explosion, 𝒃𝒐𝒎𝒎, try to stop us from it𝒃𝒊𝒈𝒃𝒂𝒏𝒈 bigger than youtalking about 𝒔𝒖𝒏𝒏𝒚
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
⠀ ⠀ 호기심 ( trivia )⠀ ⸻⠀ jackson wang.
é de conhecimento geral que jackson sempre teve um crush em sunny, comentando em várias entrevista através dos anos, inclusive quando bambam, amigo e membro do got7, conheceu o bigbang em 2015, ele disse entre risadas para sunny “meu amigo jackson é mega apaixonado por você”, fazendo todos no lugar rirem.
sunny e jackson tiveram um relacionamento não oficial de quatro meses, entre junho e setembro de 2023.
sunny chamava jackson de jiar, uma versão carinhosa do nome chinês dele, porém ele sempre lhe chamava de sunny.
ambos brincavam que eram parecidos demais por ambos serem arianos e que era perigoso porque ele tinha vênus em áries e ela em leão. eram como duas chamas.
por mais que se conhecessem de bastidores de eventos e premiações, os dois se conheceram oficialmente em um jantar pessoal na casa de chaerin em maio de 2023, o primeiro “evento” que sunny participou depois da sua crise forte de depressão. jackson deu toda a sua atenção para ela, conversando sobre vários assuntos e fazendo com que ela se sentisse confortável. surpreendentemente, sunny deixou que ele a levasse para casa quando teve um crise de dor da cabeça repentina e quando ele perguntou se seria muito clichê beijá-la no carro, sunny respondeu um simples "continua afagando meu ego e na próxima vez eu posso deixar".
eles continuaram trocando mensagens diariamente até o começo de junho, quando sunny finalmente aceitou o convite dele para irem jantarem. diferente do que ela imaginou, ele organizou tudo para que nada vazasse para imprensa, afinal ele sabia que ela ainda estava sensível e tinha todo um histórico que ele não queria tocar.
durante uma semana que ele estava em xangai, mandou foto de uma cópia especial de anna karenina para sunny, perguntando se ela queria que ele comprasse para a coleção dela. por mais que ele ter lembrado que era seu livro favorito fosse fofo, ela negou.
em julho, sunny acabou passando quatro dias na casa dele em xangai e acabou se divertindo com a forma que ele levava a vida ali, por mais que eles não pudessem fazer muitas coisas em público por conta da fama estrondosa dele em seu país natal, além da fã-base grande do bigbang.
ainda que eles se divertissem muito, sunny sempre se mostrou muito emocionalmente indisponível para ele, evitando de falar de coisas muito pessoais e o deixando por fora de planos. algumas vezes ele chegou a comentar sobre isso com ela, mas ambos deixavam o assunto morrer.
jackson constantemente mandava flores, chocolates e vários presentes fofos para sunny, o qual ela agradecia, mas achava tudo muito impessoal.
os primeiros rumores sobre eles começaram no final de julho, quando foram vistos saindo ao mesmo tempo de uma festa de um amigo em comum. a internet se incendiou de teorias e comentários sobre, o que fez sunny ter algumas crises de ansiedade e quase parou de falar com ele naquele momento. fãs apelidaram o suposto casal de sunjax.
no começo de agosto, jackson confessou para sunny que estava apaixonado por ela, mas que ela não precisava dizer o mesmo para ele. ela sempre era muito sincera com a forma como se sentia, ainda assim ambos pareciam continuar voltando um para o outro.
no final de agosto, tiveram a primeira briga onde jackson disse que ela não se abria o suficiente para ele e que não estava colocando nem um pouco de energia para fazer aquilo funcionar, como se estivesse esperando para um final enquanto ele ainda estava ali presente, vivo na frente dela. quando sunny não disse nada, ele deixou o apartamento dela cheio de raiva. no entanto, meia hora depois ele retornou dizendo "desculpa, sunny, eu reagi mal. eu fui injusto depois de tudo que você passou, todas as situações… vamos com calma, tudo bem?”
no começo de setembro, sunny terminou com ele sabendo que ela não iria conseguir manter aquilo, ainda não estava bem o suficiente para se envolver com ninguém. jackson simplesmente sumiu, o que era algo surpreendente para ele.
em 2025, com o comeback do got7 em janeiro, muitas pessoas assumiram que as partes de python que diziam “i left my guard down for a minute / i never play with feelings, but i thought you were committed / the way that i'm addicted is specific (specific) / it's your vibe, it's your mind, it's the things i can't describe” e “i wish i could let you go, i wish i could say goodbye” eram comentários de jackson sobre seu relacionamento com sunny, mas nada nunca foi confirmado.
em longing, mini-álbum de sunny lançado em fevereiro de 2025, é dito que river of lies é sua música de desculpas para jackson. fãs teorizam que sunny usa vários elementos que lembram a cultura chinesa. a parte “rare as an antique dynasty / prince in silk robes / love worth an old fortune / not for me, for me / your magical tale never saw sunlight / fantasies are only empty desires / the valiant warrior deserves a home / not an oasis, oasis, yeah” a parte mais clara, onde sunny se coloca no lugar de quem machucou o outro e esse merece muito mais do que podia entregar.
desde 2023, jackson wang nunca mais mencionou sunny em nenhuma entrevista, porém ele estava presente no show de abertura de redo shoes: the world tour em seul e no show de xangai.
0 notes
Text
⠀ ⠀ 호기심 ( trivia )⠀ ⸻⠀ balé.
eunsun praticou balé dos três até os catorze anos. geralmente, ela conta que a mãe a inscreveu em aulas de balé porque dançava e cantava desde antes de conseguir ficar de pé direito. foi a forma de canalizar toda a energia que sempre teve.
uma das primeiras lembranças que tem da infância é da primeira vez que viu sua professora ficar na ponta do pé. acredita que tinha uns cinco anos, estava agachada olhando para os pés da professora de perto. "um dia serão vocês", foi o que a professora falou antes de voltar a primeira posição.
yo bom, a avó paterna de eunsun, foi uma das suas maiores incentivadoras. era ela que dava roupas e acessórios de balé em seu aniversário e de natal, às vezes levava a menina para as aulas quando mais ninguém podia. também era a primeira a chegar sempre que fazia parte de algum recital.
quando fez dez anos e começou a aprender a ficar na ponta, voltou correndo para casa e mostrou para o pai como se fosse a coisa mais incrível do mundo. o melhor de tudo foi que siwoo também achou uma das coisas mais lindas que ele já tinha visto, se tornando uma memória muito bonita que eunsun carrega até hoje.
eunsun era uma bailarina muito rígida consigo mesma, por isso aprendeu a cuidar das suas sapatilhas com muito cuidado. costurava até que a sapatilha não pudesse mais aguentar seus treinos semanais, além disso, sempre limpava e mantinha como se fossem novas. ela falava raramente disso, mas também mantinha as sapatinhas o máximo que podia porque o pai só conseguia comprar um par por mês e sabia que era um tipo de custo muito puxado para qualquer família.
sua única briga real com na-ri, sua melhor amiga de infância que conheceu justamente no balé, foi quando tinham apenas onze anos e estavam passando a tarde treinando uma coreografia mais difícil para impressionarem a professora. não se lembram exatamente o que aconteceu, mas acreditam que uma fez um passo melhor que a outra e, misturando com o cansaço, fez com que discutissem. não durou muito, quando deu o horário de irem para casa, eunsun comprou dois morangos e ofereceu um para na-ri. foi uma oferta de paz.
aos doze anos, a professora comentou sobre o seu talento fora da curva e passou a lhe dar atenção especial. junto aos pais, traçaram o futuro de eunsun com muito cuidado. a ideia era aumentar as aulas de duas por semana para quatro por semana. quando chegasse a um bom nível, faria uma audição para a dreams come true foundation em busca de uma bolsa de estudos mais focada na arte. com sorte, aos dezoito anos, seria mais do que capaz de se candidatar para a korea national university of arts. esse foi o seu foco até os catorze anos, quando conseguiu a bolsa na dreams come true foundation.
no mesmo ano, sofreu uma ruptura parcial do ligamento cruzado anterior ao executar um grand jeté, seguido de uma aterrissagem desequilibrada durante uma das suas últimas aulas de balé com a professora da infância. o joelho esquerdo torceu bruscamente, causando também uma lesão meniscal medial e um pequeno edema ósseo, resultando na sua aposentadoria forçada do balé profissional e impossibilitando que continuasse a fazer coreografias na ponta do pé.
só duas sapatilhas de eunsun sobreviveram depois que precisou abandonar o balé: o primeiro par infantil, de quando tinha apenas três anos, guardado cuidadosamente pelo pai em seu escritório como se fosse um prêmio. e o último par que usou, o mesmo que presenciou a queda e a quebra do sonho. quando questionada porque ela ainda guarda, diz que é bom ter algo físico que a lembre que tudo foi real, mesmo que por menos tempo do que gostaria.
seu balé favorito sempre foi giselle, fazendo com que se tornasse seu sonho performar algum dia. mesmo depois de ter se aposentado do balé, eunsun escuta versões de giselle quando precisa estudar, se concentrar ou fazer qualquer coisa que não seja natural para ela. diz que faz se sentir mais calma.
a professora de balé dizia que eunsun poderia ser sugar plum, do balé a bela adormecida. o papel é conhecido por ser de uma delicadeza de outro mundo, mas demandar muito controle e talento para ser bem executado. como eunsun sempre foi uma bailarina dedicada e perfeccionista, sabia que era a maneira da professora elogiar seu talento.
quando na-ri virou professora de balé e sunny começou a receber os frutos do seu trabalho com o bigbang, passaram a ir em concertos e apresentações juntas sempre que podiam. eram figuras carimbadas em qualquer teatro de seul e, com os contatos de sunny, passaram a conhecer bailarinas profissionais e equipes que sempre admiraram.
por volta de 2010, sunny passou a fazer doações anônimas pata projetos de arte e, principalmente, que envolviam balé. seus favoritos de ajudar sempre eram aqueles que davam bolsas de estudos para bailarinas que não tinham condições de bancar os custos dos estudos. em 2012, passou a fazer doações maiores e ajudar justamente o dreams come true foundation e outras instituições, sendo conhecida no meio como uma espécie de patrona do balé na coreia.
anos antes de seu relacionamento com seunghyun ser conhecido por qualquer pessoa, ela e a mãe dele passaram a ir em recitais juntas. a sra. choi comentava que sair com eunsun a fazia se sentir uma menina de novo por conta da animação e paixão da artista por tudo que envolvia balé e arte, num geral. a amizade das duas floresceu muito pelos anos que se antecederam a oficialização do namoro dos dois, fazendo com que fossem vistas em vários eventos de arte juntas, uma aprendendo sobre o universo da outra.
