Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
#JUSTICEFORARTPOP
Não esqueçam de comprar e dar stream no ARTPOP UA tour artRAVE: The ARTPOP Ball teria um DVD gravado no Madison Square Garden (mesmo lugar onde foi gravado o show da Monster Ball em 2011), porém a gravação foi cancelada e Gaga tentou recompensar os fãs fazendo um livestream no último show da tour em Paris. APP Não é surpresa pra ninguém que a era ARTPOP não foi a mais bem planejada e organizada por Gaga, mais o que algumas pessoas não sabem é que essa era séria completamente diferente. Gaga começou todo o projeto em 2012 enquanto estava na sua turnê “The Born This Way Ball”.
Segundo a mesma, ela já teria o nome do disco em mente logo após terminar as gravações do álbum Born This Way (2011). Gaga interagia com seus fãs no twitter e na sua própria plataforma http://LittleMonsters.com pra atualizar todos do processo do álbum.
O nome ARTPOP só foi revelado em Agosto de 2012 após Gaga mostrar sua nova tatuagem.
PROJETOS INICIAIS
Lady Gaga, no começo, se mostrou bastante animada com o projeto, e compartilhava suas ideias para o álbum. Segundo ela o ARTPOP seria bastante focado em um aplicativo onde Gaga postaria vídeos dos bastidores..
Além de músicas inéditas, e clipes para todas as faixas do álbum (sim, Gaga tinha em mente fazer o ARTPOP como um álbum visual).
Inicialmente Gaga contratou o artista Gianfranco Abela para fazer a capa do álbum, porém logo ele apresentar a capa feita e de dar a sugestão pra Gaga trocar o nome do álbum para “Pop Orgasm”, ela logo rejeitou.
Jeff Koons foi chamado logo em seguida pra trabalhar na escultura que seria utilizada na capa oficial.
TRACKLIST :
Gaga trabalhou com vários DJ do cenário eletrônico, entre eles: DJ White Shadow (que já havia trabalhado com a Gaga no Born This Way), Zedd e Madeon.
Durante os anos de 2012 e 2013, ela mesma divulgava os nomes das músicas que poderia fazer parte do projeto, entre eles: Tea, The Applause, Girl Under You, Temple, Burqa, Tea (onde a mesma disse que era uma de suas favoritas) e Sire.
Esse ano vazou alguns documentos que tbm aparecem nomes bastantes curiosos na tracklist original: A faixa Do What U Want estaria no disco mas sem a presença do R. K*ll.*;
Sexxx Dreams seria uma colaboração com o cantor Robin Thicke (cantor famoso pela sua música Blured Lines e pela participação na performance da Miley Cyrus no VMA 2013) e ele ganha 5% dos lucros da musica até hoje;
Nothing On (But The Radio) que é uma demo vazada em 2010 que seria incluída no The Fame Monster, porém a Gaga retrabalhou ela para o ARTPOP;
youtube
e Brooklyn Nights (faixa essa que acabou vazando em 2014).
youtube
LANÇAMENTO
O álbum originalmente estava previsto para sair no primeiro semestre de 2013, porém com o incidente causado pelo quadril na sua tour que fez ela cancelar toda a leg americana, a mesma foi obrigada a adiar o álbum apenas para o fim do ano.
LEAD SINGLE
Como a maioria sabe, Applause foi escolhida para abrir os trabalhos do disco, mas essa ideia não veio da Gaga e sim da própria gravadora.
Lady Gaga queria que o lead single fosse Burqa (que logo viraria Aura). Um clipe iria ser planejado, e com orçamento de 138K dólares e que seria dirigido por Ruth Hogben, porém com o barramento da gravadora, por achar a música experimental demais, o vídeo nunca foi gravado.
Segundo com informações vazadas, o clipe seria sim a continuação do videoclipe de Telephone (2010).
O clipe de Applause foi gravado no lugar e chegando a custar 500k dólares.
youtube
PERFORMANCE E POLÊMICA DO VMA 2013
youtube
Muitas pessoas devem amar o grande comeback da Gaga no palco do VMA 2013, mas inicialmente a performance não seria aquela.
A performance já começaria no red carpet com Gaga chegando acompanhada de varias sósias interpretando looks e eras passados de sua carreira.
O show principal seria muito mais dark e artístico, vou deixar a explicação de como seria a performance aqui, pois se seu colocar aqui ficaria enorme
As fotos do projeto inicial
O que aconteceu foi que a MTV barrou essa performance e deixando Gaga tendo que recriar outro conceito apenas alguns dias antes da premiação (e essa foi a mesma edição que deixou o Kanye West falar 13 min no palco quando o acordo era ele só ter 4).
