melgabriellioliveira
Mel Gabrielli
3 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
melgabriellioliveira · 4 years ago
Text
“COMO O PATRIARCADO E O SILÊNCIO PODEM MACHUCAR UMA MENINA....”
(Minha opinião sobre O Conto Da Princesa Kaguya.)
Tumblr media
A animação conta a história de um simples cortador de bambu que morava em uma pequena casinha no interior do Japão e que, em um belo dia, depara-se com uma garota muito pequena, dentro de um bambu, que destacava-se dos demais por exibir um brilho excepcional. O homem, acreditando ser um ser divino, leva a garota para sua casa e ele e sua esposa decidem criá-la como se fosse sua filha.
A menina, em seguida, sai de sua forma inicial e transforma-se na forma de um bebê humano; entretanto, fica aparente que ela não é um ser humano comum, pois possuía algum tipo de traço místico que a fazia crescer mais rapidamente do que as outras crianças. O pai da menina, encantado com a sua beleza e com suas habilidades, começa a chamá-la de “princesa”, enquanto as outras crianças do vilarejo lhe dão o apelido de pequeno bambu.
( Enredo feito nesse site https://deliriumnerd.com/2019/08/07/o-conto-da-princesa-kaguya-as-feridas-do-patriarcado-pelo-olhar-de-uma-princesa/)
Assim como nossos pais errão quando fazem certas coisas, pensando que é o melhor para a gente, nós erramos em não contar como nós sentimos pra eles, as vezes por medo de magoa-los ou por achar que eles não vão entender. E Conto da Princesa Kaguya mostra isso perfeitamente. É engraçado como quando nós somos crianças as nossas relações são mais simples, como nós nos sentimos mais próximos da nossa família e o quanto parece mais fácil sermos amados e amarmos quando somos tão jovens. Porque os problemas do mundo são escondidos da gente, e a função dos pais é justamente nos proteger desse mundo enquanto, inevitavelmente, nós cria pra ele.
Isso, muita das vezes, gera grandes expectativas. E essa é a palavra chave do filme. Expectativa. Como um desejo desenfreado de que a pessoa que você ama e cuida seja a melhor, achando que isso vai trazer mais felicidade pra ela. Como os pais muitas vezes se esforçam pra dar aquilo que eles nunca tiveram, porque na cabeça deles é inimaginável que a gente possa passar por algum tipo de necessidade que eles passaram. Sinceramente, eu acredito que esse seja um comportamento normal vindo quando se tem filho, o desejo de que ele tenha o melhor e que ele seja o melhor é algo compressivo. Seus pais não querem que você tire notas altas porque eles são chatos ou porque eles realmente achem que tudo que você aprenda na escola é realmente necessário pra sua vida, mas porque a o seu futuro vão depender de como você reage as provas e as pessoas com quem você convive. Eu costumo dizer que um boletim com notas altas é o chocolate para os pais, porque isso prova o quanto o filho é inteligente e como ele vai se tornar um adulto maravilhoso e bem sucedido.
Mas as vezes, não é assim que funciona. As vezes a família impõe os seus desejos pros filhos, pensando que isso é o melhor pra eles, mas essa suposição muita das vezes pode estar errada. Isso não quer dizer que os pais tenham que deixar que seus filhos de 12,14 e 17 anos façam o que quiserem da vida. Mas, conseguir se comunicar, conseguir escutar é o que vão fazer a diferença nesse relacionamento.
Em nenhum momento do filme, os pais chegaram para Kuguya e perguntarem o que ela queria, o que ela queria fazer, nem mesmo quando ela já era adulta e totalmente capaz de racionalizar as suas decisões. No tempo em que o filme se passa, podemos culpar o patriarcado e a normalização do silêncio da voz feminina nessa época. Mas o quanto isso ainda é verdadeiro hoje em dia? O quanto os filhos, e principalmente as filhas, são deixados de lado em decisões que afetem na sua própria vida?
Isso gera uma grande falta de confiança dos filhos com os pais, que são as pessoas que ele mais deveria confiar... O tornando incapaz de conseguir expor seus sentimentos e suas emoções. Cria-se uma armadura em volta dos filhos onde por dentro estão chorando em silêncio, desesperados pra falarem e não sabem como.
