enicomputer
enicomputer
Enicomputer
29K posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
enicomputer · 8 hours ago
Text
Hoje é Dia: 90 anos de Candeia e Jovem Guarda são destaques da semana
Tumblr media
Confira as principais efemérides da semana na seção Hoje é Dia Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil Publicado em 17/08/2025 - 07:30 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Museu da Imagem/Divulgação A música brasileira é o principal destaque entre as datas de celebração da semana. No dia de hoje, 17 de agosto, o nascimento do sambista fluminense Antônio Candeia Filho, conhecido como Candeia, completa nada menos do que 90 anos. A trajetória de um dos maiores nomes da história do samba brasileiro foi contada no História Hoje, da Radioagência Nacional, e no Sem Censura, da TV Brasil.
Tumblr media Tumblr media
Na semana também há outra lembrança histórica da música brasileira. O início do movimento chamado de Jovem Guarda completa 60 anos. O marco foi a estreia do programa estrelado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, que estreou na TV Record em 1965. A data já foi relembrada em matérias da Agência Brasil e do Armazém Cultural, da MEC AM. Um terceiro fato histórico, desta vez não relacionado com a música, marca a semana. Trata-se dos 50 anos do lançamento da sonda Viking 1 pela NASA, que alcançou Marte em 1976. Foi a primeira vez que um veículo enviado pela Terra alcançou o planeta. O episódio e toda a importância dele foram contados pela Agência Brasil em 2020.
Datas comemorativas
A semana também é recheada de diversas datas comemorativas. Hoje é Dia do Patrimônio Cultural, celebrado para valorizar a preservação e proteção do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Foi destaque no Repórter Brasil, em 2018 e no Tarde Nacional (Rádio Nacional), em 2019. O dia 19 tem nada menos do que três datas comemorativas marcantes: o Dia Mundial da Fotografia (que homenageia o anúncio do daguerreótipo, uma das primeiras técnicas de fotografia em 1839), o Dia Nacional do Historiador (criado em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco) e o Dia Nacional do Ciclista (em homenagem ao ciclista Pedro Davison). Todas as datas já foram tema de matérias do Repórter Brasil, da TV Brasil: Já o dia 21 de agosto é marcado pelo início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A semana de mobilização e eventos já foi destaque em matérias da Rádio Nacional e da TV Brasil. Para fechar a semana, temos o Dia do Folclore. Comemorado em 22 de agosto, a data celebra as tradições populares, as lendas, os mitos e toda a riqueza cultural do folclore brasileiro. A data já foi tema de conteúdos do Viva Maria (da Rádio Nacional da Amazônia) e da Radioagência Nacional.
*Confira a lista completa de efemérides de 3 a 9 de agosto de 2025
Agosto de 2025 17 Nascimento do sambista fluminense Antônio Candeia Filho, o Candeia (90 anos) Dia Nacional do Patrimônio Cultural 18 Lançamento da primeira pílula anticoncepcional, nos Estados Unidos (65 anos) 19 Dia Mundial da Fotografia - comemorado para marcar a data de 19 de agosto de 1849, em que o Daguerreótipo, um invento do pesquisador francês Louis Jacques Mandé Daguerre, foi anunciado ao mundo na Academia de Ciências da França em Paris Dia Nacional do Historiador - comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 12.130 de 17 de dezembro de 2009, para marcar a data do nascimento do diplomata, político, jornalista, historiador e literato brasileiro Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, que nasceu em 19 de agosto de 1849 e que, mesmo tendo sido educado por uma família escravocrata, optou pela luta em favor dos escravos do Brasil Dia Nacional do Ciclista - comemorado extraoficialmente no Brasil para marcar a data da morte do ambientalista, biólogo e ciclista brasileiro Pedro Davison no dia 19 de agosto de 2006, depois dele ser atropelado por um motorista alcoolizado enquanto pedalava em pleno Eixo Rodoviário da cidade brasileira de Brasília-DF Dia Mundial Humanitário - comemoração instituída pela 63ª Assembleia Geral da ONU na Resolução A-63-L.49, de 11 de dezembro de 2008, em tributo dos cerca de 100 prestadores humanitários de serviços que foram vitimados mortalmente em serviço por ano na primeira década do século 21, e para marcar a data do atentado de 19 de agosto de 2003 contra a sede da ONU em Bagdá, no Iraque Aniversário de Planaltina, região administrativa do Distrito Federal (166 anos) 20 Nascimento do escritor estadunidense Howard Phillips Lovecraft (135 anos) - mais conhecido por H. P. Lovecraft,  revolucionou o gênero de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica Programa Viking: a NASA lança a sonda Viking 1 em direção a Marte (50 anos) Fundação do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore em Maceió (50 anos) 21 Morte do intelectual e revolucionário bolchevique ucraniano Leon Trótski (85 anos) Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 22 Primeira aparição do movimento "Jovem Guarda", pelo cantor e compositor Roberto Carlos, em companhia do também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, na TV Record de São Paulo (60 anos) Dia do Folclore 23 Emissão do relatório sobre a formação de depressão tropical, dando início à história meteorológica do devastador Furacão Katrina (20 anos) *As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para [email protected].   Edição: Bruna Athayde
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 1 day ago
Text
Veja as dicas para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais
Tumblr media
Especialistas entrevistados orientam pais, mães e responsáveis Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil Publicado em 16/08/2025 - 08:56 Rio de Janeiro Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Joédson Alves/Agência Brasil As denúncias feitas pelo influenciador Felca Bress, em vídeo publicado na semana passada, colocaram em foco os riscos que as redes sociais representam para crianças e adolescentes e como não há uma regulação sobre o uso de imagens de menores de idade nesses espaços virtuais. As cenas expostas por Felca chocaram e provocaram a reação do Congresso Nacional, da Presidência da República e de diversos setores da sociedade.
Tumblr media Tumblr media
Especialistas entrevistados pela Agência Brasil orientam pais, mães e responsáveis sobre como proteger crianças e adolescentes em ambientes virtuais. Além disso, ressaltam o papel das escolas, da assistência social de outros equipamentos públicos na defesa dos direitos dessa parcela da população.
Classificação indicativa
Segundo a escritora, palestrante e ativista pela erradicação da violência sexual e online, Sheylli Caleffi, é necessário conhecer e respeitar a classificação indicativa das plataformas. O Instagram, por exemplo, não é recomendado para menores de 16 anos. O Tiktok e o WhatsApp não devem ser usados por menores de 13 anos.
Tumblr media
Reprodução: Brasília (DF), 14/08/2025 - Escritora e ativista pela erradicação da violência sexual Sheylli Caleffi, lembra que “algo que é bacana, até sagrado para muita gente, é erotizado por outras pessoas". Foto: Helton Nobrega/Divulgação - Helton Nobrega/Divulgação Os responsáveis devem garantir que as idades informadas estão corretas, uma vez que as próprias plataformas não pedem nenhum tipo de verificação. Além disso, devem observar as configurações, para impedir que qualquer pessoa tenha acesso ao perfil dos menores de 18 anos e que eles recebam mensagens de pessoas desconhecidas. “Quando você decide dar acesso aos seus filhos nos ambientes digitais, você precisa também olhar a configuração daquilo que você escolheu dar acesso”, diz. “O ideal é uma conta privada se existe qualquer imagem de criança. E, obviamente, os adolescentes, quando tiverem a idade de começarem a ter as contas, têm que ter suas contas privadas, também, para que só acessem conteúdo as pessoas selecionadas por eles”. De acordo com a pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 93% da população brasileira, de 9 a 17 anos, são usuárias de internet, o que representa 24,5 milhões de pessoas. A pesquisa TIC Kid Online mostra ainda que 83% desses adolescentes têm perfil próprio nas redes sociais. Além disso, 30% relataram que tiveram contato com alguém online que não conheciam pessoalmente.
Cuidados ao postar fotos
Mesmo que as crianças não tenham contas em plataformas digitais, Caleffi alerta que os próprios familiares podem colocá-las em risco quando postam fotos ou vídeos delas nos próprios perfis. “Não são redes sociais, são redes de comércio. Tudo que está lá é para vender. A gente tem que perder essa ideia ingênua de que a rede social é um álbum de foto”, diz. “Algo que é bacana, até sagrado para muita gente, é erotizado por outras pessoas. Então você tem que imaginar que quando você coloca uma imagem em um local visitado por bilhões de pessoas e por muitos, muitos criminosos, aquilo pode ser tirado facilmente do contexto”, acrescentou. Isso deve ser levado em consideração por qualquer pessoa que decida divulgar a imagem de uma criança. “Ao divulgar conteúdo com crianças e adolescentes, primeiro você tem que garantir que você é o responsável legal por essa criança. Se eu sou avó, eu não sou responsável legal por essa criança. Se eu sou tio, eu não sou responsável legal. Se eu sou o professor, eu também não sou”, orienta. Para Caleffi, “ninguém, fora os responsáveis legais pela criança, pode decidir se essa criança terá qualquer imagem exposta nesses ambientes comerciais que são as plataformas digitais”, ressalta. No entender da ativista, qualquer conta que tenha imagens de crianças ou adolescentes, mesmo que seja de um adulto divulgando as fotos do filho, deve ser fechada. Isso fará com que apenas pessoas autorizadas possam ter acesso aos conteúdos.
Adultização dentro e fora das redes
As denúncias de Felca evidenciaram também o papel das redes para a chamada adultização de crianças, ou seja, crianças e adolescentes colocados em contextos de adultos. Segundo Caleffi, isso ocorre nas redes e também fora delas e podem causar enormes danos psicológicos. “Muitas coisas adultizam a criança e podem fazer parecer que a sexualização precoce é algo comum. Roupas muito ousadas para a idade, crianças usando maquiagem, usando elementos que são de adultos. Muitas crianças pequenas estão se maquiando, a gente tem problemas de crianças com 9, 10 anos fazendo dieta. Crianças de 4 anos insatisfeitas com o próprio corpo. Onde é que ela está vendo isso?”, indaga. Para além da exposição na internet, a moderação dos responsáveis sobre o que é acessado é fundamental para que não se tenha contato a conteúdos que possam ser danosos à formação. “Os pais podem também, além de ter uma conversa muito franca com as crianças sobre quais são os perigos, quais são os riscos, combinar que vai olhar o que está fazendo no grupo do WhatsApp, com quem está conversando. Pode também baixar um aplicativo de mediação parental”, recomenda. Conforme Caleffi, esse tipo de aplicativo permite, por exemplo, que os responsáveis controlem o tempo que crianças e adolescentes passam diante da tela, permitem o rastreamento da localização deles e produzem relatórios do que estão acessando nos dispositivos eletrônicos.
