minhahistoriaprojeto-blog
Minha Biografia
6 posts
Minha história contada pelos meus antepassados.
Don't wanna be here? Send us removal request.
minhahistoriaprojeto-blog · 6 years ago
Text
Post Scriptum, ou “A Odisséia da Autoavaliação”
Acabar com um projeto como esse é sempre estranho. Você conversa com seus familiares e amigos, passa horas digitalizando fotos e digitando, mas, na conclusão final é sempre aquele sentimento de: “Será que esqueci algo?” 
Contar a minha história por meio da minha família foi algo inesperado. No começo, fiquei cheio de receios, pois, eu achava que já sabia dessas histórias, mas eu estava errado. Completamente enganado.
Mesmo tendo escutado várias vezes as mesmas histórias, eu nunca havia notado algumas coisas, como por exemplo, quais momentos históricos minha família já passou, e quantas coisas aconteceram para eu estar aqui, e finalmente conseguir pensar “caramba, eu sou fruto da História.” 
E depois de momentos com minha família que eu nunca esquecerei, graças àquele “trabalho besta”, eu quero agradecer a professora Andrea Paula por tal trabalho, não foi tão simples quanto eu achei que seria, e foi com uma intensidade emocional que eu não sei se fui capaz de transcrever por meio destes posts, mas espero ter conseguido.
Eu me avalio com conceito A graças a todas as descobertas que tive, e todo o trabalho que tive, e também quero agradecer a todos que estiverem lendo, e que acompanharam a jornada da minha família, obrigado.
Sim, é a hora de falar “adeus” e continuar a vida, eu realmente espero não ter esquecido de nada, mas mesmo se tiver faltado algo, um dia eu descubro.
0 notes
minhahistoriaprojeto-blog · 6 years ago
Text
Eu.
Cresci e nasci em Mauá, tive uma infância regular regada a videogames, filmes, quadrinhos, e dinossauros. Na escola eu tinha meus amigos e vivi uma vida normal de aluno do fundamental, tirando notas boas, sempre desenhando e sonhando como seria a vida adulta. Eu queria ser paleontólogo. As coisas foram para outro caminho como se pode notar.
Em 2009 minha irmã nasceu, e mudou totalmente a dinâmica da minha casa, de maneira positiva, é claro.
Conheci Caio Lucas, que acabou se tornando meu grande amigo graças a gostos em comum, incluindo música e videogames. Nós crescemos juntos e fomos impactando a vida do outro, transformando os gostos e maneiras de cada um. 
Minha família sempre me apoiou muito quando se tratou de estudos, e sou muito grato a eles, pois, sem esse apoio eu nunca teria chegado perto de estar numa faculdade tão íncrivel quanto a UFABC.
Hoje me vejo como uma pessoa que está trilhando um caminho, um caminho que eu não faço a mínima ideia de onde vai me levar, só espero chegar no final dele com uma história, uma boa e grande história.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Obrigado pelo seu tempo, tenha um belo dia. 
0 notes
minhahistoriaprojeto-blog · 6 years ago
Text
Meus avós - parte 2
Nunca pude conhecer meu avô paterno pessoalmente, apenas por histórias e conversas com meu pai, e com a minha avó tive pouco contato, pois quando ela morreu eu tinha apenas 4 anos de idade, mas ainda guardo algumas memórias de quando estava viva.
Petrúcia Merdedez Rovito Idú nasceu em 1942, em São Caetano do Sul, e era filha de pai italiano e mãe brasileira. Trabalhou em uma fábrica de papel como refiladora, e o resto da vida como comerciante, vendendo principalmente roupas para os moradores do bairro.
Francisco Idú nasceu em 1937 em Sertãozinho , filho de pai húngaro e mãe iugoslava, trabalhou como agricultor, datilografista , metalúrgico e comerciante. 
Foi muito difícil de chegar a uma conclusão certa, pois, conversando com meu pai e tio, tivemos várias desavenças sobre como eles realmente se conheceram, então, por favoritismo, pegarei a história do meu pai.  Meus avós se conheceram em um baile, minha avó tinha apenas 16 anos quando conheceu meu avô, que já tinha 21. Se casaram dois anos depois e tiveram três filhos.  É importante ressaltar que se mudaram para Mauá, graças a industrialização da região do ABC. Época em que a classe operária do Brasil, e principalmente em São Paulo, estava despontando.
Tumblr media
0 notes
minhahistoriaprojeto-blog · 6 years ago
Text
Mãe e pai
Flávia Ancilotto Idú e Alexandre José idú são meus pais. Se conheceram em 1994, em Mauá. Namoraram e noivaram em dois anos, em 1996 se casaram. 
Depois de três anos, minha mãe ficou grávida, e eu nasci em 2000. Foi um ano conturbado pois, meus pais trabalhavam, e um pouco antes do meu nascimento, eles começaram a mudança do aluguel para uma casa própria, momento que gerou muitas emoçôes.
Depois do meu nascimento minha mãe trabalhou por alguns meses, e depois se dedicou a minha criação. em 2009 nasceu minha irmã, e foi um momento muito especial na vida de todos da família. 
Tumblr media
0 notes
minhahistoriaprojeto-blog · 6 years ago
Text
Meu avô
Nércio José Ancilotto nasceu numa área rural de São Paulo, na cidade de Bebedouro em 1944. Filho de lavradores, migrou muito até chegar aonde está hoje, indo de Bebedouro para Guaraçaí, de Guaraçaí para Araçatuba e de Araçatuba para Mauá. É possível ver o impacto causado na vida dos lavradores pelo êxodo rural.
Grandes mudanças ocorreram graças a este fenômeno. Os lavradores se mudavam para as grandes cidades com o intuito de prover uma vida melhor para as suas famílias, ocorrendo assim a mudança de um trabalho braçal na fazenda para o trabalho braçal na cidade.
Meu avô ao completar certa idade, começou a trabalhar como operário, porém, graças a um problema de visão muito grave, se aposentou aos 32 anos por invalidez.
Escolhi meu avô como figura chave desse projeto, pois é a pessoa da minha família que mais me identifico, e que sempre me apoiou, e apoia nas minhas escolhas. E mesmo não tendo tanto contato, eu o admiro amuito.
Tumblr media
0 notes
minhahistoriaprojeto-blog · 6 years ago
Text
Meus avós - parte 1
Generanda Nunes (a minha avó) conheceu meu avô Nelson Ancilotto por meio de um estudo da bíblia com a irmã do meu avô. Isso foi em 1966, em Mauá, eles noivaram e casaram rapidamente, em 1969.
Tumblr media
0 notes