“Me ensinem como sentir. Se eu ouvir que você anseia por mim, eu retornarei para você.”
Essa é uma das frases que mais me marcou no filme. Todos os problemas do início, no meio e no final, teriam sido resolvidos a penas se eles tivesse conversado. Se visse que a menina está infeliz e entendessem o que ela realmente queria dizer.
Tumblr media
Depois disso, entramos em outro problema que também é muito abordado no filme, o patriarcado e o casamento forçado. Kaguya tem no filme uma mulher que a ensina a ser uma “verdadeira dama”, e a introdução dessa mulher na vida dela é quando, eu acredito, que Kaguya começa a perder traços de sua identidade e personalidade. Apesar, de tentar a todo custo mantê-los firmes durante o filme, isso não impede o acontecimento final. Antes seus dias eram repletos de liberdade, e aventuras no campo, agora eles eram ocupados por rigorosas regras e costumes da nobreza. Como uma verdadeira princesa, como seu pai gostaria que fosse, esta não poderia se divertir, rir ou brincar. Ela não poderia ver os amigos e nem usar as roupas que ela queria.
A propósito, tem algo muito interessante que eu havia percebido durante o filme. A infância de Kaguya era sempre ela usando poucas roupas e vestidos leves, como as outras pessoas de sua aldeia. Mas isso passa, quando ela é preparada pra se tornar uma “dama", pois logo depois ela começa a usar um monte de vestidos, kimonos, maquiagem, e apetrechos de ouro em seu cabelo, e isso sempre a deixando sufocada. As cenas de sua infância, assim como as cenas de seus poucos momentos de liberdade, são sempre ela jogando seus vestidos caros para o ar e andando e correndo com as roupas de baixo, igual a sua infância.
Casamento forçado...
A vida adulta chega pra Kaguya e com ela as responsabilidades de uma mulher. Casamento. Kaguya é obrigada a escolher um noivo a qual ela nunca viu e nem conheceu. Particularmente, no filme, eu acho a forma como ela lida com os pretendentes muito engraçada. Mostra como ela se matem firme, mesmo em meio a tristeza do seu coração, e como ela se recusa a pertencer a alguém daquela forma. Ela menciona “tudo o que eu faço é ficar sentada”, entretanto, o meio em que vive acaba suprimindo esses traços mais rebeldes e ativos de Kaguya, fazendo com que, ao mesmo tempo que é desafiadora dos papéis que são impostos a ela, demonstrando resistência e luta, ela também passa a se tornar passiva quanto às regras e etiquetas dadas a ela. Isso tudo é um processo, mas é bem clara a forma como Kaguya era na sua infância e como ela se torna no final do filme são completamente diferentes. Ela muda. Não de uma forma natural, como uma mulher muda sua personalidade conforme os anos, mas de uma forma forçada e antipática, como a menina que apenas aceitou o seu destino. Simplesmente, porque a sua própria essência havia mudado.
Tumblr media
Como a falta de comunicação pode destruir a vida de várias pessoas, simplesmente porque você não disse: Vamos conversar...
Muitas vidas foram afetadas por causa da decisão do pai de Kaguya, muitas vidas poderiam ter sido diferentes (incluindo a dela) se ele escutasse a sua família. A ganância havia o corrompido até um ponto em que ouvir a sua esposa e a sua filha não eram mais importantes do que garantir uma vida luxuosa. Vemos uma roda de infelicidade, culpa, insatisfação e até mesmo morte por conta dessa decisão... Ter tudo aquilo e ter certa posição social, para o pai dela, era uma garantia de felicidade. E esse é o problema dos materiais, eles são apenas isso... Materiais. São coisas que acumulamos na vida que não vão ter importância nenhuma quando morrermos, assim como quando você era bebê, ter dinheiro não era mais importante do que correr pros seus pais quando tinha um pesadelo, ou ter certo tipo de roupa quando você estava brincando com as outras crianças em uma praça, ou ter certo tipo de casa quando você está apenas comendo com a sua família em uma jantar agradável. Ser um bom pai, uma boa mãe e um bom filho são mais importantes do que qualquer uma dessas coisas. Olhar pras pessoas que você ama, e saber que elas estão felizes ao seu lado, não tem preço.
