Gabriela Saballa, 19 anos, estudante do primeiro semestre de Fisioterapia na UFCSPA."Tumblrfólio" criado para a matéria de Introdução a Fisioterapia, da professora Caren Bernardi
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Aula 1
Um fisioterapeuta é uma pessoa que acima de tudo busca a reabilitação e a prevenção para a qualidade de vida das pessoas. Ele pode atuar em diferentes lugares como home care, hospitais, clinicas e consultório próprio. Os fisioterapeutas podem atender todas as pessoas em todas as fases da vida desde o pré-natal até a geriatria.
Eu sempre sonhei em trabalhar na área da saúde, até o terceiro ano do ensino médio pensava muito sobre a medicina, mas como uma ideia que era idealizada por mim, bem diferente da realidade da profissão. Em 2016 comecei a abrir o leque de opções que a área da saúde me oferecia, e foi aí que me identifiquei com a fisioterapia, principalmente na área da pediatria, que sempre foi meu sonho independente da profissão dentro da saúde.
Tenho muitas expectativas em relação a minha profissão como fisioterapia, mas a principal é a realização pessoal, sentir que eu amo o que faço. Acho que a fisioterapia é capaz de me proporcionar esse sentimento diariamente na atuação da profissão, cada pequeno avanço de um paciente se tornará uma vitória, tanto para ele quanto para mim.
0 notes
Text
Aula 2- História da fisioterapia
Minha primeira aula de introdução a fisioterapia foi no dia 13 de março de 2017, no dia 6 de março – quando foi a primeira aula de minha turma-, foi quando fiz minha matricula na UFCSPA. Durante a aula do dia 13 a prof Caren abordou o tema “historia da fisioterapia”, o que realmente me tocou, mostrando que aos poucos eu sabia que havia escolhido a profissão certa.
Ver como foi o dificultoso surgimento e inicio da fisioterapia como profissão nos faz ter a certeza de que o reconhecimento que temos hoje não veio fácil, e sim através de muita luta. A aceitação de nossa profissão perante a sociedade mundial e médica, foi surgir oficialmente só depois da II Guerra Mundial, o que nos faz perceber quanto nossa profissão é jovem quando comparada à outras da área da saúde, e como ainda temos muito mais reconhecimento a conquistar. Além disso, a profissão de fisioterapeuta ajudou muito na recuperação de pessoas que passaram por diferentes acidentes, não apenas os de guerra, mas assim tornando a reabilitação acessível a todos.
Desde seu nascimento, o principal foco da fisioterapia vem sendo a reabilitação, mas ultimamente a prevenção vem tomando um importante foco no cenário profissional. A partir da prevenção é possível reduzir os efeitos de muitas doenças degenerativas (por exemplo, E.L.A.). No entanto, essa é uma ideia que ainda precisa ser difundida, entre todos os inividuos, visto que não é necessário ter uma doença para começar a prevenção. Creio que este seja a principal barreira a ser quebrada pela minha geração de profissionais fisioterapeutas.
Anexo: vídeo- a história da fisioterapia no mundo
youtube
0 notes
Text
Aula 3- Guinada da fisioterapia
Nesse dia vimos em aula um vídeos sobre a guinada da fisioterapia no Brasil, o quanto que nossa profissão cresceu dentro do país desde seu surgimento. Após isso, a aula tomou o rumo da diferenciação entre diferentes ramos que dão a impressão de serem muito parecidos com a fisioterapia, são eles: a terapia ocupacional e a fisiatria.
Para mim, essa aula teve uma imensa importância, pois eu não fazia ideia de quais eram as especificas diferenças entre os três ramos. Mesmo depois de analisar a fisiatria e a terapia ocupacional, pude notar que continuo me sentindo mais satisfeita na fisioterapia, uma vez que sinto que ela atente tudo o que eu procuro encontrar em um curso.
Anexo- imagem ilustrativa
0 notes
Text
Aula 4- Fisioterapia atualmente
Na aula 4 tivemos as primeiras noções reais sobre a profissão de fisioterapeuta e como está a fisioterapia atualmente.
