Este é um espaço virtual, criado por nós, para mostrar inovações e novidades no mundo educacional e tecnológico. Nosso grupo tem como finalidade mostrar as melhores maneiras que o brasileiro cria, transforma e aproveita a tecnologia para complementar a educação Quem faz? Ariel Morais Daniel Martins Francisca dos Santos Hanna Yahya Jéssica Lorraine Mauro Jácome IESB Sul Jornalismo (Noturno) - 2º Semestre
Don't wanna be here? Send us removal request.
Photo
Se alguém dissesse que seu filho adolescente já está inserido no mercado de trabalho, talvez, não acreditaríamos. Se essa mesma pessoa contasse que aquele computador desligado, e que estava ocupando espaço, será recondicionado e reutilizado, pode ser que déssemos de ombro! Se falasse, então, que o controle remoto da TV que nem existe será transformado em um balde, quase certo que caíssemos na gargalhada. Mas pense duas, três vezes antes de tomar tais atitudes, pelo menos quando alguém estiver se referindo à Estação de Metarreciclagem de Valparaíso de Goiás. Lá, nada disso é peça de ficção, é realidade.
Confira no link: http://leinadsnitram.wix.com/grande-reportagem
0 notes
Text
A inclusão digital na educação infantil
Por Francisca Gomes
youtube
Crianças da escola municipal de São Bernardo, Octavio Edgard, veem um mundo novo, incrível e cheio de formas diferentes na nova forma de aprender pela introdução da tecnologia no cotidiano escolar. A diretora da escola deixa claro o lado positivo desta inserção, enfatizando que a Internet estimula as crianças a aprenderem cada vez mais.
Leia mais sobre o assunto: http://www.abcdoabc.com.br/sao-bernardo/noticia/tecnologia-conectividade-servico-educacao-33117| http://www.saobernardo.sp.gov.br/home/-/asset_publisher/jxujhnRn8jP8/content/tecnologia-e-conectividade-a-servico-da-educacao-de-sao-bernardo/maximized"
2 notes
·
View notes
Text
Site da Abril dá dicas para um uso seguro da internet pelos jovens
Por Mauro Jácome
Créditos: Claudia Marianno
A utilização da tecnologia nas escolas como suporte ao ensino cresce a cada dia. Mas e a educação que fica a cargo dos pais? Muitos se perguntam qual a fronteira entre o excesso e o bom senso? Como monitorar e orientar? Além disso, surgem também dúvidas sobre como aproveitar essa tecnologia para as atividades extraclasse. Para tudo isso, o site Educar para Crescer, da Abril Cultural, mantém uma página com dicas e orientações para aproveitar, com segurança, o melhor da internet. Vale a pena conferir aqui.
0 notes
Text
Como um Podcast pode ajudar na educação
Por Ariel Morais
youtube
Podcasts são arquivos de áudio, que podem ser ouvidos em qualquer lugar por vários dispositivos, como celulares, tablets, computadores ou até aparelhos sem acesso à internet. O uso dos podcasts dentro da área de educação no Brasil ainda é pequeno, mas vem ganhando força principalmente quando o assunto é ensinar línguas estrangeiras.
Veja mais sobre o assunto na matéria clicando aqui
0 notes
Text
5 benefícios da tecnologia em sala de aula
Por Jéssica Mello
Foto: Reprodução/preparacaoededicacao.blogspot.com.br/
Algumas pesquisas comprovam que o uso da tecnologia em excesso pode fazer mal à saúde, tanto física quanto mental, mas a notícia a seguir mostra que nem sempre é assim. São inúmeros os benefícios que o uso da tecnologia pode trazer para a educação, listados na matéria abaixo pela Controller Education, de Joinville (SC). Entre eles, estão o estímulo a um ambiente inclusivo, um suporte extra no aprendizado, além de possibilitar a formação de novas comunidades de aprendizagem.
Saiba mais em: http://www.segs.com.br/educacao/sobre-educacao/categ-educacao/65332-cinco-motivos-para-usar-tecnologia-dentro-da-sala-de-aula.html
0 notes
Text
Netflix Educacional
Por Hanna Yahya
Empresário brasileiro da área de educação criou uma plataforma na internet, similar ao Netflix, mas que distribui conteúdos educacionais por um plano mensal. O iPED possibilita ao aluno fazer diversos cursos on-line simultaneamente e, ao final, retirar um certificado digital emitido pela empresa.
youtube
Para saber mais sobre o assunto, acesse o site: http://www.iped.com.br/social/missao/
0 notes
Text
A tecnologia é parceira da educação?
