. Cercados de pensamentos estagnados, de mãos atadas e olhos vendados, nos sentimos apegados demais a isso.
Por sorte temos dentro de nós o fogo das nossas paixões, e o Nove de Paus nos mostra que é hora de revisarmos o que queremos daqui para frente. É hora de acreditar na nossa própria força interna e não se entregar ou se submeter a aquela prisão.
Quando fazemos isso, temos a chance de seguir em frente, como mostra o Seis de Espadas. Claro que nossos pensamentos, muitas vezes ainda apegados a aquela coisa ou pessoa, vão conosco. E a viagem, como qualquer despedida, é silenciosa e triste. Mas não podemos deixar de acreditar que estamos indo para horizontes melhores.
Um desses horizontes é representado pelo Dois de Espadas, uma carta de autopreservação. Ao invés de usarmos nossos pensamentos como prisão (Oito de Espadas), podemos aprender a usá-los a nosso favor e nos protegermos através deles. Às vezes precisamos fechar um pouco o nosso mundo interior contra influências externas. Claro que não precisamos permanecer para sempre assim, mas a autopreservação pode nos ajudar a curar feridas que só nós mesmos conhecemos.
Aproveite o dia para tentar se desapegar de algo que lhe faz se sentir em uma prisão. Pense em tudo que você tem que abrir mão para permanecer nessa situação e quem sabe assim você consiga buscar um horizonte melhor.
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Photo
Tumblr media
Recebi esta tiragem de tarot de quatro cartas da Biddy Tarot para momentos tensos e difíceis. Não vejo a hora de experimentá-la.
Como posso administrar melhor o que estou sentindo?
O que os meus sentimentos estão me dizendo?
Como posso ajudar outros em dificuldade?
Qual é a lição disso?
Se você fizer também, não deixe de postar nas redes sociais com a tag #biddytarot. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/biddytarot/
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Text
O que é o Tarot?
O tarot é um baralho de 78 cartas usado desde o século XV para jogos, adivinhação e orientação. Esse baralho surgiu durante o Renascimento na Europa, provavelmente na Itália, com ilustrações que retratavam figuras comuns da sociedade da época. Segundo pesquisas mais atuais, como mostrado no livro “Tarot Wisdom” de Rachel Pollack (2014), as cartas eram utilizadas como um jogo, e apenas mais tarde passaram a ser usadas para as artes adivinhatórias e espirituais.
Origens à parte, o tarot é um baralho famoso até hoje. Ele deve conter especificamente 78 cartas e estar dividido em dois grupos principais: os Arcanos Maiores - aquelas cartas com nomes dramáticos e cenas misteriosas, como A Torre, A Justiça e A Morte; e os Arcanos Menores - que por sua vez se dividem nos quatro naipes de Paus, Copas, Espadas e Ouros (parece familiar?). Dentro dos Arcanos Menores estão as cartas numeradas (Ás até Dez de cada naipe) e as cartas da corte Valete, Cavaleiro, Rainha e Rei (ué, já vi isso em outro lugar!).
De uma forma geral, as 78 cartas representam situações, acontecimentos e comportamentos que todos nós vivemos em algum momento da vida. Elas representam vitórias, dores, mudanças, estabilidades, inseguranças, conquistas, amores e tantas outras coisas que mexem conosco. Elas podem ser interpretadas de forma literal (A Morte significa morte?) ou de forma abstrata (A Morte não significa morte...). E podemos utilizá-las não apenas para prever o futuro, mas também para pedir conselho, buscar insights ou até desbloquear a criatividade.
É importante lembrar que o tarot não está diretamente ligado a um culto ou religião, podendo ser agregado a qualquer prática espiritual. Também vale destacar que o tarot é, na maioria das vezes, um espelho de nós mesmos. Se o encaramos com medo e superstição, ele nos mostrará medo e superstição. Se o encararmos com o coração aberto e sem preconceitos, ele também se abrirá para nós.
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Text
Leitura para 13/07/2020
Tumblr media
Sobre que energias podemos refletir aqui e agora para termos uma boa segunda-feira, dia 13 de julho de 2020?
O Imperador fala de estrutura, ordem, querer cada coisa em seu lugar. Ele é o senhor do mundo material. Às vezes nos apegamos demais ao mundo material, em querer controlar tudo e sermos senhores da razão.
Mas aí vem O Julgamento, que eu gosto até de chamar de O Despertar. É hora de ouvir um chamado para algo maior, que vai além do mundo material e de um suposto controle da realidade.
Esse chamado nos leva ao Eremita, à uma busca muitas vezes solitária por alguma verdade. Uma busca por uma luz que precisamos para iluminar nosso caminho. Que luz seria essa?
A Rainha de Copas nos diz que essa luz é o nosso próprio coração. Olhar para dentro de verdade. O que dizem seus sonhos, seus sentimentos, suas reações? Valorizar nossas emoções e, principalmente, nossas conexões pode trazer luz aos momentos sombrios.
Essa busca por iluminação e cuidados com o coração nos leva enfim à Roda da Fortuna. Ela nos fala de ciclos, de fases, passagens do tempo, altos e baixos. As voltas que a vida dá... Mas ela também nos fala que apesar dessas voltas, o centro da roda nunca muda, nunca sai do lugar. Apesar das fases e ciclos na nossa vida, o nosso coração e nossas conexões com o mundo nos ajudam a encontrar o nosso centro, nos lembram que apesar das mudanças e da passagem do tempo, lá dentro ainda somos os mesmos.
Respeite seus sentimentos, aprenda com eles, e quando achar que não consegue controlar uma situação, lembre-se de que ser você mesmo é melhor que você pode fazer. Encontre seu centro na roda da sua fortuna.
0 notes
oraculodepapel · 4 years
Text
Começando...
Não faz nem um ano que comecei a estudar tarot e já me considero um viciado no assunto. Com uma pequena coleção de baralhos e montando minha biblioteca física e virtual, parece que o tarô sempre esteve esperando que eu o encontrasse. Ou será que quem esperava ser encontrado era eu? Anyway...
Eu já tenho um perfil no Instagram sobre o assunto com esse mesmo nome, Oráculo de Papel. É só me seguir lá também em instagram.com/oraculodepapel.
Aqui pretendo escrever um pouco sobre tudo que vou aprendendo e descobrindo no mundo do tarot, como significados, reflexões, histórias, tiragens, livros... Um diário de tarô virtual. Espero que isso possa ajudar não só na minha jornada “tarológica” como na de outras pessoas também.
Então, sem mais delongas, seja bem-vindo(a)!
0 notes