Text
57 notes
·
View notes
Photo
87 notes
·
View notes
Photo
10K notes
·
View notes
Photo
MICHAEL JACKSON // (04/∞) Leave Me Alone
782 notes
·
View notes
Text
Viva um momento de cada vez. - OSHO
Morra para o passado a cada momento. O passado já foi, está acabado. Não há necessidade nem de rotulá-lo como bom ou ruim. A única coisa que importa é: ele está acabado, já era. E ele nunca mais vai existir... desapareceu para sempre. Assim, por que perder tempo com ele? Nunca pense sobre o passado, pois, se o fizer, estará desperdi- çando o presente, que é a única coisa real que você tem em mãos. E nunca pense sobre o futuro, pois ninguém sabe nada sobre o amanhã, como ele será, onde ele vai dar, onde você estará - é impossível imaginar. Mesmo assim, isso é algo que acontece dia após dia. Você não faz ideia de quanto tempo perdeu ontem apenas planejando o dia de hoje; e, claro, as coisas nem sequer saíram de acordo com as suas ideias, seus planos, isto e aquilo. E agora você fica preo- cupado, se perguntando por que desperdiçou todo esse tempo - e, com isso, está desperdiçando tudo de novo! Permaneça no momento presente, fiel ao momento presente, inteiramente no aqui e no agora, como se não tivesse havido passado e o futuro nunca fosse existir - só assim você poderá es- tar por inteiro, aqui e agora. Esse estado de conexão com o mo- mento presente é que vai, de fato, conectá-lo com a existência, pois a existência não conhece passado nem futuro - ela acontece sempre aqui e agora. A existência só conhece um tempo, e esse tempo A linguagem é que criou três tempos é o presente. verbais e, com eles, 3.000 tensões em sua mente. A vida só conhece um tempo: o presente e no presente não há tensão, ele é completamente relaxante. Quando você está inteiramente aqui, sem nenhum ontem te puxando para trás, e nenhum amanhã te empurrando para a frente, você relaxa. Para mim, estar no momento presente, por inteiro, é meditação pura. E o presente é algo tão maravilhoso, com tanta fragrância, com tanto frescor. O presente não envelhece. Ele nunca vai a lugar algum. Somos nós s que passamos, as pessoas é que vêm e vão - a exis- tência permanece sempre como é. Não é o tempo que passa, so- mos nós que passamos. Mas aí vem a grande falácia: em vez de nos darmos conta dessa realidade, de que somos nós que passamos, criamos uma invenção magnífica, o relógio - "o tempo passa". Pense nisso: se não houvesse nenhum ser humano na Terra, have- ria algum tempo passando? O oceano continuaria vindo até a praia, quebrando suas ondas nas pedras. O sol continuaria nascendo, con- tinuaria se pondo, mas não haveria nenhuma manhã ou anoitecer. O tempo, como tal, não existiria. O tempo é uma invenção da mente, e, como tal, ele só pode existir caso exista algum ontem ou algum amanhã; o momento presente não faz parte do tempo. Quando você simplesmente está aqui, agora, o tempo não existe. Você está respirando, está vivo, está sentindo, está aberto a tudo o que acontece a seu redor.
3 notes
·
View notes
Text
Ame. - OSHO
Não lhe direi "reze", pois não há nenhum Deus para o qual rezar. Ao contrário do que dizem todas as religiões, não acre- dito que a prece irá torná-lo mais religioso; ela só lhe dará uma religiosidade falsa. Assim, a palavra "oração" tem que ser defini- tivamente descartada. Afinal, se não existe nenhum Deus, ficar falando para um céu vazio é algo ridículo. E o perigo é que você ainda comece a ouvir vozes que lhe chegam do céu; ou seja, um sinal claro de que você ultrapassou o limite da sanidade. Nesse caso, o que você precisará é de tratamento psiquiátrico! Assim, antes de isso acontecer antes de Deus lhe responder - por favor, não pergunte nada. A minha palavra para oração é "amor". Esqueça a palavra "oração" e a substitua por "amor". O amor não é algo reservado a um Deus invisível. O amor é para tudo o que é visível: seres humanos, animais, árvores, oceanos, montanhas. Abra as asas do seu amor por toda parte, o m��ximo que puder. E lembre-se: o amor não necessita de nenhum sistema de crenças. As pessoas podem ser ateias, comunistas, materialistas, não importa; todas elas amam. O amor é algo intrínseco à sur natureza; não é algo imposto de fora, como se apenas um cristão ou um hindu fossem capazes de amar -o amor é o seu poten- cial humano. E preciso que você confie mais no seu potencial humano do que nesses falsos condicionamentos cristãos, judeus hindus. Nenhum desses condicionamentos é parte da sua naru reza, mas o amor, sim; o amor é uma parte intrinseca do seu set. Ame sem inibições, sem nenhum tabu.
