Este blog foi feito especialmente para você, contista, ficwriter, aspirante ou escritor, obter dicas e discutir sobre o universo da escrita criativa. A troca de experiência é a palavra de ordem por aqui!
Don't wanna be here? Send us removal request.
Note
ooi! então, eu tô há alguns anos sem escrever e agora que entrei na faculdade, tenho surtado um pouco na hora de produzir os textos acadêmicos pois fico buscando a minha antiga personalidade e as habilidades que eu julgava que tinha quando escrevia ficção. o resultado disso é que eu acho tudo que eu escrevo medíocre, mesmo que seja eficiente pra texto de faculdade. queria conseguir produzir textos melhores no papel, sabe? mas sinto que talvez pela falta de prática eu tenha perdido toda a suposta habilidade que eu tinha antes. será que você teria algumas dicas pra mim?
Oi, nonie! Faz um bom tempo que você me mandou isso e nem sei que você vai ler a resposta, então desculpa!!! Mas achei bem pertinente seu relato, pois me identifiquei com ele de certa forma, então vamos lá!
Minha conclusão sobre isso, pelo menos no meu caso, é que um texto literário é MUITO diferente da linguagem de um texto acadêmico. Saber desenvolver um não necessariamente irá te tornar excepcional em escrever sobre o outro, justamente pelas linguagens serem distintas. Te digo isso por ter muitos amigos acadêmicos que têm uma linguagem científica impecável, mas jamais conseguiriam desenvolver um romance, por exemplo, hahaha.
Você tem a base do que é uma boa escrita, das regras ortográficas, bagagem de vocabulário e só. Se quiser escrever bons textos acadêmicos, terá que dominar a arte da escrita nesse segmento. Na literatura, somos prolixos, poéticos, inventamos fatos... Na academia, nada disso deve ser feito, temos que trabalhar com evidências, muitas vezes parafraseando outros autores com ideias que não são nossas. Temos que ser diretos e eficientes, sem ambiguidades.
Então não, você não perdeu suas habilidades de escrita, você precisa conhecer sua nova voz como acadêmica, entender como ela funciona e com base nisso melhorar seu texto. Escrever bem você sabe, agora é adaptar à nova realidade, e com a mente aberta às críticas!
1 note
·
View note
Note
Olá! Bom dia, tarde ou noite. Sou eu, de novo! Kkkk.
Então, a minha dúvida é: sempre fico confusa com os tempos verbais na escrita... Tem algum tempo definido? Sempre precisa ser no passado, tipo:
— Finalmente, cheguei em casa. — John sussurrou e retirou o molhe de chaves do bolso. — Acho que a luz está ligada… será que a Rebecca tá em casa?"
Ou pode ser no presente? Tipo:
— Finalmente, cheguei em casa. — John sussurrou, retirando o molho de chaves do bolso. — Acho que a luz está ligada… será que a Rebecca tá em casa?
Toda vez que eu vou escrever, isso me causa uma confusão na hora da revisão. Que eu faço? Kk
Grata desde já pela resposta. 🩷😅
Oieee! Bom dia, hahaha. <3 É bom te ter de volta!
Então, pode ser tanto no passado quanto no presente. Porém, o ideal é que você adote um tempo verbal no início e o conduza dessa maneira até o final do livro. A saga Jogos Vorazes é toda escrita no presente e eu acho o máximo a narração da Suzanne Collins, é bem diferente do que costumamos ler por aí.
O exemplo que você me mandou não está no tempo verbal presente, acho que você deve ter se confudido e colou novamente o exemplo anterior. Vou só ajeitar para ninguém ficar confuso:
— Finalmente, cheguei em casa. — John sussurra e retira o molho de chaves do bolso. — Acho que a luz está ligada… será que a Rebecca tá em casa?
