Mãe trabalhadora, que gosta de um ambiente limpo e organizado dentro e fora de casa
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Batata com Suco em pó: doce inusitado viraliza e nós testamos!
youtube
Acredite se quiser, “beijinho” de batata com suco em pó existe. Não apenas isso, mas fez o maior sucesso nas redes sociais. Para saber se vale a pena, nós testamos a receita! Acompanhe.
Viral: doce de batata inglesa com Tang
A batata é um dos vegetais mais versáteis, que costuma agradar veganos, vegetarianos e onívoros. Afinal, quem não curte uma batatinha frita bem crocante, uma bela batata recheada ou várias da incontáveis receitas com batata.
E engana-se quem pensa que a batata compõe apenas pratos salgados. Pois é. Uma receita no mínimo curiosa de doce feito com batata inglesa, suco Tang de uva (ou melhor, preparado sólido sabor de fruta), leite de coco e coco ralado circulou pelas redes sociais.
Estes 4 ingredientes que, definitivamente, não costumamos ver juntos, fizeram sucesso no vídeo do perfil culinário Prato do Dia, que ensinou a transformá-los em um docinho estilo brigadeiro.
A receita, em si, não tem mistério algum. Basta cozinhar e amassar as batatas, acrescentando os demais ingredientes em seguida, deixando o coco ralado por último. O resultado é uma “massa” que pode ser enrolada como os tradicionais brigadeiros e beijinhos.
Reprodução - Kwai/@Pratododia
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a receita de ‘beijinho’ de batata com suco em pó
Como mencionamos, a receita não demanda nenhuma técnica ou habilidade apurada, além de utilizar ingredientes que são facilmente encontrados. Abaixo, você pode conferir o passo a passo do nosso teste dessa receita bem diferente, bem como os itens que utilizamos.
Ingredientes:
2 Batatas Inglesas (a receita original pede 3, mas cortamos duas e nem utilizamos tudo);
3 tampinhas de Leite de Coco;
2 pacotes de Coco Ralado (50g) para a massa e outro pouco para enrolar.
1/2 pacote suco Tang sabor uva;
Começamos descascando as batatas e levando-as para cozinhar até ficarem bem macias.
Depois de cozidas, passamos pelo amassador de batatas (mas você pode amassar com um garfo, claro).
Antes mesmo de amassar tudo, notamos que era bem mais batata do que o vídeo original mostrava. Então, reservamos um pouco.
Só aí adicionamos o leite de coco e meio pacotinho de Tang sabor uva, misturando bem em seguida.
Acrescentamos o coco ralado e misturamos bem até dar o ponto de enrolar.
Moldamos os docinhos e passamos no coco ralado.
Depois de já termos moldado quase metade do doce, lembramos que tínhamos coco puro ralado na geladeira e então, acrescentamos ao restante da massa. É opcional.
Deixamos os docinhos por 20 minutos no congelador e depois foi só experimentar.
Resultado: a tal receita de ‘brigadeiro’ de batata com Tang funciona?
Sim. Por mais bizarro que pareça, a receita funciona.
Mas… apesar de ser gostosa no início, enjoa logo após algumas mordidas; é quase impossível comer mais do que um. O sabor forte do suco em pó domina o retrogosto. Os docinhos em que colocamos o coco puro ralado ficaram melhores, mas ainda bastante enjoativos. Talvez colocar menos quantidade de suco em pó ajude.
Vale dizer que a batata, como não é temperada, não tem gosto algum. Ela apenas dá a textura, semelhante ao beijinho. Com algumas modificações, esse docinho ficaria realmente gostoso – mas não foi dessa vez.
Nos comentários do nosso vídeos nas redes sociais vários seguidores estranharam a receita, mas destacaram que pode ser válida para quem tem restrições alimentares, por exemplo.
“Acho que esse tipo de receita serve para quem não pode comer os doces tradicionais“, comentou Daiane Moraes no Instagram.
“Receitinha básica para quem tem alergia a leite de vaca“, mencionou nossa seguidora Regina na mesma rede social.
Também teve quem fez adaptações na receita original e saiu testando (e aprovando) novas combinações.
“Eu fiz com batata doce. Experimentei com pó de gelatina de uva (detesto suco em pó) e ficou bem gostoso. Tirei uma parte da batata só com leite de coco e o coco ralado e taquei chocolate em pó para saber o que ia dar, também ficou beleza“, compartilhou Anitsi Lemos no Facebook.
A utilização de batata doce é mais comum para servir como base de doces, especialmente em pratos veganos; mas a batata inglesa também pode ser utilizada com esta finalidade.
O blog Paveg, especialista em comida vegana, já compartilhou uma receita de “brigadeiro” vegano mais elaborado utilizando também a batata inglesa. Ou seja: as combinações são possíveis e podem ser deliciosas.
O que você precisa saber sobre esta receita
Docinho de batata com suco em pó dá certo, mas fica enjoativo;
É possível utilizar batata doce e substituir o suco por gelatina, cacau ou chocolate em pó;
Receitas com esta base são especialmente úteis para quem não consome produtos de origem animal ou possui restrições alimentares.
Assista aqui nosso vídeo completo, com mais detalhes.
O post Batata com Suco em pó: doce inusitado viraliza e nós testamos! apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Batata com Suco em pó: doce inusitado viraliza e nós testamos! Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
3 notes
·
View notes
Text
Como fazer Bolo na Panela de Pressão (sem a válvula)
youtube
Já pensou em utilizar a panela de pressão para assar bolo? É uma forma alternativa ao fogão que promete facilitar a vida de quem não vive sem um docinho. Saiba tudo a seguir.
Viral: bolo feito na panela de pressão faz sucesso na internet
Recentemente, falamos aqui sobre uma receita que fez o maior sucesso: bolo de panela feito direto na boca do fogão. Isso mesmo! A dica foi testada e aprovada pelo Almanaque SOS.
Aparentemente, não é apenas com panelas convencionais que conseguimos preparar bolos sem utilizar o forno. O médico Yaser Herrera compartilhou em suas redes sociais uma receita ensinada por sua mãe em que o bolo é feito na panela de pressão.
A proposta é basicamente a mesma que explicamos no artigo mencionado: assar o bolo diretamente na boca do fogão em fogo baixíssimo e ainda economizar gás – vale dizer que é importante desrosquear a válvula.
Reprodução - TikTok/@drherrera_yaser
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a receita de bolo na panela de pressão
Para sermos bem fieis ao vídeo original, testamos a dica utilizando os mesmos ingredientes e modo de preparo indicados pelo médico.
Ingredientes:
6 Ovos (com claras e gemas separadas);
1 xícara de Açúcar;
1/2 xícara de Farinha de Trigo;
1/2 xícara de Amido de Milho (maisena);
Suco de 1 Laranja;
1 colher (chá) de Fermento em pó;
2 colheres de Margarina ou Manteiga.
Começamos separando as claras das gemas e batendo as claras em neve com a ajuda de uma batedeira.
Para separar a gema, utilizamos a técnica da garrafinha.
Depois, com a batedeira ligada, fomos acrescentando as gemas e o açúcar de forma intercalada.
Adicionamos o suco de laranja e batemos até aumentar o tamanho.
A mistura da batedeira foi para um recipiente maior e os ingredientes secos foram peneirados: amido de milho, farinha de trigo e o fermento em pó, misturando bem em seguida.
Não utilizamos a manteiga aqui; preferimos untar a panela de pressão com nosso desmoldante caseiro . Então, despejamos a massa feita.
Antes de levar ao fogo, retiramos a válvula (peso, pino) da panela de pressão. E então tampamos, levando ao fogo bem baixo (o mais baixo possível) por 30 minutos.
Para diminuir o fogo além do que o mínimo alcança, basta virar os botões dos queimadores como se fosse desligar. Quando a chama diminuir bastante, você para. Apenas fique atento (!!!) para a chama não apagar sozinha, pois irá vazar gás.
Depois de uns 30 minutos começou a sair o famoso cheirinho de bolo pronto pelo pino da panela, então foi só “desenformar”.
O bolo cresceu e soltou facilmente da panela, mas o fundo estava um pouco queimado.
Retiramos o fundo queimado e a massa cozinhou bem e ficou fofinha, porém com gosto muito forte de ovo.
Para driblar o gosto intenso, improvisamos uma cobertura rápida com leite de coco, coco ralado e açúcar. Ficou show!
Resultado: fazer bolo na panela de pressão funciona?
Sim. A dica funciona muito bem.
O que nós não aprovamos muito foi a receita em si, já que o bolo ficou com gosto bastante forte de ovo. Mas a técnica da panela de pressão está super aprovada.
Muita gente comentou nos vídeos do nosso teste que, segundo a sabedoria popular, retirar a membrana do ovo seria eficaz para evitar cheiro e gosto acentuados da proteína.
Porém, no artigo onde falamos exatamente sobre técnicas para se retirar a membrana do ovo explicamos que ela não é, sozinha, responsável pelo odor e sabor acentuados.
A receita original pede um ingrediente que nós não utilizamos o que, de fato, poderia ter ajudado.
“Para tirar [ou melhor, evitar] o gosto de ovo, basta adicionar essência ou extrato de baunilha“, comentou Guilherme Telles Jr. no Facebook.
Com ou sem gosto de ovo, a dica funciona e você pode utilizar o truque com outras receitas. Quando fizemos bolo na panela convencional utilizamos massa pronta, por exemplo. E ficou pronto em pouco mais de 20 minutos, mas queimou bastante o fundo.
A panela de pressão tem o bônus de ser mais grossa, o que ajuda a distribuir o calor no interior da panela, reduzindo as chances de queimar, neste caso. Claro que diminuir ainda mais a chama ajudou nesse caso.
Aqui um exemplo de como ficou o bolo que assamos na panela convencional. Pouco mais de 20 minutos e ele ficou assim:
A primeira imagem (esquerda) dá para ver bem o queimado. Retiramos com a ajuda de uma faca e colocamos cobertura por cima.
É possível, ainda, otimizar esta dica utilizando a panela com pressão. O chef Alex Granig compartilhou em seu canal do YouTube a dica de preparar bolo em apenas 10 minutos de pressão – o que significa uma economia ainda maior do gás de cozinha.