Existe uma música que diz:
“Quanto mais velha eu fico, mais eu vejo
Meus pais não são heróis, eles só são como eu,
Amar é difícil, nem sempre funciona
Você apenas tenta o seu melhor para não se machucar
Eu costumava ficar brava, mas agora eu sei
Às vezes é melhor deixar alguém ir
Eu apenas não tinha percebido isso ainda.”
Isso descreve muito o relacionamento da Kuguya com a família dela. Nossos pais não são heróis, são humanos que são falhos e tem direito de errar. Assim como os filhos também não são heróis e tem o direito de errar. Somos humanos, somos mais dependentes da comunicação do que a gente imagina. Somos mais parecidos com os nossos pais do que a gente pensa, simplesmente porque não somos perfeitos. Mas ser um bom pai ou um bom filho é saber dizer a verdade e perguntar como eles se sentem em relação ao que você vai fazer. Nem todos nascem numa família onde conseguem conversar com os pais e nem todos os pais tem filhos que estão dispostos a escutar... Mas a música já diz, você só faz o melhor pra não tentar se machucar, e isso as vezes significa deixar as pessoas partirem. E quando você ver o filme O conto da Princesa Kaguya, você vai ver que isso realmente significa.
Tumblr media
(Obs:a música citada se chama “Older” da Sasha Sloan)
5 notes · View notes
melgabriellioliveira · 4 years ago
Text
OS 10 MELHORES FILMES DE ANIME QUE TODOS DEVERIAM ASSISTIR (na minha opinião).
10° A VOZ DO SILÊNCIO
Tumblr media
Esse filme conta a história de Shoya Ishida, um bully, e Shoko Nishimiya, uma menina com um tipo de deficiência auditiva. A história começa quando Shoko Nishimiya chega na escola nova e apesar de no início os outros colegas terem curiosidade sobre a situação dela, logo começam a entender que ela era diferente e a maltratam. Um dos garotos que sempre insistia era Shoya, que constantemente implicava com a menina chegando até a extremos físicos. Porém, anos depois, quando ele e todos os seus colegas (que também o apoiavam) percebem que o que faziam era errado, Shoya se vê em uma situação onde ele era a “vitima”.
Minha opinião (sem spoilers): Sem dúvida é um dos filmes mais incríveis que eu já vi, a forma como a história se desenvolve não forçando o relacionamento dos personagens. Não é apenas uma história sobre bullying, apesar de ser um ponto bem forte do filme, é também uma história de empatia, nos lembra que quando somos crianças não temos ideia do que estamos fazendo ou das consequências dos nossos atos. Sem contar as várias vezes que o expectador consegue se encontrar no filme, tanto no passado quando os mostra crianças que apenas fazem besteiras para poderem se encaixar em grupos sociais, quanto nas cenas do presente, onde os personagens são adolescentes e conseguem de certa forma, identificar seus próprios erros e aprender com eles. Não é só um filme bonitinho, com uma história sobre superação que poderia passar na Disney, é algo que acredito que as crianças deveriam ver para poderem entender sobre suas próprias atitudes. (Lembre-se de ver a classificação indicativa!)
9° A GAROTA QUE CONQUISTOU O TEMPO
Tumblr media
Uma adolescente chamada Makoto Kono em seu terceiro ano do ensino médio passa por eventos estranhos até que descobre que ela tem a capacidade de viajar através do tempo.Com o tempo, ela tenta usar esse novo poder para sua vantagem e como meio de ajudar o presente, mas logo descobre que a manipulação do tempo pode levar a grandes consequências.
Minha opinião (sem spoilers): Uma das coisas coisas que mais me chamou atenção foi com certeza a personagem principal, ela não meiga e dócil, ela é destemida e foi muito bem desenvolvida durante o filme. Particularmente, não achei a história muito original e o final não foi algo que me agradou muito, mas sinceramente, já era o tipo de final que eu esperava. Apesar disso, você fica tão envolvido com os personagens e nessa mistura de ficção científica com comédia, ação e romance que se tornam algo muito cativante e divertido. Realmente, é um excelente filme.
