Tumgik
franiquito · 2 years
Text
12 livros para 2022
O ano do podcast no Brasil da leitura na rotina de Franiquito, vulgo eu mesma!
1. Ms. Marvel, de diversos roteiristas e artistas (série de HQs, 10 edições)
2. 1984, de George Orwell
3. Battle royale, de Koushun Takami
4. Um coração ardente, de Lygia Fagundes Telles
5. Tannöd, de Andrea Maria Schenkel
6. A nau dos insensatos, de Sebastian Brant
7. O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder
8. Thermae romae, de Mari Yamazaki (série de mangás, 6 edições)
9. Confissões do crematório, de Caitlin Doughty (emprestado)
10. Extraordinário, de R. J. Palácio (emprestado)
11. Aniquilação, de Jeff Vandermeer (releitura)
12. Carrie, a estranha, de Stephen King
Então é isso que me veio à mente observando minha estante e pensando em livros que peguei emprestado de amigues há séculos e não termino nunca.
Tem livro na lista que até comecei em algum momento, mas nunca finalizei. O 1984 eu quase finalizei, mas por algum motivo que nem eu mesma sei, eu larguei e nunca mais retomei. Sei que não foi porque não gostei !
Ah, vamos levar em conta também que estou elaborando essa lista já aos 3 dias do mês de abril, então a meta fica ainda mais tensa. kkkkkkk
Vamos ver no que dá.
1 note · View note
franiquito · 6 years
Text
One Week Friends, de Maccha Hazuki
Tumblr media
One Week Friends é uma (não sei se posso chamar assim, mas) minissérie de mangás do gênero shoujo colegial - um "clássico". Contudo, apesar do clichê inicial, sua trama se diferencia um pouco da maioria dos outros romances escolares "para meninas": enquanto muitos shoujos têm como plot principal um casal hétero com muitos conflitos, que se gosta mas parece que nunca vai se acertar (o que contribui para criar também uma tensão sexual), em OWF os protagonistas têm uma relação bastante saudável - apesar de beirar o limite algumas vezes.
Na história, acompanhamos Hase Yuuki, um rapazinho do ensino médio um tanto quieto e não muito exemplar em termos estudantis ou esportivos, mas de bom coração. Ele se interessa por uma colega em particular, Fujimiya Kaori, uma moça muito bonitinha, mas extremamente quieta e isolada de tudo e todos. Yuuki tem essa vontade de se aproximar de Kaori e se tornar seu amigo e então cria coragem e o faz, mas Kaori o rejeita, demonstrando que seu isolamento é voluntário. Contudo, o moço não desiste e segue tentando entender o porquê desse afastamento, que não parece deixar a colega feliz, até que descobre: Kaori sofre de uma condição que a faz se esquecer de tudo e de todos, exceto sua família, ao final da semana. Portanto, após o final de semana, Kaori não lembra de absolutamente nada em relação a Yuuki e sua tentativa de se tornar seu amigo.
O que eu achei mais interessante no mangá e seu maior mérito (depois do traço absurdamente fofo) é a destreza da autora em não deixar a história esquisita ou abusiva. OK, Hase se aproxima de Fujimiya primeiramente porque a acha bonita e, lá no fundo, deseja um dia se tornar seu namorado. É por isso que ele vai falar com ela e insiste tanto em ser seu amigo. Mas acho que tudo bem, afinal, todo mundo passa por alguma situação parecida na vida - se aproximar de alguém apenas pela atração física. A insistência de Yuuki pode soar um pouco invasiva no início - afinal, a menina disse NÃO com todas as letras. Mas pelo menos a autora consegue deixar claro em suas ilustrações que Kaori não está totalmente satisfeita com isso e com sua situação em geral. Ela passa, inclusive, a usaro argumento de "não posso" e "não vai dar certo" ao invés de "não quero", o que torna a abordagem insistente de Yuuki mais justificável. Com o passar do tempo, Kaori se torna muito agradecida a Yuuki por seus esforços e sua amizade e, mesmo que ele ainda tenha esperanças de que a relação deles evolua, ele nunca força nada.
Parece um pouco ridículo reiterar o óbvio, o mínimo que um ser humano deve fazer pelo outro, mas infelizmente vemos situações muito diferentes no nosso dia a dia e ainda mais em shoujos, que costumam ser mais do que problemáticos na hora de desenvolver os relacionamentos românticos.
Eu acho que o grande trunfo de OWF é demonstrar que sim, Yuuki deseja se tornar namorado de Kaori, e sim, há momentos em que ele espera uma "recompensa" pelos seus esforços em se tornar amigo de Kaori, mas tudo isso fica apenas no pensamento dele. Ele não chega realmente a cobrar nada de Kaori. Conforme o círculo de amizades de Kaori se expande, Yuuki não fica exatamente feliz a princípio (pois queria "exclusividade", ser o "único" para ela), mas ele mesmo reconhece que isso é egoísta, principalmente ao perceber como tudo faz tão bem à menina. Então, Hase é um personagem que nunca se torna incoveniente e que evolui com o passar do mangá - ele percebe que é ridículo querer manter uma pessoa só para ele, que ele não pode exigir coisas em troca apenas por ser uma pessoa legal etc. Então ele é um ótimo personagem masculino jovem para um shoujo.
