julfialho-blog
Portfólio Educacional
15 posts
Sou a Júlia, tenho 20 anos e estudo Licenciatura em Ciências Biológicas. Este blog é, para mim, uma oportunidade incrível de reunir e divulgar experiências, tanto minhas quanto de outras pessoas, que podem contribuir para sermos pessoas melhores e mais felizes (com aquilo que já vimos, participamos, temos, somos, mas não percebemos o quão legais são). Espero que aproveitemos!
Don't wanna be here? Send us removal request.
julfialho-blog · 10 years ago
Video
youtube
Inspirador!
2 notes · View notes
julfialho-blog · 10 years ago
Photo
Tumblr media
Esse cartaz deveria estar em lugares além do Ministério Público, além de um evento sobre sustentabilidade... Linha Verde (pra denunciar o comércio ilegal de animais silvestres): 0800 61 8080
0 notes
julfialho-blog · 10 years ago
Link
Não dá pra ficar alienado em relação ao uso de agrotóxicos no Brasil. Muitos não sabem do perigo que ele representa ou pensam que é uma alternativa segura. Precisamos debater, nos informar mais sobre essa prática. Este documentário é um excelente começo!
2 notes · View notes
julfialho-blog · 10 years ago
Text
Mais conclusões sobre o Ensino Médio no RS
 Com base na análise de dados do QEDu/Ensino Médio para o RS e cidades selecionadas, da proposta pedagógica do Ensino Médio/RS e do PACTO Ensino Médio tínhamos a tarefa de, em grupo, escolher no mínimo três aspectos que, em nossa opinião, fariam a diferença para que os alunos apresentassem um melhor desempenho. Após, era necessário expor os argumentos que sustentassem a escolha. Segue abaixo o resultado do meu grupo:
1° aspecto - Saber popular: este dá sentido à realidade; capacita para problematizar, questionar e sistematizar o que é aprendido; constitui uma urgência nas áreas de interpretação e lógica.
2° aspecto - Método de Ensino: quando for atualizado, pedagódica e tecnologicamente, tornar-se-á significativo.
3° aspecto - Foco e desenvolvimento no Ensino Fundamental: os alunos das séries iniciais devem ser melhor preparados; o Ensino Fundamental constitui um importante alicerce para o conhecimento, e isto deve ser mais valorizado.
   Além dessa atividade, tínhamos que registrar as limitações nas propostas Ensino Médio/RS e PACTO Ensino Médio para fazer frente às condições e à situação atual do Ensino Médio. Chegamos às seguintes conclusões:
- A interdisciplinaridade tem acontecido apenas na avaliação e não no planejamento;
- O magistério é considerado suficiente para a formação de professores de séries iniciais, mas discordamos disso;
- A educação é pensada através de políticas de governo e não de Estado;
- O plano de carreira para o professor é pouquíssimo valorizado.
1 note · View note
julfialho-blog · 11 years ago
Text
Alguns dados sobre a Educação no Rio Grande do Sul
Desempenho dos Alunos no Colégio Estadual Barbosa Rodrigues, em Gravataí:
39% dos alunos aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 5º ano na rede pública de ensino.
35% dos alunos aprenderam o adequado na competência de leitura e interpretação de textos até o 9º ano na rede pública de ensino.
35% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 5º ano na rede pública de ensino.
15% dos alunos aprenderam o adequado na competência de resolução de problemas até o 9º ano na rede pública de ensino.
(70% dos alunos deve aprender o adequado até 2022.)
  O Colégio Estadual Barbosa Rodrigues, localizado perto do centro de Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre, RS), oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 2013, foram realizadas 248 matrículas do 1° ao 5° ano e 319 do 6° ao 9° ano. É uma escola que, de acordo com o QEdu, apresenta nível socioeconômico médio-alto, boa infraestrutura (sanitários dentro do prédio, biblioteca, cozinha, laboratório de informática e de ciências, quadra de esportes, sala para a diretoria e professores), computadores e outros equipamentos importantes e internet. Entretanto, levando em consideração as informações que possuo por conhecer a escola, acredito que, devido ao número elevado de alunos em todos os turnos e às dificuldades de manutenção, a escola não esteja tão bem conservada e nem todos os alunos e professores possam realmente aproveitar estes recursos.
