Museu virtual tem como missão pesquisar, preservar e comunicar aos que apreciam/pesquisam/ querem educar-se sobre a Mitologia Nórdica e sua importância em seus países e na História.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
ACESSIBILIDADE
Neste Museu, a acessibilidade para portadores de necessidades especiais propõe um recurso digital chamado Jaws. Nele, o visitante que é possua deficiência visual poderá usufruir do nosso conteúdo por essa plataforma, instalando-a no próprio computador.
As principais características do Jaws são: facilidade na instalação e apoio por voz durante o processo; São atualizadas duas vezes por ano; faz indicações das janelas ativadas, do tipo de controle e suas características; permite trabalhar com correio eletrônico e navegar na Internet, como se tivesse em um processador de texto; permite o controle do mouse para as operações que não o dispensam; possui dicionário, que permite controlar a maneira como as palavras ou expressões são pronunciadas; compatibilidade com programas de leitura de DVD, etc.
O LINK PARA ACESSO É TOTALMENTE SEGURO.
1 note
·
View note
Photo
Yggdrasil - A ÁRVORE DA VIDA
Yggdrasil era a árvore que sustentava os nove mundos do cosmos. Ela permanecia no centro do universo, e seus galhos e raízes sustentavam um mundo diferente.A árvore possui três raízes, uma celeste, terrestre e subterrânea. Antigamente, em crenças pagãs, a árvore era um ser sagrado e muito importante. Era tão sagrada quanto qualquer deus ou deusa. E para os nórdicos, derrubar uma árvore era enfraquecer Yggdrasil, e isso causaria um caos terrível no Universo.
No topo de Yggdrasil está Asgard, a terra dos deuses da dinastia Aesir. Em Asgard está a Ponte Bifrost, ou ponte do arco-íris, que está conectada entre o Mundo dos Deuses e dos Homens (Middgard). Nos galhos celestes de Yggdrasil está Alfheim, a terra dos elfos claros. Este mundo, e seus habitantes, influenciam o intelecto e a imaginação dos mortais. Cheio de energias positivas.
Abaixo de Asgard, num outro galho celestre, está Vanahein. O reino dos deuses da dinastia Vanir. Uma terra fértil e próspera. No centro da Árvore dos Mundos está Middgard, ou Terra. Que é o mundo dos mortais. Ele tem ligação com Asgard, pela fonte Bifrost. Svartalfheim está embaixo de Middgard. É onde vivem os elfos escuros e os anões. Eles constroem matéria-prima, e a luz os transforma em pedra. Num galho subterrâneo está Muspelhein. A terra do fogo. Onde vivem gigantes de fogo, grandes destruidores.
No galho oposto a Muspelhein está Nilfhein, o reino de Gelo. O extremo oposto de Muspelhein. É coberto por névoa e frieza. Num galho terrestre, acima de Nilfhein, está Jötunhein, a terra dos gigantes inimigos dos deuses. São comparados aos "trolls" que conhecemos hoje em dia.
E por fim, na parte mais profunda de Yggdrasil, está Hell. O Mundo dos Mortos. Dizem que lá é onde estão aqueles que morreram de uma morta desonrosa e insignificante. É covernado pela deusa Hella. É um mundo sombrio e sinistro. São estes os nove mundos, sustentados pelos galhos e raízes da Árvore Yggdrasil, a mais respeitada de todas. Que, hoje em dia, estaria fraca e doente. Por conta de tantas árvores perdidas e mortas, aqui na Terra.
30 notes
·
View notes
Photo
Brunilda ou Brunilde (em nórdico: Brynhildr) é uma valquíria, um dos personagens principais da Saga dos Volsungose de partes da Edda poética.
Com o nome de Brünnhilde ou Brünnhild ela aparece na Canção dos Nibelungos (ou das Nibelungenlied, no original em alemão) e no ciclo operístico do Anel do Nibelungo, de Richard Wagner. Em A Balada de Sigrdrífa ela é conhecida como Sigrdrífa (“estimuladora-da-vitória”), onde ela ensina para o herói a runa da vitória. Seu nome aparece grafado em diversas formas: Brünhild, Brunhild, Brunhilda, Brunhilde, Brunhilt, Brunnehilde, Brünnhilde, Brynhild, Brynhilt, Bruennhilde e Brunahild. Possivelmente a inspiração para este personagem veio da histórica princesa Brunilda da Austrásia, que casou com o rei merovíngio Sigeberto I em 567.
Maria Jeritza as BRÜNHILDE, 1930
802 notes
·
View notes
Photo
Grendel é um personagem monstruoso do poema épico medieval anglo-saxão Beowulf. É um dos três oponentes derrotados pelo herói do poema.
No poema, ele é uma criatura cruel e selvagem de enorme estatura, força bruta e astúcia que repetidamente ataca durante a noite o salão de festas (Heorot) do rei dinamarquês Hrothgar.
5 notes
·
View notes
Photo
Sigurdo (nórdico antigo: Sigurðr; também conhecido em alemão como Siegfried) é um herói lendário da mitologia nórdica e personagem central da Saga dos Volsungos. As primeiras representações de sua lenda vêm de sete pedras rúnicas da Suécia.
