Este perfil foi criado para o estudo de figuras de linguagens através de músicas brasileiras.
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Onomatopeia:
Formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada de um som natural. Isto é, a representação escrita de um som.
Essa figura de linguagem pode ser encontrada na música “ Bate Coração " de Elba Ramalho no trecho “ [...] Oi, tum, tum, bate coração. Oi, tum, coração pode bater. Oi, tum, tum, tum, bate, coração [...] “ porque “tum” representa as batidas do coração de alguém.
1 note
·
View note
Text
Ironia:
Figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender. Isto é, uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empregado para definir ou denominar algo.
Como esse exemplo dessa figura de linguagem temos um trecho da música “Se” da banda Djavan “ [...] Mais fácil aprender japonês em braile, do que você decidir se dá ou não [...] ”.
1 note
·
View note
Text
Comparação:
Paralelo feito entre dois termos de um enunciado com o objetivo de comparar. É possível notar essa figura de linguagem no trecho da Música “ Metamorfose Ambulante ” de Raul Seixas em “ [...] Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo [...] “.
1 note
·
View note
Text
Prosopopeia/Personificação:
Figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes.
É possível encontrar essa figura de linguagem em um trecho da música “ João e Maria ” de Chico Buarque no trecho “ [...] Agora eu era o herói, e o meu cavalo só falava inglês [...] “ pois é atribuído ao cavalo a habilidade de falar inglês.
1 note
·
View note
Text
Perifráse/Antonomásia
Em termos gerais, perífrase designa qualquer sintagma ou expressão idiomática mais desenvolvida que substitui outra. Pode-se entender que perífrase consiste, portanto em especificar determinadas características, mais ou menos objetivas, do objeto que se quer nomear indiretamente. Como é visto na música “ Garota de Ipanema” de Tom Jobim em trechos como “[...] Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema, o seu balançado é mais que um poema. É a coisa mais linda que eu já vi passar [...]” porque o autor se refere uma mulher bronzeada como “ moça do corpo dourado do sol de Ipanema”.
1 note
·
View note
Text
Aliteração:
Repetição de fonemas idênticos ou parecidos no início de várias palavras na mesma frase ou verso, visando obter efeito estilístico na prosa poética e na poesia.
É possível encontrar essa figura de linguagem na música “Minha História” de Chico Buarque no trecho " [...] Esperando, parada, pregada na pedra do porto [...] “ porque a maioria das palavras da frase possuem como inicial a letra “p”.
1 note
·
View note
Text
Catacrese:
metáfora já absorvida no uso comum da língua, de emprego tão corrente que não é mais tomada como tal, e que serve para suprir a falta de uma palavra específica que designe determinada coisa. Ou serve para usar um vocábulo para designar outro como na música "Composição Estranha" da banda MPB-4 no trecho " [...] Usei a cara da lua, as asas do vento, os braços do mar, o pé da montanha, criei uma criatura, um bicho uma coisa, não sei o que lá [...]"
1 note
·
View note
Text
Metáfora
designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança.
Essa figura de linguagem pode ser encontrada na música "Teto de Vidro" da cantora Pitty no trecho
"Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra" pois a autora relaciona o vidro e as pedras com os erros da humanidade. Se todos tem tetos de vidro e todos jogam pedras, todos são quebrados. Ou seja, se todas as pessoas erram, não faz sentido julgar alguém.
1 note
·
View note
Text
Eufemismo:
Abranda uma palavra ou expressão. Isto é, fala de uma maneira mais leve algo polêmico.
Na música "Pais e Filhos" da banda Legião Urbana por exemplo, o eufemismo aparece no trecho "Ela se jogou da janela do quinto andar" como forma alternativa de se referir à um suicídio.
1 note
·
View note
Text
Antítese:
Figura pela qual se opõem numa mesma frase duas palavras ou dois pensamentos.
Essa figura de linguagem está presente na música "Te Ver" da banda Skank no trecho "É como mergulhar no rio e não se molhar" tendo em vista que não tem como mergulhar em um rio sem se molhar.
1 note
·
View note
Text
Pleonasmo:
Ênfase a ideias já expressadas anteriormente.
Essa figura de linguagem está presente na música "O Rei do Rock" de Zeca Baleiro no trecho " Na tela grande do destino
Fui bandoleiro, fui cowboy, vaqueiro errante, beduíno. Soldado dado à dor que dói " [...] Haja vista que ele reforça a ideia de dor dizendo que a dor dói.
1 note
·
View note
Text
Metonímia
Consiste em usar uma palavra fora do seu contexto semântico normal. Isto é, usá-la em sentido figurado.
Essa figura está presente na música "Que País é Esse?" da banda Legião Urbana no trecho [...]"Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado [...]" porque a palavra "sujeira" não está em sentido literal, haja vista que nesse caso se refere à atos corruptos.
4 notes
·
View notes
Text
Hipérbole:
Representa o exagero na fala. Algo que não seria realizado de verdade por ser inalcançável.
Na música "Exagerado" de Cazuza é notável a presença dessa figura de linguagem no trecho:
[...]"Paixão cruel desenfreada, te trago mil rosas roubadas"[...]
4 notes
·
View notes