Além das famílias
A professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) Vládia Jucá, destaca que além do papel das famílias, o cuidado das crianças e adolescentes cabe ao poder público e à sociedade em geral, como está previso em lei, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A gente tem um conjunto de setores e de equipamentos que, articulados, compõem a Rede de Assistência e de Proteção a Crianças e Adolescentes. Essa rede, tanto tem uma função protetiva e de atuação antes da criança e do adolescente se encontrar em uma situação de risco, como também pode ser acionada quando já está numa situação de risco”, ressalta Jucá, que é uma das autoras do Guia para a articulação entre as escolas e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Tumblr media
Reprodução: Brasília (DF), 14/08/2025- A professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) Vládia Jucá considera importante autoridades públicas e a sociedade civil atuarem em conjunto para garantir a proteção das crianças e adolescentes. Foto: Vládia Jucá/Arquivo Pessoal - Vládia Jucá/Arquivo Pessoal Essa rede envolve escolas – onde as crianças passam grande parte do tempo -, equipamentos de saúde, de assistência social, Justiça, Ministério Público, entre outros. Todos eles devem atuar em conjunto para garantir a proteção das crianças e adolescentes. Ou seja, caso a escola identifique a criança está passando por algum problema, a assistência social deve estar pronta para acompanhar o caso, assim como a Justiça, se for necessário. Ela explica que as redes de assistência devem atuar onde as crianças e adolescentes estão, onde estudam, onde brincam, onde circulam e isso inclui a atuação na internet. “Inclusive ajudando as famílias, no sentido de fazer com que as famílias possam entender o que é esse espaço virtual, que muitas vezes é utilizado pelas famílias como um espaço de ‘olha como meu filho é lindo, né? Olha como meu filho é sábio’, como se fosse assim um álbum de retratos. Sem uma noção exata de que aquilo ali cai no domínio público e que essas imagens podem ser utilizadas das mais diversas formas”, diz.
Espaços de escuta
Segundo a professora, além de regular a atuação das próprias plataformas digitais, empresas de tecnologia e redes sociais, o país precisa fortalecer as redes de assistência e os equipamentos públicos, que enfrentam, muitas vezes, falta de infraestrutura e carência de profissionais. “A gente ainda precisa caminhar, e isso é para ontem, com essa regulação das redes, das big techs, das plataformas. Mas não desconsiderar, nem perder de vista, que a educação tem um lugar importante, que a saúde tem um lugar importante e todos esses equipamentos onde crianças e adolescentes circulam, são escutados, onde se fala com eles, todos esses espaços são espaços de construção dessa proteção integral”, diz. >>Câmara vai pautar projeto contra ‘adultização’ de crianças nas redes Ela ressalta ainda que, em todos esses ambientes, é preciso escutar atentamente as crianças e adolescentes, até mesmo para que se possa identificar se estão passando por algum problema, por alguma situação de violência. “Eu trabalho muito com a adolescente. E uma coisa que os adolescentes falam muito é o quanto eles são pouco escutados”.
Denúncias
Para denunciar situações de abuso ou exploração de crianças e adolescentes, além de outras violações dos direitos humanos, ligue 100 de telefones fixos ou celulares. O Disque 100 é um serviço telefônico gratuito, disponível 24 horas por dia. Edição: Aécio Amado
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 1 day ago
Text
Jornalistas da EBC estão na lista dos 100+Admirados do Brasil
Tumblr media
Luciana Barreto, Patrícia Serrão e Raíssa Saraiva são as finalistas EBC Publicado em 15/08/2025 - 18:29 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © EBC/Divulgação Três jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) integram a lista dos profissionais mais admirados do país, em uma edição que registrou recorde histórico de participação, com quase 30 mil votos. Luciana Barreto, Patrícia Serrão e Raíssa Saraiva são finalistas no Prêmio 100 +Admirados Jornalistas Brasileiros 2025, divulgado nesta quinta-feira (14). 
Tumblr media Tumblr media
Luciana Barreto é editora-chefe e apresentadora do Repórter Brasil Tarde, na TV Brasil, enquanto Patrícia Serrão e Raíssa Saraiva atuam na Radioagência Nacional, onde são responsáveis pelo podcast VideBula. As três profissionais foram reconhecidas por sua atuação comprometida com o jornalismo público, plural e de qualidade. “Esse reconhecimento é motivo de orgulho para toda a equipe da EBC. Termos três mulheres jornalistas entre os 100 profissionais mais admirados do país reforça nosso papel de produzir comunicação pública de qualidade, com relevância, credibilidade e diversidade. É também um sinal de que estamos no caminho certo ao investir em jornalismo que respeita o interesse público”, afirma a diretora de Jornalismo da EBC, Cidinha Matos. O jornalista e apresentador do programa DR com Demori, da TV Brasil, Leandro Demori, foi selecionado por indicação associada a outro canal jornalístico.
Sobre o Prêmio
O Prêmio é uma iniciativa do portal Jornalistas&Cia e tem como objetivo destacar os profissionais que se destacam no jornalismo brasileiro. Após duas edições realizadas em 2014 e 2015, a premiação retorna em 2025 com maior abrangência e diversidade, incluindo uma nova categoria dedicada a correspondentes estrangeiros que atuam no Brasil. A cerimônia de entrega dos troféus será realizada no dia 29 de setembro, no Club Homs, em São Paulo, e também revelará os TOP 10 +Admirados Jornalistas de 2025 e os cinco campeões regionais. Edição: Sabrina Craide
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 2 days ago
Text
Nunes vota por absolvição, mas maioria do STF condena Carla Zambelli
Tumblr media
Deputada federal está presa na Itália Felipe Pontes - Repórter da Agência Brasil Publicado em 15/08/2025 - 12:13 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Lula Marques/ Agência Brasil O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta sexta-feira (15), em Brasília, o julgamento do processo em que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (foto) (PL-SP) é ré por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. 
Tumblr media Tumblr media
O julgamento foi retomado com o voto do ministro Kassio Nunes Marques, que havia pedido vista (mais tempo para análise) do caso em março e, até o momento, foi o único a votar pela absolvição da parlamentar. Ele não divulgou o voto escrito. Em março, contudo, quando o caso foi a julgamento pela primeira vez, já havia sido alcançada maioria pela condenação da parlamentar a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto. Seis ministros votaram pela condenação: o relator, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Tofolli.  Todos seguiram o entendimento de Mendes, que votou também pela perda do mandato em função da condenação criminal. O caso é julgado no plenário virtual, e os demais ministros têm até as 23h59 da próxima sexta-feira (22) para votar. Restam os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, André Mendonça, Luiz Fux e Edson Fachin.
Relembre o caso
A ação penal julgada agora pelo Supremo Tribunal Federal está relacionada ao episódio em que Zambelli sacou uma arma de fogo numa via pública de São Paulo e apontou para o jornalista Luan Araújo, que perseguiu até uma lanchonete onde ele tentou se proteger.  O caso ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo. Em seu voto, Gilmar Mendes afirmou que a reação armada diante de ofensas não encontra amparo no Estado Democrático de Direito. "Ao adentrar no estabelecimento comercial com a arma em punho apontada para Luan, determinando repetidas vezes que o mesmo deitasse no chão, a ré claramente forçou-o a fazer ato contrário à sua vontade, utilizando-se da arma de fogo para subjugá-lo, mediante grave ameaça, restringindo sua liberdade momentaneamente", afirmou o relator.
Segunda condenação
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF, após ela ter sido condenada, em maio, a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes de ser presa, contudo, Zambelli fugiu para a Itália, país do qual também possui cidadania. No fim de julho, ela foi localizada e presa pelas autoridades italianas, depois de ter sido incluída na difusão vermelha da Interpol. Em seguida, a Justiça italiana decidiu mantê-la presa após ela ter sido apresentada a um juiz, procedimento similar à audiência de custódia realizada no Brasil. Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil. Não há prazo para decisão final sobre a extradição, que será avaliada pela justiça italiana. Edição: Kleber Sampaio
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 2 days ago
Text
"Carlota Joaquina, Princesa do Brazil" retorna ao cinema após 30 anos
Tumblr media
Obra foi remasterizada em 4K para exibição em 10 cidades brasileiras Anna Karina de Carvalho - repórter da Agência Brasil Publicado em 15/08/2025 - 07:28 Rio de Janeiro Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © COPACABANA FILMES/GÁVEA FILMES/Divulgação Marco da retomada do cinema brasileiro nos anos 1990, o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brazil voltou às salas de cinema do país neste fim de semana, 30 anos após seu lançamento oficial, em 1995. A versão remasterizada, em 4K, estreou na quinta-feira (14) em Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Niterói, Porto Alegre, Belém e São Luiz.
Tumblr media Tumblr media
A obra se passa entre o fim do Século 18 e o início do Século 19 e conta a história da menina espanhola que, aos 10 anos de idade, é prometida a João, príncipe de Portugal, coroado D. João VI após o agravamento da saúde de sua mãe e a morte do irmão que estava à sua frente na linha de sucessão. A icônica personagem chega ao Brasil com a Família Real de Portugal, em meio às turbulências provocadas pela Revolução Francesa e pelas ameaças de invasão napoleônica, que levam a Corte Portuguesa a realizar uma fuga histórica e silenciosa para sua principal colônia, estabelecendo a capital do império no Rio de Janeiro e mudando para sempre a história dos dois países. Na trama, a jovem princesa é vivida na infância por Ludmila Dayer. Marieta Severo interpreta Carlota Joaquina na vida adulta, e o elenco conta ainda com grandes nomes como Marco Nanini, como Dom João VI; Marcos Palmeira, como Dom Pedro I; e Vera Holtz, como Maria Luísa de Parma. O sucesso foi grande, e o longa permaneceu por quase um ano nas salas de cinema do país, chegando a 1 milhão de espectadores. A obra marcou a estreia da diretora Carla Camurati, que também assina o roteiro ao lado de Melanie Dimantas. Em entrevista à Agência Brasil, a cineasta comemora que a remasterização volta às salas de cinema no momento em que a produção nacional está em sua fase mais potente.