Inclusive, por não ser tão comum, eu particularmente acho difícil desenvolver um texto no tempo verbal presente. É a força do hábito de narrar tudo no passado, sai mais natural. Já escrevi um conto assim e foi bem desafiador, a revisão me ajudou horrores a corrigir tudo e ficar impecável no final.
Disponha! <3
3 notes
·
View notes
Note
Oiee... Aqui é a Alessandra, acho que você não se lembra de mim (talvez se eu mandar mensagem lá no WhatsApp rs). Mas quanto tempo em... Você faz serviço de leitora beta? Anda escrevendo alguma história?
Oi, Alê!!! Claro que eu lembro de você, quanto tempo mesmo!!! <3
Como está?
Estou fazendo serviços de betagem sim! Escrever faz anos que eu parei, tenho escrito só no meu diário terapêutico mesmo, hahaha. E a ler eu voltei esse ano, entrei para um clube do livro na minha cidade, ajudou muito a retomar o hábito!
E você, anda escrevendo algo?
4 notes
·
View notes
Note
Oieee! Descobri o seu blog recentemente, quando estava pesquisando no Google: "Como fazer uma descrição", KKKKK, e acabei encontrando um post seu. Comecei a ler suas dicas e elas já estão me ajudando muito, obg!
Minha dúvida é sobre a questão de IA na escrita. Eu uso para me ajudar nas descrições ou para descrever a ideia de uma cena que não está, claramente, formada em minha mente e também para a tradução dos meus textos pro inglês (reviso tudo, posto lá no AO3), porém o ato de estruturar e pensar na minha narrativa em si é algo totalmente feito por mim. Mesmo assim, estou sendo errada fazendo isso? Ou não tem problema em usar como uma ferramenta? Gostaria de saber a opinião de outro leitor/escritor (pode ser sincera e moral!)
Também não tenho nenhum beta-reader, então acabo recorrendo ao robô... É. :')
Agradeço desde já. 🩷
Oie! Bem-vinda ao meu blog! <3 Sempre bom encontrar carinhas novas por aqui!
Confesso que eu nunca tinha parado para pensar em utilizar o IA na escrita, mas tenho visto o uso recorrente em trabalhos escolares e até em TCC. Sendo sincera, sou uma das pessoas aversas a essa tecnologia, tenho um pézinho atrás com a ferramenta, mas sei que seu uso é uma realidade, né?
Acredito que o fato de você recorrer ao IA não tire o mérito da sua escrita, até porque, como você mesma disse, as ideias partem de você. O IA é somente para estruturar o livro, como se o IA fosse seu ghost writer, hahaha. Porém, se você quer crescer na escrita e melhorar suas habilidades, usar esses atalhos não vai te ajudar. Até porque, as respostas do IA são genéricas, não tem personalidade, você nunca vai descobrir sua voz ou assinatura na escrita se não fizer por conta própria.
Escrita é basicamente observação e muita, mas muita leitura MESMO! Você precisa de bagagem literária (e até de vida) se quiser escrever bem. Escreve bem quem lê.
Como leitora, não tenho opinião, pois nunca li nada de IA (acredito eu, hahaha). Já acompanhei alguns contos curtos de terror gerados por IA em um podcast que escuto, mas não chega nem aos pés de um narrado por um ouvinte real! Não tem emoção nem sentimento, sabe? Não chega a ser algo robótico, mas você sente que falta a alma da coisa lá, é uma criação genérica, mais do mesmo.
E sobre não ter um beta reader, não é muito difícil conseguir um, até um de seus leitores podem te ajudar nesse processo, pergunta se alguém tem disponibilidade de te auxiliar nas notas do capítulo. De qualquer forma, ofereço o serviço aqui no blog, caso tenha interesse em adquiri-lo. Também faço mentorias particulares de escrita!
Espero vê-la mais por aqui! Até breve.
5 notes
·
View notes
Note
Olá.
