Text
Tudo Bem No Natal Que Vem (2020)
Na comédia/drama Tudo Bem no Natal que Vem, Jorge (Leandro Hassum) é um homem rabugento que sempre odiou o Natal e costuma fazer de tudo para evitar as comemorações dessa data. Na véspera do feriado, ele cai do telhado e bate a cabeça. Quando acorda, percebe que está vivendo o Natal do ano seguinte, e continua revivendo diversos Natais em um ciclo interminável.
Com a trama iniciando na véspera de Natal de 2010, o roteiro de Paulo Cursino acaba trazendo para a tela uma série de eventos que quem não mora no Brasil pode achar exagerado, mas que são facilmente identificáveis: o trânsito da época, as enormes filas no supermercado, o calor infernal, a uva-passa no arroz e, é claro, os familiares que se reúnem anualmente para celebrar a data. Construídos de uma forma tão verdadeira que se torna quase caricata, o filme não hesita em mostrar as mais marcantes figuras da ceia de Natal, como o tio do pavê, os familiares com as mesmas promessas de ano novo, as crianças ansiosas para abrirem os presentes e o cunhado inconveniente sempre pedindo por dinheiro.
Após sofrer um acidente no dia 24 de dezembro de 2010, Jorge acaba acordando exatamente um ano depois, prestes a comemorar mais uma véspera do nascimento de Jesus. O enredo consiste no mistério que ele não lembra absolutamente nada do que viveu nos últimos 365 dias, com a memória limitando-se a apenas o Natal passado.
Conforme os anos vão passando Jorge acorda todo natal e descobre algo novo que aconteceu durante seu ano e se sente mal por alguns de seus atos, apesar de não se recordar, e sempre tenta se redimir num período de 24 horas. A parte mais emocionante do filme, entretanto, está nas cenas que o protagonista possui com a filha já ao final do longa.
Tudo Bem No Natal Que Vem surpreende e cativa pelo mais simples: a leveza do roteiro, o humor fácil e, acima de tudo, a identificação por parte do público.
Ps: No blog @comidasfestivas, você encontra uma receita de pavê para fazer e se deliciar enquanto assiste esta indicação tal qual o tio do pavê.
0 notes
Text
HALLOWEEN (Dia das Bruxas)
No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween e as histórias que acercam o surgimento dessa festa existem desde o século 18. Segundo historiadores, o Halloween pode ter surgido através do festival pagão Samhain. O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos". Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.
O Halloween tomou forma entre 1500 e 1800 devido as famosas fogueiras para a queima de joio (que celebrava o fim da colheita de Samhain). Outro costume dessa época era de prever a morte de alguém ou o nome do futuro homem ou mulher com quem alguém se casaria. Hoje em dia, esta data significa festejar, se fantasiar, assistir filmes de terror e se divertir, é uma época do ano em que podemos nos vestir da forma que quisermos e aproveitar de todas as formas possíveis.
Abaixo temos filmes para se divertir (ou não) com o melhor dessa época do ano:
-Halloween: A Noite do Terror (1978)
Um perigoso assassino foge do hospício onde era mantido, retornando ao bairro onde matou sua família quando criança. Lá ele passa a observar e perseguir os jovens moradores da rua, em especial a bela Laurie.
Classificação Indicativa: +16 anos
- Hellraiser (1987)
Frank (Sean Chapman) abre um portal para o inferno ao mexer em uma caixa que comprou no exterior. O ato desencadeia seres horríveis chamados Cenobitas, que destroem o corpo de Frank. Quando o irmão de Frank (Andrew Robinson) e sua esposa, Julia (Clare Higgins), se mudam para a antiga casa de Frank, eles acidentalmente trazem o que sobrou de Frank de volta à vida. Frank então convence Júlia, sua amante, a atrair os homens de volta para casa para que ele possa usar o sangue deles para se reconstruir.
Classificação Indicativa: +16 anos
- Todo Mundo em Pânico 4 (2006)
Esse filme de comédia faz sátiras à filmes de terror como Jogos Mortais e O Grito, faz parte de uma franquia do mesmo nome. Nesse filme Cindy Campbell (Anna Faris) agora trabalha como enfermeira, precisando cuidar de uma senhora que mora em uma casa onde fatos estranhos acontecem. Ela é vizinha de Tom Ryan (Craig Bierko), um homem divorciado que está cuidando de seus dois filhos. Quando uma invasão alienígena tem início eles precisam fugir, em busca de salvação. No caminho Cindy ainda reencontra Brenda (Regina Hall), sua amiga interesseira e ninfomaníaca, que agora trabalha como repórter.
Classificação Indicativa: +14 anos
- Rua do Medo 1994, 1978 e 1666 (2021)
Rua do medo é uma trilogia que conta a história de um grupo de adolescentes que enfrentam um espirito maligno que aterroriza a cidade à séculos. No segundo filme eles descobrem que as mesmas coisas já aconteceram com pessoas próximas à eles. No terceiro e último filme, eles descobrem a verdade.
Classificação Indicativa: +16 anos
O Estranho Mundo de Jack (1993)
Jack Skellington, o Rei das Abóboras, se cansa de fazer o Dia das Bruxas todos os anos e deixa os limites da cidade. Por acaso, acaba atravessando o portal do Natal, onde vê a alegria do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal.
Classificação Indicativa: Livre
Fontes: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151029_origem_halloween_rb
5 notes
·
View notes
Text
Dia das Crianças
O dia das crianças é celebrado em dias diferentes em cada país do mundo e aqui no Brasil é comemorado no dia 12 de outubro, essa data se dá por que em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança e no ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. Em celebração à essa data, aqui estão cinco filmes infantis de antigamente e da atualidade para assistir com suas crianças e se divertir:
- O Gato (2002)
Conrad (Spencer Breslin) e Sally (Dakota Fanning) estão presos em casa em um dia chuvoso e tedioso. Sozinhos, a única companhia deles é o peixe de estimação (Sean Hayes). Até que surge um gato brincalhão (Mike Myers), de cartola vermelha e branca, e os leva para um mundo repleto de imaginação, fantasia e jogos. Quando as coisas saem do controle, o gato deve ir antes que a mãe das crianças (Kelly Preston) volte.
Indicação Livre
- Divertidamente (2015)
Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.
Indicação Livre
- Frozen (2013)
A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio.
-Shrek (2001)
Era uma vez um pântano distante, onde vivia um ogro chamado Shrek. De repente, seu sossego é interrompido pela invasão de personagens de contos de fadas que foram banidos de seu reino pelo maldoso Lorde Farquaad. Determinado a salvar o lar das pobres criaturas, e também o dele, Shrek faz um acordo com Farquaad e parte para resgatar a princesa Fiona. Resgatar a princesa pode não ser nada comparado com seu segredo profundo e sombrio.
Indicação Livre
-Horton e o Mundo dos Quem (2008)
Horton é um elefante que ouve um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. Surpreso, ele passa a desconfiar que possa existir vida dentro daquela partícula. Trata-se dos Quem, seres que ignoram a existência de vida fora da cidade em que vivem, a Quemlândia. Mesmo com todos acreditando que ele perdeu o juízo, Horton decide ajudar os moradores de Quemlândia.
Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/dia-das-criancas/a-origem-dia-das-criancas.htm
https://www.adorocinema.com/filmes/filme-203691/
https://www.adorocinema.com/filmes/todos-filmes/crianca/
3 notes
·
View notes