0 notes
Text
⠀ ⠀ 호기심 ( trivia )⠀ ⸻⠀ infância.
seu nome era para ser eun-chae para combinar com ae-cha, mas a parte sun surgiu por conta do pai, si-woo, que sempre foi apaixonado pelos the beatles. durante a gravidez da esposa, descoberta no inverno, eles ouviam “here comes the sun” o tempo inteiro. sendo assim, si-woo acabou sugerindo trocar o nome para eun-sun e ambos acreditaram que soava bem, além de ter um significado único.
eunsun foi a única dos três filhos que foi planejada, por mais que tenha sido a última criança a nascer. por causa disso, usa a informação para zoar os irmãos o tempo todo.
quando nasceu, min-jun tinha apenas dois anos e não conseguia pronunciar o nome da irmãzinha direito. por isso, na sua forma infantil, começou a lhe chamar de euin e isso se transformou no seu primeiro apelido, no seio familiar.
enquanto ae-cha e min-jun foram escoteiros na infância, eunsun não foi simplesmente porque era muito enjoada quando criança e preferia passar seu tempo nas aulas de balé.
começou a aprender tocar piano aos sete anos, sendo ensinada pelo pai que sempre teve um apego muito grande por música. o teclado que tinham em casa era simples, porém ambos passavam todos seus momentos de relaxamento juntos tocando. a primeira música que eunsun aprendeu a tocar no piano foi "here comes the sun", o que foi muito bem planejado por si-woo.
a família yo conseguiu se estabilizar financeira quando todos os filhos ainda eram muito pequenos, no entanto não tinham um orçamento tão aberto e relaxado. por isso, si-woo acabou criando a tradição de dar uma caixinha de frutas para os filhos de presente de aniversário. a caixinha de eunsun sempre era de cerejas, aproveitando a época de primavera, e isso fez com que a fruta se tornasse a sua favorita e o pai a chamasse de “cerejinha” em algumas ocasiões. a memória afetiva ficou tão enraizada em eunsun que em todos os aniversários de pessoas próximas, além do presente, ela entrega uma caixa de frutas frescas que ela mesma faz pessoalmente e sempre contêm as frutas favoritas da pessoa.
conheceu na-ri, sua melhor amiga de infância, no balé quando tinha apenas três anos de idade e não se desgrudaram desde então. ambas possuem as personalidades totalmente opostas, mas acabam se completando de uma forma surpreendente.
durante a época escolar, eunsun e minjun iam ao mesmo colégio, porém tinham um trato de não conversarem lá. isso porque, na época, meninas e meninos não se misturavam, mesmo sendo da mesma família. no entanto, vez ou outra, eles se falavam rapidamente para trocarem seus lanches. eunsun gostava mais de doces e ele de comidas salgadas, quando a mãe mandava opções diferentes e opostas, eles trocavam e pareciam líderes de países em guerra trocando algo numa diplomacia frágil.
ainda assim, eunsun foi a responsável por proteger minjun de alguns meninos que faziam bullying com ele. ela tomou a sua única suspensão por ter empurrado um no chão e chamado o outro de bastardo ( porque todos sabiam que ele não era filho biológico do pai que lhe criava ) depois que eles roubaram a bombinha de minjun e quase o fizeram ter uma crise.
a proximidade de eunsun e minjun sempre foi algo comentado na família. durante toda a infância quando minjun sofria muito de problemas nos pulmões, eunsun abdicava de ir brincar com amigas depois da escola ou nos fins de semana para fazer companhia para minmin, como ela sempre o chamou, quando ele tinha crises. ao mesmo passo, quando eunsun sofreu o rompimento do ligamento no joelho direito aos quatorze anos, minjun era quem ficava quase o dia todo ao lado da sua cama, lhe ajudando, conversando e passando o tempo. nunca perderam tal costume, sendo assim, sempre quando algum deles fica doente ou com problemas, o outro aparece instantaneamente.
eunsun e daesung estudaram na mesma escola durante toda a infância, mas nunca foram amigos justamente por conta da crença infantil de que meninos e meninas não eram amigos. só foram se aproximar quando eunsun entrou no grupo em 2008 e ainda demoraram algum tempo para se lembrarem do detalhe.
0 notes
Text
⠀ ⠀ 새로운 기사 ( new article ) — dispatch says 📰
✶ DISPATCH EXCLUSIVE ✶ SUNNY CANCELA COACHELLA 2025 E WATERBOMB.
Razões não divulgadas geram especulações entre netizens.
⠀ por kim ji-woo⠀·⠀30 de março de 2025.
⠀ ⠀ Em um comunicado surpresa divulgado nesta manhã, a Lux Entertainment confirmou o cancelamento da participação de Sunny nos festivais Coachella 2025, que ocorreria dia 26 de abril, e Waterbomb Seoul, marcado para junho. A nota, curta e sem detalhes, deixou fãs e a mídia em alerta:
“Sunny lamenta profundamente não poder se apresentar como planejado. Ela agradece o apoio dos fãs e espera poder explicar a situação com mais cuidado no futuro. Pedimos compreensão.”
⠀ ⠀ Coachella ainda não divulgou o nome de quem irá substituir Sunny na sua apresentação, porém a Waterbomb acabou anunciando que Daesung ( BIGBANG ) irá se apresentar no dia e horário originais de Sunny. REPLAY: O QUASE COACHELLA. ⠀ ⠀ A cancelamento revive um fantasma do passado: em 2020, BIGBANG seria uma das atrações principais do Coachella, mas a apresentação foi suspensa devido à pandemia de COVID-19. Agora, cinco anos depois, Sunny — que finalmente teria seu momento solo no palco — vê o sonho adiado novamente. Pior ainda, deixando toda a indústria sem saber exatamente o que pode estar acontecendo. Fãs lamentam a “maldição do Coachella”:
"Ela merecia isso. Depois de tudo o que passou nos últimos anos e de ter um ano incrível em 2024, era a hora dela brilhar para o mundo", escreveu uma fã no twitter.
TEORIAS E RUMORES DOS NETIZENS.
⠀ ⠀ A ausência de explicações concretas alimentou especulações que se espalharam como fogo pela internet:
Gravidez? No começo do mês, Sunny e T.O.P oficializaram a relação com uma postagem simples no Instagram, mas que se alastrou pela mídia como fogo. Alguns fãs apontam que o cancelamento de eventos "por motivos pessoais" é clássico em casos de gestação na indústria. Um insider anônimo comentou: “Ela não é do tipo de cancelar sem aviso prévio ou em cima da hora. Algo grande deve estar acontecendo.” Outros fãs acreditam que possa ter a ver com a controversia que o relacionamento trouxe a tona.
Saúde Mental? Sunny já falou abertamente sobre sua depressão pós-BIGBANG e a pressão causada por anos de hate pela mídia e internet. Em 2024, ela admitiu em entrevista: "Alguns dias são mais escuros que outros. Aprendi a respeitar meus limites." Por esse motivo, alguns fãs imaginam que pode ter sido algum tipo de recaída ou necessidade de pausar atividades para evitar problemas maiores.
Problemas na Lux? A empresa de Sunny enfrentou recentemente disputas com investidores por sua política "anti-exploração", gerando tensões internas e questões contratuais. Alguns acreditam que ela pode estar focada em resolver crises internas, priorizando isso nesse momento. Ainda assim, muitos fãs acreditam que, se for por isso, existem formas de manter agendas.
PREOCUPAÇÃO DOS FÃS.
⠀ ⠀ Nas redes sociais, as hashtags #SunnyComebackStrong e #WeLoveYouSunny viralizaram assim que o comunicado se espalhou pela fanbase. O debate sobre a motivação continua muito acesso, principalmente por conta da parte do texto que mostra que Sunny gostaria de comentar em algum momento sobre o que está acontecendo. Enquanto alguns exigem transparência, outros defendem seu direito à privacidade:
"Ela não deve satisfação a ninguém. Se precisar de tempo, damos espaço, como sempre fizemos.", tuitou @ sunshineswrld.
Já os mais céticos questionam:
"Cancelar dois eventos globais de uma vez? Isso não é normal. Algo está muito errado e os fãs tem o direito de saber o que está acontecendo", postou @ kpopanalyst.
⠀ ⠀ A mídia está com os olhos grudados em Sunny e seus próximos passos, esperando para entender o que pode ter colocado uma pausa em dois eventos que abrilhantariam o ano da estrela. A Dispatch quer saber: O que você acha que aconteceu?
⠀ 📌 Fique ligado na Dispatch para mais atualizações!
#DispatchExclusive
0 notes
Text
⠀ ⠀ 소셜 미디어 ( instagram )⠀ ⸻⠀ 1 de março de 2025.
⠀ ⠀ STORIES⠀›⠀na manhã do dia 1 de março, fãs e netizens foram surpreendidos com algo que ninguém esperava que iria acontecer, por mais que houvessem sinais por todos os lados. sunny, que estava sem aparecer no instagram @ suninah desde 2024 ao finalizar a era red shoes, postou um story. todos imaginavam que seria algo relacionado a longing. por mais que fosse conhecimento geral que a artista não faria promoção do mini-álbum, fazia sentido esperar isso, todavia quando se abria o story o que se encontrava era apenas uma foto. a foto em questão era metade do rosto de t.o.p e metade do rosto de sunny, onde sunny parecia estar sendo abraçada por ele de forma que quase cobria seu rosto; na verdade quase se via apenas os olhos dos dois. se não fosse suficiente, fãs que seguiam tanto sunny quanto t.o.p viram que ele postou stories na mesma hora na sua própria conta, @ ttt no instagram, e era a mesmíssima foto. não havia nenhum tipo de texto, apenas a foto. pela primeira vez em mais de quinze anos, fãs e netizens tiveram a confirmação de que sunny e t.o.p estavam juntos, por mais que tenha sido da maneira silenciosa que ambos pareciam gostar.
em apenas cinco minutos, suntop e #suntopisreal se tornaram os assuntos mais comentados do twitter. até o final do dia, o tiktok estava inundado de vídeos sobre a postagem e edits com cenas antigas deles com a foto postada.
⠀ ⠀ REAÇÃO DOS FÃS⠀›⠀
@ tttsunin para ser sincera isso não é uma surpresa pra mim porque estamos aqui desde 2011 fazendo teorias e vendos coisas mas é de deixar o coração quentinho ver que em 2025 eles superaram tudo o que passaram e estão bem ao ponto de oficializarem isso (do jeitinho deles ainda)
@ bigbangism o mais engraçado disso tudo é que o top só estava entrando no insta pra divulgar coisa de squid games (e olhe lá) mas entrou pra postar a foto ao mesmo tempo que a sunin esses dois devem estar rindo até umas horas da gente
@ daesungie o dae finalmente podendo sair do cativeiro e receber seu lugar de suntop #1
@ madegdsun eu sei que não é sobre isso mas será que podemos usar isso pra ter uma esperança para reunião do bigbang ano que vem? eu queria tanto isso
@ eunsuuuns me sinto filha de um divórcio em que os pais resolveram se dar mais uma chance
1 note
·
View note
Text
the tides of life can be turbulent, we are living in a time of epic unrest. love can be a relentless pulse to follow, mainly when you almost touch me and I might perish. 𝑖𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎𝑑𝑖𝑠𝑒 𝑛𝑒𝑎𝑟𝑏𝑦.ᐣ or these narrow stairways, us so close together? i've discovered how to love with you . . . 𝒎𝒐𝒐𝒅 𝒇𝒐𝒓 𝒍𝒐𝒗𝒆, fingers brushing the 𝑠𝑖𝑙𝑘 𝑡𝘩𝑟𝑒𝑎𝑑𝑠 𝑜𝑓 𝑠𝑡𝑜𝑟𝑖𝑒𝑠. 𝒎𝒐𝒐𝒅 𝒇𝒐𝒓 𝒍𝒐𝒗𝒆.