Kaori eu acho um pouco pobre de desenvolvimento. Ela é basicamente a "vítima" - ainda que Hase ou Hajime, o "rival" de Yuuki - nunca precisem salvá-la fisicamente, ela ainda assim precisa ser "salva" de sua condição de isolamento e de perda de memória. Além disso, ela é aquela típica personagem feminina extremamente doce e inocente, que não parece ser capaz de enxergar os males do mundo e sempre acaba chorando - ainda que seu choro muitas vezes seja apenas de emoção e gratidão, o que não deixa de ser bonitinho. Mas é ótimo ver como ela não "brinca" com os sentimentos nem de Yuuki, nem de Hajime - para ela, eles são apenas amigos e os trata igualmente.
[SPOILERS] Ao final do mangá, parece que tudo vai descambar para Hase e Fujimiya realmente se tornando um casal, mas eu adorei que 1) ele finalmente tentou verbalizar seus sentimentos, ou seja, tentou ser sincero de uma maneira respeitosa; 2) não funciona muito bem, pois eles são interrompidos pelos outros amigos que estavam espiando tudo, seguindo a linha cômica de toda a história. É legal que eles dois terminem apenas como bons amigos, mas sem aquela chatice de "AI FRIENDzONE". Não, nada disso. Eles são amigos SIM e se dão muito bem só com isso. Hase gosta de Fujimiya, mas ela não tem obrigação de retribuir - e tudo bem, as pessoas podem continuar sendo amigas assim mesmo. E, quem sabe?, no futuro eles até podem vir a se tornar um casal. [/SPOILERS]
A minha leitura de OWF foi permeada de receios de a história se tornar uma coisa abusiva e forçada, mas fiquei muito grata por termos ao menos uma história que consegue fugir disso sem esconder os defeitos de seu protagonista.
0 notes
franiquito · 6 years
Text
Maratona Literária Julina 2018
Assistindo mais um vídeo maravilhoso da maravilhosa and amiga Jéssica Mattos, caí nessas de #MaratonaLiteráriaJulina2018. Trata-se, como o nome já propõe, de ler bagarai durante o mês de julho - isso porque, no caso da Jéssica e da Naty, a criadora da maratona, há as famosas “férias de julho” para professoras.
A Naty elaborou quatro categorias que a Jéssica e eu também vamos seguir: Leitura empacada, Leitura obrigatória, Leitura em andamento e Leitura de um/a autor/a negro/a. Minhas escolhas vão ser pra literalmente finalizar minha leituras em andamento:
✔️ Dragões de Éter vol. 1: Caçadores de Bruxas, do Raphael Draccon (leitura empacada desde o início do ano! Já li, já larguei, já retomei, já reli, já larguei de novo... tá brabo essa novela!)
✔️ O Guia do Mochileiro das Galáxias, do Douglas Adams (leitura obrigatória, pois faz parte dos meus #12livrospara2018)
✔️ A Mediadora vol. 4: A Hora Mais Sombria, da Meg Cabot (leitura em andamento. Estou relendo toda essa série maravilhosa da minha adolescência)
✔️ No Seu Pescoço, da Chimamanda Ngozi Adichie (leitura de autora negra. Já li mais ou menos metade dos contos, mas acabei deixando de lado nos últimos tempos também)
Além desses, que preenchem as categorias da Maratona, vou acrescentar mais alguns:
✔️ V de Vingaça, do Alan Moore e David Lloyd (em andamento já e parte dos #12livrospara2018)
✔️ One Week Friends vol. 7, da Matcha ou Maccha Hazuki (só falta esse volume para encerrar a série!)
✔️ Thermae Romae vol. 3, da Mari Yamazaki (porque faz tempo desde que li o vol. 2 e não quero deixar para muito depois)
✔️ O Cão dos Baskerville, do Sir Arthur Conan Doyle (também é parte dos #12livros e eu to meio atrasada nessas leituras, então bora recuperar!)
A princípio parece bastante coisa, mas muitos deles já estão em andamento e alguns são HQs, que têm leitura mais rápida. Se eu seguir com 1 ou 2 livros ainda incompletos para o próximo mês também não terei problemas.
Então let’s ler!
0 notes
franiquito · 6 years
Text
TAG: 20 fatos literários sobre mim
TAG criada não sei por quem. Retirei as perguntas desse vídeo aqui da Jéssica Mattos.
01) Sou fã incondicional do autor(a): Agatha Christie, Clarice Lispector
02) Comprei pela capa: Geralmente faço isso com mangás na banca. One Week Friends e Alive foram os últimos eu acho.
