matheus. mechanical engineer. cae. aerodynamics. brazilian. 🇧🇷
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
primeiro projeto.
Venho me questionado há alguns meses quais seriam as habilidades necessárias para eu seguir com a minha carreira de engenheiro mecânico. Gostaria de seguir e aprender mais sobre a área de CAE (Computer-Aided Engineering).
o que é CAE?
Computer-Aided Engineering é o ato de se utilizar computador no auxílio do desenvolvimento de projetos de engenharia. Esse auxílio pode ser tanto na produação de desenhos (CAD - Computer Aided Drawing), quando para o desenvolvimento de projetos completos de análises acústicas, estruturais, termo-fluido dinâmicas, magnético, simulações estáticas e dinâmicas.
Devido a complexidade dos projetos de engenharia, aplicar CAE em várias etapas durante o desenvolvimento de um projeto é essencial para diminuir consideravelmente os custos desse projeto. Cada tópico tem a sua particularidade, algo que não entrarei mais a fundo nesta postagem.
Você pode ler mais a fundo pelo site do ESSS clicando aqui.
primeiros passos
Me expus a vários projetos de CAE durante a minha graduação enquanto participada de projetos estudantis como do Aerodesign. Porém, devido a falta de contato constante, esse conhecimento desapareceu durante o tempo.
O intuito então é voltar aos estudos relacionados não somente ao CAE mas também a outros tópicos relacionados a engenharia durante o meu tempo livre.
Comecei um curso pela Udemy chamado "Catia V5 Beginner to Advanced - Automotive and Industrial" do Alexander Consulting. Eu possuo conhecimentos básicos sobre Solidworks e durante pesquisas de vagas em engenharia, percebi que o Catia é amplamente utilizado no lugar do Solidworks. Mas qual a diferença entre os dois Softwares? (criarei uma postagem com esse tópico posteriormente). Por isso a escolha do CATIA.
Inicialmente eu me estranhei com a interface do programa e navegação. Contudo, após seguir os ensinamentos do Alexander, foi possível se aprofundar melhor e com mais calma.
o projeto
Inicialmente começamos o curso com o desenho de uma conexão de Flanges com as dimensões abaixo e parafusos básicos M8.
É um desenho simples que nos possibilita a aprender várias ferramentas do software. Utilizamos de metodologias diferentes para atingir os mesmos objetivos mas consegui aplicar as ferramentas de:
Desenho básico como linha, círculo, chanfro, curvas;
Dimensionamento e posicionamento do sketch;
Espelho, array circular;
Extrusão e sólido de revolução.
Após a modelagem das peças iniciais, nosso projeto ficou da seguinte forma:
O Catia nos possibilita criar peças complexas utilizando desenhos de peças individuais, ou seja, não há necessidade de desenhar tudo em um mesmo projeto e muito menos desenhar várias vezes peças repetidas, como os parafusos. Nesse caso desenhamos duas flanges pois utilizados de métodos diferentes para explorar as ferramentas do software.
O que eu acho impressionante do Catia (o Solidworks possui a mesma funcionalidade) é a possibilidade de montar as peças em um arquivo principal e ainda assim, ao modificar a parte base, essa modificação já é carregada para o projeto final.
O instrutor do curso criou o projeto inicial com alguns erros, para assim, nos expor à situações de correção de projetos.
Por fim, para aplicar os conhecimentos de montagem da peça final, aprendemos sobre as formas de alinhar as peças entre si.
Como todo projeto de engenharia, também há a necessidade de criar um desenho 2D para confecção da peça pela indústria ou partes interessadas com resultados similares ao desenho inicial apresentado.
Várias ferramentas do software Catia foram apresentadas nesse inicio do curso e espero conseguir me aprofundar melhor sobre o CAD e o design de peças mais complexas.
0 notes
Text
o começo.
Um dia estava conversando com os meus irmãos em como a internet funcionava antes das redes sociais e a influência dos conteúdos no nosso dia a dia.
Hoje o que podemos perceber é que o algoritmo dessas redes nos força a consumir um conteúdo que não necessariamente queremos para aquele momento. Com a vinda do TikTok isso piorou. Estamos condicionados a consumir conteúdo alheio e nem ao menos recebemos fotos e vídeos das pessoas que seguimos.
Tem um lado bom que o próprio algoritmo te entrega conteúdos parecidos com o que você consome. Por exemplo, se eu gosto de gatos (sim, eu amo) eu recebo conteúdo de gatos. Porém, não necessariamente gostaria de receber conteúdo de gatos o tempo inteiro, também possuo outros interesses.
No final da conversa dos meus irmãos, discutimos sobre a essência dos blogs e como a gente acessava um blog devido a curadoria já realizada pelo dono daquele blog. Ou seja, eu acessava ele quando queria consumir aquele tipo de conteúdo.
Portanto, concluímos que há uma necessidade de ainda consumirmos conteúdo das pessoas que gostamos, das pessoas que seguimos. Ainda temos um ponto negativo das redes sociais, a necessidade de estar se expondo da melhor forma possível. Eu não gosto disso.
Então depois de toda essa conversa aleatória com eles. Percebemos o tanto que os ambientes de blog podem voltar à ativa depois de um tempo.
Vou começar um blog.
Mas qual o tipo de conteúdo eu gostaria? Pensei. Bem, conteúdo das coisas que eu gosto, das coisas que eu gostaria de escrever sobre.
Meu intuito não é divulgar o blog, quero apenas passar a escrever e criar um tipo de conteúdo para mim. As vezes quem vai ler isso aqui não necessariamente será algum conhecido. Se não te conheço, seja bem vindo.
Um pouco sobre mim. Me chamo Matheus Milagres, 26 anos e sou mineiro. Sempre fui uma pessoa curiosa sobre várias coisas do mundo. Gosto de entender como as coisas funcionam e porque funcionam daquele jeito. Gosto de desenhar, gosto de engenharia, gosto de programação, gosto de vídeo games, sei montar um cubo mágico, sei montar um "cubo" mágico de 12 lados, ja tirei fotos, ja fui atleta.Sou bom em tudo? Não. Me esforcei para ser bom em alguma? Engenharia e natação talvez. Mudo meus hobbies regularmente. TDAH? Pode ser que sim. Mas estou passando a me entender melhor e aceitar isso. Deixo muitos projetos pessoais largados, perco interesse. Mas ta tudo bem, acontece.
Atualmente sou recém formato em engenharia mecânica e trabalho com algo que não gostaria de levar para a vida inteira. Portanto, vou utilizar meu tempo livre para aprender coisas novas e tentar seguir com o meu sonho. Ser projetista de aviões como engenheiro mecânico aeronáutico. Todos temos um sonho, ou até sonhos. Sonhos mudam, sonhos adaptam, sonhos somem para novos surgirem.
O que esperar do blog?
Como disse anteriormente, gostaria de postar sobre engenharia, mais específico sobre mecânica e aeronáutica, minhas paixões. Nada muito específico mas sim pertinente ao assunto.
Ah Matheus, então é um blog de engenharia. Sim, por que não?
Note que terão vários erros de português aqui, eu me esforço para escrever da melhor forma possível.
Se você leu até aqui e não é minha namorada, agradeço imensamente e te espero nas próximas postagens. E se é a minha namorada, te amo meu amor obrigado pelo suporte que você me da sempre ❤
Ah, não sei o quão regular vou escrever, acho que quando der na telha. Se quiser seguir para acompanhar de perto, seja bem vindo.
0 notes