Como Siegfried, é o herói do Nibelungenlied, e das óperas Siegfried e Götterdämmerung de Richard Wagner. O nome Sigurðr não é o mesmo que o alemão Siegfried. A versão em nórdico antigo seria Sigruþr, uma forma que aparece no petróglifo de Ramsund. Nota-se que todas as variações do nome possuem o prefixo "Sig", que significa vitória
Siegfried, by Gustaf Tenggren
88 notes
·
View notes
Photo
Beowulf é um herói escandinavo mitológico, conhecido através do poema anglo-saxão medieval Beowulf. O manuscrito que contém o poema foi escrito no início do século XI, mas os eventos lendários que narra ocorrem entre os séculos V e VI dC.
Beowulf é descrito no poema como um herói de força descomunal e grande coragem e fortaleza, que lhe permitem levar a cabo grandes façanhas tanto na guerra como na batalha contra seres fantásticos. Também é descrito como um perfeito guerreiro vassalo de seus reis, respeitando ao extremo os reis Hrothgar e Hygelac.
2 notes
·
View notes
Photo
Freia (em norueguês: Frøya, em língua nórdica antiga: Freyja) é uma das deusas mais antigas na antiga religião germânica, da qual se preservaram numerosos relatos que a envolvem ou a descrevem, devido ao fato de que as fontes mais bem documentadas desta tradição religiosa foram transmitidas ou alteradas por historiadores cristãos medievais e em muitos casos escritas mais de um século e meio mais tarde. Ela é associada ao amor, fertilidade, beleza, riqueza, magia, guerra e morte.
É também cultuada em religiões neopagãs, como a Ásatrú.
Freya is the goddess of war, love, and fertility. She is the daughter of the sea god Njord, and sister to Frey. She has many admirers and treasures, and also knows many different powerful magics (which she taught to a select group of gods, including Odin). She has taken an interest in the heroic dead. While many people are familiar with Valhalla, Odin’s Hall for the slain, few know about Sessrumnir, Freya’s hall. Freya always gets first pick among the dead, and so it can be argued that living in her hall is a more sought-after prize than Valhalla.
13K notes
·
View notes
Photo
Bragi ou Brágui, é filho de Odin e deus da sabedoria e da poesia. É o protetor dos trovadores. Era casado com Iduna, deusa que concede juventude eterna aos deuses Æsir
7 notes
·
View notes
Photo
Loki (também conhecido como Loke e/ou possivelmente Lothur) é um deus ou um gigante da mitologia nórdica. Deus da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam, no fim, das travessuras de Loki. Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.
5 notes
·
View notes
Photo
Frigga, ou Friga, é a Deusa-Mãe da dinastia de Aesir. Esposa de Odin e madrasta de Thor, é a deusa da fertilidade, do amor e da união. É também a protetora da família, das mães e das donas-de-casa, e símbolo da doçura.
Frigg, goddess of Marriage, fertility, family and hearth From Magnus Chase 10 days left for The Ship of The Dead
177 notes
·
View notes
Photo
Balder ou Baldur (em nórdico antigo: Balðr), também citado como Baeldaeg em algumas fontes históricas, é uma divindade da mitologia nórdica. Segundo algumas fontes, este deus seria filho de Odin e Frigga, segundo outras seria apenas um "protegido" destes. Era, em qualquer dos casos, uma divindade da justiça e da sabedoria, e embora não pertencesse ao núcleo de deuses superiores, Aesir, era-lhe permitida a permanência em Asgard.
Balder By Johan Egerkrans
3K notes
·
View notes
Photo
Thor (nórdico antigo: Þórr) é o deus pagão nórdico, dos trovões e das batalhas. Pertence ao clã dos deuses Æsir, e é filho do deus Odin.Thor usa como arma o martelo Mjolnir, e tem o cinto Megingjord, que lhe confere enormes forças. Está associado aos trovões, relâmpagos, tempestades, árvores de carvalho, força, proteção da humanidade e também a santificação, cura e fertilidade.
43 notes
·
View notes
Photo
Odin ou Ódin (em nórdico antigo: Óðinn) é considerado o principal deus do clã dos deuses Asses (Æsir), o clã mais importante de deuses da mitologia nórdica e nas crenças das religiões neopagãs nórdicas, como a Ásatrú. Também é conhecido como "Pai de Todos" e "O enviado do Senhor da Guerra".
Odin in Vikings
52 notes
·
View notes
Text
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
As fontes/referências usadas para o embasamento e criação deste museu foram textos da bibliografia básica da disciplina de Museologia e Comunicação 1, assim como links acerca do do assunto tratado nesse museu.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Arquitetura. Comunicação. Conceitos-chave de Museologia. Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury (tradução e comentários). São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, p. 29-31, 35-37, 2013. Disponível em: <http://icom-portugal.org/multimedia/ConceitosChave%20de%20Museologia.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2017.
COHEN, Regina. Vivendo em um Mundo Sensorial: conceitos e paradigmas de acessibilidade a museus. Anais do 1º Seminário Estadual de Acessibilidade a Museus e Instituições Culturais. Rio de Janeiro: SEC/SMU, p. 30-45, 2011.
CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. Comunicação e Informação de Museus na Internet e o Visitante Virtual. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, PPG-PMUS Unirio/MAST, v. 1, n. 1, jul./dez, p. 83-93, 2008. Disponível em: <http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/8/4>. Acesso em: 25 nov. 2017.
MAGALDI, Monique; SCHEINER, Tereza. Reflexões sobre o Museu Virtual. XI ENANCIB, Rio deJaneiro, 25 p. 2010. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/viewFile/3596/2720>. Acesso em: 25 nov. 2017.
SUA PESQUISA. Mitologia Nórdica. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/mitologianordica/>. Acesso em: 25 nov. 2017.
1 note
·
View note
Text
MITOLOGIA NÓRDICA
A mitologia nórdica, também conhecida como mitologia escandinava ou viking, é composta pelo conjunto de lendas, crenças e religião dos povos escandinavos antigos (que habitaram a região da Península da Escandinávia). Os principais mitos nórdicos são originários, portanto, dos reinos vikings.
Essa mitologia era uma coleção de histórias e crenças compartilhadas pelos povos germânicos do norte. Ela foi transmitida de forma regular de geração para geração, principalmente através de poesias. Essa mitologia chegou até o Ocidente, principalmente, por meio de textos medievais escritos durante e após o processo de cristianização da região.
Outra importante fonte foram os Edas (conjunto de textos encontrados na Islândia que apresentam históricas e personagens mitológicos). A transmissão dos mitos permaneceu durante a Era Viking.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MITOLOGIA NÓRDICA
Não acreditavam em nenhuma verdade transmitida pelas divindades aos mortais;
Os mitos e lendas eram transmitidos, principalmente, de forma oral de geração para geração;
O mundo é representado como um disco plano;
Os deuses nórdicos habitavam Asgard (espécie de cidade sagrada cercada por muros);
Os deuses deram aos homens habilidades e sentidos.
PRINCIPAIS CRIATURAS
Deuses e deusas: deidades superiores.
Valquírias: deidades menores, servas de Odin.
Heróis: criaturas que realizavam grandes feitos, pois possuíam poderes especiais.
Anões: possuíam inteligência superior e muitos tinham a capacidade de prever o futuro.
Jotuns: gigantes com poderes especiais que quase sempre aparecem em oposição aos deuses.
Bestas: seres sobrenaturais como, por exemplo, Fenrir (lobo gigante) e Jörmundgander (serpente marinha gigante).
Nornas: deusas que tinham funções específicas relacionadas ao controle do presente, passado, futuro, sorte, azar e providência.
Elfos: viviam nas florestas, fontes e bosques. Eram imortais, jovens e tinham poderes mágicos.
OS PRINCIPAIS DEUSES
Odin: deus, rei de todos os deuses.
Thor: deus dos raios e dos trovões. Filho mais velho de Odin.
Balder: deus da justiça e da sabedoria.
Loki: deus do fogo
Frigga: deusa da fertilidade e do amor.
Bragi: deus da sabedoria e da poesia.
Dag: deus do dia.
Njord: deus dos ventos e da fertilidade.
Frey: deus da fertilidade e do tempo.
Ran: deus dos mares.
Gerda: deusa das almas perdidas.
Freia/Freya: deusa do sexo, do amor, da beleza e da fertilidade.
PRINCIPAIS HERÓIS
Beowulf: guerreiro que venceu o dragão e o grande monstro Grendel.
Siegfried: personagem épico na saga dos Volsungos.
Grendel: monstro que foi derrotado por Beowulf.
Volsung: personagem rei.
Erik, o vermelho: descobridor da Groelândia.
AS VALQUÍRIAS
Brünhild, Gunnr, Skuld e Hilkdr.
2 notes
·
View notes
Text
ACERVO E COLEÇÕES
O Museu de Mitologia Nórdica conta com uma pequena coleção de fotos representativas dos deuses e criaturas dessa mitologia, juntamente com uma breve história sobre cada personagem.
1 note
·
View note
Text
SOBRE O MUSEU
Este Museu foi criado no 2º semestre de 2017 por meio de um trabalho final da disciplina Museologia e Comunicação 1, do curso de Museologia da Universidade de Brasília, com o objetivo melhor compreensão do assunto sobre museus virtuais, assim como também colocar em prática o que foi visto e discutido em sala de aula.
Tendo em vista o que se sabe sobre museus na web, entendeu-se que não havia sido criado nenhum museu virtual sobre um assunto tão específico como abordado aqui - Mitologia Nórdica (também conhecida/chamada de mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava).
Neste museu poderá ser encontrada uma breve apresentação sobre mitologia escandinava, assim como seus deuses, um pouco de suas histórias e a compreensão da importância dessa mitologia dentro dos países nórdicos e no mundo inteiro até hoje.
Esta plataforma (Tumblr) foi escolhida por ser mais fácil de ser usada pelas pessoas que criaram o Museu, assim como para as pessoas que irão visitá-lo.
1 note
·
View note