Tumblr media
Reprodução: Marieta Severo interpreta Carlota Joaquina no filme COPACABANA FILMES/GÁVEA FILMES/Divulgação
Confira os principais trechos da entrevista
Agência Brasil: Você é uma das diretoras que fez parte da retomada do cinema brasileiro, há 30 anos, com o seu primeiro longa. O relançamento, no ano que o Brasil ganha um Oscar e comemora uma produção mais robusta, tem um gosto especial? Carla Camurati: Ah, é muito bom, né? Porque você percebe que um movimento que começou há 30 anos floresceu lindamente. O cinema brasileiro, hoje, produz coisas incríveis. Ainda estou aqui foi um presente, assim como Homem com H e Manas. O cinema brasileiro nunca esteve em uma fase tão potente, e presenciar isso 30 anos depois do lançamento do Carlota, me deixa muito feliz. Agência Brasil: O filme continua atual e pode chegar nas novas gerações. Qual é a importância de isso acontecer nas salas de cinema? Carla Camurati: Ah, está sendo bárbaro, né? É muito interessante você ver o filme ser projetado com uma qualidade incrível. A restauração de som e imagem do Carlota foi muito importante, era uma coisa que eu queria muito, e que a Petrobrás, grande parceira desde o princípio do filme, . O importante de o filme estar em uma tela de cinema é a linguagem que você estabelece na proporção das telas. Tem uma dramaturgia de imagens em que influencia o tamanho da tela em que você está trabalhando. Quando você trabalha em uma tela menor, como televisão e smartfone, sua a relação com a imagem, a dramaturgia de imagem que você tem, é diferente de quando você trabalha numa tela de cinema. Sem falar que a experiência do cinema é mais concentrada, ela é muito especial, porque você fica assistindo a um filme coletivamente, todo mundo em silêncio, naquela sala escura, sabe? E é engraçado, porque acaba que a plateia em si se comunica nas suas expressões, nos seus risos, nos comentários. Agência Brasil: O Carlota Joaquina já passou em escolas e se tornou referência da história do país e também é considerado um dos filmes mais importantes do nosso cinema. Retornar às salas de cinema, no momento atual, comprova a relevância. O que você diria sobre este momento? Imaginava que teria essa atemporalidade? Carla Camurati: Como o filme tem um recorte da nossa história, de 1808 , ele não envelhece. De alguma maneira, ele está preso há um passado mais distante do que 30 anos, aliás, bem mais. Então, eu acho que a sala de cinema é o espaço dos filmes, o primeiro espaço. Depois, é claro, ter no streaming é maravilhoso. Mas o que está acontecendo é que a gente está perdendo a janela de cinema, porque o tempo está cada vez menor no streaming. Eu acho que tem filmes que mereceriam ter mais tempo na de cinema ao invés de imediatamente partir para o streaming. Agência Brasil: O elenco e sua equipe estiveram na pré-estreia, aqui no Rio, e se emocionaram novamente. Quais são as impressões que tiveram e como foi ouvir os depoimentos? Carla Camurati: Ah, foi engraçado, foi muito bom. Primeiro, porque os atores se surpreenderam nesses 30 anos. Como ninguém ficou vendo o filme, em 30 anos, foi muito bom. A Marieta estava muito feliz de ter visto e de ter lembrado de coisas que ela já tinha esquecido, e que, hoje, com a cópia remasterizada, o filme está lindo. Nanini também amou ver. Teve uma coisa de surpresa. Até a Melanie , que escreveu o roteiro comigo, disse: "Carla, como o filme está bárbaro, está ótimo". Até algumas questões que, na época, a gente escreveu e que eu tinha alguma dúvida, hoje, quando eu olho, elas estão ótimas, perfeitas. Então, foi muito legal. Agência Brasil: A dificuldade em produzir um filme há 30 anos mudou no país? Carla Camurati: Mudou muito. Você tem uma série de relações que, na época do Carlota, a gente não tinha. A gente não tinha nada. O Carlota Joaquina ganhou um prêmio da Finep de roteiro, de R$ 100 mil, e, depois, os outros R$ 400 mil conseguimos diretamente com os departamentos de marketing das empresas. E era tudo picadinho, então, você tinha uma dificuldade nesse sentido. A nossa sorte é que a Bianca de Fellipes, que fazia produção de teatro, tinha muitos contatos. Então, se você olhar a barra de apoios do Carlota Joaquina é uma loucura. A gente tinha apoio para tudo e foi essa mistura que fez o filme acontecer. Agência Brasil: Quais são as suas expectativas em relação ao relançamento? Carla Camurati: Desejo que o público aproveite esse momento do cinema para rever. E, principalmente, quem nunca viu, porque eu acho que o filme tem uma linguagem muito especial e muito diferente da estratégia de imagem que existe hoje no cinema. Ele é um filme cuja narrativa consegue misturar fantasia e fatos históricos com uma linguagem muito brasileira. O bom dele é justamente a mistura que o filme tem. Edição: Vinicius Lisboa
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 2 days ago
Text
Fortaleza celebra Dia de Iemanjá com festejos pela cidade
Tumblr media
Fernando Jocelito - Repórter da Rádio Universitária FM Publicado em 15/08/2025 - 08:56 Fortaleza Versão em áudio
Tumblr media
Reporodução: © Tomaz Silva/Agência Brasil Para uns, dia de Iemanjá, para outros, dia da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção. Este 15 de agosto, coroa o sincretismo religioso tão marcante na cultura brasileira. A espiritualidade está em festa, tendo como foco a gratidão.  A presidenta da União Espírita Cearense de Umbanda, Mãe Tecla de Tupinambá, explica o significado da festa de Iemanjá.
Tumblr media Tumblr media
"Uma das homenagens mais importantes que existe aqui no estado do Ceará. Através da festa de Iemanjá, começou nos anos 30, nos anos 40, com o Manuel Rodrigues de Oliveira, começamos a poder ter uma manifestação de matriz afrobrasileira, porque naquela época era totalmente proibido. A gente tinha que ir para dentro da mata escura para poder cultuar a nossa religião. 15 de agosto é de suma importância para nós umbandistas, pois nos anos 40, Manuel Rodrigues de Oliveira escolheu essa data por conta do sincretismo religioso, per ser a data padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção". Há 60 anos se comemora na Praia do Futuro o dia de Iemanjá. Mãe Tecla de Tupinambá destaca a figura de Iemanjá. "Iemanjá é a mãe de todos os orixás. Então, vem pessoas de todo o interior do estado, de outros estados para homenagear Iemanjá, para agradecer as graças recebidas com o tema desse ano '60 anos de amor, luta e fé'". A programação começa às 8h. Haverá um cortejo com imagem da Rainha do Mar. As atividades prosseguem por todo dia na Praia do Futuro, com apresentações culturais, falas institucionais e rituais. Na Praia de Iracema, também haverá homenagens à Rainha do Mar. Edição: Universitária FM / Edgard Matsuki
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 3 days ago
Text
Unicef alerta para violência contra crianças e jovens na Amazônia
Tumblr media
Região registrou mais de 38 mil casos de estupro de 2021 a 2023 Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil Publicado em 14/08/2025 - 07:33 Rio de Janeiro Versão em áudio Reprodução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil As crianças e os adolescentes da Amazônia Legal estão expostos a diferentes violências com particularidades relevantes em comparação ao resto do Brasil. Os dados fazem parte do estudo Violência contra crianças e adolescentes na Amazônia, divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Tumblr media Tumblr media
De acordo com o relatório, com base em dados de 2021 a 2023, seis entre os dez estados brasileiros com os maiores índices de violência sexual contra crianças e adolescentes estão na Amazônia Legal. Nesse período, a região registrou mais de 38 mil casos de estupro com vítimas de até 19 anos, além de quase 3 mil mortes violentas intencionais na mesma faixa etária. Os seis estados da Amazônia com maior incidência de violência sexual são Rondônia (com uma taxa de 234,2 casos a cada 100 mil crianças e adolescentes), Roraima (com taxa de 228,7), Mato Grosso (188,0), Pará (174,8), Tocantins (174,2) e Acre (163,7). Na região, o índice de estupros de crianças e adolescentes foi maior nos municípios localizados a até 150 quilômetros das fronteiras brasileiras (com uma taxa de 166,5 por 100 mil meninos e meninas) do que nas cidades não-fronteiriças (136,8). O relatório foi feito com base em dados das Secretarias de Segurança Pública estaduais de todo o país. A Amazônia Legal, que abrange mais de 700 municípios de nove estados do bioma amazônico, apresenta taxas de violência sexual maiores do que o resto do país, com 141,3 casos registrados a cada 100 mil crianças e adolescentes em 2023, 21,4% acima da média nacional, que foi de 116,4. O estudo também aponta que, enquanto o Brasil teve um aumento de 12,5% nas notificações de estupro e estupro de vulnerável de 2021 para 2022, o aumento na região amazônica foi de 26,4%. Segundo a oficial de Proteção contra a Violência do Unicef no Brasil, Nayana Lorena da Silva, as diferenças em relação ao Brasil podem representar tanto um maior número de vítimas na Amazônia quanto uma maior porcentagem de identificação de casos na região. De qualquer maneira, de acordo com ela, as crianças e os adolescentes da Amazônia Legal estão extremamente expostos a diferentes violências. “A gente convive com números inaceitáveis de violência contra crianças e adolescentes. Nos casos de estupro, há grande subnotificação. As desigualdades étnico-raciais e a vulnerabilidade social da região, que tem conflitos territoriais, uma larga área de fronteira e grande incidência de crimes ambientais, geram um cenário complexo para a garantia dos direitos da infância, que precisa ser enfrentado para assegurar a proteção de cada criança e adolescente”, afirma Nayana. De acordo com o pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cauê Martins, as conclusões reforçam a importância de considerar as especificidades da região: as taxas de mortes violentas intencionais nos municípios urbanos amazônicos são 31,9% maiores do que nos centros urbanos do restante do país. Segundo o relatório, em relação aos registros de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e de mortes decorrente de intervenção policial, a Amazônia Legal também se destaca em relação ao resto do Brasil. Apesar de uma pequena queda no número de mortes de crianças e adolescentes entre 2021 e 2023 (com 1.076 mortes em 2021 e 911, dois anos depois), adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que vivem em centros urbanos da região estão 27% mais vulneráveis à violência letal do que outros adolescentes brasileiros da mesma faixa etária.