03) Leitura que mais me custou tempo: O primeiro volume de Dragões de Éter, Caçadores de Bruxas, está me custando muito tempo: comecei a ler no fim ou início do ano (já nem sei), parei de ler e tive que recomeçar. Atualmente não estou nem na metade.
04) Não suporto o gênero literário: Espírita. Simplesmente não conversa comigo, não me faz crer naquilo, então acaba não me convencendo nem prendendo.
05) Amo a personagem: Calvin (Calvin e Haroldo), Nicolau (O Pequeno Nicolau), Suzannah Simon (A Mediadora).
06) Minhas 3 editoras favoritas: Zahar, Cia das Letras, Record
07) Nunca li e me envergonho de nunca ter lido: Dom Casmurro, Death Note, Cem Anos de Solidão, O Mundo de Sofia
08) Coleciono: Mangás?
09) Marco página com: Marcador de páginas ou cartelinha de post it/marcador transparente. Se não tiver nenhum dos dois à mão, decoro o número da página ou do capítulo (nunca paro de ler no meio de algo).
10) Leio ao mesmo tempo: Gosto de ler um monte de coisas ao mesmo tempo. Geralmente pego um romance e vou intercalando com quadrinhos e mangás, às vezes com contos também.
11) Lendo no momento: Dragões de Éter volume I: Caçadores de Bruxas (Raphael Draccon), No Seu Pescoço (Chimamanda Ngozi Adichie) e V de Vingança (Alan Moore e David Lloyd)
12) Já abandonei a leitura de: O Mundo de Sofia (há muuuuito tempo), 1984 (até hoje não sei por que larguei o livro no final) e recentemente Morte Súbita (ê livro chato!).
13) Tatuagem literária: Nenhuma no momento, talvez no futuro.
14) Tenho várias edições: De Effi Briest (Theodor Fontane), Os Sofrimentos do Jovem Werther (Johann Wolfgang von Goethe) e O Leitor (Bernhard Schlink) eu tenho as edições em português e em alemão, mas só isso.
15) Meu gênero literário favorito: Atualmente eu diria que arte sequencial, ou seja, qualquer forma de história em quadrinhos. Depois disso, romance.
16) Nunca me presenteie com o livro: Acho que eu ficaria um pouco decepcionada com alguns chick lits (é assim que chama?) e autoajudas.
17) Geralmente leio ouvindo: Nada. Mas ouvir barulhinho de natureza (real ou de app) pode ser muito relaxante e reconfortante.
18) Li mais de uma vez: Werther, O Leitor, A Maldição do Espelho (Agatha Christie), alguns dos Harry Potter (3 e 4 eu acho, talvez o 5 também), vários Salve-se Quem Puder.
19) Nunca li, nunca lerei: Aquela série lá "derivada" de Crepúsculo que tem mil livros - Traída, Usada, Amaldiçoada, sei lá, uns nomes assim. Acho que aqueles Melancia e outros da mesma autora. Naruto, One Piece, Bleach - esses battle shonens intermináveis.
20) Sugiro participar: Ignoremos.
2 notes · View notes
franiquito · 6 years
Text
Leituras 2018
#33. Helter skelter (Kyoko Okasaki)
0 notes
franiquito · 6 years
Text
Leituras 2018 (jan-mai)
Parasyte 4 (Hitoshi Iwaaki)
O leitor (Bernhard Schlink)
Milk and honey (Rupi Kaur)
Boteco dos deuses (Carlos Ruas)
Parasyte 5 (Hitoshi Iwaaki)
Parasyte 6 (Hitoshi Iwaaki)
Parasyte 7 (Hitoshi Iwaaki)
Turma da Mônica: Lições (Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi)
Turma da Mônica: Lembranças (Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi)
A hora da estrela (Clarice Lispector)
Sobrevivente André Du Rap (do massacre do Carandiru) (André Du Rap e Bruno Zeni)
Parasyte 8 (Hitoshi Iwaaki)
Mulheres alteradas 4: medida justa (Maitena Burundarena)
Superadas 1 (Maitena Burundarena)
Effi Briest (Theodor Fontane)
Curvas perigosas 1 (Maitena Burundarena)
Thermae romae 2 (Mari Yamazaki)
Schlaf gut, kleiner Fuchs!: Gute-Nacht-Geschichten (Dörte Müller)
Comédias da vida privada (Luis Fernando Verissimo)
Nana 1 (Ai Yazawa)
Feitiço (Sarah Pinborough)
Parasyte 9 (Hitoshi Iwaaki)
Parasyte 10 (Hitoshi Iwaaki)
Aniquilação (Jeff Vandermeer)
Piteco: Ingá (Shiko)
Curvas perigosas 2 (Maitena Burundarena)
Ms. Marvel 3: Apaixonada (G. Willow Wilson)
One week friends 1 (Maccha Hazuki)
One week friends 2 (Maccha Hazuki)
One week friends 3 (Maccha Hazuki)
One week friends 4 (Maccha Hazuki)
Sandman 1 (Neil Gaiman)
0 notes