SEGUNDO SINGLE
Um dos maiores erros do ARTPOP. Inicialmente ela faria um projeto de divulgação do ARTPOP onde ela lançaria 3 músicas até chegar no dia 11 de Novembro (dia de lançamento do álbum), as músicas seriam: DWUW (single promocional), Venus (segundo single) e Dope (single promocional)
Do What U Want foi lançado dia 21 de Outubro de 2013, a música atingiu bons números em vários iTunes ao redor do mundo e a critica também se mostrou muito a favor da música. Assim a Interscope Records obrigou Lady Gaga a trocar Venus por DWUW como segundo single.
Como o clipe de Venus estava prestes a ser gravado, Gaga por Ruth Hogben (o mesmo que iria dirigir o clipe de Aura).
Vários problemas aconteceram durante essa época: o empresário da Gaga, Troy Carter, e grande parte de sua equipe abandonaram,
a pressão da mídia sobre as “baixas vendas” do ARTPOP fez a Interscope cair ainda mais em cima dela,
várias polêmicas de abuso sexual começaram a ficar muito fortes pro Terry Richardison e R. Kelly e isso começou a cair nos ombros da Gaga pois eles eram a colaboração e o diretor do clipe Do What U Want , e outras coisas que não foram divulgadas.
Nessa época Gaga parou total com a divulgação do disco, e cancelou os dois videoclipes que já estavam gravados e finalizados. A mesma tinha dito que estava passando por uma grande fase de depressão nesse momento da sua vida e que até cogitou a desistir da carreira.
G.U.Y
Com o sumiço de Gaga de dezembro de 2013 até março de 2014, foi divulgado que Gaga começou a gravar o clipe de G.U.Y, dirigido por ELA MESMA. Segundo informações, Gaga bancou 100% o projeto desse clipe, e a Interscope não deu nenhum centavo para divulgar a música.
Isso acabou fazendo o clipe sair, mas não tendo absolutamente NENHUMA divulgação. O clipe é mais um pedido de desculpas de Gaga para os fãs.
Nele contém bastantes cenas que representam a “queda” dela causada pelos “homens engravatados em busca apenas de dinheiro” e como ela lutou pra se recuperar.
APP
Um dos maiores ideais da Gaga para o ARTPOP era um App interativo onde ela poderia divulgar várias coisas inéditas exclusiva para seus fãs.
Porém o app não foi bem executado, quando ele foi lançado, era apenas para celulares IOS e nele os fãs poderiam criar gifs e escutar as faixas do álbum.
O projeto GAGATV foi anunciado no app, mas depois de vários adiamentos, o projeto foi cancelado. O app foi retirado da Apple Store em 2015.
ARTPOP ACT II
Esse também era um dos projetos mais animadores segundo a Gaga, ela tinha planos tão grandes para o álbum que queria lançar ele em 2 partes.
A primeira parte (o álbum que conhecemos e amamos) com faixas mais comercias e com apelo ao público,
e a segunda parte seria com faixas mais experimentais e diferentes de tudo que ela já tinha feito. Com a má recepção do álbum, a gravadora barrou o lançamento do ARTPOP ACT II, e a Gaga nunca mais citou ele.
TOURS
Com o lançamento previsto do fim do ano, Gaga considerou fazer uma mini-tour na América do Norte com a primeira versão da artRAVE (aquela da festa de lançamento do disco), porem a ideia não foi pra frente com todo os problemas envolvendo a Gaga e o disco.
A tour artRAVE: The ARTPOP Ball teria um DVD gravado no Madison Square Garden (mesmo lugar onde foi gravado o show da Monster Ball em 2011), porém a gravação foi cancelada e Gaga tentou recompensar os fãs fazendo um livestream no último show da tour em Paris.
GRAMMY :
Uma performance no Grammy 2014 também estava sendo planejada, mas com a falta de indicações, a mesma decidiu pular fora.
Esses foram todos os planos iniciais da era ARTPOP, e pode ter muito mais na qual não sabemos e provavelmente nunca vamos saber. Embora o ARTPOP seja um álbum muito amado dos fãs (agora..) não podemos negar que essa foi a era mais turbulenta e atrapalhada da Gaga.
A Interscope e o ex-empresário da Gaga Troy Carter foram as principais causas dessa bagunça na vida artística e pessoal da Gaga.
Não esqueçam de comprar e dar stream no ARTPOP
Thread criada por : https://twitter.com/chromaticaoty
2 notes
·
View notes