  Relação entre o desempenho dos alunos e as condições dos professores:
-         49% dos professores acredita que as dificuldades de aprendizagem dos alunos estão relacionadas com a sobrecarga de trabalho dos(as) professores(as), o que dificulta o planejamento e o preparo das aulas, e 44%, com o baixo salário dos mesmos.
-         33% dos professores apresentam carga horária de 40 horas-aula.
-         47% dos professores afirmam frequentar sempre ou quase sempre bibliotecas.
-         68% dos professores afirmam ir ao cinema de vez em quando.
-         29% dos professores apresentam renda de R$ 1090,01 a R$ 1.362,50 (de 02 salários mínimos até 2,5 salários mínimos).
-         64% dos professores possuem Ensino Superior completo.
-         26% dos professores lecionam há mais de 20 anos.
Levando em consideração estes e outros elementos que não foram citados, acredito que as condições dos professores influenciam diretamente no desempenho dos alunos. Professores que não conseguem dedicar-se também a si próprios por falta de tempo e dinheiro, muitas vezes não conseguirão sentir-se suficientemente motivados, preparados e descansados para transmitir aos alunos a importância de aprender e muito menos os conteúdos que precisam ser trabalhados. Devemos levar em consideração que uma série de fatores precisa ser analisada, pois depende muito de cada professor: alguns não se importam, outros se sentem bem apesar de tudo, outros não cansam, outros ficam esgotados, tristes (e meu objetivo não é de forma alguma julgar isso)... Mas, é fato que esta classe profissional deveria ser mais reconhecida e bem valorizada.
  Condições no Rio Grande do Sul:
A maior parte das mães de alunos do 9° ano (24%) completou o Ensino Médio, mas não o Superior.
25,75% dos jovens e crianças nunca leem.
62% dos jovens do 9° ano querem continuar estudando e trabalhar depois de completar o Ensino Fundamental.
1,5% dos alunos não possui televisão em casa; 5,5% dos alunos não possui rádio; 8,5% dos alunos não possui dvd ou videocassete; 30,5% dos alunos não possui computador em casa.
37% dos alunos do 5° ano passam menos de 1 hora assistindo à televisão, navegando na internet ou jogando jogos eletrônicos e 41% dos alunos do 9° ano passam mais de 4 horas fazendo as mesmas coisas.
  Professores:
A prática pedagógica mais comum realizada pelos professores de Matemática é “fazer exercícios para fixar procedimentos e regras”, enquanto que pelos professores de Português é “discutir um texto, explorando as diferenças entre fatos e opiniões”.
As práticas pedagógicas mais incomuns realizadas pelos professores de Matemática são “gravar as regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas” e “lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática”. Já em Português, a prática mais incomum é “copiar textos do livro didático ou do quadro negro ou lousa”.
  Em minha opinião, para que os alunos tenham uma aprendizagem melhor, é extremamente importante que os professores procurem considerar as experiências de cada um e a realidade do mundo atual para trabalhar as questões pertinentes a sua disciplina, assim como buscar métodos e ambientes inovadores para construir os saberes, junto com estes alunos.
Porém, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de experimentar ser professora e sei que muitos outros fatores influenciam para que a aprendizagem seja significativamente boa. Um deles, por exemplo, é o tempo dedicado para preparar as aulas, que, em função do baixo salário e consequente carga horária de trabalho elevadíssima, torna-se reduzido. A maioria dos professores não tem tempo para organizar sua vida e seu trabalho e a aprendizagem dos alunos acabam sendo muito prejudicados.
Parece um discurso clichê, mas vejo que é um círculo vicioso. Penso que aqueles que, como eu, querem se tornar professores, devem estudá-lo enquanto é tempo a fim de propor melhorias e soluções.
Estes dados foram coletados no QEdu.
1 note · View note
julfialho-blog · 11 years ago
Text
Proposta Pedagógica para o Ensino Médio - RS
A Proposta Pedagógica para o Ensino Médio, desenvolvida pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, traz vários aspectos muito interessantes que, se bem estudados e colocados em prática, poderão contribuir muito para o aumento da qualidade educacional no Estado. Porém, é necessário estarmos cientes de que as transformações que estão começando a ser impulsionadas não trarão um resultado imediato, mas à longo prazo – e somente se houver um trabalho coletivo para tanto.
