Viva a vida para ADORAR e SERVIR a Deus. https://marcoswillian.com
Don't wanna be here? Send us removal request.
Text
Niveis de Oração: Os 3 Niveis de Oração e Suas Aplicações
Orar é basicamente comunicar-se com Deus. A oração alinha sua vida e de outros com os planos de Deus. Eu tenho me preocupado de falar com as pessoas sobre a oração, pois entendo que isso também faz parte do evangelismo, pois estamos ensinando a pessoa a se relacionar com Deus. Entender como orar de forma eficaz mudou a velocidade com que as minhas orações eram respondidas e quero compartilhar com você nesse post sobre os 3 Niveis de Oração.
Esse post anda lado a lado com o post 3 Tipos de Oração, que recomendo você ler logo após ler esse post, pois são assuntos que se correlacionam.
Existem 3 Niveis de Oração, que é a forma de definir qual é o objetivo e foco da nossa oração. Isso é muito importante, pois a Bíblia cita inúmeros exemplos de orações que foram usadas na hora certa e foram instrumentos para destravar situações.
Existem regras na Palavra de Deus para os diferentes tipos e Niveis de Oração. Inclusive apóstolo Tiago disse que nós pedimos e não recebemos, pois nós pedimos mal (Tiago 4:3). Todo tipo de comunicação com Deus, é chamado oração, por isso é muito importante entender mais sobre isso.
Descubra agora os 3 Niveis de Oração.
3 Niveis de Oração
De forma simples e objetiva, nós podemos definir os níveis de oração em Deus, nós e outros. Consequentemente dentro de cada nível de oração existem 3 tipos de oração. No artigo sobre os 3 Tipos de Oração eu explico melhor, porém além dos 3 niveis de oração, os 3 tipos de oração são: Oração Coletiva, Oração de Concordância e Oração Privada.
Fascinante, não é?
Por isso, irei explicar melhor cada um dos 3 niveis de oração a partir de agora.
1 – Deus como centro da oração
É a oração que é direcionada a Deus, tendo Deus como foco, falando a Ele sobre quem Ele é, o que Ele faz e o que Ele está fazendo. Esse nível de oração não tem outro objetivo além de expressar ações de graça, louvor e adoração.
Lembrando que:
Ação de Graça nada mais é do que expressar a nossa gratidão a Deus.
Louvor é expressar em palavras a gratidão pelo o que Deus fez por nós e em nós.
Adoração é o reconhecimento de quem Deus é. Engrandecendo as qualidades do Pai.
2 – Nós mesmos como o centro da oração
Esse nível de oração é onde nós levamos a Deus as nossas necessidades pessoais. Por mais que estamos falando com Deus o objetivo dessa oração é chamar a atenção de Deus acerca de nossa causa.
Dentro desse nível de oração existem 3 tipos diferentes de oração. Os tipos são: petição, consagração e entrega.
Petição: assim como fazemos em um tribunal no mundo físico, a petição é levar e apresentar diante de Deus o quadro da vida que estamos vivendo e assim clamar à Ele por uma intervenção.
Consagração ou Dedicação: é a ação de submissão à Deus. Submissão consiste em dar liberdade para Deus fazer o que Ele quiser. Geralmente fazemos esse tipo de oração quando não sabemos qual é a vontade de Deus.
Entrega: É a ação de transferir para Deus o cuidado e a resolução de um problema a Deus. Esse tipo é parecido com a consagração, porém esse tipo de oração está relacionada com algum tipo de desconforto ou incomodo que possuímos e a partir dessa oração de entrega, deixamos de nos preocupar com esse problema.
3 – Os outros como centro da oração.
De forma objetiva significa intercessão. Esse último dentre os 3 niveis de oração é quando nos apresentamos como intercessores, levando diante de Deus a necessidade de outras pessoas.
Basicamente é orar pelos outros.
Conclusão
Em cada um desses 3 Niveis de Oração, podemos aplicar os 3 tipos oração, ou seja, individual, concordância ou coletiva.
Te desafio, independente de quanto tempo você já se relaciona com Deus, a se empenhar e se esforçar a aprender a orar.