0 notes
Text
⠀ ⠀ 새로운 기사 ( new article ) — harper's bazaar says 📰
✶ HARPER'S BAZAAR ✶ SUNNY CONTA COMO ARTES VISUAIS INSPIRARAM SEU NOVO TRABALHO.
Moodboards e photoshoots para criação de uma nova artista.
⠀ por harper's bazaar's team⠀·⠀25 de fevereiro de 2025.
⠀ Quando você se imagina entrando na casa de uma estrela do kpop, você espera luxo por todos os lados. Quando você se imagina entrando na casa da nobreza do kpop, você não faz ideia do que pode esperar. Por isso, quando cheguei no apartamento de Sunny, todas as minhas expectativas — que nem eu mesma sabia quais eram — foram por água abaixo. Ela mesma atendeu a porta, usando uma calça de alfaiataria preta simples, uma camisa branca de seda larga e os cabelos soltos; o melhor detalhe foram os pés descalços. E mesmo entregue a uma simplicidade que ninguém espera de alguém que é considerada "princesa do kpop", ela continuava naquela beleza que todos admiram desde que ela debutou com BIGBANG, em 2008.
⠀ Sunny nos guiou por uma sala grande, conectada diretamente com um cozinha menor e mais simples. Duas coisas chamam atenção: a grande janela que, aparentemente, é capaz de iluminar o apartamento todo e uma pintura na parede da sala, do que eu interpretei como sendo uma mulher-pássaro criando outros pássaros. “É Creation of the Birds” da Remédios Varo. Ela era uma pintora surrealista e essa obra em específico simboliza a criação como se fosse alquimia e o poder da música nesse processo de criação." Sunny me respondeu com um sorriso no rosto, me entregando uma xícara de chá de amora, depois que eu perguntei qual obra era aquela. Sentamos no sofá da sala e finalmente poderia começar as minhas perguntas, mas sem deixar dizer que não fazia ideia do que esperava quando cheguei ali. Sunny, ou talvez fosse Eun-sun, apenas sorriu e disse que ela mesma não fazia ideia do que esperava de si mesma todos os dias, quando olhava no espelho. Foi nesse momento que entendi que não havia qualquer outro artista na indústria coreana que poderia ter lançado Longing, aquele álbum era ela.
O conceito de Longing é profundamente visual e muito oposto a tudo que foi feito em Red Shoes, com referências a Wong Kar-wai e narrativas cinematográficas. Como você traduziu essa linguagem cinematográfica para a música?
⠀ Sou uma grande entusiasta do cinema e creio que qualquer filme conta uma narrativa não só pelo roteiro, mas pela forma como decide mostrar cenas e situações dos seus personagens. Por isso, todos os filmes de Wong Kar-Wai sempre me trouxeram sensações de saudade, anseio, melancolia, toque e, definitivamente, amor. Por exemplo, a chuva se torna um personagem específico em cada filme, podendo ser um agente de limpeza ou mais um peso nas costas dos demais personagens. Quando ia para o piano, todas essas sensações voltavam à tona e se misturavam com tudo aquilo que eu sentia, ou estava guardado no coração. Essa é a beleza da inspiração e da criatividade, da maneira como algo nos toca e podemos traduzir para outros meios e mídias. Jamais vou dizer que consegui traduzir o trabalho de todas as minhas referências nas cinco músicas que fiz, mas gosto de pensar como se tornaram uma parte tão minha que transbordou para a minha própria arte.
Você diria que essa maneira de transbordar também apareceu no photoshoot que você dirigiu? Inclusive, porque a escolha de não assinar com o seu nome artístico?
⠀ Definitivamente. Como eu disse, as narrativas que eu estava imersa durante a produção do álbum mexeram muito comigo e trouxeram esse lado visual a tona. Eu, particularmente, sou uma pessoa muito visual, que adora fazer coisinhas que exemplifiquem o que estou pensando e quando eu fui tentar explicar para a minha equipe o que era Longing, usei moodboards. Ainda assim, não foi suficiente. O photoshoot surgiu de uma foto que eu tirei para “personificar” o que eu estava expondo ali, com o tempo e o apoio da equipe acabou virando um photoshoot completo. E eu assinei como Yo Eun-sun porque pareceu correto. Sunny, na minha cabeça, é a cantora, compositora e dançarina. Tudo que sai dessa esfera me soa mais como Yo Eun-sun.
Muitos falaram que o uso de inspiração em cinema é repetitivo aqui, o que você acha disso?
⠀ Ninguém nunca reclamou disso em outros artistas, afinal o que mais temos são artistas se inspirando em outros artistas, é normal. Hozier fez um álbum todo conceituado no Inferno de Dante, Paul McCartney simplesmente cantou o poema de Golden Slumbers. Mas eu não me importo porque todo artista precisa de um estilo e um estilo é feito de repetições. Pensem pelo lado positivo, pelo menos eu não me inspiro só em um filme porque seria tedioso demais até para mim [risos].
O moodboard que você comentou antes acabou entrando para o livro e foi algo inesperado por todos. Você comentou também que costuma expor suas ideias de maneira visual. É algo que você costuma fazer? Como isso te ajuda?
⠀ Não é uma prática muito antiga, sendo sincera, porém fiz em Red Shoes e acabei fazendo de novo agora. Acredito que ajuda a colocar ordem nos meus pensamentos, como se materializasse eles para poder brincar como se fossem peças de lego. Eu tenho muitos pensamentos ao mesmo tempo, minha mente é uma grande bagunça então quando tenho uma nova ideia, colocar no papel ou organizar com imagens me ajuda a focar. Foi dessa maneira que consegui entender mesmo o que os temas centrais significavam para mim e ir compor. Eu tinha uma versão parecida com o moodboard que está no livro preso no piano que tenho em casa, sendo assim sempre que sentava para fazer alguma coisa tinha aquela visão mais clara da minha mente.
A paleta de cores do álbum remete ao pôr do sol e à noite, assim como o photoshoot segue essa mesma sequência. Como a cor guiou a atmosfera sonora de Longing?
⠀ Laranja é uma cor que esbanja criatividade, mas para mim sempre teve algo de melancólico nela. Não sei, talvez porque tanto o laranja como o azul-escuro me remetem a fotos antigas, sabe? Que possuem aquelas faixas por conta da luz, algo analógico e etc. Além disso, é como se fosse o pôr do sol do trabalho antecessor, ainda que possua a sua própria identidade e narrativa. Não é mais o vermelho vivo que eu estava gritando, continua tendo cores quentes e algo similar, mas ainda não é exatamente o próximo. É algo sobre transição, assim como o pôr do sol que está deixando o dia para trás e abraçando a noite enquanto não é nenhum dos dois de forma concreta.
A mídia coreana criticou o álbum por "falta de autenticidade" ou “repetição de algumas fórmulas do álbum anterior”, mas você claramente ignorou expectativas da mídia. Além disso, você parece muito coerente naquilo que fez parte do processo. Pensando nisso, o que Longing representa para você nesse contexto?
⠀ Pela primeira vez em anos estou podendo brincar com a minha liberdade artística e criativa, sem precisar me importar se a gravadora vai entender meu conceito ou não. Foi assim com Red Shoes, fiz tudo o que queria fazer simplesmente porque estava cheia de energia criativa e com uma equipe própria, que me apoia em qualquer tipo de projeto que eu invente. Quando vi a aceitação dos fãs com o meu primeiro trabalho em oito anos, me senti aliviada e entendi que eu posso testar e criar sem me sentir pressionada com nada. Por isso, quando vi algumas dessas críticas acabei não levando em conta. Eu estou nesse meio desde que tinha dezenove anos, aprendi a entender quais são as críticas reais, das quais eu presto atenção e aprendo para melhorar meus próximos projetos, e quais são as opinões que não levam em consideração o produto real que foi entregue.
Você acredita que a mídia focou muito na paternidade das músicas, nos produtores e em outros detalhes menores invés do trabalho que você queria entregar?
⠀ Odeio isso de “paternidade das músicas” porque elas são minhas filhas e de quem quer que me ajudou a produzir, apenas [risos]. O que eu acho sobre essa questão é que as pessoas ficam tão focadas em interpretar, em dissecar e analisar os pontos que você trouxe que esquecem de aproveitar a arte em si. A Susan Sontag disse que “A arte não é apenas sobre algo; ela é algo. Uma obra de arte é uma coisa no mundo, não apenas um texto ou comentário sobre o mundo” e eu me peguei pensando nisso faz algum tempo. Temos essa mania de querer colocar sentido na arte quando podemos apenas absorvê-la e entender se gostamos ou não. Ouviu meu álbum e achou ruim? Tudo bem, acontece, nem tudo é feito para todo mundo. Mas se passarmos a querer pegar o uso de uma palavra específica e querer justificar isso para desvalidar todo o resto é um pouco demais para mim.
Falando em produção, T.O.P é um dos produtores. Como foi voltar a trabalhar com ele depois de tantos anos?
⠀ Foi natural, tanto que não foi nada programado, como tudo nesse álbum. Apenas enviei alguns trechos dele para pedir opinião, quando vi estávamos no estúdio trabalhando. E foi como sempre foi desde que conheço Seunghyun, temos essa mania de deixar nossas visões mais afiadas quando fazemos algo juntos, quase como uma competição. Aqui ele me ajudou a trazer sons e instrumentos diferentes, tínhamos as mesmas referências em jazz, por exemplo, mas ele conhecia algumas coisas mais undergroud que ajudaram a formatar o som geral. Como sempre, ele conhece coisas que ninguém mais conhece e sou grata por essa troca que temos.
Em 2019, você se formou no mestrado em Criatividade e a sua dissertação se chamava "Sontag e a Interpretação: Quando a arte deixa de ser arte e se torna produto". De la para cá, acredita que essa sua posição quanto a maneira que arte é consumida mudou ou, ao contrário, se enraizou a ponto de influenciar seu trabalho como artista?
⠀ Vocês realmente foram atrás da minha dissertação? Espero que tenham ao menos gostado do que escrevi [risos]. Mas, falando sério, poder estudar mais sobre alguém como Susan Sontag me fez abrir meus olhos quanto a forma que a arte é feita e qual o verdadeiro significado da criatividade. No fim do dia, o que eu crio é uma expressão de quem eu sou, do que eu sinto ou do que eu penso; algo que é impossível de ser interpretado por qualquer um porque precisaria de um nível muito intimido para me conhecer nesse ponto. O problema é que vivemos numa geração, seja de audiência ou mídia, que quer entender tudo sobre uma obra que foi entregue, deixando de lado o que você sente ao consumir aquilo. Ainda assim, acredito que meus trabalhos a partir de então tentaram trazer mais das sensações que eu sentia para me conectar com quem quer que escute, que eles sintam como é se apaixonar, amar, se sentir sozinho, triste, com saudades… Definitivamente, eu tento trazer muito da teoria contra a interpretação no que eu faço, mesmo que seja inconsciente.
É por isso que você termina a carta do livro com “Agora, não é mais meu”?