Ao ler o documento, encontrei três eixos que julgo essenciais para que o Ensino Médio dê bons frutos. São eles:
Perceber a transformação como resultado da íntima aproximação entre teoria e prática;
Buscar por interdisciplinaridade;
Reconhecer que o saber popular - dos alunos – se constitui no ponto de partida para a produção do conhecimento científico, para o qual resolvi fazer alguns comentários:
O interessante aqui é que o saber popular não é colocado como inferior ao científico, e nem o científico como inferior ao popular; um está contido no outro. Isso significa perceber que o conhecimento científico é, sim, muito importante, visto que, quando parte da realidade dos alunos, transforma positivamente a realidade, supera o senso comum, adquire e dá sentido ao que o aluno aprende e, claro, ensina.
Este eixo parece ter muito a ver com a teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, da qual gosto muito. Para ele e outros autores, os conhecimentos prévios dos alunos devem ser valorizados, e o aluno é, junto com o professor, construtor do conhecimento a partir de suas percepções e motivações.
Na Organização Curricular do Ensino Médio Politécnico, há a proposta de se realizar, desde o primeiro ano e em complexidade crescente, Seminários Integrados, ou seja, espaços planejados, integrados por professores e alunos, a serem realizados desde o primeiro ano e em complexidade crescente. Organizam o planejamento, a execução e a avaliação de todo o projeto político-pedagógico, de forma coletiva, incentivando a cooperação, a solidariedade e o protagonismo do jovem adulto.
Caso estes Seminários realmente aconteçam – como planejado pelo governo e de acordo com um bom Plano Político Pedagógico elaborado pelas Escolas – farão com que os eixos citados anteriormente e este último sejam colocados em prática. Assim, os saberes dos alunos desempenharão um importante papel, e a Escola se constituirá num ambiente agradável de troca entre professores, demais funcionários e alunos.
PELIZZARI, A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L.; DOROCINSKI, S. I. Teoria da Aprendizagem Significativa segundo David Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.
Outros texto interessante: O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa.
1 note · View note
julfialho-blog · 11 years ago
Link
A Reciclopédia.org é uma plataforma digital colaborativa que informa os pontos adequados de descarte de diferentes tipos de resíduos. Através de um mapa virtual, é possível encontrar locais de coleta de diversos materiais
(fonte: http://reciclopedia.org/)
2 notes · View notes
julfialho-blog · 11 years ago
Photo
Site disponibiliza 22 livros para crianças: http://goo.gl/rk8C2A
(fonte: carinakunze)
Tumblr media
5 notes · View notes
julfialho-blog · 11 years ago
Quote
"O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."
Beata Madre Teresa de Calcutá
0 notes
julfialho-blog · 11 years ago
Text
Anotações sobre a Proposta Pacto do Ensino Médio
No dia 22 de abril, a Professora Danusa Mansur esteve na aula da disciplina de Ensino e Identidade Docente da Faculdade de Educação da UFRGS para conversar com a turma sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, do qual ela é coordenadora na mesma universidade.
Apesar de reconhecer as dificuldades que o Brasil tem enfrentado para melhorar a educação, a professora explicou que o Pacto está aos poucos contribuindo muito e que algumas ações já estão sendo feitas.
Em 21 anos, houve um aumento de 120% nas matrículas no Ensino Médio, principalmente na rede estadual. Entretanto, muitos alunos continuam a abandonar a escola nesta etapa ou a concluem somente com o objetivo de passar no vestibular, e não de adquirir conhecimentos para serem transformadores sociais. Tendo em vista este quadro, o Pacto propõe que ocorra uma melhoria na qualidade do Ensino Médio que acompanhe o aumento no número de matrículas.
As Coordenadorias Gerais de Educação, através de uma rede de formadores, orientadores e professores, têm trabalhado na coleta de dados das escolas do Brasil e na construção de Cadernos para o Ensino Médio, o que constitui a primeira etapa deste Pacto.