“Já fiz na panela de pressão elétrica. Dá super certo e o bolo fica lindo. Mas na normal nunca fiz“, comentou Michele Nascimento em nosso vídeo do TikTok.
O que você precisa saber sobre esta dica
Fazer bolo na panela de pressão sem usar a válvula dá certo;
É possível fazer com outras receitas de bolo nessa panela;
Utilizar a válvula também é possível, mas não testamos;
Funciona também com panela de pressão elétrica, não testamos.
Assista aqui nosso vídeo completo, com mais detalhes.
O post Como fazer Bolo na Panela de Pressão (sem a válvula) apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Como fazer Bolo na Panela de Pressão (sem a válvula) Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Misturinha simples para passar roupa sem usar ferro de passar
youtube
Seja qual for o motivo pelo qual você prefere substituir o ferro de passar na sua rotina, saiba que existem métodos alternativos e criativos de passar roupa, gambiarras fáceis e acessíveis.
Neste artigo vamos te ensinar o passo a passo de uma mistura simples para desamassar roupas usando apenas dois ingredientes. Chegou a hora de aprender a passar roupas sem usar um ferro de passar. Bora lá!
Passando roupa sem ferro
A mistura é muito simples, você vai precisar de:
Água
Álcool (etílico 46,2º)
Borrifador
Passo a passo
É bem simples. Você vai precisar misturar o álcool e a água em partes iguais. Coloque esses dois ingredientes no seu borrifador e está pronto!
Ou seja, usou 400ml de álcool, mistura com 400ml de água e por aí vai.
Em seguida é só pegar a peça amassada, colocá-la em uma superfície plana e borrifar um pouco da mistura em toda a peça, não precisa encharcar, basta umedecer.
Feito isso, passe sua mão por cima da roupa como se fosse um ferro de passar e você já vai ver o resultado.
Por fim, aguarde alguns minutos (é bem rápido) até que a mistura evapore e ela estará desamassada e pronta para ser usada normalmente. O resultado é impressionante!
Na imagem a demonstração do antes (à esquerda) e depois de fazer o processo (à direita).
Dica extra dos seguidores
Joice, seguidora do Almanaque SOS, deu uma alternativa mais simples em nossa postagem no TikTok:
“Eu faço só com água há tempos. Eu coloco num cabide passo o spray de água e passo a mão. Deixo na área enquanto tomo banho e me arrumo.”
Essa dica é a ideal caso você não esteja com muita pressa, já que na ausência do álcool na mistura, a água demora mais para evaporar.
Por que misturar álcool com água?
Segundo artigo publicado em Stanford, o álcool quando misturado com a água causa uma reação que acelera o processo de evaporação do líquido:
“As moléculas de água são como pequenos ímãs, elas estão conectadas entre si. Isso cria uma superfície de tensão que permite que insetos e folhas repousem sobre ela sem afundar. As moléculas de álcool se instalam entre essas moléculas de água e rompem esse magnetismo. Dessa forma, menos energia é necessária para fazer a água evaporar, consequentemente acelerando o processo.”
Essa constatação também explica o porquê médicos recomendam pingar uma gota de álcool no ouvido, quando estamos com ele entupido por água.
O truque funciona em tecidos sintéticos?
Não. Essa dica funciona melhor em tecidos de algodão ou não-sintéticos.
Caso necessite desamassar alguma peça sintética, recomendamos que faça uma solução usando amaciante e água, como na imagem abaixo. E para secar mais rápido, adivinhe? Adicione álcool (na mesma proporção de água).
ATENÇÃO: aplicar álcool com frequência pode fazer a peça desbotar
O truque que ensinamos aqui é recomendado em situações de urgência, na qual você não tem um ferro de passar disponível. Contudo, de acordo com artigo publicado pela revista Crescer, passar álcool diretamente nas roupas pode fazer o tecido desbotar.
Outras dicas sobre como passar roupas sem ferro de passar
O Almanaque SOS já publicou diversas dicas para desamassar roupas sem usar um ferro de passar, confira algumas delas:
Vapor: é uma dica útil pois você pode fazer enquanto estiver no banho quente. Deixe a roupa estendida dentro do banheiro em um local próximo ao vapor do banho, mas longe da água. Não faz milagre, mas ajuda.
Varal: essa é clássica e a mais simples de fazer, caso você tenha tempo. É só lavar a roupa normalmente, porém caso você use uma máquina de lavar, retire a peça antes do processo de centrifugação. Desse modo, o pulo do gato é estender a roupa ainda molhada e respeitar a costura da peça. Sendo assim, ao secar ela estará lisinha, sem amassados.
Panela com água quente: ferva água e deposite em uma panela. Em seguida, use essa panela tampada como se fosse um ferro de passar. Além disso, é importante ter o cuidado com a temperatura em relação a alguns tecidos mais finos e ao cabo da panela, pois esse deve servir de uma forma que a deixe fácil de manusear, caso contrário pode ser água pra todo lado!
Panela com papel alumínio: caso sua panela esteja suja, basta colocar papel alumínio por baixo.
No mais, fica a nossa campanha pela aceitação da roupa amassada
O post Misturinha simples para passar roupa sem usar ferro de passar apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Misturinha simples para passar roupa sem usar ferro de passar Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Como retirar a membrana da gema do ovo facilmente
youtube
Há quem diga que retirar a película da gema evita que o cheiro e gosto forte do ovo não fique impregnado na comida. Para isso, existe um truque simples utilizando farinha de trigo. Veja a seguir.
Viral: como tirar a película da gema do ovo sem peneirar
Muita gente tem o hábito de peneirar a gema dos ovos antes de utilizá-los em receitas, pois é de conhecimento popular que a membrana que envolve a gema é responsável por deixar a comida com cheiro e gosto de ovo muito acentuado.
Clau Lente, uma confeiteira cinquentona multifuncional que usa a internet para mostrar coisas legais (ela mesmo se apresenta assim nas redes sociais) deu uma dica para remover a película da gema sem utilizar peneira – técnica mais comum.
O vídeo do TikTok viralizou, foi assistido mais de 4,5 milhões de vezes, indo parar até no Mais Você, programa global comandado por Ana Maria Braga.
A dica é simples: empanar a gema com a farinha de trigo, segurá-la entre os dedos e, com o auxílio de um palito ou objeto pontudo semelhante, romper a membrana, permitindo que a gema escorra pelo furinho.
Reprodução - TikTok/@lente100filtro
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a técnica da farinha para retirar a membrana da gema
Não contentes em apenas testar a dica, fomos fazer um comparativo entre a mesma e a técnica de peneirar, bem mais difundida. Fizemos os dois procedimentos para descobrir, além da funcionalidade do truque, se ele é de fato mais rápido.
Começamos pela técnica da peneira: basta colocar a gema em uma peneira, fazer alguns furinho e esperar ela escorrer. Demorou 2:02 minutos.
Em seguida, fomos para a técnica da farinha: adicionamos a farinha de trigo em um prato e, literalmente, empanamos a gema.
Basta girar o prato para que a farinha de trigo envolvesse toda a gema.
Por fim, com o auxílio de uma colher, colocamos a gema empanada na mão e a furamos com um palitinho. A película fica na mão e a gema escorre rapidamente.
Todo o processo demorou 1:04 minuto.
Resultado: retirar a membrana da gema com farinha de trigo funciona?
Sim, a dica funciona demais! Além de ser fácil, ela é bem mais rápida que a técnica da farinha.
Vale destacar que caiu um pouco de farinha de trigo enquanto a gema escorria, então se a ideia é utilizar em alguma receita que não tenha farinha de trigo como ingrediente, é preciso ter cautela.
Nas nossas redes sociais, alguns seguidores apontaram uma outra dica, que pode ser a solução:
“Nem precisa empanar. Eu somente seguro delicadamente a gema com a ponta dos dedos e furo com palito“, comentou Carina Guedes no Facebook.
E, de fato, existem vídeos na internet ensinando o truque de segurar a gema entre os dedos e furá-la com a ponta da faca ou um palito, mesmo sem empanar. A farinha de trigo, neste caso, serviria para dar mais firmeza à membrana, facilitando o manejo.
Inclusive, uma das técnicas para segurar a gema facilmente com os dedos nós já testamos – e envolve usar um dente de alho:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Almanaque SOS (@almanaquesos)
Bomba: o que dá cheiro de ovo na comida não é a película da gema!
Tudo muito bom, tudo muito bem até que, também em nosso vídeo no Facebook, o Personal Chef Felipe Vasconcelos deixou um comentário que nos intrigou:
“Na verdade, essa película não tem cheiro algum. O que faz com que o ovo tenha esse cheiro característico é o enxofre que está tanto na clara quanto na gema, e não na película. Só elimina o cheiro se bater bem o ovo. Então peneirar é perca de tempo“, alertou.
Será que fomos enganados por todo este tempo? Parece que sim! Em entrevista à Maire Claire, a confeiteira Joyce Galvão desmistificou algumas questões envolvendo este alimento tão versátil.
Joyce, que também tem formação em gastronomia, é engenheira de alimentos e autora do livro “A Química dos Bolos”, explicou que a membrana não é a responsável pelo cheiro forte, mas a clara!
“A gema tem traços de ferro e a clara, traços de enxofre, então o cheiro forte que a gente sente está na clara. A pele da gema, por estar contato com a clara, pode dar essa sensação de que tem o sabor e o cheiro forte do enxofre da gema. Mas não é bem assim: esse cheiro vai estar por todo o ovo, não só na pele“, pontuou.
Inclusive, o engenheiro químico Lucas Mota realizou uma pesquisa bem detalhada sobre o assunto. Ele entrou em contato com confeiteiros de 8 países (Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, México, Rússia, Senegal e Taiwan) e os questionou se retiravam a membrana (saco vitelino) das gemas antes de utilizar os ovos em suas receitas.
Destes, apenas Karim Bourgi, chef senegalês, confirmou retirar a película da gema. Alguns dos contatos chegaram a responder que nunca tinham ouvido falar desta prática. Um conselho que Joyce Galvão e Lucas Mota deram em comum: utilizar ovos frescos é o melhor caminho para evitar sabor e odor desagradáveis nas receitas.