⠀ Sim. As músicas serão minhas eternamente, porém a partir do momento que lancei o álbum cada um vai ter a sua interpretação ou sensações ouvindo. Vai relacionar com a sua própria jornada e, nisso, eu não tenho autoria.
E uma última pergunta antes de acabar. Quando cheguei, reparei justamente na pintura na sua parede. Você me disse que é Creation of the Birds de Remédios Varo. Pode falar um pouco porque você escolheu essa peça para ter na sua parede?
⠀ Porque era a única dela disponível, se pudesse eu teria todas [risos]. Creation of the Birds é do auge do trabalho da Varo, que era uma pintora surrealista e trabalhava muito sobre o que ela sentia nas suas pinturas. Por muito tempo ela pintou sobre melancolia e tristeza, mas aqui ela pinta sobre o processo criativo, a liberdade, o poder da música e são todos temas que me tocam pessoalmente por vários motivos. Gosto de olhar para ela de manhã, enquanto tomo meu chá e pensar na oportunidade que eu tenho, assim como Varo, de poder me expressar e criar sem amarras. É um lembrete de quem eu sou e do que eu posso ser.
1 note
·
View note
Text
⠀ ⠀ LONGING, O LIVRO.
junto ao pacote do álbum, um livro de noventa páginas acompanhava, com mais de noventa páginas. o livro contava com vários detalhes da produção e criação de longing, focando muito em exteriorizar com a cabeça de sunny funcionava nesses momentos. o objetivo do material era, basicamente, trazer os fãs mais para perto e fazer o público entender que aquele nunca seria um trabalho comercial da artista; ao contrário, tinha a única missão de expressar tudo o que ela sentiu durante o processo que começou em outubro de 2024 ( no meio da turnê de red shoes ) e terminou apenas em janeiro do ano seguinte.
⠀ ⠀ SUMÁRIO DO LIVRO⠀›⠀1. a introdução⠀·⠀2. as letras.⠀·⠀3. os comentários.⠀·⠀4. o conceito.⠀·⠀5. os diários.⠀·⠀6. as inspirações.⠀·⠀7. o photoshoot.⠀·⠀8. o moodboard.⠀·⠀9. a carta.
⠀ ⠀ OS COMENTÁRIOS⠀›⠀
uma das sessões mais comentadas do livro foi a de comentários, onde sunny discutiu insights mais pessoais e técnicos de cada uma das faixas. com uma sessão para cada canção, fãs puderam entender um pouco mais de como ela vê a própria criação e como foi "o processo de dar à luz a cada uma delas", nas palavras da própria artista. nessa parte do livro, todos descobriram detalhes interessantes como: a composição do mini-álbum durou apenas quatro meses e começou em meio à turnê, sunny não tinha qualquer pretensão de lançar o álbum e que a colaboração com choi seung-hyun foi algo natural.
⠀ ⠀ AS INSPIRAÇÕES⠀›⠀
diferente de outras sessões, a sessão de inspirações não tinha nenhuma explicação, apenas listas de conteúdos que fizeram parte do momento de criação de longing.
⠀ ⠀ filmes⠀›⠀inspiration (1949), dir. karel zeman⠀·⠀cries and whispers (1972), dir. ingmar gergman⠀·⠀mirror (1975), dir. andrei tarkovsky⠀·⠀days of being wild (1990), dir. wong kar-wai⠀·⠀in the mood for love (2000), dir. wong kar-wai⠀·⠀the hand (2004), dir. wong kar-wai⠀·⠀2046 (2005), dir. wong kar-wai.
⠀ ⠀ músicas⠀›⠀dreamer, laufey⠀·⠀piano man, billy joel⠀·⠀the long and winding road, the beatles⠀·⠀golden slumbers, the beatles⠀·⠀something, the beatles⠀·⠀grace, jeff buckley⠀·⠀a soul with no king, aurora⠀·⠀melancholy mood, emi choi⠀·⠀there will be no crying, cleo sol.
⠀ ⠀ livros⠀›⠀a hora da estrela, clarice lispector⠀·⠀anna karenina, liev tolstoi⠀·⠀they're going to love you, meg howrey⠀·⠀a porta, magda szabó.
⠀ ⠀ jogos⠀›⠀undertale⠀·⠀deltarune.
⠀ ⠀ O MOODBOARD⠀›⠀
⠀ ⠀ A CARTA⠀›⠀
⠀ em red shoes, sunny colocou uma carta no encarte do álbum que emocionou os fãs. em longing, essa carta ficou no final do livro e trouxe uma carga poética muito maior. dessa vez, dizia o seguinte:
⠀ “ninguém te prepara para o que vem depois da estrada de esmeralda. você anda, tira seus sapatinhos vermelhos e ainda precisa procurar pelo caminho certo porque oz nunca tem todas as respostas para os seus questionamentos. mas, se você olhar com cuidado, escutar com atenção e notar o ritmo que o seu coração bate, verá que algumas verdades sempre estiveram ali. bastava esticar um pouco a mão e você tocava naquilo que sempre esteve ali. como se fosse uma presença invisível te puxando, te chamando para perto… ⠀ é engraçado, você grita para o vácuo e, quando ele responde, fica assustado. mas está tudo bem! é estranho escutar a sua própria voz, ou uma voz que você não escutava há anos. ⠀ o que importa é saber que você voltou para casa. ⠀ enquanto estava trabalhando em longing, escutei wong kar-wai falar: “nunca pretendo criar imagens bonitas. apenas pretendo garantir que estejam corretas. cada configuração, cada foto representa uma escolha: o que você deseja ver e o que não deseja ver” e isso me tocou profundamente porque é exatamente o que esse mini-álbum é. ele não pretende ser nada, apenas a perspectiva de tudo que aconteceu desde que nos falamos pela última vez. e nem foi tanto tempo assim! por isso, você não encontrou aqui o que imaginou que encontraria. não encontrou o que achava que precisava escutar mais uma vez de mim. talvez achasse que seria algo similar com red shoes. talvez achou que seria algo parecido com coisas que eu falei no passado. ⠀ você encontrou o que ainda precisava ser dito. você encontrou mais um fragmento da minha alma. você conheceu mais um pouco de quem eu sou. me diga, como ela é? ela é bonita? ⠀ espero de coração que, ao escutar esse álbum, tenhamos ficado ainda mais próximos, que eu possa tocar seu coração de alguma forma nova e mais profunda. que possamos nos aproximar por aquilo que nos faz humanos. coloquei a minha alma nesse álbum, sem colocar amarras ou esperar o que sairia dele, apenas criei como nunca antes. se red shoes foi a minha verdade, longing é sobre desnudar minha alma para você. você já me viu em me, em headlines, em cs, em incontáveis versões do bigbang e em red shoes. ainda assim, de alguma maneira, está vendo uma nova sunny. ⠀ isso é aterrorizante, não é? ⠀ é um trabalho complexo de definir, não tem em nada dos seus predecessores, mas isso fez com que fosse emocionante verter em letras e transformá-las em músicas. você sabe, escutei muito laufey enquanto compunha e percebi que a inspiração é um bichinho traiçoeiro e bonito. talvez nunca mais faça algo assim, mas saiba que estou mais do que orgulhosa do que entreguei aqui. enquanto foi apenas meu, foi um dos momentos mais preciosos da minha vida. ⠀ agora, não é mais meu. ⠀ como sempre, gostaria de agradecer a toda minha família porque eles aturarem meus hábitos antigos, meus dias de selvageria e até quando eu era apenas um rio cheio de mentiras. obrigada pelo amor, compreensão e força infinita. ⠀ agradeço a choi seung-hyun por entrar nessa maluquice de produção e me emprestar sua visão cortante para deixar essas músicas na sua versão mais crua e intensa possível. agradeço a jang seo-yeon por acolher, mais uma vez, meus surtos de composição e de energia, a ponto de me ouvir falar por horas sobre wong kar-wai em uma terça-feira qualquer. agradeço pela minha equipe na lux, super-heróis capazes de darem vida às minhas ideias mais loucas. ⠀ e eternamente serei grata por kwon ji-yong, choi seung-hyun, dong young-bae e kang dae-sung por tudo. parte do significado de dias de selvageria e a saudade de casa só existe por vocês existem. ⠀ e agradeço a você que, mais uma vez, abraçou minhas ideias e histórias. que aceitou entrar nessa jornada sem saber absolutamente nada do que seria, nenhuma pista ou estrada para seguir. obrigada por permanecer, por apoiar e, principalmente, por se relacionar com aquilo que eu sou e expresso. obrigada por me ver como sou! ⠀ longing, com suas letras e batidas únicas, agora é totalmente seu. cuide bem dele. ⠀ com amor, ⠀ yo eun-sun.”
2 notes
·
View notes
Text
⠀ ⠀ LONGING.
longing é o segundo mini-álbum lançado por sunny, em 12 de fevereiro de 2025. com uma produção mais intimista, melancólica e com inspirações claras em jazz, conta com composições experimentais e narrativas.
NOME⠀ ⸻⠀ longing.
CONCEITO⠀ ⸻⠀ saudades, acariciar, filmes de wong kar-wai, juventude, reencontros.
ANÚNCIO⠀ ⸻⠀ 11 de fevereiro de 2025.
LANÇAMENTO⠀ ⸻⠀ 12 de fevereiro de 2025.
DURAÇÃO⠀ ⸻⠀ 16 minutos.
TRACKS⠀ ⸻⠀ 5 faixas.
SINGLE PRINCIPAL⠀ ⸻⠀ não houve.
SINGLES SECUNDÁRIOS⠀ ⸻⠀ não houve.
COMPOSITORES⠀ ⸻⠀ sunny.
PRODUTORES⠀ ⸻⠀ sunny, t.o.p, jang seo-yeon.
GRAVADORA⠀ ⸻⠀ lux entertainment.
CORES⠀ ⸻⠀ branco, laranja e azul.
EMOJIS⠀ ⸻⠀ 🪶
HASHTAGS OFICIAIS⠀ ⸻⠀ #SunnyLonging #그리움Longing #Sunny2ndMiniAlbum
HASHTAGS DOS FÃS⠀ ⸻⠀ #SuninIsLonging #SunnySoul #BeingWild
⠀ ⠀ TRACKLIST⠀›⠀
옛 습관 (Old Habits)⠀ ⸻⠀ composição por sunny, produção por sunny e t.o.p.
야생의 (Wild)⠀ ⸻⠀ composição por sunny, produção por sunny, t.o.p e jang seo-yeon.
2046⠀ ⸻⠀ composição por sunny, produção por sunny e jang seo-yeon.
Mood For Love⠀ ⸻⠀ composição e produção por sunny.
River of Lies⠀ ⸻⠀ composição e produção por sunny.
para ler todas as letras, basta clicar aqui.
⠀ ⠀ PHOTOSHOOT CONCEITUAL⠀›⠀
⠀ diferente do que foi feito em red shoes, o photoshoot de longing teve uma direção criativa mais conceitual e foi totalmente feito pela própria sunny. as fotos foram feitas em uma praia, a qual muitos fãs especulam ser em alguma ilha de jeju, visto a proximidade da artista com o lugar. com uma paleta de cores entre laranja, azul-escuro, roxo e vermelho, as fotos têm uma luz e tremor proposital dando foco ao movimento, além de mostrar cenas do que pode ou não ser uma espécie de narrativa visuais.