0 notes
Text
TOME CUIDADO COM O CONHECIMENTO. - OSHO
Erudição é algo muito fácil de conseguir. Os textos sagrados estão aí, as bibliotecas estão aí, as universidades estão aí; é muito fácil tornar-se uma pessoa erudita. Facil tornar-se uma pessoa erudita. Acontece que, ao acumular conhecimento, você acaba se colocando numa situação bastante delicada, pois o ego logo vai acreditar que se trata do seu co- nhecimento - aliás, não apenas de conhecimento, mas que se trata de sua sabedoria. O ego vai querer transformar aquilo que é mero conhecimento em sabedoria. E logo você começará a acreditar que já sabe. Mas você não sabe nada. Você sabe apenas aquilo que leu nos livros. E é bem provável que esses livros tenham sido escritos por pessoas iguaizinhas a você. Na verdade, 99 por cento dos livros são escritos por pessoas cujo conhecimento provém unicamente dos livros, e não da experiência. Resultado: se você ler dez livros, sua mente ficará tão cheia de bobagens que será preciso que você escreva um novo livro só para conseguir se livrar delas. Afinal, o que você faria com isso? Você tem que encontrar alguma forma de se desfazer de toda essa tralha. Fui professor em duas universidades, e pude observar centenas de outros professores universitários. É o tipo de gente mais esnobe que existe no mundo. O professor enxerga a si mesmo como se fosse parte de uma espécie diferenciada, pois ele sabe. E o ele o que sabe? Apenas palavras; e palavras não são experiência. Você pode repetir a palavra "amor" um milhão de vezes, amor, amor, amor... e, mesmo assim, não vai experienciar o que é o amor. Você tam- bém pode ler inúmeros livros sobre o amor; há milhares de livros assim: romances, poesias, contos, tratados, teses. E qual será o re- sultado? Você chegará a conhecer tantas coisas sobre o amor que, talvez, se esqueça inteiramente de que você mesmo nunca amou, de que, na realidade, não sabe nada em matéria de amor. Assim, o meu terceiro pedido é este: tome muito cuidado com o conhecimento. Esteja muito atento para que, sempre que quiser, Você possa colocar o seu conhecimento de lado, de modo que ele não bloqueie a sua visão, que não se interponha entre você e a rea lidade. É preciso que você esteja completamente nu ao lidar com a realidade. Quando há tantos livros se interpondo entre você e a realidade, aquilo que você vê nunca será, de fato, o real já estará tão distorcido pelos livros que, no momento em que chegar até você, talvez já não tenha a menor conexão com a realidade em si.
0 notes
Text
Nunca imite - OSHO
Toda forma de imitação é algo morto, apagado, falso, plastificado Você pode até fingir, mas quem você acha que está enganando? Exceto a si mesmo, não engana ninguém. E qual é o sentido de toda essa enganação? O que você acha que vai ganhar com isso? Ainda hoje, há milhares de pessoas que vivem de acordo com os preceitos de Buda. É bem possível que esses preceitos tenham sido bons para Buda, que ele tenha feito um bom uso deles; não tenho nada contra o Buda Gautama. Mas ele não estava imitando ninguém! E é isso que você não vê. Você acha que Cristo imitava alguém? Se você tiver só um pouquinho de inte- ligência, o mínimo que seja, já basta para entender esse fato tão simples; não precisa ser nenhum gênio. Quem Cristo imitou? Quem Buda imitou? Quem Lao-Tsé imitou? Ninguém! E é por isso que eles floresceram. Mas você está só imitando. A primeira coisa que você deve saber é que uma das bases de uma vida religiosa é justamente não imitar. Não seja um cristão, não seja um muçulmano, não seja um hindu - só assim você vai descobrir quem você é. O problema é que, muito antes de descobrir a si mesmo, você acaba se cobrindo com todo tipo de rótulos e, ao ler esses rótulos, pensa que é isso o que você é - um muçulmano, um cristão, um judeu. Mas isso são apenas rótulos, etiquetas coladas por você mesmo, por seus pais ou por todas as pessoas bem-intencionadas que o cercam. Preste atenção, todos elas são suas inimigas. Quem quer que tente desviá-lo de seu pro- prio ser é seu inimigo. Esta é a minha definição de inimigo. Por outro lado, quem quer que o ajude a ser quem você é - com fir meza, custe o que custar, sejam quais forem as consequências- ele é seu amigo.