O que você precisa saber sobre esta dica
Tirar a membrana da gema com farinha de trigo dá certo;
É mais rápido do que peneirar;
Também é possível utilizar a mesma técnica, sem precisar empanar a gema;
A película da gema não é a responsável pelo cheiro forte do ovo;
Quanto mais fresco o ovo, menos cheiro e sabor fortes ele terá.
Assista aqui nosso vídeo completo, com mais detalhes.
O post Como retirar a membrana da gema do ovo facilmente apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Como retirar a membrana da gema do ovo facilmente Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Como tirar ferrugem: receita de gel caseiro para superfícies difíceis
youtube
Embora seja uma reação natural, a ferrugem é algo indesejável. Além da questão estética, a ferrugem danifica e inutiliza superfícies de objetos, ferramentas, móveis, tecidos e até eletrodomésticos. Mas calma, nem tudo está perdido.
Dentre várias receitas que já destacamos, existe uma incrível que merece destaque: gel caseiro que limpa ferrugem. É excelente caso não tenha como submergir o objeto, pois o gel fica preso na superfície, mesmo na vertical. São poucos ingredientes e a mistura fica pronta em minutos! Tome nota.
Como fazer um gel caseiro que tira a ferrugem
Para o preparo do gel, você vai precisar de:
300ml de Vinagre (pode ser qualquer tipo)
2 colheres (sopa) de Amido de Milho
1 fio de Óleo vegetal (aquele de cozinha)
Passo a passo
A primeira coisa que você precisa fazer é dissolver o amido de milho com o vinagre em uma panela, antes mesmo de acender o fogo.
Em seguida, ligue o fogo em temperatura baixa e vá mexendo lentamente.
É importante que você mexa sem parar até que dê o ponto, caso contrário a mistura pode empelotar. Dessa forma, queremos que a mistura atinja uma consistência de mingau, como na imagem abaixo.
Feito isso, desligue o fogo e adicione um fio de óleo na panela, mexa até que ele incorpore bem. Deixe a mistura esfriar por completo.
Enquanto isso, aproveite para lavar com água e sabão o objeto ou superfície que deseja remover a ferrugem – sim, é preciso que a área enferrujada esteja bem limpa antes da aplicação.
Utilize um pincel para aplicar uma camada generosa da mistura em toda a área com ferrugem e deixe o gel agir por cerca de 12 a 24 horas.
Envolver com plástico filme potencializa o efeito
A Priscila Broecker, uma de nossas seguidoras no Facebook, deu uma dica visando garantir que o gel não resseque nem vaze para fora da área de aplicação:
“O melhor é colocar plástico filme depois de passar a mistura. Não resseca tanto e pode deixar até por mais tempo, caso ainda não tenha ficado do seu gosto.”
Por fim, lave o objeto com água e sabão. Se por acaso não remover totalmente a ferrugem, você pode repetir o processo até atingir o resultado desejado.
O resultado é supreendente!
Lâmina antes | Lâmina depois
Outras maneiras de se livrar da ferrugem
O Almanaque SOS já ensinou várias dicas de como remover/evitar a ferrugem, confira algumas delas:
Esmalte no parafuso
Suco de limão para remover a ferrugem das facas
Mistura de vinagre + água + bicarbonato de sódio + óleo de coco
Catchup
Nas dicas acima, sugerimos que deixe a peça enferrujada de molho por mais tempo do que foi dito – alguns minutos ou poucas horas não costumam ter muito efeito.
Além dessas técnicas, nós também publicamos um artigo detalhado que vai te ajudar a salvar a nossa companheira mais ameaçada pela ferrugem na cozinha: a tão amada panela de ferro. Bora conferir?
Por que as coisas enferrujam?
Aos olhares desatentos, a ferrugem pode aparecer “do nada” em alguns locais, mas na verdade o processo faz parte de uma reação natural que ocorre da oxidação de alguns metais, como explica o estudo publicado pela UNESP:
“Este fenômeno ocorre no ferro e em muitas ligas ferrosas como os aços-carbono quando expostos à atmosfera ou submersos em águas naturais… O processo envolve reações de oxidação e de redução (redox) que convertem o metal ou componente metálico em óxido, hidróxido ou sal.”
Em outras palavras, a ferrugem surge a partir do contato do metal com a água ou o ar, corroendo o material aos poucos e o transformando na ferrugem em si.
O post Como tirar ferrugem: receita de gel caseiro para superfícies difíceis apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Como tirar ferrugem: receita de gel caseiro para superfícies difíceis Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Por que alguns gatos preferem beber água no box do banheiro?
Você já notou que alguns gatos preferem beber água no box do banheiro? Não é raro ver relatos de tutores que já presenciaram essa curiosa cena.
Esse debate foi parar até no Twitter. Uma publicação do jornalista André Shalders viralizou, onde ele relata sobre o assunto.
Acontecendo agora pic.twitter.com/OwkgqdAaIT
— Submersson (@TabaldiEmersson) April 19, 2022
“O gato deu pra beber água do chão do box do banheiro. Mesmo com água novinha na tigela dele. Alguém sabe o que está acontecendo?”, perguntou.
Diversos seguidores comentaram sobre cenas parecidas e trocaram experiências. No Facebook, não é difícil encontrar mais tutores com gatos adeptos da água no box, pia ou do próprio vaso sanitário.
Dona da gatinha Maya, de 5 anos, a psicóloga Liliane Sanders afirmou que notou este hábito de sua peluda há alguns anos.
“Ela bebe às vezes, quando estou no banheiro, mas não imediatamente após o banho. Mas ela é a única que usa o bebedouro elétrico e a que bebe mais água em casa, tenho mais 5. A Maya bebe de outros vasos, de balde, em tudo”, disse.
Apesar de aparentemente comum, o hábito gera muitas dúvidas sobre o quanto isso é normal ou se é prejudicial à saúde do animal.
Principal motivo: instinto animal
Conversamos com Letícia Orlandi, consultora certificada em comportamento felino e canino, pós-graduada em Comportamento Animal pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Ela explica que esse comportamento faz parte do instinto animal.
Segundo a consultora, na natureza, se há uma carcaça de animal próxima a uma fonte de água, o felino evita aquela fonte para prevenir-se de uma contaminação. Isso explicaria também o gosto dos fatos domésticos pelas fontes de água corrente.
Ou seja, a maioria dos gatos prefere a temperatura mais fria da água e corrente. Por isso, no banheiro a torna mais atraente que a água de suas tigelas
“Gatos guardam muitas semelhanças com seus ancestrais selvagens, pequenos felinos que habitavam regiões áridas da África. Isso faz com que eles tenham hábitos peculiares em relação à ingestão de água. Portanto, quando um gato prefere a água do box, da pia ou do tanque, uma das explicações seria a insatisfação com a qualidade ou posicionamento de suas vasilhas de água”, disse.
Assim, como a água do potinho fica parada por horas ou mesmo dias (o que não é certo), acaba sendo ignorada pelos animaizinhos.
Gatos entediados também buscam por água no box, pia ou privada
Outra explicação que pode levar aos gatos correrem para o banheiro e buscar água é o simples fato de estarem entediados. Esta é uma de suas linguagens.
“Se o gatinho não tiver acesso a estímulos corretos, especialmente a brincadeira, ele pode achar interessante ver a água em movimento, seja na pia, no tanque ou no box”, explica Letícia.
Por isso, é comum que o bichano tenha interesse em observar o redemoinho da água sempre que a descarga do vaso sanitário é acionada ou fique curioso para mergulhar a pata na água.
Portanto, enriqueça o ambiente com brinquedos, prateleiras e fontes de água, para que o gatinho não tenha a necessidade de se divertir em seu banheiro.
E, sim: água do box (pia ou privada) é um risco aos gatos!
Apesar de ser curioso e muitas vezes até engraçado, o comportamento dos gatos de beber água do box do banheiro deve ser cortado imediatamente. Porque é algo que gera risco para a saúde do animal.
Porque o box do banheiro, assim como a privada e até a pia, costumam acumular produtos de limpeza e higiene pessoal. E a ingestão pode causar séria intoxicação aos gatos.
Assim, mantenha a porta do box sempre fechada, assim como a tampa do vaso sanitário. Outro fator importante é não reforçar o hábito em seu felino.
“Se, desde a primeira vez que você viu seu gato bebendo água no box ou pedindo água na pia, você interagiu com ele, fez carinho, conversou, achou bonitinho, você reforçou esse comportamento. Mas isso não é legal, porque o gatinho fica dependente de alguém abrir a torneira, o box ou a tampa do vaso para ele beber água, e acaba ingerindo uma quantidade insuficiente”, disse.
Pixabay
Hidratação em dia e outras dicas para solucionar o problema
Letícia enfatiza que o ideal é manter sempre uma fonte de hidratação adequada para os gatos. Seja as fontes de água ou potes comuns.
“Devemos, primeiro, nos certificar de que estamos oferecendo formas de hidratação adequadas aos nossos gatos. Em dias de calor, vale até colocar água gelada e cubinhos de gelo”, reforçou a especialista.
O Almanaque SOS, inclusive, já deu um dica muito boa: super bola lambível de gelo.
Reprodução: Youtube/Funny World
Outra dica é investir em potes (altos de preferência) e fontes de boca larga, para que os animais tenham conforto ao beber a água, já que bocas estreitas podem atrapalhar devido ao contato com os bigodes.
Também é recomendado que:
a água deve ser trocada no mínimo duas vezes por dia, de preferência, até mais;
os potes devem estar afastados da comida e da caixa de areia;
opte por itens com material de inox, cerâmica ou vidro, para facilitar a limpeza. Evite o plástico.
Com essas dicas, você consegue melhorar a hidratação de seu gato sem que ele precise beber água no box, pia ou privada do seu banheiro. Caso não funcione, converse com o seu veterinário e veja a melhor maneira de introduzir mais água em sua dieta.
O post Por que alguns gatos preferem beber água no box do banheiro? apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Por que alguns gatos preferem beber água no box do banheiro? Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Faça um Acendedor de Fogo (churrasqueira) com Salgadinho
youtube
Das tantas curiosidades sobre alimentos no mundo poucas são tão inesperadas quanto a que veremos neste artigo: salgadinhos são ótimos condutores de fogo! Devido a sua composição conter ingredientes que facilitam a combustão, os salgadinhos são lanches tão gostosos quanto inflamáveis!