Então, eu tava fazendo um texto aqui e acabei de terminar ele. Queria saber o que acham dele e se tem algum erro de escrita ou de português ou de seja-lá-o-problema-da-minha-linguagem no texto. E como eu quero mandar ele por aqui, gostaria de saber se devo mandar como arquivo Word ou outra forma.
Oi, Rick! Tudo bem?
Pode compartilhar por email que te passo meus valores para leitura crítica e betagem! Envie para o [email protected] :)
1 note
·
View note
Text
Beta
Rafaela: Olá, tudo bem? Gostaria de mais informações sobre a betagem, e se há alguma restrição para fazer em livro ainda em processo de escrita.
Oi, Rafaela! Tudo ótimo, e com você?
Não há restrição alguma! Tanto o serviço de betagem quanto o de leitura crítica podem ser feitos com o livro em andamento. Então, à medida que você for escrevendo, posso fazer esse acompanhamento em “tempo real” da sua produção, se assim preferir.
Para mais informações, me envia um email para [email protected]. :)
1 note
·
View note
Note
Quais são os tipos de suspiro?
Eu não sei muito como classificar eles, então se você souber, muito obrigado.
Inclusive, eu achei suas respostas muito bem dadas. São muito bem resumidas e fáceis de entender, além de terem me ajudado muito mesmo eu nunca tendo conhecido seu blog antes. Então, enfim: obrigado pelas dicas.
Oi, Rick! Tudo bem? Obrigada a você pelos elogios, fico muito feliz em saber que consigo ajudá-los de alguma forma! Sinta-se em casa aqui no blog. <3
Então, fiquei aqui matutando, e a lista de adjetivos para a palavra "suspiro" é mais breve que as outras que postei por aqui. Consegui pensar nessas aqui:
Suspiro triste;
Suspiro cansado;
Suspiro entendiado;
Suspiro apaixonado;
Suspiro de encanto.
17 notes
·
View notes
Note
Oie tube bem? eu queria saber se tem como vc me ajudar com uma dúvida que está me matando, comecei a escrever meu romance/novel e estou com muita dúvida de onde postar. vc teria como me ajudar? o wattpad é seguro? quais outros site eu poderia utilizar?
Bom dia, nonie! Tudo ótimo, e você?
Estou por fora dos sites de postagem atualmente, mas acredito que o Wattpad continua sendo o mais famoso desde então. Quanto a segurança, nunca tive problema quando usava a plataforma, mas vira e mexe rola umas notícias de vazamento de dados por parte do sistema ou de autores que tiveram seus livros deletados sem mais nem menos e acabaram perdendo tudo por não ter o arquivo salvo em outro lugar.
Eu recomendo. Tive uma experiência legal quando usava, e com relação a alcance de público ou até ser visado por editoras, lá é o lugar certo para isso! A plataforma da Amazon também é bem interessante, você até consegue uma graninha por lá, mas precisa construir um público antes de fazer o lançamento.
Tem algum outro famosinho no momento que vocês indicam?
1 note
·
View note
Note
Olá tudo bem?
Eu gostaria de saber como descrever risadas,tenho muita dificuldade nisso e acabo nem fazendo meus personagens rirem por conta disso.
Bem é isso, muito obrigada.
Oieee! Tudo ótimo por aqui, e com você?
Recentemente, compartilhei uma ask em que dei sugestões de palavras para descrever possíveis sorrisos. Dá uma olhada aqui no link. Caso não seja redirecionada, só descer aqui o feed que deve estar umas duas asks antes dessa sua!
Na escrita, menos é mais. Caso você tenha uma escrita floreada e poética como tom de texto, vale a pena fazer algumas metáforas ou comparações para descrever o sorriso de alguém. Caso não, e sua escrita seja mais objetiva/enxuta, um simples adjetivo basta para que o leitor imagine o que você quis transmitir naquele momento para a cena funcionar!