Alguns livros que eu tenho certeza que irão te ajudar a desenvolver ainda mais a qualidade da sua vida de oração são os livros:
O poder da Intercessão – Valnice Milhomens
Tenho certeza que no momento que você aprender a orar com naturalidade coisas grandiosas começarão a surgir em sua vida.
E lembre-se Viva sua vida para Adorar e Servir a Deus. Abraços, Will.
Publicado Primeiro em: https://marcoswillian.com
Minhas Redes Sociais:
https://www.youtube.com/c/oMarcosWillian
https://www.youtube.com/oMarcosWillian
https://www.instagram.com/omarcoswillian/
https://www.facebook.com/oMarcosWillian
https://twitter.com/oMarcosWillian
O post Niveis de Oração: Os 3 Niveis de Oração e Suas Aplicações apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/3-niveis-de-oracao/
0 notes
Text
Avivamento da Rua Azusa
O Avivamento da Rua Azusa foi um autêntico derramamento do Espírito Santo sobre a cidade de Los Angeles, em 1906, nos Estados Unidos.
Esse avivamento foi inegavelmente uma ação transformadora do Espírito que dominou todas as raças e pessoas daquele lugar.
Esse avivamento que ocorreu há mais de 100 anos, ainda soa aos nossos corações por um despertar de um coração incendiado por Jesus.
Esse avivamento possui tão grande significado que inclusive, recentemente se tornou uma linda peça de teatro aqui no Brasil, chamado “Rua Azusa –O Musical”.
Esse avivamento rompeu todas as barreiras sociais e raciais, aproximando negros e brancos, em uma sociedade que sofria as marcas do racismo.
O cenário por trás do Avivamento da Rua Azusa
Se coloque no seguinte contexto histórico: uma época de luta racial de um povo clamando por liberdade e igualdade. Pessoas que carregavam as marcas do racismo, escolheram viver um relacionamento intimo com Deus.
Liderados por um homem negro e com um coração queimando de amor por Jesus, esse grupo decide ter um encontro real com o Amor e Fogo de Deus.
Esse é o cenário que ilustra a história do Avivamento da Rua Azusa.
O Avivamento da Rua Azusa influenciou milhares de pessoas e igrejas ao redor do mundo. Consequentemente esse fato é considerado um dos maiores avivamentos da história da humanidade.
Assim como todo avivamento, ele não começou com muita oração e corações sedentos por mais do fogo de Deus.
Um professor, um ideal e um aluno.
Tudo começou através do ministério de Charles Fox Parham, em 1898. Charles Fox Parham foi um pregador americano que abriu uma escola bíblica, na cidade de Topeka, nos Estados Unidos.
Devido à sua obediência ao chamado de Deus, inúmeros jovens foram impactados pelo seu ensino. Um desses jovens foi o fundador da Missão Azusa. Esse aluno foi o pastor William Seymour.
De fato, um jovem negro, pobre, cego do olho esquerdo, devido ter contraído varíola quando mais novo e ainda por cima, vindo de uma família de ex-escravos, nascido em 19870.
Esse garoto, William Seymour era apaixonado pelos ensinamentos bíblicos de Charles Fox Parham. Todavia naquela época nos EUA, por questões de leis racistas, negros não podiam estudar na mesma sala que brancos. Por isso ele sempre ficava do lado de fora da sala, acompanhando atentamente aquele pregador e professor.
Acima de tudo Seymour foi totalmente marcado e impactado pela influência de seu professor. O jovem cresceu com fome e sede pela Palavra de Deus e se tornou pastor de uma igreja chamada Holiness, na cidade de Los Angeles.
É impossível falar sobre o Avivamento da Rua Azusa sem falar sobre William Seymour.
Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus
Entretanto tudo era muito difícil para um rapaz com as características de Seymour. Em um determinado momento de sua vida adulta, ele ficou desempregado. Porém esse desemprego serviu como impulsionador de sua rotina de oração e busca a Deus. Ele conseguiu investir mais horas em seu objetivo de buscar a Deus.
Às vezes nos queixamos de tantas coisas e investimos tão pouco tempo em oração… Seymour antes do desemprego já tinha o hábito de orar em média 5 horas por dia. Após a saída do emprego, ele aumentou seu tempo de oração para 7 horas diárias.