Desigualdades raciais
As violências letal e sexual impactam de forma diferente meninos e meninas brancos, negros e indígenas na Amazônia. Entre as vítimas de estupro da região entre 2021 e 2023, 81% eram pretos e pardos e 2,6% eram indígenas. A taxa entre os negros foi de 45,8 casos a cada 100 mil crianças e adolescentes, maior do que a entre brancos, que foi de 32,7. No restante do Brasil, a maior incidência de violência sexual havia sido registrada entre meninos e meninas brancos. Em relação às mortes violentas, as crianças e os adolescentes negros da Amazônia Legal estão três vezes mais expostos a esse tipo de violência que brancos, inclusive em relação às mortes decorrentes de intervenção policial. Nesse último caso, 91,8% das vítimas eram negras, enquanto 7,9% eram brancas e 0,3% eram indígenas. Apenas em 2023, a taxa de crianças e adolescentes negros mortos por ações de forças de segurança na região chegou a ser três vezes maior que o índice entre os brancos (1,5 frente a 0,5, respectivamente, para cada 100 mil). Essas desigualdades impactam também meninos e meninas indígenas. Segundo os dados do Ministério da Saúde, o relatório mostra que foram registradas 94 mortes violentas de crianças e adolescentes indígenas na Amazônia Legal no triênio 2021-2023. Além disso, os registros de violência sexual contra crianças indígenas cresceram ainda mais que o da média da região, dobrando entre 2021 e 2023 (um aumento de 151%).
Maus tratos
A região amazônica teve 10.125 casos registrados entre 2021 e 2023 de maus tratos contra meninos e meninas e, nesse último ano, também registrou uma taxa de incidência ligeiramente maior (52,9 a cada 100 mil crianças e adolescentes) do que no resto do Brasil (que foi de 52 a cada 100 mil). Nos anos anteriores, 2021 e 2022, a Amazônia havia tido números menores que a média nacional. Em 2023, o último ano da série analisada, os dados mostram que os maus tratos são crimes comumente praticados por um familiar (94,7%), dentro de casa (67,6%), e cujas vítimas, de modo geral, são meninas (52,1%), têm entre 5 e 9 anos de idade (35,2%) e são negras (78,9%).
Recomendações
Diante desse cenário, o Unicef e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública alertam sobre a necessidade de que governos e toda a sociedade enfrentem as diferentes violências contra meninos e meninas na Amazônia Legal e em todo o Brasil. Para isso, recomendam, entre outras coisas: · Considerar as dinâmicas próprias do contexto amazônico ao analisar o fenômeno da violência e propor ações de resposta; · Melhorar os registros feitos pelas polícias e pelo sistema de saúde, investir no monitoramento e na geração de evidências; · Capacitar os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, como conselheiros tutelares, considerando as especificidades do atendimento à população indígena; · Fortalecer o controle do uso da força pelas forças de segurança, diante do impacto da letalidade policial nas mortes de meninos e meninas; · Pautar e enfrentar o racismo estrutural e as normas restritivas de gênero que dificultam a proteção de crianças contra as violências; · Garantir atenção adequada aos casos de violência, no marco da Lei 13.431/2017, considerando as especificidades dos territórios e das populações amazônicas; · Fortalecer a proteção ambiental e as políticas de enfrentamento de atividades ilícitas na região.
Pesquisa
Os dados do estudo foram obtidos por meio de pedidos via Lei de Acesso à Informação às 27 secretarias estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social do Brasil. No caso dos dados de violência letal e sexual contra crianças indígenas, foram utilizados números do Ministério da Saúde, devido à maior quantidade de informações sobre a raça/etnia das vítimas no banco de informações do órgão. As bases usadas foram o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), para as mortes violentas intencionais; e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), para os casos de violência sexual.
Ações
Desde 2023, o governo federal combate a exploração sexual de crianças e adolescentes na região Amazônica por meio do Plano Amazônia: Segurança e Soberania. O intuito é reunir esforços e direcionar recursos humanos e financeiros para combater esse tipo de crime. O Ministério da Justiça e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania atuam conjuntamente nas ações. Já a Operação Caminhos Seguros, que combate todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes no país, registrou a prisão de 472 adultos e a apreensão de 147 menores de 18 anos, além do resgate de 80 crianças e adolescentes – no período de 30 de abril a 15 de maio deste ano. Mais de 45 mil agentes de segurança participam da operação em 421 municípios, que envolveu a fiscalização de mais de 8 mil locais e a abordagem de mais de 300 mil suspeitos. Nesse período, a operação atendeu 2,2 mil vítimas. Os policiais apreenderam 152 materiais com alusão a pornografia infantojuvenil. O Disque 100 é o canal de denúncias de violações de direitos humanos da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). Edição: Lílian Beraldo
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 5 days ago
Text
IBGE poderá contratar 9.580 temporários para pesquisas
Tumblr media
Contratos podem durar até três anos Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil Publicado em 12/08/2025 - 10:52 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) publicaram, nesta terça-feira (12), a portaria conjunta (nº 58/2025), que autoriza a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar, por tempo determinado, até 9.580 profissionais para atender a necessidades temporárias do órgão.
Tumblr media Tumblr media
Os contratados temporariamente farão pesquisas estatísticas coordenadas pelo IBGE em todo o país.
Vagas autorizadas
Do total de vagas, 8.480 serão para o cargo de agente de pesquisas e mapeamento do instituto, responsável pela coleta de informações. Outras 1,1 mil vagas são para função de supervisor de coleta e qualidade, para atuar no acompanhamento e supervisão do trabalho de campo dos agentes. O recrutamento para a função dependerá de aprovação em processo seletivo simplificado, que geralmente é mais rápido que um concurso público.
Etapas de seleção
Nesse modelo, as etapas da seleção geralmente incluem análise de currículo, análise de títulos e, em alguns casos, entrevistas. A duração dos contratos temporários será de um ano e poderá ser prorrogada por até três anos, de acordo com a necessidade do órgão para a conclusão das atividades. A portaria ainda estabelece que o edital de abertura de inscrições deve ser publicado em até seis meses a partir desta terça-feira. A remuneração ainda será definida pelo IBGE, observando questões orçamentárias. Edição:  Kleber Sampaio
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 5 days ago
Text
Em 2 anos, 55 defensores de direitos humanos foram mortos, diz estudo
Tumblr media
Frequência é de um caso de violência a cada 36 horas no país Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil Publicado em 12/08/2025 - 07:02 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Marcelo Camargo/Agência Brasil Pelo menos 55 pessoas que atuam na defesa de direitos humanos no Brasil foram assassinadas nos anos de 2023 e 2024. A informação está no estudo “Na Linha de Frente”, divulgado nessa segunda-feira (11) pelas organizações Justiça Global e Terra de Direitos.
Tumblr media Tumblr media
Além dos assassinatos, o estudo mostra que houve 96 atentados, 175 ameaças e 120 episódios de criminalização. Ao todo, foram identificados 486 casos de violência (298 em 2023 e 188 no ano passado). “Percebemos, na realização desta segunda edição, que a violência contra defensoras e defensores persiste.  Não basta uma esfera do poder público atuar na defesa dos direitos humanos, no âmbito do Executivo federal, por exemplo”,  disse o coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo, na divulgação do estudo. Ele lembra que, de acordo com o levantamento, existem forças políticas regionais ou locais que se mobilizam para bloquear esses avanços, usando da criminalização por meio do Poder Judiciário ou da violência. Uma forma de violência, com essa característica, foi a da morte de Maria Bernadete Pacífico, assassinada dentro de casa na comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares, na Bahia.
A cada 36 horas
O estudo ressalta o fato de que, mesmo com a redução no total de casos em 2024, a frequência é de um caso de violência a cada 36 horas no Brasil contra pessoas que defendem os direitos humanos. Um alerta feito pelos pesquisadores é que 80,9% dos casos registrados nesses dois anos foram contra quem atua na defesa ambiental e territorial - 87% dos assassinatos foram por essa motivação. Policiais militares foram acusados, em 45 episódios, de serem autores das violência, incluindo ao menos cinco mortes. Armas de fogo foram utilizadas em 78,2% desses crimes. Entre os 55 assassinatos, 78% das vítimas eram homens cisgêneros, 36,4% eram negras e 34,5% indígenas. O estudo identificou 12 assassinatos de mulheres defensoras de direitos humanos, sendo que duas eram trans. Sede da COP30 em novembro deste ano, o Pará lidera o ranking nacional de violência contra pessoas defensoras dos direitos humanos. Foram 103 casos registrados em dois anos. Desses, 94% foram contra pessoas que atuam na defesa do meio ambiente e dos territórios.