⠀ em algumas fotos, uma figura feminina aparece sozinha na praia usando o que parece um hanbok coreano tradicional, enquanto em outras fotos essa mesma figura aparece com outra figura, aparentemente masculina, quase tocando as mãos, se abraçando ou entregando flores. a última foto do photoshoot é, basicamente, duas mãos quase se tocando, mas sem nunca conseguir. o ensaio foi assinado como feito por yo eun-sun e é possível ver que todo o conceito do mini-álbum se apresenta também em cada uma das fotos. inclusive, a capa do álbum é parte desse photoshoot, trazendo uma coesão ainda maior para a narrativa central criada.
⠀ ⠀ ÁLBUM COMPLETO⠀›⠀
⠀ o álbum de longing contava com dois tipos de pacote disponíveis para os fãs escolherem, com a única mudança de que em um era com o vinil e outro com o cd. além do álbum, o encarte contava com três photocards de sunny em um photoshoot ainda não divulgado, dois pins (um com uma foto da artista e outro com o logo do álbum) e quatro stickers (dois com fotos de sunny e dois com fotos do photoshoot conceitual).
⠀ mas o que ninguém esperava era que, ao invés de um encarte comum com as letras e fotos, o álbum contava com um livro feito por sunny sobre todo o processo criativo da artista. com noventa páginas, o livro possui as letras das músicas com comentários da própria sunny, discussão sobre o conceito escolhido e partes dos diários da artista durante a produção. também é possível ler comentários sobre tudo que lhe inspirou nesse meio tempo, mais informações sobre o photoshoot, moadboards e a famosa carta que sunny sempre endereça a seus fãs em cada álbum.
⠀ ⠀ RECEPÇÃO DA CRÍTICA⠀›⠀
⠀ quando foi lançado, a crítica especializada se viu diante de um paradoxo: como classificar um trabalho que era, ao mesmo tempo, uma carta de amor ao cinema de wong kar-wai, um estudo sobre o ato de sentir falta de algo e um diário confessional escrito em código? com apenas cinco faixas e 16 minutos de duração, o projeto desafiou expectativas, dividiu opiniões e consolidou sunny como uma das artistas mais autênticas da indústria do kpop. ⠀ ainda assim, muitos críticos caíram na armadilha de tentarem traduzir as composições do que entender o contexto geral do que sunny estava cantando. muitas das críticas sempre mencionavam como a artista continua se inspirando em outras mídias e artes, assim como continua a mandar cartas de amor sem a coragem de falar abertamente sobre quem são, por mais que todos possam supor por metáforas claras. porém, foi unânime a opinião de que a composição dela no álbum estava mais afiada e desenvolvida do que nunca, brincando com palavras e conceitos como se fossem brinquedos ao alcance.
⠀ enquanto faixas como 2046 e 야생의 (Wild) foram duramente criticadas por serem bonitas, mas usarem artifícios metalinguísticos para criar uma espécie de aura fácil de ser construída, 옛 습관 (Old Habits) e Mood For Love foram altamente elogiadas pelo estilo de composição e produção. no entanto, nenhuma música alcançou o patamar de River Of Lies aos olhos dos críticos por ser "o tiro no escuro" de sunny no álbum. park hyun-woo, grande crítico de música, disse que River of Lies "é o auge da composição artística de Sunny, usando de uma narrativa terrivelmente pessoal e, ainda assim, criando uma aura própria de mistério intangível, de um jazz melancólico brincando com os barulhos pesados do kpop".
⠀ a rolling stone korea comentou que faixas como 2046 mostram que “fazer testes de paternidade das músicas de sunny não vai funcionar mais, afinal, seu objetivo é discutir um assunto, por mais que seja amor e relacionamento”. com notas que variaram de 7.5 ( pitchfork ) a 9.5 ( rolling stone korea ), o mini-álbum consolidou sunny como uma artista que não teme riscos e coloca sua necessidade artística acima de tudo, mesmo em uma indústria tão complexa como a do kpop. se red shoes foi um tipo de grito após anos de silêncio, longing é o retorno ao silêncio maduro e controlado.
⠀ ⠀ A CONTROVERSA PARCERIA COM T.O.P⠀›⠀
⠀ para muitos fãs, a participação de t.o.p como produtor de algumas faixas no álbum foi a realização de um sonho de mais de uma década e um sinal de que a situação entre os dois, qualquer que fosse, estava em bons termos. para a comunidade internacional, foi ainda mais bem-vindo por conta da alta popularidade dele em seu papel de thanos na segunda temporada de squid games, lançada em dezembro de 2024, sinalizando um retorno gradual a suas atividades como músico. no entanto, a mídia sul-coreana não foi tão receptiva.
⠀ a quantidade de críticas aumentou consideravelmente quando a discussão sobre ele estar envolvido se tornou cada vez maior. muitos consideram que as críticas feitas ao álbum, sobre inspirações redundantes e falta de autenticidade verdadeira, nasceram, na realidade, do envolvimento dele no trabalho. o que a mídia sul-coreana fez ao fingir que ele não estava presente na série ou em cobrir seu renascimento, despejaram em críticas ao álbum. muitos netizens, haters tanto de t.o.p quanto de sunny, viram a oportunidade perfeita em reclamar e despejar ódio sobre os dois, principalmente quando souberam que sunny não tinha plano nenhum de divulgar o álbum.
0 notes
Text
⠀ ⠀ 소셜 미디어 ( social media )⠀ ⸻⠀ 11 de fevereiro de 2025.
depois de oito anos de inativação, a conta de sunny no twitter reapareceu na timeline de seus seguidores com uma série de tweets durante todo o dia 11 de fevereiro. diferente do que era antigamente, sunny apenas fez comentários curtos e sem fotos, ainda assim não fez nenhuma alteração no layout icônico. no seu penúltimo tweet, anunciou o que ninguém estava esperando: no dia seguinte, lançaria um novo mini-álbum chamado "longing".
muitos acreditaram que não era a artista tweetando e sim a sua equipe, porém quando daesung apareceu nas menções da conta perguntando se ela nunca tiraria a header com a foto dele, apenas respondeu "jamais", provando que era ela mesma a responsável pelos tweets.
em questão de minutos as tags oficiais do mini-álbum — #SunnyLonging , #그리움Longing , #Sunny2ndMiniAlbum — alcançaram os trending topics, assim como a tag levantada pelos fãs: #SuninIsLonging.
⠀ ⸻ teoria dos fãs sobre o álbum.
por mais que não tiveram nenhum tipo de informação adicional, fãs começaram a especular que esse mini-álbum poderia ser de músicas que não entraram na era red shoes e que ela colocaria para lançamento agora, como uma finalização oficial da era. isso levantou muitos questionamentos no fandom, afinal sunny fez uma postagem no final do ano se despedindo da era, o que não faria voltar para ela mesmo que para lançar músicas que não fizeram parte.
a teoria mais aceita pelos fãs foi feita por @ tttsunin que comentou sobre o nome do álbum ser basicamente o conceito de desejar muito algo e que todos os tweets de sunny falavam de algo sobre saudades e sobre voltar. por isso, a fã teorizou que o mini-álbum será de apenas quatro músicas e todas sendo feat com algum dos meninos do bigbang. a forma que daesung interagiu com ela no twitter ajudou a fortalecer a teoria. além disso, fãs ficaram com as esperanças de uma música colaborativa com todos eles.
⠀ ⸻ sunny's hq.
o último tweet feito na conta contava com o user @ sunnyhq, redirecionando para um perfil no twitter feito oficialmente pela equipe da artista aos moldes de taylor nation, team sabrina, entre outros. fãs seguiram a página em massa, acreditando que novos conteúdos seriam atualizados por ali. em três horas, sunny hq atingiu mais de 200 mil seguidores.
0 notes
Text
⠀ ⠀ 유튜브 ( youtube ) — now playing . . .
⠀ ⠀ ⸻⠀sunny and top being in love in front of cameras for 11 minutes ( part 1 )
⠀ ⠀ por tttsunin ⠀·⠀25 de março de 2018.
‣ INTRO › “boas vindas ao meu primeiro compilado de sunny e top sendo claramente apaixonados em frente as cameras porque eles não sabem disfarçar. aproveitem <3"
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 1 ›
⠀ ⠀ [live de made, 2017] sunny chegou na sala onde fariam a live reclamando que ninguém avisou para ela que ficariam sentados no chão, senão não teria ido de saia para conseguir ficar melhor no local. com isso, top tira a blazer que estava usando e lhe entrega.
⠀ ⠀ top: aqui, sunin. pode colocar para ficar mais confortável.
⠀ ⠀ g-dragon: ai, top é um oppa tão incrível. [sunny e top caem na risada]
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 2 ›
⠀ ⠀ [live de made, 2017] a gravata que top usava na cabeça desamarra e logo sunny se coloca a arrumar rapidamente, ainda arrumando o cabelo dele sem muitas reservas.
⠀ ⠀ taeyang: o que está fazendo, sunin?
⠀ ⠀ sunny: alguém precisa deixar o estilo dele em dia. [todos caem na risada]
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 3 ›
⠀ ⠀ [live de made, 2017] “sunin…” top se vira para falar alguma coisa com sunny, porém como ela estava com daesung comentando sobre um dos assuntos da live e rindo entre si, ela não percebeu o chamado. por isso, top acaba ficando com um rosto de quem foi abandonado por alguns instantes.
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 4 ›
⠀ ⠀ [live de made, 2017] no começo da live, enquanto gd e taeyang falam sobre o conceito da capa com alguns detalhes, top pegou uma tangerina que estava disposta ali. vagarosamente descascou e deu o primeiro pedaço diretamente na boca de sunny. ela ficou claramente surpresa com a ação, tentou negar negar com a cabeça balbuciando algo, porém logo aceitou o pedaço, deixando que ele colocasse na boca. depois disso, os dois ficaram se encarando e cairam na risada.
⠀ ⠀ ⠀ COMENTÁRIO DA EDITORA › “essa live foi uma maluquice para quem estava assistindo em tempo real, eles não ficavam sem mexer um com o outro o tempo inteiro. até quem não é suntop admite que nesse dia eles estavam demais.”
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 5 ›
⠀ ⠀ [weekly idol, 2016]
⠀ ⠀ top: a gente pode fazer freestyle, né?
⠀ ⠀ top perguntou quando estava prestes a cumprir o desafio para ganhar o cartão de sunny, que consistia em dançar a coreografia de algum girl group. quando abracadabra de brown eyed girls começou a tocar, top passou a rebolar em algo que se assemelhava a coreografia original da música e durante um frame muito rápido é possível ver sunny com o rosto apoiado na mão, olhando para ele com uma feição fofa. depois de um tempo, a dança de top começou a ficar num rebolado mais caótico e quase insinuante. sunny começa a rir sem parar com o rosto vermelho, os demais meninos o pararam brincando e os apresentadores comentaram que era a primeira vez que a próprio grupo precisava parar um membro durante um desafio.