4 notes
·
View notes
Note
Olá!!! Eu queria muito sua ajuda com uma coisinha: dicas para descrever o tom de voz utilizado pelas personagens. Vou dar um exemplo: "Ele se virou para ela, a chamando de forma melosa." Resumindo, eu queria uma listinha com sugestões de como descrever o jeito que um personagem diz alguma coisa.
Oi, Eddie! Tudo bem?
Características da voz do personagem:
Voz baixa/sussurada/alta/inaudível/estridente/gaguejada;
Voz maliciosa/debochada/falsa/cínica/acentuada;
Voz satisfeita/petulante/alegre/cantada/esperançosa;
Voz apaixonada/melosa/sonolenta/preguiçosa/franca;
Voz triste/depressiva/ansiosa/melancólica/chorosa;
Voz vibrante/contagiante/empolgada/melodiosa/firme;
Voz doce/suave/tímida/sem graça/desapontada;
Voz imponente/grossa/fina/tremida;
Espero que te ajude! Dá uma olhada no sinônimo de algumas dessas palavras para ter mais opções na hora de escrever.
35 notes
·
View notes
Note
Não sei se vocês podem me ajudar, mas queria saber alguns tipos de definição para sorrisos, porque eu escrevo uma fanfic, e não sei expressa-los direito ):
Tipos de sorriso:
Sorriso falso;
Sorriso alegre;
Sorriso amarelo;
Sorriso debochado;
Sorriso sem graça;
Sorriso vibrante/contagiante;
Sorriso sem dentes ou de boca fechada;
Sorriso largo;
Sorriso discreto/tímido;
Sorriso de lado;
Sorriso aberto;
Sorriso malicioso;
Sorriso rápido;
Sorriso triunfante/orgulhoso;
Sorriso relaxado/satisfeito;
Sorriso sexy;
Sorriso travesso;
Sorriso doce/amável;
Sorriso forçado;
Sorriso alinhado.
O tipo de sorriso vai depender do que o personagem está sentindo no momento. Você pode pensar em um adjetivo que descreva o humor dele e acrescentar um sorriso a palavra, as chances de isso ser um tipo de riso são altas. Caso tenha dúvida de como é algum sorriso da lista, dá uma pesquisada na internet. Às vezes o contexto entrega o tipo de sorriso do personagem sem ter que recorrer a um adjetivo para isso. Avalie se não é seu caso, e lembre-se que a escrita é um jogo de cortar palavras, tente se expressar com o mínimo possível.
617 notes
·
View notes
Note
Oi, tudo bem?
Estou escrevendo uma história já faz um tempo, e acabei de introduzir uma personagem que reencontrou um dos protagonistas após muito tempo.
Eu já tinha dado alguns flashbacks no início da trama mas agora que eles realmente estão convivendo no mesmo ambiente, eu quero deixar a química entre eles inconfundível. Como eu posso fazer isso?
OBS: É a minha primeira experiência escrevendo uma história onde dois personagens são apaixonados.
:)
Oi, Matheus! Tudo bem?
Bem, como amante de livros de romance e quem acabou de passar o final de semana lendo um (até que legalzinho), te digo que o segredo da química PERFEITA entre um casal de ficção é: slow burn, ou seja, uma construção LENTA no desenvolvimento do casal.
Casais que já começam o livro juntos ou o desenvolvimento do romance ocorre bem rápido, dificilmente gera esse apelo ao público. Óbvio que para esse tipo de casal, os autores costumam ir pela narrativa do "casal ioiô" para segurar a audiência, inventando mil e um percalços no caminho para separá-los e juntá-los novamente, mas não tem o mesmo efeito que um casal construído no slow burn desde o início.
Nada substitui a sensação de você torcer para que eles simplesmente toquem as mãos em um capítulo, e uns 10 outros à frente, deem um simples abraço. E nisso, brincando com as emoções e sensações dentro da mente do narrador (não sei se seu livro é em primeira ou terceira pessoa). Todo esse clima gera uma expectativa no leitor, a ponto dele se sentir dentro da história e viver o romance na pele!