Achei essa aula de extrema importância, já que eu desconhecia grande parte dos assuntos tratados nela, como por exemplo, as diferentes áreas de atuação e os diagnósticos. Além disso, saber que médicos não podem prescrever nossos tratamentos, apenas receitar a fisioterapia a seus pacientes.
Saber que a fisioterapia possui tantos campos de atuação me abriu um novo leque de opções na hora de minha decisão final, já que demostrei interesse por muitas delas.
0 notes
Text
Aula 5- Educandário
Essa aula foi pura emoção, nossa turma fez uma visita ao educandário. Logo que chegamos nós começamos a visitar a estrutura do local e, ao poucos, conhecendo um pouco das crianças e adolescentes que lá frequentam. Um momento que me tocou muito foi quando entramos nas salas de aula, eu não fazia ideia de como cada caso é quase único e mesmo assim é possível fazer uma grande diferença no avanço de cada um aliando a fisioterapia com a pedagogia.
Era evidente no rosto das crianças que elas gostavam muito da rotina que tinham no educandário, a maioria estava sempre sorrindo e mesmo as que não conseguiam falar eram bem interativas com nosso grupo. A primeira sala que visitamos era de uma turma de três meninas, as quais tinham dificuldades na comunicação, por não conseguirem falar. Entretanto, isso não significava que não podiam se comunicar, através de um álbum com figuras (cada uma com o seu personalizado a suas dificuldades), elas eram capazes de manter uma comunicação com sua professora e seus familiares. Achei isso extremamente interessante, pois nunca havia ouvido falar desse método, que, claramente, facilita muito na vida das crianças.
A segunda sala que visitamos era de uma turma composta por crianças que tinham um nível de comunicação maior, pois todas as crianças conversavam, e inclusive, brincaram com a nossa turma. Particularmente, adorei a visitação a essa turma, todos foram muito interativos e abertos, foi possível sentir o quanto eles gostavam do educandário e estavam felizes com a nossa visita.
Essa visita foi muito importante para mim, já que acho a área pediátrica uma das que mais sinto afinidade. Percebi que eu realmente gosto bastante dessa área após ter um maior contato, mesmo sendo de apenas algumas horas. Fiquei muito feliz em ver ,na pratica, a atuação de fisioterapeutas e todos os avanços que os exercícios por mais que pareçam simples, podem trazer as vidas das crianças.
Anexo- Foto de crianças do Educandário (retirada do google imagens)
0 notes
Text
Aula 6- Níveis de atenção
Na aula do dia 10 de abril, tivemos a apresentação dos níveis de atenção, sendo eles primário, secundário e terciário. Os níveis de prevenção também foram discutidos e onde o fisioterapeuta entra dentro dessas classificações.
As áreas de especializações foram discutidas mais a fundo, tornando possível termos mais conhecimento sobre as principais áreas que podemos atuar. Eu me senti muito atraída pelas áreas da cardiologia e respiratória, e pediatria.
Sinceramente, não sabia que os fisioterapeutas tinham uma importância tão grande dentro da Secretaria Estadual da Saúde, tomando cada vez maiores proporções até mesmo dentro de Postos de Saúde. Me sinto muito bem sabendo que a profissão que escolhi está cada vez mais reconhecida dentro da área da saúde e também fora dela.
0 notes
Text
Aula 7- Desportiva
Na aula 7 minha turma recebeu a visita do fisioterapeuta desportivo Edson Neumann responsável pelo internacional. Apesar de eu não sentir interesse pela área desportiva, gostei muito da palestra vinda de alguém que realmente ama o que faz.
A palestra foi muito interessante, foi possível ver como é a atuação de um fisioterapeuta no dia-a-dia de um grande clube de futebol, e também foi claro de perceber que não é nada fácil. Após saber como realmente é a rotina de um jogador, pensei melhor sobre meu conceito de “eles estão apenas correndo atrás de uma bola”, percebi que é uma jornada exaustiva e necessita de um auxilio fisioterapêutico 100% do tempo para uma melhor otimização da profissão e cuidado com a saúde. Além disso é uma rotina muito exaustiva, que visa o total aproveitamento do jogador, tornando o fisioterapeuta um profissional muito requisitado tanto para a prevenção de lesões como para a reabilitação após elas.