Para demonstrar como esse simples lanchinho pode servir como um excelente acendedor, o Almanaque SOS fez uma prova de fogo para te mostrar como funciona o passo a passo.
ATENÇÃO: Por estamos realizando de um teste envolvendo fogo, todo cuidado é pouco ao tentar reproduzi-lo em casa. Caso queira experimentar por conta própria, recomendamos que reproduza o processo apenas em ambiente aberto, fora de casa e livre da possibilidade de acidentes. Além disso, o teste a seguir não é recomendado para ser feito por crianças.
Como fazer um acendedor de churrasqueira com salgadinho
Do que vamos precisar?
No teste usamos Doritos, porém o teste também irá funcionar com outras marcas de salgadinhos, como Fandangos e Cheetos. O que facilita a ignição são alguns ingredientes específicos contidos nesses alimentos, explicaremos os detalhes mais à frente neste artigo.
Tudo que será necessário é o salgadinho e um acendedor leve como um isqueiro ou fósforo.
Passo a Passo
Pegue uma unidade do salgadinho e posicione o fogo do fósforo ou isqueiro com a outra diretamente no alimento. E é isso.
O que esperamos é que com o fogo direto o salgadinho comece a entrar em combustão e permaneça nesse estado, queimando lentamente até o fim, mas mantendo a chama acesa durante tempo suficiente para acender até um graveto úmido.
A partir de hoje você nunca mais vai ficar sem ter o que acender a churrasqueira, lareira ou até fogueira quando não tiver um acendedor por perto.
Por que salgadinhos queimam tão bem?
Segundo matéria da CNET, os salgadinhos normalmente tem mais de trinta ingredientes, entretanto alguns deles são a combinação perfeita para facilitar e até manter sua combustão por mais tempo, são eles:
Amido de milho: esse é normalmente o principal ingrediente dos salgadinhos e um dos melhores condutores de fogo, por serem mais secos que madeira. Além disso, o carboidrato presente nesse alimento também é responsável por torná-lo consideravelmente inflamável.
Sal: o sal por si só não é o principal responsável pela ignição do salgadinho, contudo o sódio mantém o ingrediente mais seco e crocante, o que neste caso é essencial para facilitar e manter o fogo aceso por mais tempo.
Óleo Vegetal: a gordura vegetal que está presente nos salgadinhos também é responsável por permitir que o alimento acenda em chamas. Dito isso, os tipos de óleo vegetal que normalmente encontramos listados no salgadinho são o óleo de soja, girassol ou canola. Eles são responsáveis por manter a chama acesa e consistente.
Outras maneiras de acender a churrasqueira
Nossos seguidores nas nossas redes sociais deram algumas dicas:
“Eu prefiro usar cartela de ovos e o ventilador para soprar. Doritos é muiiiiiiiiiito caro. ”, disse a Jeane Silveira em nosso Instagram.
“Eu sou da geração de acender uma bolinha de papel com óleo e pôr na churrasqueira.”, afirma o João Davi, também em nosso Instagram.
Essa última, inclusive, já ensinamos por aqui. Veja a seguir outras dicas que rodaram no Almanaque SOS para acender a sua churrasqueira com facilidade:
Papel toalha + Óleo
Pão francês (velho) + Álcool em gel
Algodão + Cera
Soprador de churrasqueira com Garrafa PET
Tudo pronto para você poder testar esse truque. Porém, nem todo cuidado é pouco, por isso, separamos outra dica incrível sobre usar refrigerante como extintor de incêndio. Vai que precisa, né?
O post Faça um Acendedor de Fogo (churrasqueira) com Salgadinho apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Faça um Acendedor de Fogo (churrasqueira) com Salgadinho Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Evitar que a panela grude utilizando uma cebola vale a pena?
youtube
As panelas antiaderentes são um sucesso e não é para menos. Além de diminuir a quantidade de gordura necessária para o preparo dos alimentos, elas são mais fáceis de lavar do que as de alumínio ou ferro, por exemplo.
Isso se dá graças ao revestimento com polímero Politetrafluoretileno (PTFE) – mais conhecido como teflon, que agrega praticidade (e um toque de beleza, claro) às peças com ele revestidas.
Inclusive, se você adquiriu recentemente ou pensa em comprar panelas com Teflon, saiba que um processo de “cura” pode ajudar a prolongar a função antiaderente delas. Temos um artigo detalhando isso – clique aqui para ler.
No entanto, a verdade é que nem todo mundo tem panelas antiaderentes. Ou, pelo menos, ainda conserva as panelas tradicionais de ferro ou alumínio que, inevitavelmente, grudam os alimentos. Mas será mesmo que é inevitável?
Viral: como ‘selar’ a panela com uma cebola
Uma dica que surgiu na internet sugere que é possível “selar” o fundo de uma panela com um ingrediente que costumamos ter em casa: cebola. Estephanie Muncinelli, uma usuária do Instagram compartilhou em seu perfil um vídeo onde aparece “selando” uma frigideira com cebola.
A dica consiste em aquecer por 15 minutos a panela, fritar meia cebola até queimar, descartando-a em seguida. O próximo passo é adicionar 2 copos de água na panela, descartar também e secar com o auxílio de um papel toalha. Neste ponto, a panela estaria “selada” e com o fundo antiaderente.
No vídeo, Estephanie frita uma crepioca e mostra que, de fato, não grudou na frigideira.
Reprodução - Instagram/@stemunci
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a “técnica da cebola” para a panela de alumínio não grudar
Vale já mencionar que dois pontos nesta dica já nos incomodam:
o tempo utilizando gás de cozinha (15 minutos apenas para aquecer a panela);
e o desperdício da cebola – assunto que retomaremos logo mais.
Mas, como bons testadores de dicas que somos, fomos até o fim para pôr a dica à prova.
Começamos fatiando meia cebola, como a dica sugere.
Escolhemos uma panela de alumínio, justamente por não ter nenhuma função antiaderente. E levamos ao fogo por 10 minutos.
Adicionamos uma quantidade generosa de óleo (bem mais que um fio) e fritamos a cebola até queimá-la.
A cebola queimada foi retirada, assim como o óleo. Foi adicionado 2 copos de água na panela, que também foi descartada na sequência. Então, secamos com uma folha de papel toalha.
Só então a panela estaria pronta para o preparo. Fritamos 2 ovos para testar – nesta etapa não é preciso mais acrescentar óleo.
E, por incrível que pareça, funcionou bem. Ao menos com o primeiro ovo.
Na verdade, grudou um pouquinho – mas dá para afirmar que funcionou sim.
Então, tentamos fritar outro ovo na sequência e não tivemos sucesso. Grudou tudo!
E a panela ainda ficou toda preta, com resto de ovo queimado grudado no fundo.
Aqui uma comparação: o ovo da esquerda é o segundo ovo e o da direita é o primeiro.
Resultado: ‘selar’ a panela com cebola realmente funciona?
Se você quiser ter toda esta trabalheira para fritar apenas 1 ovo (ou fazer uma unidade de crepioca, como no vídeo original) pode-se dizer que sim.
Mas vale a pena? Nossa resposta é não.
A própria autora da dica comentou em nosso vídeo do Instagram falando sobre suas impressões após gravar o truque:
“Gente, esse vídeo repercutiu mais do que imaginei. Na verdade eu também estava testando! Fiz uns stories falando que nunca conseguia fazer uma crepioca sem grudar e recebi um vídeo com a dica, resolvi reproduzir e explodiu. PS: na minha panela também não durou muito“, comentou Estephanie,
Nas redes sociais, nossos seguidores também questionaram o custo x benefício do truque.
“Com o preço do gás é mais vantagem investir em uma panela antiaderente“, comentou Mari Gurtler no TikTok.
Como mencionamos anteriormente, o fato de descartar a cebola queimada também nos incomodava. Então, vários seguidores deram dicas para utilizá-la:
“Com a cebola queimada você pode refogar frango, coloca um pouco de água e ele fica moreninho e não tem gosto de queimado“, ensinou Rayssa Guimarães também no TikTok.
Além disso, uma dica bastante sugerida foi utilizar a cebola queimada para fazer uma farofa, ou mesmo incorporá-la a um omelete.
Afinal, como evitar que o alimento grude na panela?
Se a preocupação é evitar que o ovo grude, o Almanaque SOS tem uma dica bem mais prática, rápida e que não gasta horrores de gás: uma pitada de farinha de trigo.
É isso mesmo, adicionando uma pitada de farinha de trigo (de amido de milho ou até de fubá, caso seja celíaco) à gordura você evita que ela espirre e que o ovo grude.
O que você precisa saber sobre esta dica
Selar panela com cebola dá certo apenas para o 1º uso;
Pelo desperdício de gás, não compensa colocar a dica em prática;
Não descarte a cebola: use-a para dar cor ao frango ou para fazer farofas;
Alternativa viável: basta adicionar uma pitada de farinha de trigo à gordura.
Assista aqui nosso vídeo completo do teste, com mais informações.
O post Evitar que a panela grude utilizando uma cebola vale a pena? apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Evitar que a panela grude utilizando uma cebola vale a pena? Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Como fazer ‘refrigerante’ em casa utilizando frutas
youtube
Já pensou em fazer seu próprio refrigerante? Uma forma fácil de produzir uma bebida com gás, sabor limão, viralizou na internet e nós fomos testar!
Viral: receita caseira de “soda limonada” faz sucesso na internet
Que a gente adora receitas e experimentos caseiros todo mundo sabe. Mas algumas coisas chamam nossa atenção mais do que outras, não dá para negar.
Foi exatamente o caso de uma receita de refrigerante caseiro que viralizou nas redes sociais – só no TikTok foi assistida mais de 11 milhões de vezes. Compartilhado pelo perfil ‘De mãe pra filha’, o vídeo com o passo a passo do preparo ganhou o coração dos internautas e despertou o interesse de milhares de pessoas.