A história se passa em Yokohama em 1963 e acompanha Umi Matsuzaki, uma menina que vive em uma pensão e acaba conhecendo Shun Kazama, um menino membro de um clube escolar. Entretanto, a sede do clube é ameaçada de demolição, fazendo com que Umi e Shun se unam para tentar fazer com que um empresário local reconsidere a decisão. Um filme que mostra uma grande parte da história do Japão e a importância das bandeiras estendidas pelas causas as quais as pessoas da época lutavam. Sem contar a quantidade de personagens carismáticos e divertidos que se encontram no filme.
8°DA COLINA KOKURIKO
Tumblr media
Minha opinião (sem spoiler): Não me lembro da última vez em que eu vi um filme onde eu gostasse de todos os personagens, a forma como cada um, seja o principal ou apenas uns que tinha apenas duas falas, foram representados e criados de uma forma tão natural e divertida que é impossível não se apegar. A animação em si não é uma das melhores mas quase não é reparado isso, você fica tão envolvido com o roteiro que por um momento você esquece que é um filme. Ele traz a força que os jovens tem para mudar o que está acontecendo no mundo, mesmo que os adultos não escutem ou achem bobo. Sem contar os momentos românticos que te deixam com o coração na mão torcendo para que eles consigam resolver os seus problemas e fiquem juntos. Studio Ghibli, obrigada por esse e por muitos outros filmes dessa lista♥️
7° CRIANÇAS LOBO
Tumblr media
A história nos apresenta Hana, uma universitária que se casa com um lobisomem e tem filhos com ele. Porém, ele morre de forma misteriosa a obrigando a cuidar de seus filhos metade lobos e tentar interagi-los na sociedade sem que o seu segredo seja revelado. Um filme lindo e emocionante, que mostra a força de vontade materna e a dificuldade em criar os filhos para o mundo e de certa forma os proteger dele.
Minha opinião (sem spoilers): A primeira coisa que eu fiz depois de ver esse filme foi abraçar a minha mãe. Uma história que te faz chorar várias vezes ao longo do roteiro e que nos faz perceber a forma como as mães se sacrificam pelos filhos. Ele faz uma boa mistura de fantasia com realidade, com uma carga bem sentimental, sem ser piegas, e estes dois aspectos são combinados com perfeição neste anime lindíssimo. Apesar de eu ter chorado várias vezes ao longo da história, não é um filme depressivo, na verdade você se sente bem em como todas as coisas acontecerem, simplesmente te dar um ar de: É, é a vida. E a história também conta com vários momentos cômicos sendo nos apresentados pelas crianças-lobo.
6° A VIAGEM DE CHIHIRO
Tumblr media
Esse filme sem dúvida dispensa apresentações. Mas é sempre bom lembrar porque sempre tem um perdido. Aqui,te apresento a melhor criação do Studio Ghibli, vencedor do Oscar de melhor animação em 2003. A viagem de Chihiro.
uma menina de dez anos que se encontra em mudança junto com a sua família. Para economizar tempo, seu pai toma um atalho, porém acabam perdidos e chegam a um estranho túnel. Ao atravessá-lo, a família se depara com um povoado abandonado; os pais da jovem encontram um restaurante e decidem comer alguns alimentos ali deixados, enquanto que a menina vai investigar o lugar. Uma vez chegada a noite, ela se aterroriza ao ver que o povoado está cheio de espíritos. Tentando encontrar seus pais, descobre que eles foram transformados em porcos pela bruxa Yubaba (Natsuki). Com isso, a personagem tenta achar uma maneira de romper o feitiço, resgatar seus pais e retornar à vida humana, enquanto trabalha para a bruxa em sua casa de banhos termais.