⠀ ⠀ sunny: alguém corta essa cena, socorro. ⠀ ⠀
⠀ ⠀ daesung: flashbacks… [o comentário é baixo no meio da confusão e risadas]
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 6 ›
⠀ ⠀ [weekly idol, 2016] durante o desafio do cartão de top, eles precisavam fazer raps inventados na hora sem sentido depois que mostram uma gravação de um canal de fãs onde top faz um rap sem noção.
⠀ ⠀ g-dragon: o melhor é pensar que ele parece bêbado, mas não estava.
⠀ ⠀ sunny: provavelmente ele estava caindo de sono, da pra saber pelo timbre.
⠀ ⠀ quando chega a hora do desafio, sunny, taeyang e daesung ficaram nervosos porque eram da linha vocal do grupo. por esse motivo, top escolheu sunny para ser justamente a primeira a fazer, o que a faz ter uma crise de riso. quase morre de rir fazendo o seu.
⠀ ⠀ sunny: eu sou péssima em fazer raps no estúdio, com tempo, imagine de cabeça…
⠀ ⠀ no entanto, enquanto ela está fazendo com o rosto vermelho entre risada, top ficou com uma feição de prestar atenção misturada com encantamento.
⠀ ⠀ top: ela é muito fofa pra ser rapper, mas aceito o esforço.
⠀ ⠀ todos caíram na risada com o comentário e sunny fez um coraçãozinho com os dedos para ele.
⠀ ⠀ ⠀ COMENTÁRIO DA EDITORA › “agora, vamos para os clipes jurássicos de suntop, direto de 2009/2010, para provar que a química de casados sempre existiu.”
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 7 ›
⠀ ⠀ [mama, 2009] após a apresentação de bigbang na premiação, o grupo sentou-se na área vip para esperar as demais apresentações. dessa maneira, sunny sentou-se entre daesung e top. o tempo passou e enquanto super junior se apresentava, sunny comentou alguma coisa para top, rindo como se fosse uma fofoca, e as câmeras gravaram o momento que a mão dele chegou na cintura dela. e mesmo com o sofá que estavam sentados, é possível notar o movimento da mão que dura algum tempo.
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 8 ›
⠀ ⠀ [2 days 1 night, 2009] um pequeno compilado de todos os momentos que top e sunny mudavam de lugar inconscientemente durante as dinâmicas para ficarem um do lado do outro. no total, foram dez vezes que isso aconteceu em um episódio de apenas meia hora.
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 9 ›
⠀ ⠀ [2 days 1 night, 2009] ao cair da noite, começou o desafio para definir quem seriam os dois membros que dormiriam na barraca do lado de fora da casa. haviam cinco copos enumerados sobre a mesa e cada um deveria escolher um, onde três tinham coca-cola e dois tinham molho. assim, todos começaram a analisar o que escolheriam.
⠀ ⠀ top: tenho certeza que o copo 2 é o que tem molho.
⠀ ⠀ daesung: como você sabe?
⠀ ⠀ top: tenho um feeling…
⠀ ⠀ sunny: saco, dois é meu número da sorte.
⠀ ⠀ top deu uma piscadela para sunny, que apenas conseguiu rir. mesmo com aquilo, sunny acaba escolhendo o copo dois para si e depois de taeyang e g-dragon tomaram os seus, sunny, daesung e top começaram a analisar o que poderia acontecer dali em diante.
⠀ ⠀ top: mini, você quer trocar?
⠀ ⠀ sunny: ai… não sei, dois sempre foi meu número da sorte.
⠀ ⠀ top: se você quiser, eu troco com você.
⠀ ⠀ daesung: troca comigo, hyun.
⠀ ⠀ top: com você não…
⠀ ⠀ sunny: tudo bem, eu troco.
⠀ ⠀ sunny e top acabaram trocando de copo, assim quando ela bebeu constatou que tinha feito uma boa troca porque era coca-cola. no fim, daesung e top trocaram de copo mais uma vez, deixando dae com o famigerado copo dois e ele sendo de molho. ao final do desafio, taeyang e daesung tiveram de ir dormir na barraca do lado de fora, num frio terrível.
⠀ ⠀ top: te salvei do frio!
⠀ ⠀ sunny: obrigada, oppa!
⠀ ⠀ ⠀ CLIPE 10 ›
⠀ ⠀ [entrevista, 2011]
⠀ ⠀ entrevistador: sunny, se você pudesse ser algum dos meninos por um dia, quem você seria?
⠀ ⠀ sunny: hm, nenhum deles… [risos] mas acho que eu seria o daesung, apesar que meio que nós já somos a mesma pessoa e não teria tanta graça.
⠀ ⠀ daesung: somos gêmeos de mães diferentes [risos].
⠀ ⠀ sunny: acho que eu gostaria de ser o top. ele é tão esquisito que seria meio fascinante ver como a cabeça dele funciona pelo lado de dentro. e eu ainda poderia ser bingu top sem ninguém me julgar. quer dizer, sem julgarem mais do que julgam ele já.
⠀ ⠀ algum tempo depois, na mesma entrevista.
⠀ ⠀ entrevistador: top, e para você, quem seria o seu tipo ideal?
⠀ ⠀ top: não sei dizer porque sou uma pessoa muito chata quanto a isso, mas gosto de pessoas engraçadas e bem-humoradas, que desafiem minha cabeça e raciocinio porque acho isso legal. que tenha gostos similares aos meus também conta porque não acho que eu poderia tagarelar sobre as coisas que eu gosto se a pessoa não conhecer também, seria muito chato. num geral, estilo a sunny, sabe?
1 note
·
View note
Text
⠀ ⠀ 새로운 기사 ( new article ) —�� billboard says 📰
✶ BILLBOARD NEWS⠀·⠀PLAYLIST ✶ AS MÚSICAS FAVORITAS DA PRINCESA DO KPOP, SUNNY
⠀ ⠀ Não é surpresa nenhuma que Sunny, membro do grupo de kpop BIGBANG e artista solo, é uma entusiasta por música. Na sua última turnê mundial — Red Shoes: The World Tour — trouxe um set especial de covers de músicas que a acompanharam na produção do seu próprio álbum, como uma maneira de homenagear e trazer seu público para mais perto do seu processo criativo. No primeiro show, em 20 de setembro de 2024 no Seoul Olympic Stadium, Sunny comentou com o público que queria que eles sentissem o que ela sentiu enquanto trabalhava em suas canções e que isso ajudaria que eles entendessem ainda mais da narrativa poética e complexa do álbum.
⠀ ⠀ Nos 15 shows da turnê, Sunny fez covers de artistas como Taylor Swift, The Beatles, Laufey, Bad Omens, Hozier, entre outros, demonstrando uma gama de conhecimento musical variada. Por isso, a Billboard trouxe a artista para criar algumas playlists baseadas em frases e prompts dados pela nossa equipe. Sunshines, façam suas anotações e preparem seu aplicativo de música favorito porque Sunny está prestes a entregar suas músicas favoritas.
Apenas para aquecer, quais suas músicas favoritas que não podem faltar numa playlist?
Nossa, as pessoas vão me achar louca porque minha playlist principal tem mais de duzentas músicas [risos], mas eu diria que não pode faltar Here Comes The Sun, Yesterday, All My Loving e Hey, Jude dos Beatles. Afinal, eu aprendi a amá-los com meu appa. Vivo ouvindo Vienna do Billy Joel, que eu amo bastante e tem uma mensagem muito bonita de escutar sempre. Acredito que colocaria Dress da Taylor Swift, e mais outras mil músicas dela [risos]. Também colocaria Francesca e From Eden do Hozier.
Quais músicas mais te inspiram para compor?
Atualmente, qualquer coisa do Paul McCartney, Hozier e Laufey me deixa com os dedos coçando para ir ao piano criar algo. Existe uma magia na forma como eles compõem que tem me cativado cada vez mais. Eu gosto muito do estado melancólico de composição; por isso, quando preciso compor algo, mesmo que seja algo divertido, acabo escutando músicas como The Long And Winding Road (The Beatles), Cherry Wine (Hozier) ou Second Best (Laufey) só para entrar num transe. Sinto que esse tipo de música me leva a um estado de introspecção que me faz aprofundar mais naquilo que estou fazendo.
Quais músicas você mais se orgulha de ter criado?
Como pedir para uma mãe escolher seu filho favorito? [risos]. Eu tenho apreço por cada música que criei ou participei da composição, mas tenho que admitir que eu sou apaixonada pelo trabalho em Ghost e Red Shoes, foram músicas que vieram para mim quase completas. Eu só precisei dar aqueles retoques para ir ao mundo. Mas também sou devotada à composição de Last Dance e a minha parte de Bae Bae, foram músicas incríveis de trabalhar com os meninos.
Quais músicas você mais escuta quando está apaixonada?
Vocês realmente querem que eu abra meu coração, não é? [risos]. Acho que Realize da Colbie Callait sempre fez um bom trabalho em representar como eu me sinto nesses momentos, assim como R U Mine? do Arctic Monkeys, Delicate da Taylor Swift e quase todas as músicas do Sleeping At Last, especialmente Two. Essa última tem uma poesia própria linda sobre como a gente quer se doar por inteiro por quem amamos, o que eu me correlaciono demais.
Quais músicas você mais escuta quando está triste ou para baixo?
Me afogo em melancolia, escuto Billy Joel, Laufey, Sleeping At Last e jazz sem parar, num loop eterno. Percebi que ouvir música triste me faz esquecer das minhas próprias tristezas, ou canalizar cada uma delas de uma maneira menos ativa. É como se eu colocasse tudo através da música e meu subconsciente trabalhasse nisso. Quando vejo, não estou mais tão triste. Gosto bastante de escutar Bruce Springsteen e Fleetwood Mac nesses períodos também, mas quando era mais nova escutava muito o debut da Taylor Swift.
Quais músicas ninguém acredita que você escuta quando diz?
Heavy metal, todo mundo se espanta com isso e eu acho muita graça. No meu segundo show da turnê, fiz um cover de Just Pretend do Bad Omens. Por mais que a música em si não seja tão heavy, acabou que todo mundo comentou sobre o meu gosto pelo grupo e eu lembro de ficar rindo vendo os fãs comentarem e fazerem memes sobre isso. Acho que esse gosto, em específico, vem muito de curtir músicas que tenham várias camadas de som, o que acontece sempre no metal. Também pode ter sido influência do meu irmão mais velho, mas eu adoro Bad Omens, Sleep Token, Poppy, Linkin Park e afins.
Quais suas músicas favoritas do BIGBANG?
Novamente me sinto uma mãe tendo que escolher entre seus filhos [risos], mas continuo com Last Dance e Bae Bae. Adiciono, obviamente, Haru Haru, Love Song, Oh My Friend, A Good Man e Top Of The World. Também tenho um carinho muito especial por La La La, por mais que eu não esteja nessa música, infelizmente.
Para finalizar, o que não tem saído do seu repeat?
Vou roubar e olhar no meu celular... The Lakes da Taylor Swift, The Long And Winding Road do The Beatles, Still Life do BIGBANG e Francesca do Hozier. É, isso me resume bastante nos últimos tempos.
⠀ ⠀ REAÇÃO DOS FÃS⠀›⠀
@ bigbangism ela falando as músicas antigas do bigbang como as favoritas e ainda citando top of the world que era a fav dela de apresentar, ela realmente não esquece das coisas.