Sobretudo através dessas 7 horas, ele tinha um grande objetivo: receber a plenitude do Espírito Santo na sua vida.
O seu mais profundo pedido a Deus era receber aquilo que o seu professor da infância havia ensinado.
Seymour queria “o verdadeiro Espírito Santo e fogo, com línguas e o amor, e o poder de Deus, como os apóstolos tiveram.”.
Paralelamente a esses acontecimentos, William Seymour, abriu uma reunião de oração e seu grupo se encontrava na casa da família Asberry na Rua Bonnie Brae, 216.
O grupo levantou uma oferta para trazer Lucy Farrow, que havia recebido o batismo no Espirito Santo, na cidade de Houston.
Dia 09 de abril de 1906
Assim no dia 09 de abril de 1906, ao se unir ao grupo de oração, Lucy Farrow orou por um dos irmãos que frequentavam a reunião, Eduard Lee.
Analogamente nessa oração, Eduard Lee caiu no chão e começou a falar em línguas estranhas. Naquela noite a maioria das pessoas que estavam naquela reunião, de forma sobrenatural, começaram a falar em línguas.
Uma pessoa que foi tomada pelo Espírito Santo foi a jovem Jeannie Moore, que tempos depois se tornaria a esposa do pastor William Seymour.
Inesperadamente quando ela foi tocada por Deus começou a falar em línguas e se sentou ao piano e começou a cantar louvores e tocar incrivelmente, apesar de nunca ter aprendido a tocar em sua vida. Uaaau!
A partir daquela noite de 09 de abril de 1906, a casa da família Asberry na Rua Bonnie Brae, 216. Ficou pequena em comparação com a quantidade de pessoas que começaram a ir até lá para buscar o Batismo no Espírito Santo.
Surpreendentemente William Seymour até aquela data, mesmo orando 7 horas por dia e totalmente comprometido em ter uma verdadeira experiência com Deus, ainda não tinha sido batizado no Espírito… Mas isso, claro, foi por pouquíssimo tempo.
Semelhantemente logo ele também foi batizado!
Todavia confesso que ao receber de Deus aquilo que nos motivava a orar, geralmente interrompemos ou diminuímos a intensidade naquilo que abriu portas em nossas vidas.
Mas com Seymour não foi assim. A sua fome e sede por fluir no sobrenatural aumentou ainda mais e provocou o grande Avivamento da Rua Azusa!
Ao ponto de fazer os alicerces cederem…
Porém eu ainda não contei para você como a pequena reunião que começou na Rua Bonnie Brae, foi deslocada para a Rua Azusa. Não é mesmo?
Sob o mesmo ponto de vista um documento histórico vai te explicar o que houve. É um testemunho sobre as reuniões na casa da família Asberry:
“eles gritaram durante três dias e três noites. Era páscoa. Pessoas vieram de todos os lugares. No dia seguinte foi impossível chegar perto da casa. Quando as pessoas entravam, elas caiam de baixo do poder de Deus e a cidade inteira foi tocada. Eles gritaram lá, até as fundações da casa cederem, mas ninguém foi ferido. Durante esses três dias, haviam muitas pessoas que receberam o batismo. Os doentes foram curados e os pecadores foram salvos assim que eles entravam na casa.”
Cconforme a casa da família Asberry ficou pequena demais para todo o mover que estava acontecendo, William Seymour e o seu grupo de oração procuram algum lugar maior para continuarem suas reuniões de oração.
Sendo assim eles procuraram e encontraram um lugar bem humilde, porém perfeito para a suas necessidades.
Um estábulo!
Um prédio na Rua Azusa, nº 312. Esse prédio tinha sido no passado uma igreja Metodista Episcopal, mas que sofreu um incêndio e ficou inutilizada, sendo usada como estábulo e depósito.
Antes de tudo eles limparam o lugar, jogaram fora todo entulho e escombros que ainda restavam ali e de uma forma super-humilde montaram a estrutura do novo lugar de oração.
De certo a vontade de adorar e servir a Deus era tão grande que eles fizeram um púlpito com duas caixas de madeira e bancos de tábuas, o primeiro culto na Rua Azusa, nº 312 foi realizado no dia 14 de abril de 1906. Ou seja, apenas cinco dias após o batismo no Espírito Santo na Rua Bonnie Brae.