Minha opinião (sem spoilers): Então kkk, o enredo em bem maluco e a história pode não fazer muito sentido no começo, mas eu garanto que é um filme muito bom. Esse foi o primeiro filme de anime que eu assisti e eu me lembro de ficar procurando por dois dias pra ver se teria uma continuação (ainda não desisti de dar sonho). Sinceramente, acho a Chihiro uma personagem incrivemente corajosa pra idade dela, além de ser bastante destemida. Uma das coisas que me surpreende nos filmes de anime é a capacidade de fazer crianças bem novas, serem legais. E a Chihiro é o tipo de criança que faz você querer ter sido amigo dela nessa idade, talvez por ela ser muito nova ela encare as coisas de um jeito diferente. Se eu estivesse no lugar dela, provavelmente eu iria enlouquecer. Mas talvez, seja mais fácil para uma criança “aceitar” uma realidade mágica, não questionar como ou porque as coisas acontecem com os feitiços e mesmo assim nada disso distrai ela do seu verdadeiro intuito. Salvar os seus pais. O filme tem uma animação perfeita, uma história perfeita, personagens perfeitos. Enfim, tudo perfeito. Então, assista! Vlw mais uma vez Studio Ghibli♥️
5° MEU AMIGO TOTORO
Tumblr media
As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo. Um filme que mostra uma relação ótima de família, principalmente de irmãs, sem contar a quantidade de personagens otimistas e a forma incrível como o filme dialoga com o público mesmo depois de tantos anos.
Minha opinião (sem spoilers): O filme mais antigo dessa lista... Mas também o mais good vibes e alegre também. Todas as coisas, desde o relacionamento das irmãs até a interação delas com esse mundo fantástico nos mostra a verdadeira beleza do filme, quase como uma válvula de escape. É um filme que te deixa realmente feliz, que te faz olhar pra um problema como *citando uma das críticas que eu vi sobre esse filme:O copo está meio cheio, mas não esquecemos que ele também está meio vazio*. Não ignoramos os problemas porque não é assim que eles vão embora, mas olhar eles de uma outra forma, talvez de uma forma mais infantil e inocente nós traga uma perspectiva que aquilo que parecia um monstro de sete cabeças, na verdade era só a sombra de roupa pendurada pendurada no armário. Se em crianças lobo nós vimos uma mãe incrível que cuida dos filhos, nos vemos um pai incrível que cuida sozinho de suas duas filhas. Não deixando os problemas externos afetarem na sua relação com as filhas, mas as incentivando a explorar e acreditar. Esse filme realmente é uma obra prima, que nunca deve ser perdido com o tempo.
4° SUSSURROS DO CORAÇÃO
Tumblr media
Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa. No decorrer da história, ela descobre que um garoto que implicava com ela era o Seiji, que a essa altura já o chava de Príncipe do livros, em seus sonhos.
Minha opinião (sem spoilers): É muito difícil fazer e/ou achar um enredo realmente bom pra esse filme, normalmente isso é algo que eu levaria em consideração, já que essa é a forma que o filme nos é mostrado. Mas, eu assisti esse filme por recomendação (não me importando com o enredo péssimo) e por isso eu faço a mesma coisa pra vocês. Assistam Sussuros do Coração, esse foi o primeiro filme do Studio Ghibli (que a essa altura sabemos que o melhor estúdio de filmes animes). Esse filme nos mostra um gênero muito interessante no cinema, chamado de Slice of life. Ele é comum entre as animações japonesas e alguns dos filmes já citados nessa lista estão dentro desse gênero. Mas nenhum deles retrata isso tão bem quanto Sussuros do Coração. Slice of life aborda um ar mais mundano em suas histórias, que normalmente representa a vida pura e simples de seus personagens, enquanto eles seguem em sua rotina e passam por situações normais, presentes na vida da maioria dos seres humanos, como o amadurecimento, relacionamentos e ambientes familiares. É daí que vem seu nome (literalmente “pedaço de vida” em inglês). E isso aborda muito bem o que acontece nesse filme. Não tem nada épico, com grandes heróis ou um drama cativante.
É apenas uma jovem adolescente prestes a entrar no ensino médio. Ela experiencia situações comuns a garotas de sua idade, como sentimentos em relação a garotos, cansaço em relação aos estudos, e a dúvida que a permeia por todo o filme; como será seu futuro. No início eu me identifiquei muito com ela por causa disso (e também por ela ter uma compulsão por livros kkk) mas eu percebi que é algo que qualquer adolescente pode se identificar e talvez seja por isso que seja tão bom. Nós prendemos a grandes histórias mirabolantes, cheias de ação e de plost twist, que as vezes nos subestimamos o simples e o normal, quando na verdade, isso pode se tornar uma história maravilhosa. E Sussuros do Coração é a prova disso♥️.
