muses-and-mouseions
Muses and Mouseions
7 posts
Muses ou musas eram as nove filhas de Zeus e Mnemósine, delas viam a inspiração para as artes e ciências. Seu templo era chamado Mouseion, o que deu origem a palavra museo.
Don't wanna be here? Send us removal request.
muses-and-mouseions · 3 years ago
Text
Final do Semestre ✨
Olá pessoal novamente venho me desculpar pelo sumiço, mas tem sido meses e semanas corridas. O semestre está terminando e foram muitos trabalhos nessas últimas semanas heueheu Aprendi muito esse semestre e estou gostando muito do curso. Tive também muita dificuldades ao longo desse semestre pois minha última experiência com o sistema educacional foi o ensino médio e as coisas são extremamente diferentes. Acho que o que mais senti falta foi alguma preparação para essas mudanças, muitos professores lidaram como se já tivéssemos experiências acadêmicas e preparo para o que estava por vir, e não tinhamos nenhum preparo. Mas apesar de tudo consegui sobreviver heuehue e com boas notas até o momento, mas o preço disso foi minha saúde mental. Sempre tive problemas com a ansiedade, mas estava estável e com todas essas mudanças e com o sentimento que não conseguiria dar conta de tudo fez as coisas piorares, por isso não estava aparecendo muito por aqui. Apesar desses problemas aproveitei muito o semestre, aprendi muitas coisas novas e conheci pessoas muito interessantes. Bom acho que esse é meu desabafo sobre esse primeiro semestre heuehe. Espero que aprenda a lidar melhor com o tempo todos esses sentimentos, mas é isso. Obrigada por acompanhar até o momento.
Até logo
Tumblr media
Deixo aqui um registro dessa linda primavera que estamos tendo
0 notes
muses-and-mouseions · 3 years ago
Text
Semana número ???- Quem é vivo sempre aparece 🌌✨
Olá pessoas!
Sumi novamente heuheu me desculpem novamente, mas tem sido loucas semanas, com feriados, chuvas, palestras e trabalhos. Estou bem psicologicamente agora, acho que consegui estabilizar meu surto chamado "faculdade e agora?".
Como disso tivemos várias palestras desde a ultima vez que escrevi para vocês, todas extremamente interessantes e que ajudaram a complementar cada uma das matérias apresentadas. Como estamos nos encaminhando para o final do semestre vários trabalhos estão surgindo, e junto com o resto da minha vida não acadêmica tem sido difícil escrever para vocês, mas hoje estou aqui.
Essa semana vai rolar a semana acadêmica da FABICO e se você por um acaso está vendo esse post nessa semana, te convido a assistir as palestras. Todas ocorreram no canal CABAM UFRGS no youtube e terá varias coisas interessantes. Para você que não está vendo esse post nessa semana, prometo tentar trazer um pouco do que rolou aqui na próxima semana.
Enfim pessoas, ser universitário não é fácil hueheuhe ainda mais tendo que trabalhar e ainda dar atenção a sua vida pessoal (porque não podemos esquecer que não somos robôs). Prometo dar o meu melhor para continuar atualizando vocês sobre essa jornada.
Até mais
0 notes
muses-and-mouseions · 3 years ago
Text
Quarta e Quinta Semana - Desafios e Sonhos 🌌✨
Olá pessoas!
Sumi um tempo hueheu mas estou de volta. Acabei não atualizando vocês sobre o andamento das aulas porque tive alguns problemas pessoais. Tem sido muito difícil coincidir trabalho, faculdade e vida pessoal, então tive que tirar um tempo para organizar a mente e principalmente acalmar minha cabeça. Não querendo justificar muito mas sou uma pessoa que sofre com ansiedade e já tive problemas com depressão então tento me cuidar o máximo possível para estar bem mentalmente, e como mudanças são situações extremamente estressantes precisei de um tempo, mas estou melhor agora.
Enfim fechamos um mês no curso de museologia!!! Estou cada vez mais encantada com o curso, tenho aprendido bastante e aos poucos descobrindo que museu é muito mais do que o senso comum pensa. Todas as matérias tem se aprofundado cada vez mais em seus temas e trabalhos começaram a serem distribuídos. Falando em trabalho, no ultimo post em que fiz falei que teria uma apresentação na semana quatro, porém não tivemos hueuehu mas recebemos uma palestra incrível sobre as missões jesuítas dos guaranis. Porém na semana seguinte finalmente tive minha primeira apresentação da faculdade. Foi um trabalho tranquilo, o colega com quem trabalhei ajudou muito com a criação de PowerPoint e conseguimos nos organizar de forma que ambos conseguíssemos passar a mensagem do autor que estávamos apresentando. Falamos um pouco sobre o capitulo A Linguagem e as Línguas do livro A Palavra Escrita de Wilson Martins, livro que recomendo fortemente pois é muito interessante.