@ tttsunin nesse tipo de entrevista que conseguimos ver como a sunny é uma das artistas mais completas do kpop porque enquanto todo mundo ta fabricando as mesmas batidas velhas ela ta se inspirando sei lá em jazz ou heavy metal
@ dragonsun o gd dando like numa postagem do instagram que falava sobre como o bb deveria ter tido uma era toda de pop rock estilo oh my friend agora que a sunny assumiu que é metaleira FAÇAM UM POP ROCK PRO ANIVERSÁRIO DE VINTE ANOS DO BB EU IMPLORO!!!!!!!!!!!
@ sunflwrsfortabi sunny falando de dress e delicate aleatoriamente como se ambas as músicas não fossem sobre relacionamento escondido QUE SACO EU AMO COMO ELA FALA TUDO E NADA AO MESMO TEMPO
@ tttsunin “sunny qual seu gênero musical favorito?” “sim!” que ódio dela KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@ eunsuninah vocês lembrando do top falando que foi a sunny que fez ele gostar de billy joel né? só precisava trazer essa info a tona mesmo…
0 notes
Text
❝ . . . so tell me 𝒆𝒗𝒆𝒓𝒚𝒕𝒉𝒊𝒏𝒈 𝒊𝒔 𝒏𝒐𝒕 𝒂𝒃𝒐𝒖𝒕 𝒎𝒆, but what if it is .ᐣ then say they 𝒅𝒊𝒅𝒏'𝒕 𝒅𝒐 𝒊𝒕 𝒕𝒐 𝒉𝒖𝒓𝒕 𝒎𝒆, but what if they did .ᐣ i wanna snarl and show you just how 𝒅𝒊𝒔𝒕𝒖𝒓𝒃𝒆𝒅 this has made me, 𝑦𝑜𝑢 𝑤𝑜𝑢𝑙𝑑𝑛'𝑡 𝑙𝑎𝑠𝑡 𝑎𝑛 𝘩𝑜𝑢𝑟 𝑖𝑛 𝑡𝘩𝑒 𝑎𝑠𝑦𝑙𝑢𝑚 𝑤𝘩𝑒𝑟𝑒 𝑡𝘩𝑒𝑦 𝑟𝑎𝑖𝑠𝑒𝑑 𝑚𝑒. so all you kids can sneak into my house with all the cobwebs. i'm always drunk on my own tears, isn't that what they all said .ᐣ that i'll sue you if you step on my lawn, that i'm 𝒇𝒆𝒂𝒓𝒔𝒐𝒎𝒆 and i'm 𝒘𝒓𝒆𝒕𝒄𝒉𝒆𝒅 and i'm 𝒘𝒓𝒐𝒏𝒈, put 𝑛𝑎𝑟𝑐𝑜𝑡𝑖𝑐𝑠 into all of my songs and that's why 𝑦𝑜𝑢'𝑟𝑒 𝑠𝑡𝑖𝑙𝑙 𝑠𝑖𝑛𝑔𝑖𝑛𝑔 𝑎𝑙𝑜𝑛𝑔 . . . ❞
⠀ ⠀ ⠀ ⸻⠀who's afraid of little old me, taylor swift.
⠀ ⠀ ⠀ 𝑺𝑼𝑵𝑵𝒀 › ❝ você é ensinada a se comportar de certa maneira, a fingir passividade quando fazem algo, que o silêncio é o melhor remédio. por anos você cria essa casca de que não pode revidar, porque vai piorar, vai entregar munição para pessoas usarem contra você até o ponto que você sente medo de viver de qualquer maneira. sente medo de sair na rua, de falar com alguém, de algo vazar e entenderem como quiserem. mas chega uma época que a sobrevivência fala mais alto, é revidar ou definhar. eu definhei e não vou voltar mais para esse lugar. não vou ficar calada. a sorte de ser artista é fazer isso de uma maneira que ressoa com outras pessoas e fica eternizado. meu nome nunca vai ser esquecido, mas e de quem vive para me odiar? vale a pena viver para odiar alguém ao invés de construir algo? mas se meu nome me ensinou algo é que eu nunca vou esquecer de brilhar e de fazer tudo com graça. ❞
0 notes
Text
NOME⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ echo foundation.
NOME NATIVO⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀에코 파운데이션.
TIPO⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ fundação privada sem fins lucrativos.
FUNDAÇÃO⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ 02 de janeiro de 2016.
ESTADO LEGAL⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ativa.
PROPÓSITO⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀garantir melhor atendimento e apoio para pessoas com problemas auditivos.
SEDE⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ seul, coréia do sul.
CEO⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀yo eun-sun.
FUNDADORES⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀yo eun-sun, yo min-jun.
ÁREA DE INFLUÊNCIA⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀coreia do sul, japão.
SLOGAN⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀restaurando som, restaurando vidas.
WEBSITE⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀echofoundation.org
⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀a fundação.
⠀ ⠀ echo foundation é uma organização sem fins lucrativos sul-coreana dedicada a revolucionar o acesso a tratamentos auditivos e promover inclusão para pessoas com deficiência auditiva. nascida da experiência pessoal de sunny, que sofreu perda auditiva durante a turnê made do bigbang em 2015, a fundação combina pesquisa médica, inovação tecnológica e advocacia para criar um ambiente facilitador entre pessoas com problemas auditivos com tratamentos médicos.
⠀ ⠀ a área de atuação da fundação se divide em três pilares principais. o primeiro é o do acesso a aparelhos auditivos, onde a echo faz parcerias com fabricantes para fornecer dispositivos de alta qualidade gratuitos ou subsidiados para pessoas carentes, sem possibilidade de conseguirem os aparelhos de outra maneira. o segundo pilar é na aproximação de pacientes e especialistas, visando melhores tratamentos tanto para aqueles que perderam parte da audição como para evitar que o quadro chegue nesse ponto. a echo foundation tem parcerias com inúmeros hospitais, clínicas e especialistas dispostos a colaborarem com a causa. o terceiro, e último, pilar é o da pesquisa científica voltada à produção de aparelhos auditivos mais modernos, melhores e mais acessíveis assim como pesquisas sobre doenças auditivas e possíveis tratamentos e soluções.
⠀ ⠀ a fundação foi criada com discrição por eun-sun e seu irmão, não usando a imagem da artista em campanhas e focando no uso da plataforma para angariar mais investidores, doadores e voluntários. até 2022, a atuação se centrava apenas na coreia do sul, país natal da artista, porém em 2023 as atividades no japão começaram aos poucos. o objetivo é que, até 2030, a echo foundation esteja presente em toda a ásia.
⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀o impacto.
2021, legenda ao vivo na sbs: com o apoio da echo foundation, foi ao ar o primeiro programa musical sul-coreano com legendas em tempo real. por mais que legendas em tempo real fossem comuns, nenhum programa musical havia feito algo daquele jeito antes, sendo um impacto direto da advocacia da echo no ramo. no mesmo ano, quando o mv de still life, do bigbang, foi lançado, contava igualmente com legendas e libras em tempo real.
2022, prêmio "herói silencioso": a associação médica coreana concedeu o prêmio para a echo foundation pelo seu investimento e avanços na saúde auditiva do país.
2023, conferência nacional de saúde: a echo foundation foi convidada para comandar o painel sobre saúde auditiva na edição de 2023 da conferência, levando mais de 20 especialistas e pesquisadores da área. além disso, muitos empresários e diretores da indústria musical foram convidados para participar para entenderem mais sobre o impacto disso em artistas.
⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀dragonfly iem.
⠀ ⠀ lançado em março de 2023, o dragonfly iem é um monitor intra-auricular de edição limitada desenvolvido pela echo foundation em parceria com g-dragon. combinando design moderno e tecnologia de ponta, o dispositivo foi criado para artistas e técnicos da indústria musical que priorizam saúde auditiva sem sacrificar qualidade sonora, visando reverter 100% das vendas em doações para o pilar de pesquisa científica da fundação.
⠀ ⠀ o design era inspirado nas asas de libélula, simbolizando resistência e adaptação, com haste em titânico e gravura a laser do logo da echo foundation. contava com capsulas personalizáveis disponíveis nas cores vermelho e preto, além de caixa de armazenamento em aço esmaltado, com assinatura de gd e sunny. tecnicamente, o iem possui limitador de db smart que bloqueia automaticamente frequências acima de 100dB, filtro anti-zumbido e conexão bio canal que permite ajustes via app facilitando o trabalho e evitando problemas que atrapalhem os artistas.
"quisemos criar algo que juntasse a modernidade do design e dos avanços tecnológicos, não só protegendo artistas em suas turnês e shows, como transformando nisso num ciclo de investimento contínuo. trabalhar com sunny nisso foi um dos trabalhos mais desafiadores da minha vida, mas foi um dos mais gratificantes também. usarmos tudo o que temos de conhecimento de anos nessa indústria para fazer algo nesse nível me inspirou profundamente. sou grato por sunny e pela echo foundation por poder usar parte da minha plataforma para algo tão importante." — g-dragon sobre o iem.
0 notes
Text
NOME⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ lux entertainment.
NOME NATIVO⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀럭스 엔터테인먼트.
TIPO⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ público.
ATIVIDADE⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ entretenimento, direitos autorais, varejo.
FUNDAÇÃO⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ 20 de fevereiro de 2023.
FUNDADORES⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ yo eun-sun.
SEDE⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ seul, coréia do sul.
FUNCIONÁRIOS⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ 201 ( 2025 ).
ÁREA SERVIDA⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀ásia e oceania.
DIVISÕES⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀música e direitos autorais.
PESSOAS-CHAVE⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀yo eun-sun ( presidente e ceo ), yo min-jun ( diretor jurídico ), park ye-jin ( diretora artística ).
SUBSIDIÁRIAS⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀wordly.
ACIONISTAS⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀yo eun-sun ( 19,8% ), outros ( 80,2% ).
SLOGAN⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀criando juntos!
WEBSITE⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀luxent.com
⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀artistas & grupos reconhecidos.
sunny, solista.
cl, solista.
daesung, solista ( em parceria com a empresa d-lite ).
t.o.p, solista.
pinkpunk, duo.
aurora, grupo misto ( debut em 2024 ).
ven, grupo feminino ( debut em 2025 ).
⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀a empresa.
⠀ ⠀ fundada em 20 de fevereiro de 2023 por yo eun-sun ( mais conhecida como sunny, ex-integrante do bigbang ), a lux entertainment ( 럭스 엔터테인먼트 ) não é apenas mais uma empresa no competitivo mercado do entretenimento sul-coreano, é um manifesto a favor da arte na indústria. com sede em seul e atuação prioritária na ásia e oceania, a lux surge como uma resposta aos modelos tradicionais da indústria, priorizando ética, criatividade e direitos dos artistas acima de tudo. opera como uma holding diversificada, com divisões estratégicas em música, direitos autorais e varejo, além da subsidiária wordly, focada em gestão de propriedade intelectual.