Não é para menos: afinal, Dona Edir, a simpática senhorinha do perfil, ensina a preparar um “refrigerante” caseiro com água, suco de limão e açúcar. A mistura descansa por 24 horas, então é envasada e depois de 4 dias se tem o resultado: uma bebida gaseificada que Edir chama de “refrigerante” caseiro.
Vale dizer que o resultado da receita, na verdade, não seria exatamente um refrigerante e sim uma bebida fermentada, parecida com a Spritzbier, uma não alcoólica de origem alemã.
Reprodução - TikTok/@demae.prafilha
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a receita de bebida fermentada sabor limão
Esta é uma receita bem simples, que utiliza apenas 3 ingredientes e, apesar de demandar um tempo considerável de repouso (5 dias no mínimo), sua execução é bastante fácil.
Ingredientes e materiais utilizados:
12 litros de Água potável;
300ml de suco de Limão Taiti;
Bagaço dos Limões espremidos;
1,6Kg de Açúcar;
Bacia ou balde plástico que caiba toda a mistura;
Garrafas plásticas com tampa suficientes para armazenar 13L de liquido.
Em um recipiente plástico grande e limpo colocamos os 12L de água. Em seguida, acrescentamos o suco de limão e o açúcar, mexendo bem.
Depois, acrescentamos os limões espremidos à mistura (eles foram previamente higienizados).
O próximo passo foi fechar o recipiente com plástico filme – e ainda utilizamos fita adesiva para deixar tudo mais firme. Essa mistura repousou por 24 horas.
Depois de 24 horas, engarrafamos a bebida.
É importante não encher completamente, porque a bebida precisa de espaço para fermentar e gaseificar. Guardamos as garrafas em local sem incidência de luz (na despensa) por 4 dias.
Para saber se a bebida está pronta, o pulo do gato é notar se a garrafa está firme, ou seja, cheia de gás.
A orientação do vídeo original era deixar a bebida fermentando por 4 dias em local protegido de luz e com temperatura ambiente. Para potencializar o teste, depois de 3 dias na despensa, tiramos uma das garrafas e levamos à geladeira nas últimas 24 horas.
Ao final dos 4 dias, a garrafa que colocamos na geladeira estava durinha, mas quando abrimos, não tinha tanto gás e o gosto lembrava um pouco o antiácido Sonrisal. Não rolou.
Então, fomos abrir uma das garrafa que permaneceu na despensa. E aí, sim! Tinha bem mais gás e com um sabor muito bom!
Afinal, a receita de “refrigerante” caseiro funciona ou não?
Sim. A receita funciona muito bem.
Aqui vale mencionar que, quando fizemos a receita, deixamos algumas garrafas por cerca de 10 dias fechadas na despensa e elas ficaram ainda melhores. Vale dizer que depois de 1 semana descansando, colocar a bebida na geladeira um dia antes de consumir não prejudicou o resultado.
Alguns seguidores destacaram que já testaram a dica – inclusive deixando descansar por mais tempo.
“É necessário deixar por mais tempo guardado em lugar escuro, onde não pegue luminosidade, aproximadamente uns 15 dias, pois foi pouco tempo para gaseificar. Por isso não teve o gás desejado, Fica a dica. Eu faço e é muito bom“, mencionou Renata Bonetti no Facebook.
Cuidado apenas para não deixar a bebida fermentada descansando tempo demais, pois com o tempo os micro-organismos transformam todo o açúcar em álcool, ou seja, ela pode acabar ficando alcoólica.
O resultado parece mais H2OH do que Soda, mas é gostoso. Apenas um detalhe: não é refrigerante.
Refrigerante ou bebida fermentada?
Segundo informações da ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), os refrigerantes são bebidas gaseificadas desenvolvidas a partir da invenção de uma tecnologia que permite a injeção de gás carbônico (CO2) na água. Este processo buscava reproduzir artificialmente as características das águas gaseificadas provenientes de fontes naturais.
A receita testada, apesar de também ser gaseificada, tem este gás resultante de um processo de fermentação natural. No início do texto, comparamos a bebida com a Spritzbier, justamente porque o processo de fabricação é o mesmo, a única diferença é que a receita original alemã leva gengibre em sua composição.
Um trabalho acadêmico apresentado no Congresso Brasileiro de Engenharia Química no ano de 2018 monitorou a produção da bebida fermentada Spritzbier (água, limão, açúcar e gengibre) e classificou a bebida como: fermentada, não alcoólica, de fácil reprodução doméstica e de baixo custo.
Apesar do processo de fermentação natural ser capaz de resultar em teor alcoólico, as amostras analisadas pelos pesquisadores possuíam percentual alcoólico entre 0,1 e 0,3g/L, quando, no Brasil, para uma bebida ser considerada alcoólica este número precisa ser superior a 0,5g/L. Aqui vale destacar que o experimento utilizou levedura no processo – o que agiliza a fermentação.
Nas redes sociais, nossos seguidores apontaram algumas hipóteses que podem interferir no resultado da receita; dentre elas a incorreta higienização dos utensílios, dos limões e até o tipo de água utilizada.
“Vale ressaltar que se for água da pia, pode não dar certo porque a água pode ter resquícios de cloro, o que impede a fermentação“, alertou Edil Neto no TikTok.
O comentário de Edil tem fundamento. Quem faz pão caseiro, por exemplo, sabe que o ideal é evitar o uso de água da torneira, porque o cloro pode afetar negativamente a fermentação do pão. Isso vale para qualquer receita que precise de fermentação.
Como fazer em menores quantidades da bebida
Caso você queira testar a receita, mas não esteja a fim de preparar uma quantidade tão grande, basta fracionar os ingredientes em partes iguais. Abaixo, uma “colinha” com base na receita original, compartilhada por dona Edir:
Para 6 litros de água utilize 150ml de suco e 800g de açúcar;
Para 4 litros de água utilize 100ml de suco e 533g de açúcar;
Para 2 litros de água utilize 50ml de suco e 266g de açúcar.
Receita gourmetizada
A receita de dona Edir ganhou a internet chegou até o chef Bruno Salomão, do canal Cansei de ser chef. Em um vídeo de seu canal, Bruno menciona que testou a receita original, mas que para seu paladar, algumas coisas poderiam ser modificadas. Então, o chef resolveu adaptar.
Reprodução - YouTube / Cansei de Ser Chef
A receita de Salomão leva os seguintes ingredientes: 1kg de açúcar, 9,5L de água mineral, 1/2 colher chá sal, casca de 9 limões taitis, casca de 9 limões sicilianos, 300ml de suco de limão siciliano, 200ml de suco de limão taiti e uma pitada de ácido cítrico.
O chef reforça muito a importância do cuidado com a higienização dos limões e dos utensílios utilizados, bem como a importância do uso de água mineral ou, na pior das hipóteses, de água bem fervida.
Ao contrário do vídeo original, a bebida fermentada de Bruno descansou por 6 dias e o mesmo afirma que, após refrigerada, ela pode ser armazenada por até 1 ano – isso porque, como vimos anteriormente, ao ir para a geladeira o processo de fermentação é interrompido.
O que você precisa saber sobre esta dica
O “refrigerante caseiro de limão” funciona – mas não é um refrigerante;
Seu sabor lembra bastante a bebida saborizada H2OH;
Quanto mais tempo ficar fermentando, mais gás (deixamos até 10 dias);
Se deixar fermentando tempo demais fora da geladeira, a bebida fica alcoólica.
Utilize água mineral, se possível, ou pelo menos ferva a água;
Higienize bem os limões e todos os utensílios utilizados no preparo.
Assista aqui nosso vídeo completo, com mais detalhes.
O post Como fazer ‘refrigerante’ em casa utilizando frutas apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Como fazer ‘refrigerante’ em casa utilizando frutas Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Como clarear a capinha transparente do celular que amarelou
youtube
Se você já se perguntou “como tirar o amarelado da capinha transparente?” ou “por que a capinha transparente fica amarelada?”, tome nota pois vamos explicar tudinho agora.
Quem usa capinha de celular transparente sabe bem. O case incolor é útil não apenas porque protege o aparelho contra impacto mas também por manter, em parte, o design original do aparelho à mostra.
O problema é que com o tempo de uso essa capinha vai ficando amarelada, perdendo aos poucos a sua transparência. Para te ajudar a resolver esse problema, ensinamos um método que diminui drasticamente o amarelado da sua capinha transparente usando poucos ingredientes. Bora lá!
Como ‘desamarelar’ a capinha do celular
Confira a seguir a lista de materiais que você vai precisar:
Água Oxigenada 40 volumes
Pincel
Luvas
Plástico filme
Antes de mais nada, use luvas para evitar possíveis irritações na pele, devido ao contato direto com a água oxigenada.
Aplique água oxigenada em abundância com o seu pincel por toda a sua capinha. Lembrando que assim como o pincel, a capinha precisa estar limpa.
Feito isso, você vai precisar embrulhar completamente a capinha com plástico filme e expor ela ao sol por doze horas.
Assim que passar o tempo mínimo exposta à luz do sol, remova o plástico filme, lave bem a capinha e confira o resultado. Vale dizer que quanto mais vezes refizer o processo, melhor fica.
O método não resolve 100% e vamos explicar o porquê a seguir.
O que faz a capinha transparente ficar amarelada?
A maioria dos materiais usados na produção de capas de celular contém substâncias termo resistentes, em outras palavras, um composto que dificulta a ignição do material em altas temperaturas, o que é bom para a segurança do usuário, segundo publicação do Gizmo Times.
Inclusive, esse tipo de composto não está presente somente nas capinhas de celular, mas também na maioria dos eletrônicos mais comuns como micro-ondas, video games, computadores etc. O objetivo é diminuir os danos causados por um possível curto ou superaquecimento, além de evitar que o aparelho se torne um propagador de incêndio.
O problema é que esse mesmo composto que ajuda a proteger é também o mesmo que ativa essa pigmentação amarelada nesses materiais, principalmente gerada pela reação química causada pelo calor de quando o aparelho é aquecido, segundo o estudo.
Por isso, muitos especialistas recomendam que uma forma efetiva de retardar a coloração é evitar carregar o aparelho com a capinha, visto que durante o carregamento o celular pode aquecer um pouco e acelerar o processo de amarelamento.