Anexo: link- matéria sobre recuperação pós cirurgia de um jogador do inter
http://www.aguantecomunicacao.com.br/site/alan-ruschel-evolui-no-pos-operatorio-e-realiza-fisioterapia-no-inter/
0 notes
Text
Aula 8- Neuro Pediatria
A pediatria sempre foi a área que mais me chamou atenção, sinto realmente muito afinidade por ela, percebi que é realmente o que mais estou voltada a fazer durante a aula oito. Nesse dia recebemos a visita da fisioterapeuta Gabriela, especializada no método chamado “Cuevas Medek Exercise” criado por uma fisioterapeuta chileno que tem como foco a neuro infantil.
O método me surpreendeu muito, com o modo que é aplicado e os resultados que surgem rapidamente. Crianças sem expectativas de ficar em pé conseguem até mesmo caminhar depois das sessões com a aplicação do método, mas tudo isso depende da vontade de cooperação da criança. Se tudo ocorrer como o previsto em oito semanas o resultado já é visível.
Acho que essa aula vai ter um grande peso na decisão da área que eu irei escolher, já que me mostrou muito sobre uma coisa que tenho bastante interesse.
Anexo- Imagem da fisioterapeuta Gabriela atuando com o Método (foto retirada da internet)
Anexo 2- link explicativo sobre o método
http://www.fisioclinicaabc.com.br/cme.html
0 notes
Text
Aula 9- Fisioterapia Respiratória
Nessa aula tive minhas primeiras noções de sobre como funciona a fisioterapia respiratória. Eu não tinha noção de que era uma área tão forte e com uma atuação tão potente sobre a vida dos pacientes, em especial aos que estão dentro de uma UTI.
A fisio respiratória vai utilizar de métodos não invasivos, o que de extrema importância para pessoas que estão sob o uso de ventilação mecânica, ou com dificuldades para respiração sem o auxílio de maquinas. Ela também é muito importante na prevenção, que pode ir desde crises respiratórias até a melhora da capacidade física.
A fisioterapeuta Adriana Kessler nos ensinou a fazer alguns exercícios e ter uma noção sobre volumes e capacidade pulmonar. Achei ótimo ter um conhecimento maior sobre essa área, me chamou bastante a atenção e irei pensar bem sobre ela.
Em anexo: Vídeo- manobras na fisioterapia respiratória
youtube
0 notes
Text
Aula 10 - Fisioterapia baseada em evidências
A fisioterapia baseada em evidencias é algo que está presente no dia-a-dia da vida de todos os fisioterapeutas. Ela vai desde a busca pelo conhecimento dentro e fora de sala de aula pratica clinica.
Hoje em dia é muito mais fácil de obter as informações, graças a internet, mas isso também está associado a saber filtrar o que vai ser um bom material dentro do conjunto encontrado. A avaliação vai ser feita através de muitos critérios desde a qualidade até a randomização de pacientes, todos os fatores irão afetar a qualidade final do material selecionado.
Após a escolha do material, a aplicação do método vai depender dos seguintes fatores para a intervenção: Etiologioa, Diagnostico, Prognostico, Frequência e Fenômenos.
0 notes
Text
Anexo - Entrevista com uma fisioterapeuta
Entrevistei uma fisioterapeuta que tem seu foco em terapia manual com idosos, ela foi escolhida por ser mãe de uma amiga minha e foi super receptiva as perguntas. Achei que foi muito importante ter feito essa entrevista para poder conhecer como é a atuação de um fisioterapeuta, além disso receber várias dicas e saber como realmente é o dia-a-dia da profissão que escolhi seguir.
A fisioterapeuta escolhida para a entrevista se formou a 4 anos pelo IPA, ou seja, ainda está no início de sua profissão. Foi legal saber como é o começo da atuação e que mesmo com pouco tempo de formação há uma evolução no sentimento de satisfação e na questão de salário.
Me senti muito mais feliz ao ver a realização e felicidade com o trabalho de alguém que ama o que está fazendo, espero conseguir sentir os mesmos sentimentos quando chegar a minha hora de começar a atuar como fisioterapeuta.
0 notes