⠀ ⠀ seus pilares contam com contratos justos com limite de 5 anos e 30% de participação nos lucros para artistas, políticas rígidas contra excesso de trabalho, acesso a nutricionistas e terapeutas integrados à equipe. o mais brilhante é o pilar de liberdade criativa, onde artistas têm acesso às mais diversas ferramentas para criar seus próprios conceitos e a maneira como querem ser vistos pelo público. um dos conceitos mais disruptivos criados por sunny com apoio de park ye-jin foi o laboratório criativo, onde cada artista pode ficar até seis meses testando, criando e aprendendo antes de apresentar um conceito para ser trabalhado pela empresa.
⠀ ⠀ ⸻⠀ ⠀wordly, a subsidiária.
⠀ ⠀ a wordly é a subsidiária especializada em gestão de propriedade intelectual e direitos autorais da lux entertainment, fundada em 2024 para revolucionar a forma como a indústria do entretenimento coreano lida com a criação artística. atua como um guarda-chuva jurídico e criativo, garantindo que artistas, compositores e produtores mantenham o controle sobre suas obras em um mercado globalizado. além disso, a empresa conta com a "wordly for all", que ajuda jovens a registrarem suas músicas gratuitamente.
0 notes
Text
⠀ ⠀ 새로운 기사 ( new article ) — dispatch says 📰 ✶ DISPATCH EXCLUSIVE ✶ SUNNY COMPRA DIREITOS DE 'ME', SEU ÁLBUM DA YG.
Artista se torna dona de sua primeira obra solo após batalha milionária e cláusulas secretas. ⠀ por park seo-ah⠀·⠀30 de janeiro de 2025.
⠀ ⠀ Em um movimento que redefine o poder dos artistas na indústria do kpop, Sunny anunciou hoje, através de sua empresa Lux Entertainment, a aquisição dos direitos masters de "Me", seu polêmico primeiro mini-álbum solo lançado em 2010 pela YG Entertainment. A transação, fechada por US$ 10 milhões, encerra uma batalha silenciosa que durou quase um ano e expõe as tensões entre a artista e sua antiga gravadora.
⠀ ⠀ Fontes próximas à Lux revelaram à Dispatch que a negociação foi "uma das mais complexas da história da indústria", envolvendo pressões legais, interferência direta de Yang Hyun-suk e até a renúncia de royalties por parte de G-Dragon e Teddy.
O JOGO DE XADREZ PELOS DIREITOS.
⠀ ⠀ Fontes próximas à artista relataram que a vontade de comprar os masters nasceu no início de 2024, quando ainda estava trabalhando na produção embrionária do que se tornaria Red Shoes. Inspirada por artistas ocidentais como Taylor Swift, uma das grandes inspirações de Sunny, a ideia nasceu da possibilidade de usar suas primeiras músicas em uma futura turnê, a primeira solo na carreira. Conforme a produção foi avançando, a equipe jurídica da Lux entrou em contato com a YG para negociar, liderada por Yo Min-jun.
⠀ ⠀ Por mais que seja conhecimento geral que Me, mini-álbum lançado em 2010, tenha sido minimamente produzido por Sunny e a YG tenha minado suas ideias criativas que a artista trouxe para o álbum, ela queria ter controle desse pedaço da sua história. Inicialmente, as negociações correram bem e, em junho de 2024, a oferta era de um pagamento de US$ 5 milhões, além da divisão de lucros com todos os produtores e compositores do álbum, incluindo G-Dragon e Teddy. No entanto, Yang Hyun-suk barrou parte das negociações quando descobriu de fontes internas que o objetivo de Sunny na compra era para o uso em sua futura turnê.
"Eles temiam que o sucesso da turnê reforçasse a narrativa da mídia de que 'Me' foi um projeto muito mal aproveitado pela empresa, piorando a imagem atual. Na época de seu lançamento, muito foi comentado sobre isso, porém, com as atividades do BIGBANG ativas, era fácil colocar que não se podia investir mais na artista de maneira solo acima das suas atividades em grupo. Com Sunny no controle da obra durante a turnê, poderia transformar um mini-álbum impessoal em um processo narrativo completamente diferente, lucrando sobre isso. Com a perda de todos os membros do BIGBANG, a YG se apegou instintivamente a qualquer projeto secundário." — Insider.
⠀ ⠀ A partir desse ponto, a comunicação entre Lux e YG foi barrada e a equipe da artista não teve mais retorno, por mais que fossem feitas inúmeras tentativas. Sendo assim, quando Red Shoes The World Tour foi oficializada, contava apenas com uma música do mini-álbum, Flower, liberada pelo próprio YG, todavia cobrando os direitos para o seu uso em cada um dos quinze shows.
A VITÓRIA DE SUNNY.
⠀ ⠀ Em novembro de 2024, perto da finalização da turnê, Lux entrou em contato novamente com YG para a compra dos masters. A oferta selvagem de Yo Min-Jun foi difícil de ignorar pela equipe jurídica e comercial da empresa, por diversos fatores, contando com os seguintes pontos:
Pagamento de US$ 8 milhões pelos direitos + pagamento dos lucros para os produtores envolvidos. G-Dragon e Teddy abriram mão do valor, em favor de Sunny, o que se transformou a oferta final em US$ 10 milhões.
Lucros retroativos de materiais feitos antes do trâmite continuam pertencendo à YG.
Todos os royalties não pagos e discrepâncias econômicas envolvendo 'Me' seriam perdoados.
Compromisso firmado de que Sunny só fará uso todo material comprado após 2026.
⠀ ⠀ Com isso, e após um processo contratual laborioso, Sunny e YG assinaram a compra dos masters em 29 de janeiro de 2025, tornando a artista a detentora totalitária da sua primeira obra solo. O comunicado da Lux escreveu, no começo da manhã do dia 30:
"A Lux Entertainment tem a honra de anunciar que, após meses de negociações, Sunny (Yo Eun-Sun) é agora a detentora integral dos direitos masters de seu primeiro mini-álbum solo, "Me", originalmente lançado em 2010 sob a YG Entertainment. Esta conquista vai além de uma transação comercial, é a reafirmação da autonomia artística e do respeito à trajetória de uma artista que sempre defendeu a integridade de sua voz. Acreditamos que artistas devem ser os narradores de suas próprias histórias e esta aquisição é um marco não apenas para Sunny, mas para todos os criadores que buscam reconexão com seu trabalho. A Lux seguirá defendendo a ética e a propriedade artística como pilares fundamentais da indústria." — Yo Min-jun, Diretor Jurídico da Lux Entertainment.
O QUE OS FÃS PODEM ESPERAR?
⠀ ⠀ Não se sabe exatamente o que Sunny pode preparar agora que é dona de praticamente toda sua discografia pessoal, porém fãs começaram a especular na possibilidade de lançamento de versões alternativas e de faixas descartadas da época do lançamento. Outros acreditam que uma próxima turnê pode estar sendo visada, agora com a possibilidade do uso integral de discografia, algo que os próprios fãs criticaram na Red Shoes The World Tour. Ainda existe a pequena possibilidade de Sunny usá-las na comemoração de 20 anos de BIGBANG, mas são apenas suposições.
⠀ ⠀ O que se sabe é que Sunny não poderá mexer nesse material até 2026, no entanto, isso não só muda mais uma vez a sua imagem perante a opinião pública como reafirma o compromisso dela com a sua própria arte e história.
⠀ ⠀ Abaixo, leia a postagem completa de Sunny em seu blog oficial sobre a compra dos masters de Me:
"Olá, pessoas na internet. Hoje venho feliz comentar com vocês sobre o que, provavelmente, vocês já souberam mais cedo. Comprei os direitos de Me, meu primeiro mini-álbum solo, lançado quinze anos atrás. Uau, como o tempo passa, não é? Fico feliz em falar sobre isso porque é uma oportunidade única ter em minhas mãos tudo aquilo que faz parte da minha jornada como uma artista solo. Não foi um trabalho como CS ou Red Shoes, onde estava totalmente envolvida na construção musical. Ainda assim, quando escuto músicas como Lonely, All Eyes On Me ou Solo, me sinto entrando em uma montanha-russa de lembranças. De shows que vocês cantaram e dançaram comigo, de como os meninos também se divertiam ao escutar essas músicas. Fazem parte de mim, independente de qualquer coisa. Queria que isso tivesse acontecido antes para aproveitarmos essas músicas juntos na turnê, mas tenho certeza de que teremos a chance de cantá-las ao vivo no futuro mais uma vez. De toda maneira, apenas queria compartilhar essa ação significativa não apenas para mim como para a Lux. Agradecer Min-jun por sempre embarcar nas minhas maluquices, como o bom irmão mais velho que é. Enquanto isso, espero que escutar Me traga ainda mais felicidade para vocês como está trazendo para mim hoje. I'm going solo… Beijos, Eun-sun."
⠀ 📌 Fique ligado na Dispatch para mais atualizações!
#Sunny나Me #DispatchExclusive
⠀ ⠀ RECEPÇÃO DOS FÃS⠀›⠀
@ daesungie gd e teddy abrindo mão dos royalties pra ela pra facilitar o processo diz muito sobre o respeito que eles tem por ela e pela arte dela
@ tttsunin isso é prova cabal para todos os fãs que estão aqui há muitos anos de como a yg sempre cagou pro potencial solo de todos no bb e principalmente da sunny e pior de tudo quererem barrar isso de novo no big year of 2024 felizmente deu tudo certo
@ madegdsun ela comprando o mini-álbum quinze anos depois do lançamento, essa mulher ta vivendo o renascimento né? pqp
@ eunsuuuns a sunny falando no blog ‘não foi um trabalho como cs ou red shoes’ claro minha vida essa empresa te boicotou desde o primeiro dia todo mundo lembra a bagunça que foi esse solo e ainda assim a sunny conquistou tudo
0 notes
Text
❝ i dream of cracking locks, throwing my life to the wolves or the ocean rocks. crashing into him tonight, 𝘩𝗲'𝙨 𝖺 𝗽𝖺𝙧𝖺𝖽𝗼𝗑. i'm seeing visions, am i 𝒃𝒂𝒅 .ᐣ or 𝒎𝒂𝒅 .ᐣ or 𝑤𝑖𝑠𝑒 .ᐣ ❞
❝ what if he's written ' 𝑴𝑰𝑵𝑬 ' on my upper thigh only in my mind .ᐣ one slip and falling back into the hedge maze. 𝑜𝘩, 𝑤𝘩𝑎𝑡 𝑎 𝑤𝑎𝑦 𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑒. i keep recalling things we never did, messy 𝒕𝒐𝒑 lip kiss. how i long for our trysts, without ever touching his skin, how can i be 𝒈𝒖𝒊𝒍𝒕𝒚 𝒂𝒔 𝒔𝒊𝒏 .ᐣ ❞
❝ what if i roll the stone away .ᐣ they're gonna 𝒄𝒓𝒖𝒄𝒊𝒇𝒚 𝒎𝒆 𝒂𝒏𝒚𝒘𝒂𝒚. what if the way you hold me is actually what's 𝘩𝑜𝑙𝑦 .ᐣ if long suffering propriety is what they want from me, they don't know how you've haunted me so stunningly. i choose 𝑦𝑜𝑢 𝑎𝑛𝑑 𝑚𝑒, 𝒓𝒆𝒍𝒊𝒈𝒊𝒐𝒖𝒔𝒍𝒚 . . . ❞
⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⸻⠀guilty as sin, taylor swift.
0 notes