Caminhos
Na avaliação de Sandra Carvalho, cofundadora e coordenadora do programa de Proteção de Defensores/as de Direitos Humanos e da Democracia da Justiça Global, é importante que o Brasil fortaleça a política pública de proteção com a institucionalização de um sistema nacional. “Sobretudo,  avance nas investigações e na responsabilização de pessoas que cometem crimes de ameaças, homicídios, atentados, entre outros, enfrentando o grave quadro de impunidade”, afirma. Diante do cenário de violência persistente, as organizações recomendam ações articuladas entre os poderes da República, estados e municípios. O estudo cobra do governo brasileiro o cumprimento integral do Acordo de Escazú, tratado internacional que trata do acesso à informação, à participação pública e à proteção de defensores ambientais na América Latina e no Caribe. Edição: Graça Adjuto
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 5 days ago
Text
Jovens participam da Semana Nacional da Juventude em Brasília
Tumblr media
Público pede criação de plano nacional para ordenar políticas Daniella Almeida - repórter da Agência Brasil Publicado em 11/08/2025 - 18:29 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Milhares de jovens de diversas partes do país são aguardados nesta semana, em Brasília, para participar da Semana Nacional da Juventude, promovida pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretária-geral da Presidência da República.
Tumblr media Tumblr media
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia cerca de 48,5 milhões de pessoas na faixa etária considerada "jovem", de 15 a 29 anos. Nesta segunda-feira (11), centenas deles avaliaram os 20 anos da Política Nacional de Juventude na abertura da semana comemorativa. O evento também marcou o Dia do Estudante, celebrado anualmente no Brasil em 11 de agosto. O secretário Nacional de Juventude, Ronald Luiz dos Santos (foto), conhecido como Ronald Sorriso, defendeu que somente o Plano Nacional das Juventudes, redigido com a participação social de gestores de juventude de todo o Brasil, irá determinar como deve ser executada uma Política Nacional de Juventude (PNJ) que garanta os direitos deste público. “Um plano vai ajudar a juntar os vários regulamentos para determinar, a partir da ótica da juventude do campo, das cidades, a partir da ótica da juventude negra, da juventude indígena, da juventude LGBT, das mulheres jovens, a partir da lógica dos jovens empreendedores e, enfim, da juventude trabalhadora, como é que deve ser executada essa política para o desenvolvimento não só das juventudes, mas do país”, disse o secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso. A secretária de Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT), Nádia Garcia, entende que os jovens não vivem mais a realidade de se contentar apenas em estudar no ensino médio, conquistar um emprego e conseguir pagar as próprias contas. “A juventude é, também, detentora de direitos que versam não somente sobre estudos e trabalho", disse. “A partir do momento que a juventude entra na Constituição e ganha seu estatuto, os jovens passam também a ser vistos como detentores de direitos e deveres para dentro da nossa legislação.”
Debates
Aos gritos de “Juventude que ousa lutar constrói o poder popular” os jovens debateram, nesta manhã, como as políticas públicas já existentes que têm foco nos jovens podem ser interiorizadas. Eles cobram que o governo federal trabalhe para que ações cheguem a todos os municípios, independentemente do porte, e, também, às áreas rurais. Os jovens presentes ainda pediram a municipalização do programa Identidade Jovem (ID Jovem), que é o documento gratuito de emissão virtual que possibilita aos brasileiros de baixa renda de 15 a 29 anos ter acesso a diversos benefícios. Entre eles, estão descontos de 50% em eventos artístico-culturais e esportivos; isenção do pagamento de taxa para emissão de carteira de identidade estudantil; gratuidade de duas vagas no transporte interestadual, por veículo, para, por exemplo, apresentar trabalhos estudantis em seminários, participar de entrevistas de emprego ou mudar de estado para trabalhar.
Voz ativa
Representando a juventude indígena, Darlly Tupinambá reivindicou que os jovens representantes dos biomas brasileiros sejam ouvidos em espaços de tomadas de decisões da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), a ser realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém. Darlly é moradora do Pará e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Povos, Comunidades Tradicionais, Agricultura Familiar e Camponesa do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) “A gente passa diariamente por crises provocadas para mudança climática. Então, não é justo que pessoas de fora falem por nós. Nós temos voz, temos vez e somos protagonistas da nossa história. Não queremos ser somente um rosto bonito colocado nas capas. Também queremos estar lá na frente, falando e dando voz a todos os outros povos, sejam os indígenas, os ribeirinhos, os extrativistas, as caiçaras, as quebradeiras de coco, os quilombolas”. Visibilidade para os jovens negros e políticas públicas que deem dignidade a esta população são as reivindicações de Ludmila Brasil, representante do Coletivo Nacional da Juventude Negra Enegrecer no Distrito Federal. Ela é também integrante do Conjuve Nacional. “A comemoração desses 20 anos das políticas públicas para a juventude carrega a transformação de um Brasil que entende o que é a esperança de um jovem que não quer só viver, trabalhar e morrer; que entende a necessidade de se construir um Brasil que tenha esperança, principalmente esperança de direito e esperança de dignidade”, avalia Ludmila Brasil. A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) defenfeu o papel dos jovens cientistas na transformação e desenvolvimento do país como forma de estimular a soberania nacional por meio da ciência e de pesquisas. As representantes da entidade pediram o reajuste das bolsas de estudo pelo governo federal e fomento à pesquisa e à ciência nas universidades do país.
Programação
Além da avaliação dos 20 anos da Política Nacional de Juventude, na tarde desta segunda-feira, foi realizada a sessão solene em celebração do Dia Internacional da Juventude e Dia do Estudante, no plenário da Câmara dos Deputados. >> Confira a programação para os próximos dias Edição: Vinicius Lisboa
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 7 days ago
Text
Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos
Tumblr media
Piloto e médica veterinária morreram na tragédia Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 10/08/2025 - 10:59 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © PMMA/Divulgação Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município de Santo Amaro do Maranhão, e deixou dois mortos. Morreram no desastre o piloto Victor Manoel Britto, 43 anos, e a passageira, a médica veterinária Bruna Emanoely, 23 anos, natural de Santa Inês (MA).
Tumblr media Tumblr media
A aeronave, do modelo anfíbio Super Petrel LS, tinha sido fabricada em 2012 e pertencia ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB). Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava em situação regular. Ontem fim da tarde, a aeronave foi dada como desaparecida. Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros localizou os destroços e os dois corpos próximo à Lagoa das Pedras, no meio das dunas dos Lençóis Maranhenses. Em postagem nas redes sociais, o deputado estadual lamentou o acidente e prestou solidariedade às famílias das vítimas, especialmente do piloto, de quem era amigo. “Manifesto meu mais profundo sentimento de pesar às famílias das vítimas, em especial à família Britto, pela perda irreparável de seu filho, Victor Manoel Britto. Manoel era um amigo muito próximo que a aviação me presenteou. Um jovem cheio de vida, apaixonado, com tantos sonhos pela frente. Sua partida tão precoce nos deixa um vazio imenso e uma dor difícil de expressar em palavras." As causas do acidente estão sendo investigadas. Os corpos chegaram ao Instituto Médico Legal de São Luís ainda de madrugada e aguardam liberação. Edição: Juliana Cézar Nunes
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 7 days ago
Text
Conheça dez cuidados para uma viagem de moto mais segura
Tumblr media
Frota de motos do país aumentou em quase 5 milhões desde a pandemia Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Publicado em 10/08/2025 - 09:01 Rio de Janeiro Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil O crescimento do uso de motocicletas no Brasil veio para ficar e está relacionado à falta de opções mais eficientes de transporte público. A frota de motos do país aumentou em quase 5 milhões desde a pandemia de covid-19 e já passa de 29 milhões de veículos. Em seis estados do Norte e Nordeste brasileiros, elas já superaram os automóveis.
Tumblr media Tumblr media
Com tantas motos nas ruas, as mortes em quedas, colisões e atropelamentos sobre duas rodas dispararam: já são uma em cada três entre todos os casos de vítimas do trânsito. Mas os óbitos são apenas parte do problema: segundo o Ministério da Saúde, entre 2010 e 2023, 1,4 milhão de motociclistas foram internados após incidentes nas ruas brasileiras, o que corresponde a 57,2% de todas as internações associadas a lesões de trânsito no país. Para encerrar a série Rota Perigosa: brasileiros se arriscam em motos por renda e mobilidade, a Agência Brasil separou cuidados apontados pela legislação, plataformas de aplicativo e especialistas em segurança viária que podem fazer as viagens de moto menos arriscadas.
Use capacete
É obrigatório no Brasil utilizar capacetes adequados em viagens de moto – isso vale tanto para o condutor quanto para o carona. O equipamento de segurança deve estar em bom estado; possuir viseira ou óculos de proteção; ter adesivos retrorrefletivos na parte frontal, lateral e traseira; e exibir selo holográfico da certificação do Inmetro. A lei determina que o capacete deve estar afivelado e que a viseira deve estar sempre abaixada para a proteção dos olhos do condutor e do carona. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o uso correto de capacetes pode reduzir em 42% o risco de mortes e em 69% o risco de lesões graves.
Não use celular durante a viagem
O uso de celular gera distração e pode prejudicar o equilíbrio sobre a moto. Os condutores devem segurar as duas mãos no guidão, e os caronas também devem estar atentos e se segurar com as duas mãos durante as viagens de moto. A Opas alerta que os condutores que usam celulares enquanto dirigem têm cerca de quatro vezes mais chances de estarem envolvidos em um acidente.
Respeite os limites de velocidade
Conduzir em alta velocidade torna manobras e frenagem mais arriscadas, reduz a capacidade de se antecipar às surpresas do trânsito e também pode dificultar a reação de outros condutores, motoristas e pedestres. Além disso, aumenta a força do impacto que os corpos do motociclista e do carona vão sofrer em caso de colisão. Segundo a Opas, cada acréscimo de 1% na velocidade média produz um aumento de 4% no risco de ter um sinistro fatal no trânsito. Isso significa que, caso haja um sinistro, há 132% mais riscos de morrer a 80 km/h do que a 60 km/h.
Tumblr media
Reprodução: Motociclistas transitam pelas ruas do centro do Rio -  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Viaje sóbrio
Conduzir um veículo sob efeito de álcool e outras substâncias que prejudicam a lucidez e o equilíbrio é um crime previsto no Artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Da mesma maneira, embarcar na garupa de uma moto sob o efeito de substâncias aumenta os riscos para condutor e passageiro, que pode atrapalhar o motociclista no controle da direção. Os aplicativos de transporte, por exemplo, recomendam os usuários a escolher uma viagem de automóvel caso tenham bebido e orientam os motociclistas a não transportarem passageiros embriagados.