Esta rede funciona da seguinte forma: nas Unidades Federativas, os assessores das Coordenadorias Gerais se reúnem para coletar os dados necessários ao cumprimento do Pacto. Os professores das Instituições de Ensino Superior parceiras trabalham na construção dos cadernos e na formação de Professores Orientadores de Estudo, os quais trabalharão diretamente com os Professores das Escolas. A UFRGS é uma das universidades responsável pela formação dos Orientadores.
A construção dos Cadernos aconteceu de maneira muito interessante na Região Metropolitana de Porto Alegre: os professores foram reunidos em seis grupos, independente de suas áreas de atuação. Todos os cadernos passaram pelos seis grupos, contribuindo para que, mesmo sendo focados em áreas específicas, os cadernos recebessem as contribuições de outras. Isso constitui um incentivo importante para que a abordagem interdisciplinar tão necessária nos dias de hoje comece a ser colocada em prática.
Com base nas informações que a Professora Danusa nos passou e nos diversos materiais disponíveis para consulta (que seguem abaixo), ficou claro a necessidade de que mais pessoas se envolvam indireta e diretamente neste processo de mudança. Não adianta apenas estes professores trabalharem se o resto da comunidade não procurar dialogar sobre a Educação no Brasil, sobre a valorização dos professores e do próprio estudo. Torna-se necessário revermos nossos conceitos de educação, para que esta serve e quais as potencialidades do Brasil que podem ser melhores aproveitadas caso mudemos nossa visão e nossas atitudes com relação a isso.
Seduc orienta alimentação do Sistema que operacionaliza Pacto pelo Ensino Médio
Coordenadorias Gerais de Educação - RS
Lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
0 notes
julfialho-blog · 11 years ago
Link
Às vezes a gente esquece de estourar a bolha do nosso mundo pra contemplar o que parece alheio ao que costumamos viver. Recomendo que todos assistam esse documentário, o qual tem contribuído muito para o meu crescimento pessoal e profissional.
6 notes · View notes
julfialho-blog · 11 years ago
Photo
Tumblr media
O professor não é um sujeito passivo, que apenas transmite conhecimento; o professor é produtor de saberes; ele aprende com estes saberes, os domina, os integra e então os compartilha.
Há vários tipos de saberes, e os professores se relacionam de diferentes maneiras com os mesmos.
Os saberes da formação profissional, por dizerem respeito à ciência da educação e à pedagogia, devem ser incorporados à prática do professor, ainda que não haja incentivo para isso. O mesmo deve acontecer com os saberes disciplinares, que constituem todo o conteúdo aprendido através de disciplinas e cursos, e os saberes curriculares, que se referem à organização e objetivos da escola. Pode parecer difícil unir tudo, mas fazer experiência disso demonstra que é o melhor caminho, além de contribuir para o desenvolvimento de novos saberes, os experenciais.
O professor nunca pode esquecer do seu papel transformador e de dar sentido à prática educacional, ao ensino e à aprendizagem. Ao ler "Os professores diante do saber: esboço de uma problemática docente'", de M. Tardif, e "A Sistematização de Experiências, prática e teoria para outros mundo possíveis", de Oscar Jara H., percebi isso.
E tem sido muito interessante perceber que estes saberes estão frutificando em minha vida (e quem dera na de outras pessoas)!
3 notes · View notes
julfialho-blog · 11 years ago
Photo
Tumblr media
4 notes · View notes
julfialho-blog · 11 years ago
Text
Por que ser professora?
A família e os amigos até diziam que eu tinha jeitinho de professora. Mas tudo o que eu queria era ficar enfiada num laboratório. Mal sabia eu que na educação também teria essa oportunidade...
Algumas aulas de iniciação à docência foram suficientes pra eu repensar meus objetivos. Hoje sou feliz estudando Licenciatura em Biologia! Meus olhos brilham só de pensar em dar aula. Imagino a diversidade, os sorrisos, as dificuldades de cada um, a teoria e a prática dentro e fora de sala de aula.
E apesar das muitas evidentes pedras nas quais sei que vou tropeçar, quero trilhar o caminho desta missão com amor!
Espero crescer com as experiências que vou viver. E espero que este blog me ajude a enxergar isso, a refletir sobre a educação, sobre a minha vida, minhas escolhas, assim como ajudar outras pessoas no mesmo.
3 notes · View notes
julfialho-blog · 11 years ago
Photo
Tumblr media
Um pouco de mim!
2 notes · View notes