guiandopelacidade-blog · 7 years ago
Text
Séries - Personalidades;
Tumblr media
O nosso país ao longo de sua história projetou escritores, músicos, professores, dramaturgos, atores, atrizes, cantores e etc... que se tornaram personalidades importantes no Brasil e que até os dias de hoje são lembrados por filmes, novelas, crônicas e principalmente nos vestibulares e no principal ingresso das faculdades o  Enem. Para Começar,resolvi escolher as  personalidades que de alguma forma me influenciaram e continuam influenciando no dia a dia num especial aqui no blog. 
Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.
Clarice Lispector é a nossa primeira personalidade.
Clarice foi uma escritora e jornalista brasileira de origem judia, e foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX.  Nascida na Ucrânia, em Tchetchelnik, no dia 10 de Dezembro de 1920 tendo sido registrada como Haia Pinkhasovna Lispector.
Mudou-se em 1922 com seus pais para o Brasil, residindo por um tempo em Maceió-Alagoas e depois Recife- Pernambuco, onde passou toda a sua infância no bairro da Boa Vista.
Em 1937, veio junto com a família para o Rio de Janeiro, onde morou no bairro da Tijuca e depois no bairro do Leme no endereço da Rua Gustavo Sampaio, n°88. Se formou em direito, casou-se com um amigo de faculdade, o diplomata carioca Maury Gurgel Valente com quem teve dois filhos.
Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro.
Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista Manchete. A autora foi cronista do Jornal do Brasil. Produzidos entre 1967 e 1973, esses textos estão reunidos no volume "A Descoberta do Mundo".
Estreou no mundo literário escrevendo um romance que foi bastante acolhido pela crítica e fez com que Clarice ganhasse o Prêmio Graça Aranha
Trabalhou no Jornal do Correio da Manhã, assumindo a coluna "Correio Feminino", depois trabalhou no Diário da Noite com a coluna " Só Para Mulheres".Ganhou vários prêmios e publicou vários livros,contos e livros infantis de sucesso de crítica e público. são eles: ➡Perto do Coração Selvagem (1944) ➡O lustre (1946) ➡A Cidade Sitiada (1949) ➡Alguns Contos (1952) ➡Laços de Família (1960) ➡A Maçã no Escuro (1961) ➡A Paixão Segundo G.H. (1961) ➡A Legião Estrangeira(1964) ➡O Mistério do Coelho Pensante(1967) ➡A Mulher que Matou Os Peixes (1969) ➡Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres(1969) ➡Felicidade Clandestina (1971) ➡Água Viva(1973) ➡Imitação da Rosa(1973) ➡A Via Crucis do Corpo(1974) ➡A Vida Íntima de Laura(1974) ➡A Hora da Estrela(1977) sua última obra publicada em vida.
Fiquem atentos as próximas personalidades que aparecerão por aqui no blog toda sexta feira. E conta pra gente, quais livros ou contos de Clarice você já leu? tem mais algum que conheça? se tiver, fala ou manda pra gente!
0 notes
guiandopelacidade-blog · 7 years ago
Text
Os meses - parte 2.
Sim, galera! chegou o mês que a maioria estava ansiosamente esperando. o tempo da folia, dos blocos, das festas, ou seja, de toda aquela sensação contagiante invadindo o nosso país chamado Rio de Janeiro (risos).
Brincadeiras à parte, essa lindeza que conhecemos como fevereiro é o segundo mês no calendário gregoriano, que possuí 28 dias em anos comuns (365 dias) e em anos bissextos possuí 29 dias (366 dias).
Nas diversas versões da história, fevereiro teve seu nome inspirado na mitologia etrusca — Uma civilização que pertenceu a península itálica,  e que esteve diretamente ligada a história  de Roma. — E foi em homenagem a esse deus que se  chamava “Fébruo”, um deus associado a purificação e por causa dessa divindade, eram feitos  rituais e sacrifícios em nome dele. tempos depois, foi introduzido nas fundações do império romano e muitas das divindades etruscas foram readaptadas para a mitologia romana.
Reza a lenda, que fevereiro possuía 29 dias em anos comuns e 30 dias em anos bissextos. mas o imperador romano César Augusto de Roma, exigiu que um dos dias de fevereiro fosse transferido para o mês batizado em sua homenagem, que era agosto — sendo esse o oitavo mês no calendário juliano — para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao imperador Júlio César.
Junto de todas essas curiosidades, não poderíamos deixar de fora as diversas comemorações que teremos durante esse mês né? sejam elas oficias, especiais ou comuns. são elas:
Dia do Publicitário
Dia do Agente Fiscal/ Iemanjá
Dia de Navegação no Rio São Francisco
Dia Mundial contra o Câncer/ Criação do Facebook
Dia do Datilocopista
Dia do Agente de Defesa Ambiental /Dia Internacional da Internet Segura
Dia do Gráfico
Dia do Quadro do Magistério do Exército
Dia do Zelador
Dia do Atleta Profissional
Dia Mundial do Enfermo
Dia de Darwin
Carnaval/ Dia Mundial do Rádio
Dia da Amizade
Dia Internacional de Luta contra o Câncer na Infância
Dia do Repórter
Dia do Aniversário da Casa do Marinheiro Fim da Semana da Arte Moderna (1922)
Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo
Dia do Esportista
Dia Mundial da Justiça Social
Data Festiva do Exército Dia da Conquista do Monte Castelo (1945)
Dia do Auxiliar de Serviços Gerais
Dia do Rotaryano
Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)
Dia da Criação do Ministério das Comunicações
Dia do Comediante
Dia do Agente Fiscal da Receita Federal /Dia Nacional do Livro Didático
Dia da Ressaca
Gostou? fique ligado nos próximos posts dos significados!!! Esperamos que vocês leitores curtam bastante o carnaval, mas com toda a moderação hein! Nos sigam nas nossas redes sociais, clicando nesses links aqui Facebook  /  Instagram  e vejam as nossas andanças pela cidade. até a próxima!
0 notes
guiandopelacidade-blog · 7 years ago
Text
Os meses - parte 1.
Quem nunca teve curiosidades?
Comecei ano passado a postar curiosidades sobre os meses e seus significados no meu ‘instagram’ e respectivamente em nossa página no ‘facebook’. e decidimos começar a postar aqui no nosso blog como uma forma de iniciar os trabalhos por aqui também. afinal, aqui teremos mais espaço para colocarmos todas as curiosidades, fotos, dicas, e etc…
Janeiro é o mês, né? verão, férias, viagens e muita praia! mas, qual será o real significado da palavra? Então segura essa curiosidade ai.
Janeiro provém do latim {J a n u a r i u s} é o primeiro mês do nosso calendário que é chamado de Gregoriano, devido a promulgação do Papa Gregório XIII no ano de 1582 e também era o primeiro mês do calendário juliano, devido a implementação do imperador romano Júlio César e no calendário de Numa Pompílio (que foi um sabino e o segundo rei de roma) era o décimo primeiro mês.
Seu nome se deve em homenagem ao deus romano Jano {J a n u s} que representava a dualidade, o porteiro celestial, deus das Portas e Portais como também  das entradas, Senhor do sol e do dia, das indecisões e representante dos términos e dos começos, passado e futuro e das transições. recebeu essa homenagem no primeiro mês do ano, por justamente representar um pouco do passado com a promessa que o inicio do ano marca. suas datas comemorativas, são:
→01/01- Dia Internacional da paz;
→06/01- Dia de Reis no calendário cristão.
Gostou? fique ligado nos próximos posts!!!
0 notes