O livro que li esse final de semana tinha quase 600 páginas, e os protagonistas só assumiram mesmo esse romance lá pela página 400 e pouco, imagine minha ansiedade? Porém, depois que ficaram juntos e veio a parte "melosa", as 200 páginas restantes foram uma dolorosa penitência... Nada mais gostoso em um romance do que ver o casal lutando para ficar junto, o "felizes para sempre" a gente deixa para depois, não é relevante. Um epílogo basta!
5 notes
·
View notes
Text
Oi, oi!
Passando aqui novamente para dizer que me OBRIGUEI a voltar a ler, baixei o app do Skoob e tô apaixonada com a atualização que eles fizeram, sério! Dá para você ir comentando em tempo real suas leituras, tem um feed que você consegue acompanhar a leitura de outros usuários (e os comentários que estão fazendo nos livros também), uma vibe meio Twitter (X), sabe? Muito legal!!!
Me sigam lá também, tá sendo uma experiência solitária, porque a maioria dos meus amigos de lá abandonaram a conta, hahaha. Preciso de novos leitores para fuxicar a vida literária de vocês!
Meu perfil: https://www.skoob.com.br/usuario/219125
3 notes
·
View notes
Text
Oi, pessoal! Quanto tempo que não apareço por aqui, que saudade do meu bloguinho! <3 Fico real surpresa como que sempre tem pessoas consumindo meu conteúdo, mesmo após anos de tê-los postado, como tudo ainda é relevante! Quero muito voltar a responder às perguntas de vocês, tem muita coisa aqui na minha caixa de mensagens.
Sobre o meu sumiço: apenas a vida acontecendo. Hoje lidero um escritório de arquitetura que consome boa parte do meu tempo, parei real de consumir conteúdos de escrita (tanto leitura quanto escrita), então realmente me desconectei com esse universo que criei aqui na internet.
Recentemente voltei a escrever como recomendação da minha psicóloga, a famosa "escrita terapêutica", que nada mais é que um diário pessoal da vida adulta. Confesso que chorei muito quando pensei em fazer isso, pois desbloqueou muitas lembranças e sonhos perdidos em minha mente, de quando achava que meu futuro era junto aos livros, como escritora renomada e publicada por alguma editora grande do país. Escrever fazia parte de mim, era o que me alimentava todos os dias e foi o que me sustentou em muitos momentos difíceis da minha jornada nesse planeta... Mas como falei ali em cima, a vida aconteceu.
Enfim, voltar a escrever, mesmo que de forma terapêutica, me deu um gás para voltar a exercer minha comunicação com palavras escritas (sou real viciada em áudios no WhatsApp, me julguem!), e mergulhar em reflexões e pensamentos mais poéticos. Eu tinha esquecido do quão gostoso é escrever e reler tudo que foi escrito!
Queria só passar para dizer um (longo) oi e que estou viva!
Feliz 2024, galerinha! <3
14 notes
·
View notes
Note
Qual é o significado desse sorriso Ahahaha ?
Vish, nonie, isso é linguagem de fanfic, hahaha. Eu não aconselharia o uso de internetês nas suas histórias, a não ser em cenas em que os personagens estejam conversando por mensagem de texto ou algo do tipo, por exemplo.
No geral, indico usar a linguagem formal mesmo! Tem gente que se irrita com esse estilo de escrita, e passa longe de textos assim, você pode perder leitores no processo...
10 notes
·
View notes
Text
Preço
Mauro: Gostaria de saber quanto vc cobra para fazer a betagem de uns textos meus.
Desde já agradeço.
Bom dia, Mauro! Tudo bem?
Acabei de encaminhar os valores para o seu email. Obrigada pela confiança em meu trabalho, espero que possamos trabalhar em conjunto em breve! :)
2 notes
·
View notes