Psicopedagogia - Educação Especial - Português e Literatura.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Apresentação
Professora há mais de 10 anos, graduada em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Ensino de Língua Inglesa, trabalhei a maior parte da minha vida na área da educação como professora de Língua Portuguesa e Inglesa do ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e particulares. Fiz intercâmbio cultural na Irlanda durante 2 anos e 2 meses, estudando e praticando a língua inglesa tanto com nativos quanto com pessoas de diversas outras culturas. Trabalhei como professora de Língua Portuguesa para irlandeses e tive a oportunidade de morar com uma família típica irlandesa, o que me proporcionaram a fluência na língua. Fiz viagens internacionais e pude conhecer 15 países, uma experiência enriquecedora que me fez amadurecer como pessoa e profissionalmente. Se você tem o objetivo de aprender inglês de verdade, um ensino significativo, com valor cultural, personalizado especialmente para você, então eu posso te ajudar!
Metodologia
Para ensino de língua inglesa, uso uma metodologia comunicativa, com base em situações reais, onde o aluno vivencia o idioma desde a primeira aula de acordo com seu nível. O aluno aprenderá gramática, vocabulário, conversação, técnicas de leitura, as quatro habilidades reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar) e inglês instrumental (inglês para vestibular); Quanto às aulas de língua portuguesa, ensino gramática, interpretação de texto, escrita, Técnicas de Redação para ensino fundamental, Médio e vestibular; ensino personalizado com foco na aprendizagem de acordo com as necessidades do aluno.
0 notes
Text
O que fazer na 1ª Sessão Psicopedagógica?
Antes de explicarmos o que fazer na 1ª sessão vamos compreender o que é Sessão?
Sessão, significa reunião ou intervalo de tempo que dura uma atividade específica. Em psicopedagogia a sessão é vista como um processo de investigação e observação, onde deve-se a partir de diversos recursos ser montado um grande quebra-cabeças para compreensão da queixa apresentada.
Na primeira sessão o psicopedagogo organiza os dados necessários para compreender o problema de aprendizagem, o significado do problema e sua causa.
Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender.
Mas, a pergunta frequente é: O que fazer na primeira sessão?
Na maioria dos casos, o processo diagnóstico psicopedagógico (1ª sessão) inicia-se por uma entrevista com os pais ou responsáveis. Também é frequente que o profissional atenda os pais e o individuo a ser acompanhado. Nesse caso, além de uma breve entrevista com os responsáveis, deverá acontecer um breve diálogo com o(a) suposto (a) paciente/aprendente.
A primeira sessão deverá ser baseada na queixa apresentada. Vejamos algum procedimentos utilizados na primeira sessão por psicopedagogos de todo Brasil:
1ª Possibilidade:
ACOLHIDA: CONVERSA (APRESENTAÇÃO) – Nome, profissão, horário e material.
CAIXA LÚDICA/AEOCA – Avaliar a leitura e raciocínio quando indagar sobre o jogo, quando ler a capa, os nomes…
TRABALHO PSICOMOTOR CORPORAL/EQUILÍBRIO: Jogos e Brincadeiras relacionadas a queixa apresentada.
ENCERRAMENTO: Fazer uma retrospectiva da sessão
2ª Possibilidade:
Iniciar com a utilização da Caixa Lúdica, momento de criar vínculos positivos entre o Pp e o atendente.
Link: Orientação Caixa Lúdica e E.O.C.A
3ª Possibilidade:
Iniciar com E.O.C.A e Roteiro de Observação.
Link:EOCA/PROCEDIMENTOS_DURANTE_TESTE_DE_PSICOPEDAGOGIA
FOLHA EOCA
E.O.C.A
ROTEIRO DA EOCA
Explicacões EOCA
4ª Possibilidade:
Entrevista Familiar Exploratória Situacional
5ª Possibilidade:
Entrevista com o Sujeito.
6ª Possibilidade:
AVALIAÇÃO PSICOLINGUÍSTICA
Link: Avaliação Psicolinguistica
Como podemos perceber existem várias possibilidades para iniciar a primeira sessão psicopedagógica, tudo vai depender da queixa apresentada e dos recursos disponíveis para o mesmo.
Mas o que realmente não pode faltar na primeira sessão é organização. Cadastrar e guardar os dados dos pacientes/aprendentes é a primeira coisa a ser feita em uma sessão. Antes de organizar qualquer material saiba que o cadastro e registro das sessões é de fundamental importância.