Use roupas adequadas
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e outras entidades que produzem materiais sobre segurança viária recomendam o uso de jaquetas, calças e luvas de material resistente e cores claras, calçados fechados. Além disso, calce sapatos fechados ou botas que protejam seus pés e tornozelos e evite tecidos longos, chinelos e outras roupas ou acessórios que podem se prender à moto. Lembre-se que, em caso de queda, a roupa pode proteger ou expor o corpo ao contato com o asfalto.
Tenha cuidado no corredor entre os veículos
Não é proibido circular no corredor entre os demais veículos nas cidades brasileiras, mas isso aumenta o risco de acidentes. Motoristas de carros maiores podem trocar de faixa sem ligar a seta, passageiros podem abrir as portas dos veículos, e pedestres podem atravessar entre os carros, fora da faixa. Quando for necessário trafegar no corredor, vá em baixa velocidade e não faça ultrapassagens pela direita.
Crianças, só após os 10 anos
A legislação brasileira só permite transportar crianças em motocicletas a partir dos 10 anos. Para tal, é necessário uso de capacete adequado para o tamanho da criança. A idade mínima para ser condutor de moto no Brasil é 18 anos – não é possível conduzir ou tirar CNH categoria A (moto) antes disso nem com consentimento do responsável.
Use farol baixo mesmo durante o dia
O uso do farol baixo ajuda o veículo a chamar mais atenção de outros condutores no trânsito. Segundo a Opas, um trânsito com motocicletas de farol baixo ligado tem risco até 20% menor de colisões.
Leve apenas um passageiro
Os condutores de motocicleta só podem transportar um passageiro na garupa da moto. Transportar passageiro fora do assento suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral é infração gravíssima prevista no Artigo 244, Inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), penalizada com multa e suspensão do direito de dirigir.
Segure firme e mantenha o equilíbrio
Se você vai na garupa em uma viagem de moto, deve segurar com as duas mãos nas alças traseiras da motocicleta ou no motociclista e manter os pés nos pedais de apoio durante toda a viagem. É importante não segurar em outras partes laterais da moto e se manter afastado do escapamento. Durante a viagem, é necessário alinhar seu corpo com o do condutor e acompanhar o movimento do corpo dele suavemente, principalmente nas curvas. O carona pode atrapalhar o equilíbrio do condutor durante a viagem e até causar quedas e colisões.
Confira mais dicas de segurança:
- Abraciclo - 99Moto - Uber Moto - Sindicato dos Empregados Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro - Código de Trânsito Brasileiro Edição: Juliana Andrade
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 7 days ago
Text
Luto: editora da Agência Brasil, Nádia Franco morre aos 73 anos
Tumblr media
Velório e sepultamento ocorrem em Paracatu, Minas Gerais Agência Brasil Publicado em 10/08/2025 - 10:11 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Arquivo pessoal A equipe da Agência Brasil comunica com imenso pesar o falecimento da jornalista e editora Nádia Batista Franco (73), ocorrido neste sábado (9). 
Tumblr media Tumblr media
Nádia (foto - centro) passou mal durante uma viagem com destino a Paracatu (MG), cidade da sua família. A suspeita é de que a morte tenha ocorrido em decorrência de um infarto. Nádia estudou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e começou a carreira no jornal Correio Braziliense. Trabalhou 49 anos na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e nas empresas anteriores que deram origem ao sistema público de comunicação. Na maior parte desse tempo, ela atuou na Agência Brasil como editora, tendo sido também gerente de redação. Conhecida pela elegância e apreço pela palavra, a jornalista era uma referência para os colegas e as novas gerações. "A Nádia foi uma profissional correta e educada. Dominava muito bem a língua portuguesa. A conheci no início dos anos 70 no Correio Braziliense", conta o editor da Agência Brasil Kleber Sampaio.
Tumblr media
Reprodução: Brasília (DF) - Nádia Batista Franco ao centro, durante homenagem recebida em maio de 2025, no aniversário de 35 anos da Agência Brasil. Foto: Arquivo pessoal A editora Denise Gresinger também lamenta o falecimento de Nádia. "Elegante, sofisticada, fina, inteligente, gosto apuradíssimo! Uma diva mesmo. Muito grata por ter convivido e aprendido com ela.  Que mulher maravilhosa. Que perda", define a jornalista e colega de trabalho. Repórter da Agência Brasil, Pedro Peduzzi fala do convívio diário com Nádia. "Que privilégio tê-la tão perto por tanto tempo. Que privilégio aprender tanto com uma pessoa tão boa em tantos sentidos. Pessoas que nem a Nádia são sempre eternas. Obrigado por tudo." Gerente de Jornalismo Digital da EBC, Juliana Cézar Nunes celebra a trajetória de Nádia e ressalta o compromisso da jornalista com os leitores. “O cuidado com o texto e o zelo com a informação são ensinamentos que vão continuar nos guiando", destaca Juliana. "Nossos sentimentos à família, especialmente irmãos e sobrinhos, e aos amigos nesse momento de dor e eterna saudade." O velório da jornalista começou na noite de ontem e o sepultamento está marcado para às 17h deste domingo, em Paracatu. Edição: Juliana Cézar Nunes
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 7 days ago
Text
Hoje é Dia: paternidade responsável e direitos humanos são destaques
Tumblr media
Confira as principais datas da semana entre 10 e 16 de agosto. Rilton Pimentel – Repórter da Agência Brasil Publicado em 10/08/2025 - 07:00 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Arquivo Agência Brasil A principal data comemorativa desta semana é o Dia dos Pais, celebrado no domingo, 10 de agosto. A efeméride surgiu como uma forma de movimentar a economia, como explica esta reportagem da Agência Brasil, de 2022. Mas logo se tornou também uma data para homenagear aqueles que se dedicam a educar e cuidar dos filhos. E nesse sentido, os pais das últimas décadas tiveram que se adaptar às evoluções tecnológicas, com os celulares e redes sociais quase onipresentes, como aborda este outro texto da Agência, publicado no ano passado. A Radioagência Nacional aproveitou a data para mostrar como os homens atuais se reinventam para educar os filhos sem machismo. E o Repórter Brasil, da TV Brasil, mostrou em 2016 como paternidade tem empolgado homens mais velhos, que têm filhos já perto da terceira idade. 
Tumblr media Tumblr media
Nos últimos anos ganhou força o conceito de paternidade ativa, que defende que os pais não tenham apenas papel figurativo ou de provedor da família, mas sejam parceiro das mães, efetivamente dividindo responsabilidades na criação dos filhos. Isso nos leva a outra efeméride desta semana: o Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável, celebrado em 14 de agosto. Em 2017, o Repórter Brasil, da TV Brasil ouviu vários homens sobre paternidade ativa. Em 2023, a Radioagência Nacional entrevistou o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Amaral, que explicou que o movimento começou com reivindicações das mulheres. A Rádio Nacional aprofundou o tema da paternidade ativa em várias ocasiões. Confira nos programas abaixo: Cotidiano (2016) Tarde Nacional (2018) Nacional Jovem (2022) O Dia do Advogado �� celebrado em 11 de agosto. A data marca a criação das primeiras faculdades de Direito do Brasil, pelo imperador Dom Pedro I, em 1827, como explicou o Repórter São Paulo, da TV Brasil. Quando a advocacia brasileira completou 190 anos, em 2017, a Agência Brasil publicou esta reportagem, ressaltando a importância da profissão para o avanço dos direitos sociais e das garantias fundamentais. Já o Tarde Nacional, da Rádio Nacional, abordou em 2024 como está o mercado para aqueles que decidem seguir o ramo da advocacia.
Direitos Humanos
O Dia Nacional dos Direitos Humanos, celebrado em 12 de agosto, surgiu devido a uma tragédia. Foi nessa data, em 1983, que a líder sindical Margarida Maria Alves foi assassinada por latifundiários, em Alagoa Grande, na Paraíba. No ano passado, o Revista Brasil, da Rádio Nacional, falou sobre a importância da data. Infelizmente, o número de casos de violação dos direitos humanos no Brasil tem aumentado, como noticiou no início deste ano a Agência Brasil e esta edição do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil.  Devido à gravidade do tema, os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também abordaram a violação de direitos humanos de grupos específicos. Veja nos conteúdos abaixo: Pessoas com deficiência (Agência Brasil – 2023) Pessoas em situação de rua (Agência Gov – 2024) Detentos (Radioagência Nacional – 2025)
Juventude
O Dia Internacional da Juventude é celebrado em 12 de agosto. A comemoração foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. A efeméride reconhece o papel dos jovens na discussão e resolução dos problemas da sociedade, e discute os desafios da juventude de todo o mundo, como mostrou esta edição de 2021 do Tarde Nacional, da Rádio Nacional. Já a Agência Gov falou sobre a importância dos jovens no campo para a manutenção e o crescimento da agricultura familiar, nesta reportagem publicada em 2024.
História
Há 80 anos, no dia 15 de agosto de 1945, o Japão aceitava os termos aliados de rendição na Segunda Guerra Mundial. A capitulação do país asiático só veio após as cidades de Hiroshima e Nagazaki serem alvo das primeiras bombas atômicas da história, lançadas pelos Estados Unidos. Pela primeira vez, os japoneses ouviam a voz do imperador Hirohito no rádio, quando ele anunciou que foi obrigado a aceitar as condições impostas pelo lado adversário. O episódio foi tema desta edição do História Hoje, da Rádio Nacional, em 2014, e de matéria da Agência Brasil, publicada em 2022.
Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 10 a 16 de Agosto de 2025.