3° OLHOS DE GATO
Tumblr media
Miyo é uma jovem adolescente apaixonada por Hinode, um garoto com quem estuda. Na cabeça dela, os dois se conheceram no último festival de inverno e ele se declarara para ela. Só que há um detalhe: momentos antes de eles se encontrarem, Miyo, infeliz com sua vida, acabou comprando uma misteriosa máscara de gato, que realmente a transforma em gato. Então, o dia em que Hinode e ela se conheceram, Miyo era na verdade Taro, uma gata branca. E ela se encontra com Hinode (que pensa que ela é apenas uma gata de rua) todas as noites, passando horas com ele para depois voltar para sua casa.
Minha opinião (sem spoilers): Esse é um dos filmes mais bonitinhos que eu já vi, criada totalmente pela Netflix Japão e que me deixou ansiosa por meses, para conseguir superar minhas expectativas. Olhos de gato é um anime quase conto de fadas, e apesar de ser realmente algo muito bonito de ser ver, o filme trata de assuntos como: dificuldade dos jovens em comunicação (especialmente para falar seus sentimentos), a dissolução do núcleo familiar, a perda da identidade em função da pessoa querida, a pressão familiar em relação ao futuro dos jovens, o medo dos jovens de seguir o que o coração manda, e a facilidade da manipulação da cabeça dos adolescentes quando suas vidas não são satisfatórias. E apesar do início ser um pouco confuso, o filme ele da tempo de explicar e conseguir terminar sem pontas soltas. É realmente, uma história muito boa e que consegue ultrapassar suas expectativas.
2°O JARDIM DAS PALAVRAS
Tumblr media
Ele abre o início de estação chuvosa em Tóquio. Takao Akizuki é um estudante de 15 anos que mata aulas para dedicar-se ao que mais gosta: desenhar sapatos, no jardim de Shinjuku Gyoen. É justamente nesse local, que ele encontra Yukari Yukino, uma misteriosa mulher de 27 anos. E os dois começam a conversar praticamente todos os dias de chuva e criam um relacionamento onde tentam se ajudar ao mesmo tempo que não interferem na vida um do outro.
Minha opinião (com spoiler: mas por um bom motivo): Uma das coisas que me incomodou muito durante o filme, é que havia uma atração amorosa entre os personagens, e apesar de eu entender que isso foi muito importante para ambos durante a história, ainda não me deixou mais confortável. O que acho que você precisa saber é que eles não se beijam, e nem tem nenhum tipo de relação amorosa física ou realmente explicita. Não quero dizer se eles terminam “juntos” ou não porque quero dar o menos de spoiler possível, mas o que você precisa saber é que ambos os personagens tem os seus problemas e tem essas questões mal resolvidas nas vidas deles, mas esse amor que sentem um pelo outro é o que dá força pra eles realmente começarem a correr atrás da sua própria felicidade. Então, assista o filme e você entenderá, e vai perceber quanto a história é fascinante e faz atribuições a várias realidades de muita pessoas, desde distúrbios alimentares a dificuldade de expressar as suas vontades porque elas parecem bobas ou não suficientes. É um filme que consegue ser simples e complexo, e de toda essa lista, é o que tem a animação mais bem feita.
1° HOTARUBI NO MORI
Tumblr media
A história de Hotarubi no Mori e se foca em uma pequena garota chamada Hotaru. Ela se perde em uma floresta que popularmente é dita como uma floresta em que se reside vários espirítos. Na floresta Hotaru se depara com um jovem utilizando uma máscara de raposa. Ele se diz um espirito com uma maldição que no momento que um humano tocá-lo ele irá desaparecer. Não é um filme fácil de assistir, acredito que ele cause muitas emoções, mas acho que todos deveriam assitir pelo menos uma vez Hotarubi no Mori.
