Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Sentimento.
Esses dias eu dei um feedback sobre um conto de terror. Percebi a enorme diferença que uma ambientação e um tom de terror causa no texto.
Isso se trata mais de um problema narrativo. E o que é narrativa? É a forma como eu narro uma história.
E cada história deve ter uma narrativa que dê ênfase no seu gênero. O terror só é terror porque a forma como eu narro um faz o leitor sentir medo. E é disso que se trata. Sentimento.
E como eu vou passar sentimento ao leitor se a minha narrativa não colabora?
Então precisamos ver uma forma de narração que enfatize ainda mais o sentimento da nossa história. Se trata de dar a voz que a nossa história merece. E o jeito como essa voz é altera o sentimento que eu passo.
5 notes
·
View notes
Text
Por que devo estudar gramática para escrever?
Essa é, talvez, uma das principais perguntas que surgem na nossa cabeça quando começamos a escrever. A resposta é simples: a gramática é a principal ferramenta que nós temos.
Não adianta criar um mundo incrível, uma história cheia de reviravoltas, personagens complexos e profundos... Nada disso adianta se eu não souber transmitir a mensagem que está na minha cabeça para a do leitor.
A nossa obra é uma linha que liga a minha mente com a do leitor. Se essa linha é fraca, a conexão também é.
Um bom domínio da língua, acima de tudo, nos permite passar uma mensagem da forma mais clara possível e das mais variadas formas.
Algumas pessoas pensam que, ao estudar gramática, perderão a liberdade criativa na hora de escrever. Muito pelo contrário, se eu sei usar a ferramenta que está nas minhas mãos, posso fazer o que quiser.
A gramática é a base da escrita.
13 notes
·
View notes