Outro fator que faz com que esses materiais adquiram o tom amarelado é o tempo. Ou seja, por mais que você tenha cuidado para que a capa não fique amarelada, com o tempo isso é inevitável.
Capinha transparente para celular: silicone ou TPU?
Existem inúmeros modelos, materiais e tipos de capinhas de celular no mercado e é praticamente impossível listar todas elas aqui. Entretanto, dentre as variações transparentes, escolhemos dois materiais: as capinhas feitas de silicone e as feitas de TPU. Vamos entender melhor as principais diferenças entre elas:
Silicone: as capinhas feitas com silicone são bem flexíveis e de alto isolamento térmico, ou seja, não permite que o calor seja facilmente expelido do seu aparelho, o que faria amarelar mais rápido. Além disso, o silicone é um material mais escorregadio em relação ao TPU e não é ecologicamente correto devido ao seu longo prazo de decomposição.
TPU: abreviação para o seu composto químico (poliuretano termoplástico) é o melhor tipo de material para capa de celular, segundo artigo na Diference Between. O TPU também é bem flexível e é um material de alta condução de calor. Ele permite que o aquecimento seja expelido normalmente, diminuindo o contato com o calor excessivo, o que é uma das razões pelo qual o material pode se tornar amarelado.
Agora que você já conhece mais sobre as capinhas transparentes, aproveite para dar uma conferida em outro um artigo incrível aqui no Almanaque SOS sobre as 13 capinhas para celular que fazem praticamente tudo, até café.
O post Como clarear a capinha transparente do celular que amarelou apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Como clarear a capinha transparente do celular que amarelou Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Como fazer arroz na sanduicheira ou grill
youtube
Como fazer arroz sem fogão? Como fazer arroz sem panela elétrica? Como fazer arroz sem usar panela? Se já teve algumas dessas dúvidas, leia a seguir!
Viral: arroz de sanduicheira/grill
Aqui no Almanaque SOS, amamos testar receitas bem diferentes. Já fizemos bolo de panela direto na boca do fogão, mousse que não precisa ir à geladeira e por aí vai. Mas esta receita nos deixou intrigados. Afinal, você já tentou cozinhar arroz utilizando uma sanduicheira/grill?
Pois é. Já tentaram. E não apenas arroz! Ariane Stheff ficou conhecida no TikTok por utilizar a sanduicheira para preparar várias receitas: já teve berinjela recheada, feijão, estrogonofe e até bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro.
Como o arroz, juntamente com o feijão, é base da dieta dos brasileiros, resolvemos desvendar se dá mesmo para se virar apenas com uma sanduicheira e preparar o bom e velho arroz branco soltinho de cada dia.
Segundo vídeo compartilhado por Ariane e já assistido quase 3 milhões de vezes, basta improvisar uma “panelinha” de papel alumínio, colocá-la sobre a sanduicheira (ou grill) e preparar o arroz normalmente.
Reprodução - TikTok/@arianestheff1
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando fazer arroz com papel alumínio na sanduicheira ou grill
A receita não possui grandes mistérios, o truque mesmo é improvisar uma “panelinha” com papel alumínio. Para testar a gambiarra, utilizamos os seguintes itens (tudo no olhômetro):
Grill
Papel alumínio;
Vasilha para molde;
1/2 xícara de Arroz;
1 xícara de Água;
1 colher (sopa) de Óleo;
Sal;
Alho.
Construimos a panelinha de papel alumínio – utilizando uma vasilha de isopor como molde. O lado brilhoso para dentro.
Depois, colocamos a panelinha no grill já ligado, adicionamos óleo e o alho. Depois que o subiu o cheirinho, adicionamos o arroz cru.
Vale destacar que precisa ser pouco arroz.
Refogamos o arroz só um pouco para não desmontar a “panelinha”. Em seguida, acrescentamos água e colocamos uma tampa também improvisada com papel alumínio.
Alguns minutos depois, acrescentamos o sal (que havíamos esquecido) e adicionamos mais água, visto que o arroz ainda estava cru.
Com pouco mais de 25 minutos de cozimento, o arroz ficou pronto.
Fazer arroz na sanduicheira dá certo?
Sim. Por incrível que pareça (ou não) a dica funciona muito bem.
Nas redes sociais, nossos seguidores dividiram opiniões sobre o truque: alguns questionaram o consumo de energia elétrica, ao passo que outros reconheceram que a dica é válida em situações pontuais.
“Sempre bom aprender dicas de sobrevivência, nunca se sabe quando pode precisar“, comentou Marilza Cândido no Facebook.
A autora do vídeo, por exemplo, conta no TikTok que havia feito mudança recentemente e não tinha outro eletrodoméstico, a não ser a sanduicheira. Por isso, ela preparava suas refeições desta forma.
Afinal, cozinhar na sanduicheira/grill gasta mais energia?
Falando sobre o consumo de energia: uma sanduicheira da marca Mondial consome cerca de 0,75kW/h, enquanto uma panela elétrica de arroz da mesma marca consome 0,4kW/h.
Isso significa que fazer arroz na sanduicheira gasta quase o dobro de energia quando comparado ao arroz feito na panela elétrica (isso considerando tempo igual de cozimento para os dois eletrodomésticos).
Fazer arroz numa panela elétrica demora cerca de 20 minutos (0,16kW), contra os 25 da sanduicheira (0,32kW). Vale dizer que utilizar o fogão (gás) ainda é mais vantajoso economicamente, caso use uma panela de pressão – que acelera o processo. Claro, pode usar a panela de pressão elétrica também.
Cozinhar no papel alumínio é indicado?
Nos comentários do nosso vídeo no TikTok, vários seguidores levantaram a questão do papel alumínio em contato direto com o alimento aquecido. Esta preocupação se deve à hipótese de que seu uso favorece a migração de partículas de alumínio para a comida.
Esta questão, no entanto, é delicada e não há consenso científico sobre o assunto: ouvidas para uma matéria da Food Safety Brazil, uma pesquisadora de alimentos e a própria Anvisa afirmaram que o uso de papel alumínio não oferece risco à saúde.
De qualquer forma, sabemos que a dica funciona mas, até por uma questão de custo-benefício, deve ser utilizada especialmente em situações excepcionais, quando não há outro meio à disposição.
E jamais faça arroz na garrafa PET.
O que você precisa saber sobre esta dica
Fazer arroz na sanduicheira/grill funciona com pequenas quantidades;
É preciso ir acrescentando água aos poucos e conferindo sempre se o arroz cozinhou;
Por precaução, o uso de papel alumínio deve ser feito com moderação;
A sanduicheira gasta mais energia do que uma panela elétrica de arroz.
Assista aqui o vídeo completo do nosso teste, com mais informações.
O post Como fazer arroz na sanduicheira ou grill apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Como fazer arroz na sanduicheira ou grill Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Como encher de água o balde que não cabe na pia
youtube
Se você já tentou encher um balde que não cabe na pia, já sabe que isso é um desafio e tanto. Pensando em resolver esse problema o Almanaque SOS trouxe uma dica fácil e rápida sobre a melhor maneira de encher um balde com água da torneira, usando apenas uma garrafa PET!
Mãos na massa: enchendo um balde que não cabe na pia
Para essa técnica, você vai precisar de:
1 Garrafa PET limpa
1 Estilete bem afiado
Balde
Comece fazendo uma abertura na parte inferior da sua garrafa PET com o uso do estilete.
Recomendamos que você faça o teste antes de cortar para checar a distância ideal entre essa abertura que está fazendo e a torneira da sua pia, para que a água caia certinho no balde.
Agora basta acoplar a torneira no local onde fez o furo e deixar a água escorrer pela garrafa até o balde, como na imagem abaixo:
Testamos com a pá de limpeza
Muitos conhecem a técnica na qual se usa uma pá para fazer esse mesmo processo, no entanto essa é uma técnica um tanto quanto falha.
Um dos motivos é que, como visto na imagem acima, a pá geralmente tem um buraco no cabo, usado para suporte na parede, que pode faz com que a água vaze.
O outro motivo é que nem todas as pás possuem um cabo com vinco que possibilita a água escorrer, o que faz da garrafa PET a melhor opção para resolver o problema.
Na imagem da esquerda o cabo é fundo e permite que a água escorra | Imagem da direita o cabo não tem esse vinco, logo não permite a ação.
Outras técnicas para encher o balde de água na pia
Além da garrafa PET e da pá de limpeza, existem outras técnicas interessantes para encher seu baldinho com água:
Adaptador de torneira para mangueira: apesar de soar óbvio para muitos, um vídeo ganhou MUITA repercussão na gringa ao mostrar como é possível encaixar qualquer mangueira em qualquer torneira, usando um adaptador.
Reprodução: Tiktok/@john_20xe
Espaguete de piscina: a imagem é autoexplicativa.
sovremennoedomovodstvo
Ducha higiênica: é bem óbvio, mas a gente precisava listar hehe…
sovremennoedomovodstvo
Garrafa PET + Mangueira: caso precise encher algo que esteja longe, como uma piscina, pode usar a dica da garrada PET e da mangueira juntas!
Grupo Extreme Couponing and Bargains UK/Facebook
O post Como encher de água o balde que não cabe na pia apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Como encher de água o balde que não cabe na pia Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Escreva a redação dissertativa-argumentativa perfeita em 2 passos simples
Sempre há espaço para aprimoramento da escrita indiferente da sua experiência como escritor. Assim como um aluno do oitavo ano tem que aprender a sintetizar seus pensamentos em um esquema com a gramática e estrutura corretas, um aluno que acabou de ingressar na universidade ainda verá como sintetizar seu conhecimento na estrutura de um TCC seguindo as normas da ABNT.
Ou seja, não se preocupe se suas notas estão abaixo do resultado almejado ou se sua escrita possui diversas lacunas sob seu próprio julgamento, afinal, todos estamos em processo de aprendizagem.
O fato de que você percebeu que está errando em algum aspecto da sua escrita e decidiu estudar para solucionar o problema já é o primeiro passo para a mudança e você deveria se orgulhar disso, por isso, não compare o seu progresso e habilidade com o de seus colegas.