Por Hanna Yahya
A busca por uma melhoria na educação brasileira é incansável. A matéria abaixo discute os motivos do porquê a educação do país não melhorar em uma época com tantas inovações tecnológicas. Guilherme Françolin, um dos responsáveis pelo documentário “Do Giz ao Tablet: por que a tecnologia não mudou a educação”, aponta possíveis soluções para o problema.
Do Giz ao Tablet: por que a tecnologia não revolucionou a educação
Veja mais sobre o assunto: http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/01/23/por-que-a-tecnologia-nao-mudou-a-educacao-porque-o-sistema-e-o-mesmo.htm
1 note
·
View note
Text
Salvador recebe sua primeira semana de educação e tecnologia
Por Daniel Martins
Reprodução / Site do Senac
Salvador recebe entre 5 e 8 de outubro a sua primeira Semana de Tecnologia e Educação (EDUTEC). Na programação do evento, conteúdos voltados para a tecnologia, como jogos digitais, redes sociais, design gráfico e acessibilidade audiovisual. As inscrições estão disponíveis em qualquer unidade Senac e Senac Pituba (ambas em Salvador) e custam uma doação de brinquedo e/ou livro infantil em estado NOVO. Mais informações na matéria abaixo:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/09/semana-de-educacao-e-tecnologia-em-salvador-tem-inscricoes-abertas.html
#semanadetecnologia#semanadeeducacao#semanadeducacao#salvadortecnologia#salvadoreducacao#brasileducacao#brasiltecnologia#educacaoetecnologia#tecnologiaeeducacao#informatica#internet#educacao
0 notes
Text
TDAH
Por Mauro Jácome
Foto: Reprodução
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos problemas que mais afligem crianças e pais, pois prejudica muito o aprendizado. A reportagem abaixo, “Escola de Joinville", mostra que a programação de jogos pode ajudar crianças com o transtorno e, também, escolas que procuram soluções para lidar com o problema.
Mais informações: no site do A Notícia, clicando aqui.
0 notes
Text
EAD - Uma realidade em construção
Portal do Bibliotecário / Reprodução
1980, o professor entra na sala, vai ao quadro-negro e escreve: Amaírtes da Silva - Economia. A letra é desenhada, quase uma arte. Em seguida, faz uma breve exposição do funcionamento do curso e desenha um gráfico no quadro. A aula se desenvolve em torno daquelas retas e curvas. Conhecimento, giz e palavras. O livro, obtido no “Banco do Livro” da própria Faculdade, é o companheiro de estudos.
2015, o primeiro dia de aula ainda não aconteceu, mas os alunos recebem um e-mail do professor com uma breve apresentação, informações sobre o material disponível no “ambiente” virtual, um cronograma, instruções sobre os fóruns. Tudo online. Do professor, só uma foto. De repente, um novo e-mail com orientações sobre uma atividade. Quando é a próxima aula? Não tem a anterior, não tem a próxima, a aula é sempre, é agora, nunca acaba. O contato professor-aluno não tem data, nem hora. De repente, um vídeo com mais orientações. Olha ele lá, ele existe, uma imagem, uma voz: Multimídia Virtual da Silva. Conhecimento, arquivos PDF, DOC, JPG, links. Assim é o Ensino à Distância (EAD).
youtube
Dentro do método tradicional, com sala de aula e professor em carne e osso, é difícil a inserção de boa parcela da multiplicidade tecnológica existente. No entanto, no EAD, as limitações são mínimas. O que aparece no mercado e é interessante para o ensino, mais cedo ou mais tarde, será incorporado. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - clique para saber mais) já encampa vários recursos tecnológicos: armazenamento de material, ambiente para atividades, e-mails, fóruns, vídeos. O AVA sozinho quase encerra uma faculdade.
O EAD está em construção e dúvidas ainda pairam no ar: qualquer tema pode ser EAD? O mercado valoriza um curso à distância da mesma forma que um presencial? (clique para saber mais) Como controlar a qualidade do ensino? Ainda assim, o EAD é realidade e sua rápida evolução se deve não só à tecnologia, mas à comodidade oferecida, ao horário flexível, à economia de tempo e ao menor custo para as instituições e para o aluno.
Saiba Mais:
https://www.facebook.com/ensinoadistancia
http://vestibular.brasilescola.com/ensino-distancia/
http://www.ead.com.br/
6 notes
·
View notes