cquinino-blog
cquinino-blog
Arte & fatos sociológicos
2 posts
Don't wanna be here? Send us removal request.
cquinino-blog · 5 years ago
Text
PLANO DE AULA
Componente Curricular: Sociologia.
Professor: Cassiano Quinino de Medeiros Figueirêdo.
Ano Escolar: 1º ano único do Ensino Médio Regular (EMR).
Período escolar destinado: 06, 13 e 20 de novembro de 2019.
Carga-horária: 150 minutos distribuídos em três aulas de 50 minutos.
Conteúdo programático
O uso da pesquisa para conhecer a realidade social: as famílias no mundo contemporâneo.
Objetivo geral:
Estabelecer relações entre uma pesquisa exploratória e a realidade social no que tange as composições familiares dos alunos do EMR da EEJAM.
Objetivos específicos:
Definir o que é uma pesquisa exploratória (quanto ao ponto de vista do objetivo);
Caracterizar o levantamento ou survey (quanto ao ponto de vista do procedimento técnico);
Revisar, com a turma, o conteúdo da pesquisa exploratória elaborada;
Explicar como se aplica a pesquisa;
Identificar a estrutura das composições familiares dos alunos do EMR da EEJAM.
Analisar conceitos de família;
Refletir sobre as estruturas familiares no contexto global, nacional e local.
Pontuar acerca das compreensões do conceito de família formulado pelos alunos e o entendimento sociológico/legal sobre o mesmo.
Recursos utilizados:
Computador;
Projetor de imagens;
Quadro branco;
Pincel;
Apagador;
Impressora;
Papel;
Caneta;
Envelope;
Aparelho de som;
Música.
METODOLOGIA DE TRABALHO
Aula 1:
A primeira aula será expositiva dialogada e prática. Será reiterado a importância do procedimento científico para conhecimento da realidade social, além de ser definido o que é uma pesquisa exploratória e caracterizado o que é um levantamento, segundo Giddens (2012, p. 41-59) e Prodanov e Freitas (2013, p. 50-69). Em seguida, será apresentado o objetivo e as questões da pesquisa previamente elaborada, assim como, colhidas sugestões e realizadas adequações, conforme forem sugeridas pelos alunos, para que os formulários sejam, finalmente, impressos. Posteriormente, será explicado como a pesquisa será aplicada: inicialmente, todos do primeiro ano responderão à pesquisa, após, a sala será dividida em dois grupos, um será responsável por aplicar no segundo e, outro, no terceiro ano.
Aula 2:
           A segunda aula será prática. Nela, será realizada a tabulação e análise dos dados coletados. Os alunos se reunirão conforme a composição da aula anterior. Cada grupo será responsável pela tabulação dos dados dos membros do seu grupo e da turma que lhes coube inquirir, 2º ou 3º ano. Assim, farão o levantamento quantitativo, para as respostas fechadas e o apanhado das respostas abertas, identificando e as agrupando por semelhanças/diferenças. Por fim, o material será entregue ao professor, para que faça os gráficos e tabelas para facilitar a  sua análise.
Aula 3:
           A aula será expositiva dialogada. Será apresentado o conceito sociológico de família, segundo o livro didático elaborado por Araújo, Bridi e Motim (2017, p. 77-80) e, conforme Giddens (2012, p. 242-250). Em seguida, serão apresentados os dados coletados, para saber como os alunos reconhecem suas famílias, assim como, apresentam suas estruturas. Com um olhar legalista, seguindo o raciocínio de Barros (2019), será abordado sobre a relação do afeto com a formação das famílias na contemporaneidade. Ainda, será comparado o que os alunos entendem como família com as concepções teóricas apresentadas na aula.
Avaliação:
A cada aula será anotada a participação dos alunos que servirá para compor a nota final do bimestre.
Ipueira, RN, 01 de novembro de 2019.
________________________________________________
Cassiano Quinino de Medeiros Figueirêdo
Professor
Referências
ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia: volume único. São Paulo: Scipione, 2016. p. 77-106.
BARROS, Sérgio Resende. O direito ao afeto. Disponível em:< http://www.srbarros.com.br/pt/o-direito-ao-afeto.cont>. Acesso em: 27 out. 2019.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. p. 41-59; 242-250.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do
trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 50-69.
0 notes
cquinino-blog · 5 years ago
Text
CRIADOR E CRIATURA
Tumblr media
Sou Cassiano Quinino de Medeiros Figueirêdo, discente do Mestrado Profissional de Sociologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – PROFSOCIO e professor efetivo de Sociologia da rede pública de ensino nos Estados da Paraíba e  Rio Grande do Norte. O presente blog é desenvolvido diante mais um dos desafios postos pelo PROFSOCIO e tem como objetivo principal cumprir algumas das exigências da disciplina Metodologia do Ensino de Sociologia, ministrada pela professora doutora Assunção Lima de Paulo, dentre as quais podemos citar: 1- Estudo de caso acerca do uso das TDIC no ensino de Sociologia; 2- Elaboração de um plano de aula individual, que tenha foco na Pesquisa como a principal metodologia de trabalho em sala de aula; 3 – Relatos de experiências: 3.1 – Como professor que, a partir das demandas da disciplina, desenvolveu ações orientadas com os seus alunos no Ensino Médio regular, e 3.2 – Como aluno que avalia as práticas estimuladas e defendidas na disciplina de metodologia.
Como objetivos secundários, todavia, não menos importantes, ainda será disponibilizado/vinculado ao blog algumas práticas desenvolvidas por mim, por meio de alguns projetos. A saber: Experiências exitosas acerca do projeto “Prefácio: o alunado como protagonista na construção de uma nova realidade social com base no desenvolvimento sustentável”, desenvolvido na Escola Estadual João Alencar de Medeiros, no ano de 2019, em Ipueira-RN e, por meio do projeto “EESJB: Cidadania na escola e o “verdadeiro” protagonismo juvenil”, desenvolvido no ano de 2018 na Escola Estadual Senador José Bernardo, em São João do Sabugi – RN.
Link de acesso ao Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5149119221547614
1 note · View note