A pressão posta principalmente sobre jovens que pretendem fazer o ENEM e vestibular em relação à redação é enorme, por isso há diversos recursos disponíveis e eficazes como o esqueleto pronto de redação para copiar e cursinhos pagos. No entanto, o aprendizado orgânico ainda é fundamental para o seu crescimento pessoal, além de prover diversas habilidades que serão úteis no futuro.
Primeiro passo: tenha conhecimento da estrutura
A estrutura é aspecto fundamental de qualquer gênero textual, porém seu protagonismo ganha ainda mais destaque nas redações para concurso e vestibular. Para você ter uma ideia, se seu texto for bem estruturado já são duzentos pontos garantidos no ENEM por conta das competências.
Uma boa estrutura vai além do conceito básico de que um texto deve ter começo meio e fim, nesse caso mais especificamente: introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso se dá ao fato que o número de linhas utilizado em cada parágrafo e a distribuição das ideias são analisadas no processo avaliativo.
Por exemplo: uma introdução que foca demais na contextualização (explicação do repertório demasiadamente longa) e utiliza apenas uma ou duas linhas para relacionar o repertório à tese é uma introdução mal planejada, caracterizada como uma falha estrutural.
A mesma coisa acontece quando há a inserção de novas linhas de pensamento no parágrafo de conclusão, propostas de intervenção nos desenvolvimentos, entre outros.
Uma boa maneira para que você se acostume com a estrutura do gênero e torne sua redação descritiva, é pelo método da osmose. Tal método refere a absorção do conteúdo através da familiarização do escritor com o gênero textual, ou seja, utilize de uma redação base e de um modelo de redação para começar a entender a estrutura.
Segundo passo: divida seu repertório em específico e flexível
Ser conhecedor de temas atuais e lembrar o nome de diversos autores não terá relevância nenhuma para sua carreira acadêmica caso você não saiba aplicar esse conhecimento em sua redação, ou caso o tema não seja análogo ao seu repertório.
Nesse caso, você deve ter um repertório “coringa”, que seja aplicável em múltiplos temas dos mais diversos setores. Por exemplo: os Objetivos de Desenolvimento Dustentável (ODS) da ONU abrangem os mais variados setores da sociedade, desde a preservação do meio ambiente à erradicação da pobreza e do preconceito.
Além de abraçar uma grande variedade de tópicos, citar os ODS conta como argumento de autoridade, uma fonte confiável de informação que irá substanciar sua tese e futuramente os seus argumentos.
Os repertórios coringa não são limitados apenas à documentos governamentais, por exemplo, se você é amante do mundo da arte pode utilizar o álbum do seu artista favorito como repertório. Citando caso análogo, o álbum K12 da artista Melanie Martinez abrange uma grande variedade de tópicos de maneira ambígua, ou seja, que poe ser aplicada em diferentes situações para diferentes temas.
Exemplificativamente: as músicas detention, principal’s office e drama club podem ser aplicados tanto como crítica ao setor administrativo e às normas impostas pela sociedade quanto à falhas estruturais no atual sistema educacional.
Há também a possibilidade de utilizar ambos os tipos de repertório, caso você tenha repertório para a introdução mas falte conteúdo para os dois páragrafos de desenvolvimento. Concluindo, a criatividade requerida para aplicar repertórios coringa de maneira correta irá fazer muito mais do que apenas te salvar em uma prova, afinal, esse poder de criação te ajudará a organizar suas ideias e a se tornar um escritor melhor.
O post Escreva a redação dissertativa-argumentativa perfeita em 2 passos simples apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Escreva a redação dissertativa-argumentativa perfeita em 2 passos simples Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
A latinha sacudiu? Como abrir sem espirrar bebida pra todo lado
youtube
Minha latinha de cerveja/refrigerante caiu no chão, dá para abrir sem fazer sujeira? Todo mundo já passou por esse dilema na vida. Eis que a resposta chegou!
Viral: dica para abrir a latinha que sacudiu sem fazer sujeira
Quem nunca abriu uma latinha que caiu no chão e fez a maior lambança, não é? Na verdade, nem precisa cair, às vezes o próprio transporte (especialmente se for de moto) sacode as bebidas o suficiente para que elas sejam responsáveis por uma bagunça ao abrir.
Será que existe uma solução imediata para este problema? A internet diz que sim. O tiktoker estadunidense Sidney Raz, conhecido por compartilhar “truques que você precisa saber antes dos 30 anos” compartilhou uma dica que fez sucesso.
Em um vídeo assistido mais de 5 milhões de vezes, Raz dá uma dica simples para evitar que a latinha “exploda” ao abri-la após muita agitação – como uma queda, por exemplo. O truque consiste apenas em dar leves batidas com o dedo, ao redor da latinha. E isso, segundo Sidney, já resolveria o problema.
Reprodução - TikTok/@sidneyraz
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Teste: abrindo latinha sacudida sem fazer bagunça
O autor do vídeo original não deu detalhes sobre o tamanho ou a temperatura da lata interferirem ou não na eficácia da dica. No nosso teste, utilizamos uma latinha de cerveja com 269mL. Estava bem gelada.
O primeiro passo para testar a eficácia da dica foi sacudir bastante a latinha.
(é claro que na hora da aplicação prática você não precisa sacudir, visto que o truque é justamente para embalagens que caíram ou foram muito agitadas)
Depois, demos vários petelecos (batidinhas) ao redor da lata.
Depois foi só abrir a latinha.
Ela espumou um pouquinho, mas nada de bagunça!
Resultado: o truque para abrir latinha sem derramar funciona?
Sim. O truque funciona bem. Como é possível ver em nosso vídeo de teste, agitamos bastante a latinha e, ao abrir, ela espumou só um pouquinho, nem o suficiente para escorrer e fazer sujeira.
Nos comentários do vídeo das nossas redes sociais, vários seguidores mencionaram já conhecer a dica e aprová-la.
“Até na garrafa de refrigerante isso funciona, ou na lata. Faço isso quando chego do supermercado e quero beber uma geladinha“, comentou Rita de Cássia no Facebook.
“Funciona. Mas dependendo, tem que bater bastante. Funciona muito bem e eu faço isso há anos“, mencionou outro seguidor também no Facebook.
Ótimo. Dica aprovada. Mas, afinal…
Porque a “técnica do peteleco” funciona?
Há alguns anos, Christopher Arthur Edward Hamlett, professor de Química e Física, escreveu sobre este assunto para o site The Conversation e explicou em detalhes do “fenômeno”.
Hamlett detalhou que quando a lata está fechada, bolhas de gás microscópicas se ligam ao interior dela; ao passo em que quando a latinha é aberta, essas bolhas aumentam de tamanho, se desprendem do interior da lata e sobem até a saída, empurrando o líquido com violência neste percurso. É isso o que faz o líquido “estourar”.
O truque de dar batidinhas ao redor da lata serve, segundo o professor, para dissipar estas bolhas de gás antes de abrir. Desta maneira, as bolhas conseguem chegar até a parte de cima sem precisar necessariamente empurrar a bebida com elas.
O que você precisa saber sobre esta dica:
Dar batidinhas na lata que foi agitada evita que a bebida espirre;
A dica serve para latas e garrafas, sejam elas cerveja, refrigerante, água com gás ou qualquer bebida gaseificada;
O líquido pode espumar, mas não há uma “explosão” da bebida.
Assista aqui nosso vídeo completo com mais informações.
O post A latinha sacudiu? Como abrir sem espirrar bebida pra todo lado apareceu primeiro em Almanaque SOS.
A latinha sacudiu? Como abrir sem espirrar bebida pra todo lado Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Cortar Melancia facilmente: conheça a técnica do fio dental
youtube
Existem inúmeros motivos pelos quais você pode amar melancia: é rica em vitaminas, em sais minerais, o suco de melancia é um dos mais saborosos e além disso, é uma fruta 100% aproveitável. Tanto a parte branca da melancia quanto o miolo e a casca podem ser utilizadas em receitas deliciosas. Por isso o Almanaque SOS vem te ensinar uma técnica para fatiar melancia de uma forma super prática e inusitada, usando apenas um fio dental.
Passo a Passo: fatiar a melancia com fio dental
Para testar essa técnica aí na sua casa tudo que você vai precisar é de:
fio dental limpo e sem sabor;
e da sua melancia, é claro.
Corte um pedaço do fio em torno de 1 metro de comprimento. Além disso, é importante que você fatie a fruta em formato de meia lua para facilitar o próximo passo que vamos explicar em seguida.
O processo é bem fácil. Enrole as pontas do fio uma em cada dedo indicador. Em seguida, posicione-o em uma das extremidades da fruta e faça um breve movimento de “serrote” até que o fio comece a deslizar para dentro. Faça isso, forçando o fio no sentido da casca e deslizando pela fruta, até que saia na outra extremidade da sua melancia.
Feito o primeiro passo, agora é só repetir o processo. Porém dessa vez ao invés de puxarmos o fio na horizontal, faremos o mesmo processo na vertical, formando assim os deliciosos “bloquinhos” de melancia.
Ok, a melancia usada de exemplo (imagem abaixo) não estava bonita, mas deu para entender.
Agora sua melancia está cortada e pronta para ser devorada! Deposite os bloquinhos em algum recipiente ou sirva direto na casca, a escolha é sua.
Técnica do fio dental: outras formas de uso
Nas redes sociais, alguns de nossos seguidores também deram uma dica interessante sobre cortar usando um fio dental.
“Eu uso pra cortar bolo quando vou rechear, não tinha pensado pra frutas.”, conta o Keiko Oliveira no Instagram.
A Jayne Costa também compartilhou da mesma sabedoria com a gente, assim como comentou em nosso TikTok:
“Eu uso essa técnica para cortar fatias de bolo.”
Outro seguidor foi além e contou pra gente o que pode ser usado no lugar do fio dental, caso você não tenha algum por perto:
“Minha vó usa um fio de nylon para cortar o bolo ao meio, deixa um só para isso na cozinha.”, explicou o João Skau também no Instagram.
Outras formas criativas de fatiar melancia
O Almanaque SOS já publicou diversos artigos sobre técnicas interessantes e criativas que você pode usar para impressionar a visita quando o assunto for melancia fatiada. Separamos algumas delas aqui para você testar em casa:
Uma técnica rápida: essa é uma das mais simples para os novatos na arte de cortar melancia. O processo é simples e basta você remover primeiro a casca com uma faca, cortar a fruta ao meio e em seguida ir fazendo os cubinhos com a faca.