Agosto de 2025 10 Morte do sociólogo e político paulista Florestan Fernandes (30 anos) Nascimento do político mineiro Gustavo Capanema Filho (125 anos) - foi ministro da Educação e fundador de dois órgãos de destacada atuação ao longo do Estado Novo: o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o Instituto Nacional do Livro, fundados em novembro e dezembro de 1937, respectivamente. Dia dos Pais - comemoração móvel extraoficial do Brasil, que teria sido criada em 1953 pelo publicitário brasileiro Sylvio Bhering, com o propósito de atrair anúncios de produtos que poderiam ser dados de presente, cuja celebração ocorre no segundo domingo de Agosto 11 Dia do Advogado – data comemorativa em memória da criação das duas primeiras faculdades de Direito do país, no ano de 1827. Nesse dia também ocorre o Dia do Pendura, comemorado por estudantes brasileiros de Direito, que vão aos restaurantes, comem e bebem e, depois, mandam "pendurar" a conta Iniciada a construção do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (45 anos) Fundação da Academia Maceioense de Letras (70 anos) 12 Foi encontrado o maior, mais extenso e mais bem preservado espécime de Tyrannosaurus rex, o FMNH PR 2081, apelidado de "Sue" (35 anos) Dia Internacional da Juventude - comemoração instituída pela ONU na sua resolução Nº 54/120, de 17 de dezembro de 1999 Dia Nacional dos Direitos Humanos Dia Nacional das Artes 13 Nascimento do compositor, maestro e instrumentista carioca/fluminense Pedro da Cruz Salgado (135 anos) - considerado o "Rei das bandas musicais" e homenageado com uma Batuta de Prata, prêmio antes concedido apenas para os maestros Carlos Gomes e Villa-Lobos Morte do poeta e prosador mineiro Murilo Monteiro Mendes (50 anos) - expoente do surrealismo na literatura brasileira Criação da Estação Ecológica Angatuba, importante reserva natural do encontro do Cerrado com a Mata Atlântica (40 anos) 14 Fundação da Associação Portuguesa de Desportos, clube de futebol de São Paulo (105 anos) Dia Nacional de Conscientização sobre a Paternidade Responsável 15 Japão aceita os termos aliados de rendição na Segunda Guerra Mundial e o Imperador lê o discurso do Rescrito Imperial do Término da Guerra (80 anos) 16 Morte do escritor português Eça de Queiroz (125 anos) Dia do Profissional de Almoxarifado *As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para [email protected].   Edição: Bruna Athayde
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 7 days ago
Text
Samba-canção embala bate-papo inédito com Silvia Borba na TV Brasil
Tumblr media
Samba na Gamboa excepcionalmente vai ao ar às 12h30, neste domingo EBC Publicado em 10/08/2025 - 08:00 Brasília Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © TV Brasil A apresentadora Teresa Cristina recebe a cantora Silvia Borba para interpretar clássicos do samba-canção e conversar sobre o gênero neste domingo (10), excepcionalmente mais cedo, às 12h30, na edição inédita do programa Samba na Gamboa, da TV Brasil.
Tumblr media Tumblr media
Anfitriã e convidada recordam sucessos como Ronda, de Paulo Vanzolini; Fim de Caso, de Dolores Duran; Atiraste Uma Pedra, de Herivelto Martins e David Nasser; Inquietação, de Ary Barroso; Naquela Mesa, de Sérgio Bittencourt; Eu Sei, de Cartola; Sim, de Cartola e Oswaldo Martins; Jamais, Jacob do Bandolim e Luiz Bittencourt; e Mais Cedo Ou Mais Tarde, de Geraldo Pereira. Pernambucana radicada em Londrina, no Paraná, a cantora e pandeirista Silvia Borba fez parte de grupos como o Entretantas, formado apenas por mulheres, e conquistou o país com um emocionante repertório de sambas. Também participou de várias lives com Teresa Cristina durante a pandemia, quando ganhou visibilidade nacional. Produção original da TV Brasil, o Samba na Gamboa fica disponível no YouTube da emissora pública e pode ser acompanhado no app TV Brasil Play. Com horário alternativo na telinha aos sábados, às 23h, o programa ainda tem versão na Rádio Nacional, que é veiculada aos sábados, ao meio-dia.
Repertório
Com um timbre que encanta, Silvia Borba solta a voz durante a entrevista para Teresa Cristina. Também recorda as lives que fez com a apresentadora no período da pandemia. "Se não fosse a música, acho que eu tinha enlouquecido. A música com certeza foi o que me manteve equilibrada, porque aqueles dias foram muito difíceis. O som da cura, com toda a certeza", lembra a artista. A entrevistada fala se é necessário ter dor de cotovelo pra cantar o samba-canção. "A gente não precisa viver, mas precisa sentir o que é dor do outro, se colocar no lugar daquela pessoa. Sem tristeza não se faz samba. Acho que é melhor cantar a tristeza do que ficar triste. Canto músicas tristes e alegres, o que o samba retrata", reflete a convidada. Durante a conversa, Silvia Borba também fala sobre a carreira e seus novos projetos. A cantora gosta de mesclar diversas referências em seus discos. Ela comenta sobre essa combinação que faz em seu novo álbum e explica o propósito do projeto Eu não me calo em que busca valorizar a presença feminina na cena musical. "Trago a fala da mulher como compositora, como intérprete, como fazedora de cultura. Para que sejamos respeitadas no cenário da cultura", ratifica. Ao vivo e on demand Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar. Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv. Serviço Samba na Gamboa – domingo, dia 10/8, excepcionalmente, às 12h30, na TV Brasil Samba na Gamboa – sábado, dia 16/8, às 23h, na TV Brasil Samba na Gamboa – sábado, dia 16/8, ao meio-dia, na Rádio Nacional TV Brasil na internet e nas redes sociais: - Site – https://tvbrasil.ebc.com.br - Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil - YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil - X – https://x.com/TVBrasil - Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil - TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil - TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br Rádio Nacional na internet e nas redes sociais: - Site: https://radios.ebc.com.br - Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr - Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv - YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr - Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr - X: https://x.com/radionacionalbr - Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro WhatsApp Nacional: - Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201 - Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536 - Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568 - Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966 Saiba como sintonizar a Rádio Nacional: - Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz - Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz - São Paulo: FM 87,1 MHz - Recife: FM 87,1 MHz - São Luís: FM 93,7 MHz - Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC - Alto Solimões: FM 96,1 MHz Celular - App Rádios EBC para Android e iOS
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 8 days ago
Text
Jovens e crianças se juntam na Flipelô para conversar com Lázaro Ramos
Tumblr media
Ator falou sobre importância de estimular hábito de leitura desde cedo Elaine Patricia Cruz* – Repórter da Agência Brasil Publicado em 09/08/2025 - 11:49 Salvador Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Rovena Rosa/Agência Brasil Sentado em um palco que foi instalado no espaço infantil Mabel Velloso, no Pelourinho, em Salvador, durante a Festa Literária Internacional, e logo após ter realizado um bate-papo sobre seus diversos livros, um escritor provoca seu público: “quem quer me fazer perguntas?”. É então que uma das muitas crianças que estavam sentadas no chão se levanta, vai até o microfone, e aceita o desafio: “De onde vem sua criatividade para escrever?”, pergunta a menina.
Tumblr media Tumblr media
E foi assim, desafiado pela criança, que o escritor, ator e apresentador Lázaro Ramos respondeu o que o inspira a fazer livros para esse público. “Os primeiros livros eu escrevia para a criança que eu fui. Depois que meus filhos nasceram, eu escrevi os livros para os adultos que eu quero que eles sejam. E agora eu escrevo para cada criança que eu conheço. Olhar você me inspira. Eu fico atento ao mundo e às pessoas que estão à minha volta”, falou. Autor de diversos livros infantis, juvenis e também autobiográficos como Na Minha Pele, Sinto o que Sinto e Você não é Invisível, Lázaro Ramos participou na tarde desta sexta-feira (8) de um bate-papo com crianças, jovens e adultos durante a programação da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, evento que é realizado no centro histórico de Salvador. Conhecido também por seus personagens no cinema e na TV, Lázaro atraiu uma multidão para o espaço infantil Mabel Velloso. E com muita simpatia e paciência, conversou com os presentes, posou para fotos e participou de uma sessão de autógrafos. Antes de iniciar o bate-papo, Lázaro conversou com a reportagem da Agência Brasil. E falou sobre a importância de estimular o hábito de leitura entre o público infantil e também sobre a sua primeira participação na Flipelô. “Estou muito feliz de conseguir vir para Flipelô, que sempre me convidou. Eu ouvia muito falar daqui e ouvia muito falar da ocupação do Pelourinho com literatura, que eu acho que é uma coisa importante. Por isso, neste ano, eu terei três mesas para falar de todos os gêneros literários para os quais eu escrevo. Esse primeiro encontro é com as crianças, que é um público que me ensinou que eu poderia escrever e pelo qual eu tenho muito carinho e quero plantar sementes e reflexões importantes através da literatura. É sempre desafiador encontrar com as crianças, tem que vir o ator junto porque a gente tem que entretê-las também”, disse ele. “Começar a ser leitor na infância é importantíssimo. Quando você descobre a importância da leitura quando você é bem pequeno, isso fica para sempre em sua vida”, afirmou Lázaro. As personagens dos livros infantis de Lázaro Ramos são envolvidas por uma variedade de temas que vão do uso responsável da tecnologia à criatividade, auto-estima e ancestralidade. “São todos temas que envolvem as pessoas negras”, diz ele, embora sua literatura também seja destinada às crianças brancas. “A minha literatura serve para crianças brancas e negras, principalmente para as crianças negras se verem como protagonistas e verem que é possível ocupar o lugar que ela quiser e que ela sonha estar. Também é para as crianças brancas entenderem que o mundo é diverso e por isso é mais potente. A literatura está aí colaborando com esse caminho”, explicou. Grande leitor de livros, principalmente de reinos mágicos e aventuras, o jovem João Pedro Magalhães Sena, de 10 anos, já conhece bem esse universo de Lázaro e esteve nesta sexta-feira no espaço infantil Mabel Velloso para conversar com o escritor e conseguir um autógrafo em sua edição do livro Sinto o que Sinto.
