design canônico: escolas americanas e estilo internacional suíço. Guilherme Vilela, Lara Honorio e Pedro Antônio. Professora: Rosa Banuth.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Photo
posters de banda com o estilo internacional suíço.
http://www.zupi.com.br/posters-de-bandas-no-estilo-tipografico-internacional/
1 note
·
View note
Text
resuminho.
Design canonico
Design canônico é o termo usado para definir a estética de soluções de projetos focadas no funcionalismo, clareza, legibilidade e fácil assimilação pelo consumidor.
Escola norte-americana
Em 1940, os norte-americanos viam nascer o design modernista em seu país. Com isso, valorizou muito a inovação técnica e originalidade conceitual. Essa fase do design gráfico começou em 1940, se tornou mundialmente conhecida em 1950 e continua até os dias de hoje.
Diferente dos europeus, os nortes americanos tinham uma forma mais livre e menos formal em termos de organização e espaço.
→ Paul Rand (1914-1996)
Paul Rand foi um pioneiro do design moderno norte-americano.
Rand começou sua carreira como designer promocional aos 23 anos para revistas.
Conhecia amplamente o movimento modernista, o que o levou a compreender que as formas livremente inventadas podiam passar uma mensagem por si só.
→ Bradbury Thompson
Bradbury Thompson foi um designer gráfico americano e diretor de arte do século XX.
Formas grandes e contundentes, orgânicas e geométricas, eram usadas para conferir força gráfica e simbólica à pagina. Letras e padrões eram frequentemente ampliados e utilizados como elementos de projeto ou para criar padrões visuais e movimentos.
Estilo Internacional Suíço
Com o sucesso da tipografia e do design gráfico suíço do pós-guerra gerou-se um amplo movimento, conhecido como Escola Suíça ou Estilo Internacional.
O estilo foi desenvolvido em Zurique e na Basileia, após a segunda guerra mundial.
O estilo internacional faz o uso preciso, simples e direto em uma estética. As fotografias eram objetivas com imagens realistas.
Objetivo
Fazer do espaço em branco um fator do design.
Principais representantes
→ Adrian Frutiger;
→ Hans Eduard Meier;
→ Emil Ruder;
→ Max Bill;
→ Josef Müller-Brockmann;
→ Max Miedinger;
→ Hans Rudolf Bosshard;
→ Max Caflisch.
Jan Tschichold
Jan foi tipógrafo, designer gráfico, professor e escritor
Como enfatizava o uso de tipos sem-serifa, foi considerado uma ameaça ao patrimônio cultural tipográfico da Alemanha, que utilizava a escritura gótica.
Para Tschichold, o importante da nova tipografia era adaptar-se à necessidade principal dos leitores: menos tempo disponível para absorver as informações.
Adrian Frutiger
Adrian é considerado o expoente máximo da tipografia suíça pós-guerra.
Frutiger foi um dos maiores designers de tipos da história. Sua fama se deve ao fato do seu grande talento em criar fontes extremamente legíveis.
Max Miedinger
Foi criador da fonte que foi a mais usada nos anos 60 e 70.
A Helvetica não foi desenvolvida com um conceito estrutural. A ausência dessa sistemática deixou a fonte com uma estética pobre, fazendo-se necessário um redesign, e assim foi novamente lançada e com o nome de Neue Helvetica, em 1980.
Bastante limpa, é o principio máximo de legibilidade.
Fontes:
http://pt.slideshare.net/deisimotter/escolasuiadeisi
http://tipografos.net/designers/tschichold.html
https://tipodafonte.wordpress.com/2012/03/09/max-miedinger-ah-o-criador-da-helvetica/
https://tipodafonte.wordpress.com/2012/03/01/adrian-frutiger-quem-e-esse-cara/
https://prezi.com/r0jsalndurkj/escola-suica-ou-estilo-internacional-1950-1980/
Livro: História do Design Gráfico - Philip B. Meggs.
1 note
·
View note
Photo
Adrian Frutiger foi um designer de caracteres e logotipos suíço.
1 note
·
View note
Photo
Max Miedinger foi um suíço de designer tipográfico. Ele ficou conhecido por criar o tipo de letra Neue Haas Grotesk em 1957, que foi renomeado Helvetica em 1960. Comercializado como um símbolo de tecnologia suíça de ponta, Helvetica alcançou o sucesso global imediato.
3 notes
·
View notes
Photo
Jan Tschichold foi tipógrafo, designer gráfico, professor e escritor. É considerado uma das maiores influências para a tipografia do século XX.
1 note
·
View note
Photo
1 note
·
View note
Photo
1 note
·
View note
Photo
‘’O designer Mike Joyce, proprietário do estúdio Stereotype Design em Nova York, uniu duas paixões: rock e o modernismo suiço. Através dessa união, entre movimentos que são pouco relacionados, nasceu o projeto “Swissted”. Joyce cria posters de bandas como The Velvet Underground e The Smiths com base no Estilo Tipográfico Internacional. Todos os posters são feitos com a fonte berthold akzidenz-grotesk, fundamental no estilo buscado pelo artista, o Design Suiço. Os posters nada mais são do que flyers de shows que de fato aconteceram. As criações de Joyce estão presentes no livro “Swissted“.”
fonte: http://www.zupi.com.br/posters-de-bandas-no-estilo-tipografico-internacional/
2 notes
·
View notes