Um método criativo: Aqui o processo é bem parecido com o do anterior, você deve cortar a fruta ao meio e descascar com uma faca formando alguns bastões mas sem deixar perder o formato original da melancia. Em seguida é só colocar em um recipiente com o mesmo formato e servir no palitinho.
Melancia pelada: O objetivo aqui é servir a fruta como se você tivesse removida uma parte da casca com 100% de perfeição. Para tal, será necessário ter duas frutas do mesmo tamanho, uma delas deve ter o miolo completamente removido e a outra remover só a casca. “Lixe” a segunda com uma bucha limpa e encaixe na casca da primeira.
Só um pedacinho: a imagem abaixo é autoexplicativa
O post Cortar Melancia facilmente: conheça a técnica do fio dental apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Cortar Melancia facilmente: conheça a técnica do fio dental Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Molho Especial do Big Mac: testamos a receita que viralizou no TikTok
youtube
Qual a receita do molho especial do McDonald’s? Qual o segredo do molho do Big Mac? Existe algum produto no supermercado que é igual? A seguir detalhamos tudo.
Viral: molho especial do McDonald’s feito em casa
O McDonald’s consolidou-se enquanto maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrgueres e, com isso, o Big Mac, seu sanduíche mais famoso, chegou ao lugar de hambúrguer mais famoso do planeta.
Um ingrediente que dá o toque especial no Big Mac é o molho especial da casa. Este molho já foi, inclusive, comercializado pela própria marca em uma ação limitada.
Imagina só poder fazer o famoso molho do McDonald’s em casa e sem nenhum mistério no preparo? É isso o que Raphael Antunes, criador de conteúdo que compartilha dicas e receitas gastronômicas, prometeu. Ele publicou um vídeo onde ensina a fazer uma versão do famoso molho especial do Big Mac.
“Isso aqui vai elevar a qualidade do hambúrguer que você faz em casa em 200%“, afirma Antunes no vídeo.
A receita leva 8 ingredientes (maionese, catchup, mostarda, alho, pepinos em conserva, água da conserva do pepino, cebola em pó e pimenta do reino) e o preparo é simples: basta processar tudo e curtir a explosão de sabores do molho (quase) secreto.
Reprodução - TikTok/@raphael.antunes
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Testando a receita do Molho Especial do Big Mac
Bem, como já falamos anteriormente, não tem nenhum segredo no preparo do molho. Só é preciso ter atenção à lista de ingredientes:
1 xícara de Maionese;
3 colheres (sopa) de Catchup;
1 colher (sopa) Mostarda;
1/2 dente de Alho;
3 Pepinos em conserva;
3 colheres (sopa) da Água da conserva do Pepino;
1 colher (sopa) de Cebola em pó;
Pimenta do reino a gosto.
Colocamos todos os ingredientes em um recipiente e processamos com a ajuda de um mixer, até obter uma consistência homogênea.
Depois, a mistura foi para um frasco com bico aplicador e foi só provar.
Resultado: a receita de molho caseiro de Big Mac com pepino em conserva funciona?
Sem sombra de dúvidas é um molho extremamente saboroso, mas fica difícil identificar se ele é o mesmo que o do Big Mac. Uma coisa é inegável, o aroma de picles (pepino em conserva) faz lembrar bastante o famoso lanche do McDonald’s.
Nas nossas redes sociais, alguns seguidores falaram sobre a semelhança do molho com uma outra versão industrializada:
“Trabalhei no Mc por anos. O famoso molho Big Mac nada mais é do que o molho Billy Jack. E acreditem: quando acaba na loja, se compra de emergência no mercado“, comentou uma seguidora no TikTok.
Billy & Jack é um molho fabricado pela KiSabor Indústria e Comércio de Alimentos e que possui, segundo a própria empresa, a proposta de “seguir a linha dos molhos especiais de grandes redes de Fast Food“; isso explica a semelhança apontada.
Divulgação
Algumas receitas da internet utilizam vinagre, páprica e até molho inglês. No Facebook, vários seguidores deram dicas para incrementar o molho, como adicionar mel e acrescentar picles picados para finalizar. O que não faltam são alquimias na tentativa de se chegar ao molho perfeito.
De qualquer forma, o sabor do molho está mais do que aprovado. No vídeo original, Raphael Antunes falou sobre a conservação: manter refrigerado e consumir em até uma semana; mas devemos confessar que consumimos o molho por mais de 1 mês e não estragou.
O que você precisa saber sobre esta receita
O molho feito com conserva de pepino é realmente muito saboroso;
Há controvérsias se é idêntico ou não ao molho especial do Big Mac;
Conservado na geladeira, nosso molho durou mais de 1 mês;
Segundo seguidores, o molho industrializado Billy & Jack é bastante semelhante ao original.
Assista aqui nosso vídeo completo, com mais informações.
O post Molho Especial do Big Mac: testamos a receita que viralizou no TikTok apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Molho Especial do Big Mac: testamos a receita que viralizou no TikTok Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes
Text
Cozinhar milho dentro da casca: vídeo viralizou e nós testamos!
youtube
Milho é o cereal mais cultivado em todo o mundo. E não é para menos! Etanol, ração animal e uma infinidade de receitas gastronômicas: tudo isso pode ser feito a partir dele.
Quando o assunto é culinária, nosso país dá destaque especial para o milho durante as festividades juninas: canjica, curau, pamonha, bolo de milho e a própria espiga cozida. Já conseguimos sentir o cheirinho dessas comidas só de escrever sobre elas.
Mas de todas as receitas possíveis de se fazer com milho, apreciar a espiga cozida é, sem sombra de dúvidas, a mais fácil de preparar. Basta descascar a espiga, cozinhá-la água fervente e se deliciar. Precisamos destacar, claro, que descascar milho não é das tarefas mais prazerosas de se fazer.
Será que há uma solução prática para isso?
Viral: cozinhando milho dentro da própria casca
Um vídeo que viralizou no Tiktok sugere que sim. Compartilhado no perfil gringo Raquel vs Everybory, o truque já foi assistido mais de 5 milhões de vezes e mostra espigas cozidas com palha e tudo.
Segundo a publicação, após cozinhar as espigas desta forma, tanto a palha quanto os “cabelinhos” do milho são facilmente removidos de uma só vez.
Reprodução - TikTok/@raquel_vs_everybody
Como dica boa é dica testada, fomos descobrir: Será que funciona?
Teste: cozinhar sem tirar a palha do milho
Já começamos adiantando que o teste deu trabalho. Primeiro, porque não foi tão fácil encontrar a espiga com palha e tudo para comprar (na nossa cidade). E depois, esbarramos em outro detalhe: nenhuma das panelas que tínhamos, cabia a espiga de milho inteira e precisamos pedir uma mega panela emprestada.
Vencidos os obstáculos, colocamos água na “panelona” e levamos ao fogo. Demorou 20 minutos para levantar fervura – haja gás!
Panela de Pressão é bem pequena para essa técnica.
Antes de colocar o milho para cozinhar, preparamos as espigas: cortamos o excesso de cabelinhos e retiramos algumas camadas de palha até evidenciar um “cabinho” (talo).
Levamos 3 espigas para a água fervente e deixamos cozinhar inicialmente por 30 minutos em panela tampada.
Depois de 30 minutos, retiramos uma espiga da panela. Cortamos fora a parte de cima e tentamos retirar toda a palha como no vídeo original.
Além de não ter dado certo, o milho continuava cru, então deixamos as outras espigas cozinhando por mais 10 minutos.
Repetimos o procedimento com outra espiga após 40 minutos de cozimento. E nada ainda.
A última espiga cozinhou por 1 hora! E, ainda assim, não funcionou. A palha saiu apenas parcialmente.
Porém, cozinhou divinamente – ficou uma delícia.
Cozinhar milho com a palha é mais fácil?
Definitivamente, não.
Como mostrado, a técnica não funcionou nem com uma hora de cozimento. Apesar de ficar bem gostoso, a única vantagem em relação as técnicas convencionais é que os “cabelinhos” do milho realmente saíram com mais facilidade; mas não compensa se valer do truque apenas com esta finalidade.
Nos comentários dos nossos vídeos nas redes sociais, seguidores também questionaram a eficácia da dica, sugerindo que o milho do vídeo pode se tratar de uma variedade diferente; além de questionarem o desperdício de gás.
“Sofri com este tempo de cozimento. Gastou um gás sacudido“, apontou Lorena Magalhães no Instagram.
Um ponto bastante levantado foi a possibilidade de haver lagartas e insetos na palha do milho:
“Quem já descascou muito milho na vida sabe que às vezes tem bichinhos, lagartas e insetos [escondidos na palha]. Na hora que vi o vídeo já pensei nisso“, comentou Maiane Taborda também no Instagram.
Uma coisa é consenso entre os seguidores: descascar as espigas e levá-las para cozinhar na panela de pressão é a melhor forma de cozinhar o milho.
“Realmente, não compensa. Para descascar e tirar os cabelinhos, vai menos de 5 minutos. E para cozinhar na pressão não vai nem 20 minutos também. Talvez seja bom para quem faz em muita quantidade e usa fogão à lenha, ou faz na brasa“, destacou Liliane Fozatti no Facebook.
O que você precisa saber sobre esta dica:
Cozinhar espiga de milho junto com a com palha não é prático;
No teste, gastamos 1 hora e 20 minutos de gás;
A única vantagem foi facilitar a retirada dos “cabelinhos” do milho;
A palha não se solta totalmente da espiga, como no vídeo original;
Existe o risco de cozinhar, junto às espigas, insetos e lagartas que podem estar escondidos na palha;
Para não ter erro: cozinhe o milho descascado na panela de pressão.
Assista aqui nosso vídeo completo, com mais detalhes.
O post Cozinhar milho dentro da casca: vídeo viralizou e nós testamos! apareceu primeiro em Almanaque SOS.
Cozinhar milho dentro da casca: vídeo viralizou e nós testamos! Publicado primeiro em http://www.almanaquesos.com/
0 notes