Para a aula de Iniciação a Museologia ficamos com o desafio de documentar um objeto de importância de algum conhecido, e descrever suas informações intrínsecas e extrínsecas. Tenho trabalhado nele e por enquanto estamos bem encaminhados acredito heuheu. Em Introdução a Gestão Cultural temos que fazer comentários sobre as etapas do Plano Nacional de Cultura e também estamos bem encaminhados. Na cadeira que inspirou esse blog (Historia dos Museus e dos Processos Museológicos) entramos em um assunto que gosto muito, a França. Mais especificamente sobre a revolução francesa e os primeiros museus. Como complemento nossa professora pediu que visitássemos os sites do museu do Louvre e do museu Nacional de História Natural de Paris e foi algo maravilhoso de se visitar. Passei muito tempo admirando pela tela de um computador dois museus que são literalmente um sonho e isso me inspirou mais ainda a com certeza um dia, como meta de vida, visita-los.
Bom acho que dessas duas semanas foi isso, prometo tentar atualiza-los no final dessa semana sobre como transcorreu a semana seis, mas como temos um feriado, talvez não tenha muito o que atualizar. Enfim deixo vocês com uma foto que espero que encante vocês o tanto que me encantou.
Até a próxima.
Tumblr media
Museu de História Natural (foto: shutterstock)
0 notes
muses-and-mouseions · 3 years ago
Text
Terceira Semana - Somos Todos Colecionadores 🌌✨
Essa semana foi o começo definitivo das cadeiras. Começamos a nos aprofundar no que veremos esse semestre. Tenho gostado bastante das aulas e gosto da maneira em que cada uma delas desperta curiosidades e questionamentos em mim.
Na aula de Iniciação a Museologia por exemplo fiz a pergunta que desde que se iniciaram as aulas rondava minha mente, " Porque ao invés de esquecermos objetos que remetem a memórias não mais socialmente aceitas não as resinificamos?" Outra pergunta que surgiu durante a aula de Cultura, Cidadania e Ambiente foi " O que afinal define cultura? São os hábitos, ritos e rituais de uma sociedade? Sendo assim esses mesmos critérios não poderiam ser aplicados a uma "cultura animal" então? Onde classificamos os hábitos, ritos e rituais dos animais como cultura? Ou não poderia ser cultura porque esses mesmo critérios necessitam modificar-se com o tempo? Evoluírem. Ou até mesmo cultura é algo tão amplo que não define-se como uma coisa só?" São algumas perguntas que com certeza serão respondidas ao passar do curso.
Na aula de Introdução a Gestão Cultural vemos semana após semana como é importante o papel do gestor cultural. Para a próxima semana terei minha primeira apresentação de trabalho, na cadeira de Historia dos Registros Humanos mas isso deixo pra contar na próxima semana.
Já na cadeira de Historia dos Museus e dos Processos Museológicos entramos no tema coleção e colecionismo, o que estou bem empolgada porque parece um tema muito interessante. A professora deixou como recomendação (e deixo eu também) o documentário, Imagine um Mundo sem Rótulos da Dra. Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, onde ela entrevista o Professor de Historia da Arte, Egydio Colombo Filho sobre sua coleção de rótulos. E é muito interessante o carinho com que ele conta de toda a trajetória da sua coleção. De como começou, o porque rótulos e como ele acabou doando a sua coleção para o Museu Paulista. O carinho com que ele conta todo esse processo me fez pensar que no final somos todos colecionadores. Colecionamos histórias, amores, objetos e memórias. E isso é algo muito bonito.
Bom esse é o diário da semana hahah espero que quem esteja lendo tenha uma ótima semana.
Até a próxima.
Tumblr media
(Deixo aqui uma das minhas fotografias favoritas da minha coleção particular de fotos)
0 notes
muses-and-mouseions · 3 years ago
Text
Segunda Semana - As louças da vovó e o prato do garimpeiro 🌌✨
Estou cada vez mais gostando do curso de museologia. Todas as cadeiras são super interessantes, essa semana iniciamos História dos Registros Humanos e Cultura, Cidadania e Ambiente. Não vou negar que fiz um pré-julgamento pelo nome das matérias hahaha mas acho que História dos Registros Humanos pode se tornar uma das minhas cadeiras favoritas do semestre, parece ser muito interessante. Já Cidadania, Cultura e Ambiente não me relacionei tanto, mas talvez ao longo das aulas eu mude de ideia.
Na aula de Iniciação a Museologia essa semana tivemos um texto muito interessante para trabalhar da autora Girlene Chagas Bulhões. No texto a autora ( na minha perspectiva) critica as escolhas de o que é exposto nos museus. Ela começa falando sobre uma experiência que teve em um dos museus onde trabalhou. Neste museu estava ocorrendo a exposição de uma coleção de pratos de porcelana de antigas famílias da classe alta da Europa e em certo momento ela encontra no acervo do museu um prato de estanho com o símbolo da Coroa Portuguesa atrás, porém este prato não estava sendo exposto porque era de um material mais pobre. Então a autora faz uma reflexão no meio do texto "Será que as louças da vovó pensam que são superiores ao prato do garimpeiro?" e como ela mesmo responde na verdade os pratos da vovó não se acham superiores, pois são apenas objetos e ao longo do texto ela vai explicando o problema que ela via nessa decisão de o que expor e o que não.