0 notes
Text
Nunca imite. - OSHO
E cada indivíduo é tão original e único que, se tentar ser como Cristo, na verdade estará cometendo suicídio. Se tentar ser como Buda, estará cometendo suicídio. Assim, o segundo pedido é: não imite. Se você realmente quer saber quem você é, por favor, evite imitações; pois imitar é apenas uma forma de evitar conhecer a si mesmo. Você não pode mudar as leis do universo. Você pode apenas ser quem você é, e nada mais. E é maravilhoso ser quem se é. Tudo aquilo que é original irradia beleza, frescor, perfume, vitalidade.
0 notes
Photo
35K notes
·
View notes
Text
Nunca imite. - OSHO
Um cristão é alguém que tenta ser como Cristo; um muçulmano é alguém que tenta ser como Maomé; e por aí vai. Acontece que, infelizmente, isso não é possível; nada disso faz parte da natureza do universo. O universo só cria seres únicos. A existência não tem a menor ideia de como fazer réplicas, cópias de papel-carbono ou de xerox - ela só sabe fazer seres originais.
0 notes
Text
Nunca imite. - OSHO
A mente adora imitar, pois imitar é muito fácil. Agora, ser alguém é muito mais difícil. Tornar-se alguém é facílimo basta ser um hipócrita, o que nem é muito complicado. Lá dentro você permanece o mesmo, mas na superfície você se- gue se maquiando de acordo com determinada imagem. Por exemplo, o cristão está sempre tentando ser como Cristo - é isso o que a palavra "cristão" significa; ele adoraria ser como Cristo, e caminha nessa direção; mesmo que ainda esteja mui- to distante, vai seguindo devagar.
0 notes
Text
Não deixe sua dúvida morrer. - Osho
E qual tem sido a força mais fundamental da ciência? A dúvida. Duvide, e siga duvidando até atingir um ponto em que já não possa mais duvidar. Só quando você compreende algo por conta própria é que pode deixar de duvidar. Aí, então, não é mais uma questão de dúvida, pois não há do que duvidar.
0 notes
Text
130 notes
·
View notes
Text
Não deixe sua dúvida morrer. - Osho
"Seja o que for que a ciência tenha realizado nos últimos tre- zentos anos, foi graças à dúvida. Já a religião, se não conseguiu realizar nada em mais de 10.000 anos, foi por causa da fé. Qualquer pessoa que tenha olhos pode ver os avanços incríveis obtidos pela ciência nos últimos trezentos anos, e isso apesar de todos os obstáculos criados pelos religiosos".
0 notes
Text
Não deixe a dúvida morrer. - Osho
"Se você crê, nunca será capaz de chegar ao conhecimen- to por si mesmo. A crença é um veneno; ela é o veneno mais perigoso que existe, pois ela mata a sua dúvida. Ela mata a sua curiosidade; ela rouba a sua ferramenta mais valiosa".
0 notes
Text
Não deixe sua dúvida morrer. - Osho
Ela é a coisa mais valiosa que você tem, pois é justamente a dúvida que, um dia, irá ajudá-lo a descobrir a verdade. Todas essas pessoas de que falamos antes dizem: “Creia!” O primeiro objetivo delas é destruir a sua dúvida. Comece com fé, pois, se não tiver fé, a cada passo você irá questionar alguma coisa. Por isso, este é o meu primeiro pedido a você: duvide até cubra por si mesmo. Só creia quando tiver descoberto que des- por conta própria.
0 notes