Adeus as fichas de cadastros de pacientes/aprendentes de papel. Veja como ficou fácil e seguro cadastrar, agendar e relatar as sessões com PsiquEasy.
Após criar a sua conta gratuitamente, basta começar a cadastrar seus pacientes/aprendentes.
Veja como é simples e os campos não são obrigatórios, você pode na primeira sessão registrar apenas os dados necessários e ir preenchendo nas sessões seguintes outras informações que considere desnecessário inicialmente.
Observe como é fácil registrar suas Sessões na Ficha de Acompanhamento Psicopedagógico:
Sua primeira sessão registrada com sucesso em um lugar seguro, moderno e organizado.
Viu como é fácil iniciar seu primeiro atendimento com PsiquEasy.
O papel inicial do psicopedagogo deverá estar voltado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do paciente/aprendente para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Para isso, torna-se de fundamental importância conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e social, bem como entender a modalidade de aprendizagem do sujeito e o vínculo que o indivíduo estabelece com o objeto de aprendizagem, consigo mesmo e com o outro.
O psicopedagogo desde a 1ª sessão deve procurar, portanto, compreender o máximo possível o indiv��duo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho nas sessões seguintes. Cada psicopedagogo possui um estilo de fazer a intervenção psicopedagógica. Por diferentes razões, cada qual busca um caminho por onde possa transitar com mais conforto diante dos desafios que a prática psicopedagógica impõe à dupla ensinante/aprendente.
Contudo, não deixe de iniciar seus atendimentos de maneira organizada e segura para que seus clientes sintam confiança em seu trabalho, gerando assim um ótimo relacionamento.
SUPERVISÃO PSICOPEDAGÓGICA E(OU) NEUROPSICOPEDAGÓGICA, UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA VOCÊ.
Sabemos que nenhuma formação acadêmica prepara 100% o profissional para uma atuação prática. Dessa forma, indicamos para aqueles que estão ingressando no mundo dos atendimentos Pp e NPp, ou que concluiu a muito tempo e nunca atual na área, a Supervisão e (ou) Consultoria. Esses tipos de serviços são indicados para aqueles que não se sentem preparados o suficiente para iniciar ou prosseguir com seus atendimentos.
Todos os profissionais acima apresentados são referência no que fazem, muitos deles já possuem mais de 16 anos de atuação. Possuem vasto domínio no que fazem, são profissionais que servem de inspiração para aqueles que pretendem seguir a carreira. Os mesmos tem constantemente uma agenda cheia de pacientes/aprendentes para atender e fazem toda a diferença no processo de ensino/aprendizagem.
Para dinamizar e organizar os atendimentos utilizam PsiquEasy, para facilitar e dinamizar suas sessões. Sabem a importância de manter os dados de seus pacientes seguros e sempre a mão. Seja você também um cliente PsiquEasy e conheça todas as vantagens de informatizar seu espaço e (ou) clínica.
Se o que você necessita é de acompanhamento e supervisão para seus primeiros atendimentos/sessões veja o que eles oferecem:
Supervisão na prática;
Apoio na estruturação do consultório e modelo de atendimento/sessões;
Orientações de como proceder nas sessões;
Auxílio prático na organização e seleção de materiais, testes e documentos;
Possibilidade de acompanhamento de atendimentos psicopedagógicos e Neuropsicopedagógicos;
Supervisão 100% On-line;
Auxilio na correção dos Testes e muito mais.
0 notes
Text
Poucos sabem o que aconteceu...
Hoje distrito de Rio Claro já foi o município mais rico do Rio. Produzia anualmente 2 milhões de arrobas de café. Fundado em 1733, por bandeirantes, não levou muito tempo para crescer.
Em pleno século 18 dispunha de teatro, escola, delegacia e estrada de pedra que recebiam artistas de óperas e músicos conhecidos naquele período. Famílias abastadas contavam com preceptores estrangeiros para garantir educação a seus rebentos. Barões e escravos tinham suas próprias igrejas. O bem-estar da população não era geral mas garantiria um bom IDH, se o índice já existisse.
Com a abolição, São João Marcos sofreu o primeiro golpe: perdeu espaço para São Paulo, que passou a dominar a produção cafeeira. Seguiu ladeira abaixo e, no século seguinte, foi obrigada até a abrir mão do status de cidade. O Sphan bem que tentou dar uma força com o tombamento, mas não teve jeito. As águas rolaram.
Fonte: Último Segundo - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/submersa-ha-70-anos-cidade-historica-do-rio-volta-a-tona/n1597016160036.html
0 notes