Tumblr media
Reprodução: Salvador (BA), 08/08/2025 - Lázaro Ramos conversa com João Pedro Magalhães Sena durante tarde de autógrafos no espaço infantil Maber Velloso . Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil - Rovena Rosa/Agência Brasil “Esse livro aqui que eu tenho nas minhas mãos, o Sinto O que Sinto, é porque eu tive um trabalho da escola que era de um projeto literário sobre esse livro. É um livro muito interessante porque fala de ancestralidade, de respeito e dos sentimentos que acontecem no dia a dia”, disse João à reportagem. Para ele, que já está iniciando uma carreira de ator, assim como Lázaro, ler é uma atividade fundamental para todos. “A gente aprende coisas novas na leitura”, diz ele. “Ao ler, você aprende novas palavras, você descobre novos mundos e seu vocabulário aumenta”, defendeu.
Ocupação e representatividade
Nascido em Salvador, Lázaro Ramos reconhece a importância da ocupação do Pelourinho pela arte, como vem ocorrendo nestes dias de Flipelô. “Estar aqui com a literatura preta é valorizar a nossa história, é valorizar os nossos talentos, é valorizar a nossa ancestralidade também e principalmente valorizar as nossas crianças que estão aí sedentas pelo saber e por boa diversão”. E como referência, inspiração e modelo para muita gente, ele reconhece a importância da representatividade nas diferentes formas de arte. “A representatividade é importante, porque a gente merece ter referências, mas só que a gente precisa ter muita gente ocupando esses espaços. Eu acho que esse é um passo importante para a gente dar para não ser somente como eu fui várias vezes, de ser apenas um que representava um coletivo. Então, a representação positiva e a presença é pelo que eu batalho”, disse Lázaro à Agência Brasil.
Livro sobre Ruth de Souza
Em breve, Lázaro Ramos irá lançar mais um livro. Dessa vez, contando a história da atriz Ruth de Souza (1921-2019). Chamado de A Rainha da rua Paissandu, o livro foi escrito por meio de conversas que ele teve com a atriz, que o escolheu para ser seu ghost writer nessa autobiografia. “A gente vai lançar esse livro para levar a história dessa grande atriz brasileira que faleceu no ano passado com 96 anos de idade e que contribuiu muito para a nossa cultura”, informou ao público presente no evento. “Eu ia lá na casa dela todos os domingos. A gente tomava café da manhã juntos e ela ficava contando a história da vida dela, o que aliás é uma coisa que eu aconselho vocês a fazerem com seus vovôs e vovós. Pede para a vovó e para o vovô para contar um pouquinho da história da vida deles, o que é que eles viveram, suas aventuras, o que eles aprenderam. Eu tive a grande alegria de ficar com dona Ruth de Souza e ela me contando a vida dela. Infelizmente, no meio do caminho ela faleceu e eu tive que terminar o livro. Mas o livro para mim é a voz dela. Eu tentei ao máximo reproduzir o jeito que ela gostaria de ser vista pelo mundo”, contou.
Tumblr media
Reprodução: Salvador (BA), 08/08/2025 - O ator e escritor Lázaro Ramos conversa sobre literatura e os livros, durante a Flipelô. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil - Rovena Rosa/Agência Brasil A previsão é que este livro sobre Ruth de Souza seja publicado agora em setembro. Mais informações sobre a programação da Flipelô, inclusive sobre as outras mesas que contarão com a participação de Lázaro Ramos, podem ser consultados no site oficial da Festa Literária. *Aequipe da Agência Brasil viajou a convite da Motiva, patrocinadora e parceira oficial de mobilidade da Flipelô 2025 Edição: Aécio Amado
Tumblr media
Read the full article
0 notes
enicomputer · 8 days ago
Text
Cultura pop, cosplay e autores independentes estão na Flipelô 2025
Tumblr media
Festa Literária Internacional do Pelourinho vai até domingo Elaine Patricia Cruz* – Repórter da Agência Brasil Publicado em 09/08/2025 - 10:46 Salvador Versão em áudio
Tumblr media
Reprodução: © Rovena Rosa/Agência Brasil Pela primeira vez em nove edições, a Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, decidiu trazer o universo cosplay para a sua programação. E foi assim que personagens como o Menino Maluquinho de Ziraldo, os irmãos Mário e Luigi do jogo Super Mario e o Doutor Facilier, de A Princesa e o Sapo, desfilaram pelo palco da Vila Literária, no Largo Tereza Batista, no centro histórico de Salvador, na noite de quinta-feira (7).
Tumblr media Tumblr media
Cosplay é um termo em inglês formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou performance). Nessa atividade, as pessoas se fantasiam de seus personagens fictícios favoritos da cultura pop que estão em animes, games, mangás, filmes, animações e até em livros, como é o caso do Menino Maluquinho, personagem criado pelo escritor brasileiro Ziraldo (1932-2024). “Essa é uma história assim que me cativou bastante, porque me lembrou a minha infância”, disse Deivid Aquino, de 20 anos, um influencer digital, ator e cantor que desfilou na Vila Literária como cosplay do Menino Maluquinho. “Eu achei essa ideia de desfile cosplay na Flipelô muito inclusiva. O cosplay, por si só, já é inclusão e diversidade. Eu amo interpretar criança: também interpreto o Pedrinho, do Sítio do Picapau Amarelo. O menino maluquinho é maluquinho e eu sou maluquinho também”, brincou Deivid. Apesar de viver em Salvador, ele nunca tinha participado da Flipelô. Foi o desfile cosplay que o fez participar do evento pela primeira vez. “Vim por causa do evento de cosplay, mas eu também queria pisar meus pés aqui pela primeira vez. Eu não leio muito não, mas eu estou começando a ler”.
Tumblr media
Reprodução: Salvador (BA), 08/08/2025 - O ator e cantor Deivid Aquino desfilou na Vila Literária como cosplay do Menino Maluquinho: "Vou fazer a feijoada quando eu chegar em casa com essa panela aqui que não pode ficar aqui só na cabeça. Tem que estar no fogão também”, brincou. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil E, como bom baiano, Deivid avisou que, logo após o desfile, iria utilizar parte dessa fantasia na cozinha. “Vou fazer a feijoada quando eu chegar em casa com essa panela aqui que não pode ficar aqui só na cabeça. Tem que estar no fogão também”, falou, sob risos.
Tumblr media
Reprodução: Salvador (BA), 08/08/2025 - Feira de quadrinhos na Vila Literária durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho - Flipelô. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Vila Literária
Localizada no Largo Tereza Batista, a Vila Literária é um espaço dedicado ao público jovem. Quando ela surgiu, dentro da Flipelô, ainda era um local dedicado quase que exclusivamente aos autores independentes. Mas, nos últimos anos, começou a receber também os amantes e fazedores de quadrinhos. É o caso de o Samuel de Gois Martins, um quadrinista paraibano que participa da Flipelô pela primeira vez. “Eu estou vendendo e expondo aqui o meu material, que vai de quadrinhos, coletâneas de tirinha a gravuras feitas em serigrafia e até cartas de tarot”, disse ele, que ainda vai participar de um bate-papo com o público neste sábado (9). “Eu amo feiras independentes de arte e quadrinhos alternativos. Acho que isso precisa ser cada vez mais forte aqui na Região Nordeste. E ver tantos autores de várias regiões aqui, do Nordeste, fortes e presentes , mostra o quanto a gente está, aos poucos, conseguindo se unir e criar um cenário nosso local”, destacou. Neste ano, a Vila Literária se ampliou. Além do desfile de cosplay e dos quadrinhos, ela também se abriu para todo um universo pop, promovendo até mesmo uma batalha de desenhos e apresentações musicais. Mas sem deixar de lado o seu lado literário.
Tumblr media
Reprodução: Lázaro Ramos na Flipelô, por Rovena Rosa/Agência Brasil Durante toda a programação da Flipelô, a Vila vai promover lançamentos e vendas de livros, debates e bate-papos com escritores, ilustradores, cineastas e artistas conhecidos do público como Lázaro Ramos, Thalita Rebouças, Rafael Calça e Rosane Svartman. “Aqui tem espaço para todo mundo: para o pessoal das redes sociais, do cosplay e da literatura”, esclareceu Deco Lipe, curador do espaço. Segundo ele, a Vila Literária comprova que os jovens não se interessam apenas pela cultura pop ou por redes sociais, mas, também, buscam a literatura como um meio de interesse. “Hoje existe uma grande rede que é o BookTalk e que potencializou a leitura para os jovens. Aqui, na Vila Literária, a gente também tem mediadores e autores que veem da rede social. Eu venho da rede social, inclusive. Temos aqui essa quebra de paradigma em que se coloca que os jovens hoje não estão lendo já que existem essas comunidades de leitores nas redes sociais”, comentou Deco. A diversidade da Vila Literária, destacou ele, vem mostrar que não existe oposição entre redes sociais e literatura entre os jovens, porque ambas podem caminhar juntas. “Durante a pandemia houve um grande boom das redes sociais, onde as pessoas estavam reclusas e começaram a criar conteúdos, e nisso surgiu esse boom do TikTok e do Instagram, que são literários também”, disse.
Tumblr media
Reprodução: Salvador (BA), 08/08/2025 - O curador da Vila Literária, Deco Lipe, ressaltou que os jovens, hoje, estão lendo muito por meio das redes sociais Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil - Rovena Rosa/Agência Brasil Deco ressaltou que os jovens, hoje, estão lendo muito por meio das redes sociais, que oferecem ampla possibilidade de leitura. “Se formos ver, a rede do TikTok traz, por exemplo, os livros mais vendidos no país e consegue trazer livros internacionais a serem traduzidos para cá. Muita gente diz que se o jovem está em rede social, ele não lê. Mas, pelo contrário, estamos vendo um movimento em que os book talkers estão arrastando multidões. Temos uma potencialidade muito grande de leitores e as redes podem ajudar nesse aspecto”, explicou. A programação da Vila Literária é toda gratuita e vai até este domingo (10). Mais informações sobre a programação deste espaço e também sobre a Flipelô podem ser consultados no site oficial da Festa Literária. *A equipe da Agência Brasil viajou a convite da Motiva, patrocinadora e parceira oficial de mobilidade da Flipelô 2025 Edição: Aécio Amado
Tumblr media
Read the full article
0 notes