Minha opinião (sem spoilers): Pra mim, esse filme é obra de arte. De todos que eu citei esse é meu filme de anime favorito. Não é um filme fácil de assistir e nem algo que vai conseguir te satisfazer no final. Mas a obra em si e a forma como ela é desenvolvida a tornam o suficiente pra ela ser perfeita. Não posso dizer o porque dele não poder ser tocado por humanos e usar uma máscara,já que isso seria um spoiler, mas posso dizer que o desenrolar da história nos leva a revelações incríveis e nos mostra que amar demais as vezes pode sufocar uma pessoa. Além disso, a animação nos faz perceber que relações e sentimentos não são criados apenas no toque, mas em uma abertura do coração. Nos mostra que conversar com uma pessoa é mais importante do que ela realmente é por fora. E eu sei que todo mundo já conhece esse clichê de: “Ah não se pode julgar um livro pela capa, nem as pessoas pela aparência e blá blá blá” mas sabemos que na realidade não é assim. Nós vivemos em uma sociedade onde a aparência e a atração são mais importantes do que a essência de cada pessoa. O fato de você ser gordo demais ou magro demais, irá interferir na sua vida, assim como outros aspectos na sua aparência. Mas ver em um filme como esse, chegar a conclusão de que um amor e um relacionamento tão bonito assim pode existir– e realmente existem– nós deixa em paz com o mundo e com nós mesmos de uma forma inacreditável. Eu chorei com esse filme e choro todas as vezes que eu assisto esse filme. Mas eu fico feliz por enteder o que ele diz, entender o que o criador queria dizer. E acredito que sou uma pessoa melhor por acreditar no que ele diz. Nunca pensei que um filme de apenas 30 minutos fosse me tocar tanto, nem me fazer chorar. Mas ele é realmente merecedor de todos os aplausos de um público emocionado igual seria a um longa metragem num cinema.
Todos esses filmes estão na Netflix, exceto por Hotarubi No Mori e O Jardim Das Palavras(YouTube). Espero que tenham gostado😁♥️
14 notes · View notes
melgabriellioliveira · 5 years ago
Text
Edward mãos de tesoura
Tumblr media
Alerta de spoiler: Vai nevar!
Peg Boggs (Diana Wiest) é uma vendedora que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.
A primeira colaboração de Tim Burton e Johnny Depp é sem dúvida um dos mais brilhantes trabalho de ambos, uma história contada de um jeito gótico e sombrio mais também com um ar doce e afetuoso. Um romance ingênuo que traz problemas e uma grande amizade profunda.
Cenas do filme preferidas (spoiler)
Tumblr media
Sem dúvida, a cena icônica, simples e divertida de Edward cortando os pelos dos cachorros e os cabelos das mulheres fazem um divertimento geral de quem assiste. Essa cena nos mostra que apesar de termos alguma dificuldade, podemos usar as diferenças pra fazer algo incrível. Mesmo que seja corta o cabelo com as mãos de tesoura.
Tumblr media
Particularmente, eu adoro os filmes que a Winona Ryder faz, filmes simples mas bonitos que geram cenas onde sentimos o coração bater mais rápido, porque aquela cena é perfeita. Mas a parte em que ela dança na “neve” (criada pelas raspas de gelo do bloco que Edward está montando) é uma das mais bonitas que a atriz já fez. Nesta cena vemos Kim, vendo e dançando na “neve” pela primeira vez logo depois de entender os sentimentos de Edward por ela, uma cena onde ela se sente feliz e levanta as mãos para alto como uma criança. Esse deveria ter sido um momento no cinema onde todos ficaram quietos e olharam para tela sem piscar.
E por último...
Tumblr media
Apesar de ter ficado em dúvida com a cena do beijo e a despedida deles. Com certeza a cena do abraço foi a que mais me emocionou, talvez tenha sido porque para Edward, abraçar a sua amada fosse algo impossível, e apesar dele e ele mesmo dizer que não podia, ela o abraça e conseguimos ver a mudança de uma olhar vazio e triste, para um olhar calmo e amorosa. Porque apesar de todas as coisas terem sido novas para Edward, ninguém nunca o havia abraçado.
Kim: Antes dele aparecer não nevava nunca, mas depois passou a nevar.
3 notes · View notes