Quando comecei o texto não concordei muito com a visão da autora, parecia muito critica ao meu ver sobre o que os colegas decidiam ou não expor, e cheguei a uma conclusão. Que o que expomos em um museu nada mais é que nossa visão do mundo. Então não acredito que decidir expor os pratos da vovó e não o do garimpeiro esteja "errado", só a pessoa que decidiu não expô-lo tinha uma visão diferente do mundo do que a autora. E nenhum está certo ou errado, porque nenhum de nós tem as mesmas vivencias ou ideais.
Mas não descordei de tudo que ela fala em seu texto hahaha Concordei muito em um trecho em que ela critica a frase "à altura dos olhos" que ela diz ser quase um mantra na museologia que se refere a telas, etiquetas e painéis explicativos. A frase em que mais me identifiquei com ela foi a seguinte " Mas posicionamos o que decidimos que será visto à altura dos olhos de quem, cara-pálida?! Do homem brasileiro de estatura mediana? Da mulher brasileira? E as mais baixas e os mais baixos? E as mais altas e os mais altos? E as crianças? E cadeirantes?" e realmente é um questionamento pertinente, afinal não somos todos um mesmo molde. Temos pessoas com deficiencia visual, auditiva, de mobilidade e como ficam essas pessoas na frase " à altura dos olhos"?.
Enfim foram alguns dos meus pensamentos durante o texto, que adorei ler pois instiga muito a pensarmos sobre diferentes coisas que normalmente não nos questionamos. Vou parar de escrever porque já me alonguei muito hahaha ( como disse nunca sei a hora de parar quando começo a escrever)
Se você chegou até aqui, meus parabéns você é um guerreiro hahaha e espero que tenha gostado. Se por um acaso já leu esse texto da BULHÕES me conta o que achou.
Até a próxima.
Tumblr media
(Foto retirada do site www.levyleiloeiro.com.br de um anuncio de quatro pratos decorativos em porcelana Schmidt das coleções PAISAGENS e EUROPA ANTIGA de 1987)
TEXTO: BULHÕES, Girlene Chagas. As louças de vovó, o prato do garimpeiro, a altura dos olhos e nuvens; abelhas, formigas, seleção e seletividade; patrimônio, fratrimônio, a Casa da Princesa do Seu Tição e o Museu do Djhair; a cabeça da medusa, árvores, rizomas, afetos, afetividades e bem viver; coleções, acervos, musgo e outras performances museais. Revista Eletrônica Ventilando Acervos, Florianópolis, v.4, n.1, p.7-54, dez. 2016.
0 notes
muses-and-mouseions · 3 years ago
Text
Primeira Semana - Calouros🌌✨
Primeira semana como caloura no curso de museologia:
Muitas apresentações hahaha até o momento tive três cadeiras - Introdução a Museologia, Introdução a Gestão Cultural e História dos Museus e dos Processos Museológicos (essa ultima foi a razão da criação desse blog).
Todos parecem muito legais e receptivos, principalmente os professores. Assim como eu, muitos não tinham como primeira opção a Museologia e de certa forma isso me confortou, pois estamos todos no mesmo barco, tentando se encontrar na vida.
Também gostei muito de ver a grande diversidade que existe nas turmas que estou. Pessoas de diferentes idades, aparências e gostos. Achei mais legal ainda descobri que muitos estão na sua segunda graduação, acho que nunca é tarde para ir atrás de seus sonhos, independente do tempo e espaço.
Todos os conteúdos apresentados até agora parecem extremamente interessantes e acho que vou gostar muito de todo o conhecimento que será passado.
Vou parar por aqui porque tenho o péssimo hábito de escrever de mais hahaha mas espero que quem chegou até o fim dessa postagem possa ter gostado e entendido um pouco sobre como foi esta semana e o início dessa jornada.
Até a próxima.
(A foto a baixo foi tirada por mim em 2018 em Curitiba, Paraná)
Tumblr media
1 note · View note
muses-and-mouseions · 3 years ago
Text
Introdução - Quem sou eu? 🌌✨
Olá pessoas, meu nome é Daphne.
Tenho 20 anos e estou cursando museologia na UFRGS. Sou extremamente apaixonada por arte, história, música, livros e daí vem um pouco a expiração para o nome da página.
Vou estar postando aqui um pouco sobre as aulas e conteúdos que verei ao longo do curso, e espero que gostem e evoluam junto comigo ao longo dessa jornada. 💖
2 notes · View notes