Movimento Transformador
Inegavelmente esse movimento foi transformador e não parou tão cedo. Pelo contrário, ele atraiu milhares de pessoas da cidade de Los Angeles e cidades vizinhas, gerando o tão grande e importante Avivamento da Rua Azusa.
Esse avivamento foi tão transformador que produz frutos até hoje e eu já te conto quais são.
Inesperadamente muitos cristãos naquela cidade e cidade vizinhas já esperavam por um avivamento e por isso, se unirão à Missão da Rua Azusa.
Amor e Fogo, Curas e Milagres
Eventualmente participaram das reuniões de Azusa Frank Bartleman e outros que estavam clamando a Deus para fazer o mesmo que estava sendo feito naquela época, o chamado Avivamento no País de Gales. Eu conto nesse artigo.
O jornal da época, “The Apostolic Faith”, relatava que os cultos começavam por volta das 10h da manhã e duravam até às 22h, às vezes se prolongando até às 3h horas da madrugada.
As pessoas lotavam os cultos três vezes ao dia e as reuniões eram tomadas por curas e milagres criativos de Deus. Membros físicos, em pessoas deficientes, eram criados do nada.
Pessoas recebiam de Deus o chamado missionário e iam para outros lugares e nações pregar o evangelho. Consequentemente pessoas eram batizadas no Espírito Santo e caiam debaixo da unção de Deus apenas por andar no quarteirão próximo ao prédio da Rua Azusa, nº 312.
Você consegue imaginar tudo isso acontecendo?! Definitivamente é impossível não se emocionar…
O Avivamento da Rua Azusa durou três anos, porém como eu disse anteriormente, seus frutos são evidentes até hoje. Preste atenção nos fatos a seguir:
Pessoas impactadas e gerações tocadas
A cima de tudo, o Avivamento da Rua Azusa foi responsável pelo início do movimento Cristão Pentecostal. Hoje o maior segmento da igreja evangélica no mundo.
Através do Avivamento da Rua Azusa as seguintes pessoas que frequentaram as reuniões da Rua Azusa produziram os seguintes feitos:
William H. Durham foi batizado no Espírito Santo em uma das reuniões da Rua Azusa, onde ele, após isso, formou missionários em sua igreja local, em Chicago.
Dois de seus evangelistas que foram enviados em missão foi E. N. Bell que se tornou o fundador da igreja Assembleia de Deus, nos Estados Unidos e também Daniel Berg, fundador da igreja Assembleia de Deus, aqui no Brasil.
Você consegue ter dimensão da importância do Avivamento da Rua Azusa? Ao conhecer esse grande acontecimento, você entender melhor a cultura das igrejas Assembleia de Deus.
Consequentemente é impossível não reconhecer a importância da igreja Assembleia para a evangelização do Brasil e o trabalho de resgates de milhões de vidas em nosso país.
Todo Avivamento gera movimento
Algo eu escrevi no texto “O que é Avivamento”: todo avivamento gera movimento e reforma social. Por isso, um coração que foi transformado através do arrependimento e encontro com Cristo, muda o ambiente que vive.
O movimento da Rua Azusa sofreu algumas perseguições, principalmente pela mídia da época. Um exemplo, o Jornal Los Angeles Times. Mas me conta se em algum momento da história, alguma perseguição conseguiu calar a voz de uma igreja disposta a viver para Cristo?
William Seymour veio a falecer em uma quinta-feira, no dia 28 de Setembro de 1922.
Existem inúmeras lições que você pode extrair do Avivamento da Rua Azusa.
Algumas dessas lições que mais tem gritado ao meu coração atualmente são:
Um coração que queima por Jesus, pode incendiar uma geração.
Nenhum limite físico, social, educacional ou econômico podem nos impedir de buscar mais do Espírito Santo.
A vergonha de reconhecer que muitas vezes negligencio entregar ao menos uma hora do meu dia para buscar a Deus.
E que Deus não busca pessoas e nem condições perfeitas, mas sim, corações disponíveis para ADORAR e SERVIR a Deus.
Que esse relato histórico venha despertar o seu coração para buscar com mais intensidade o Amor e Fogo de Deus.
Viva a vida para ADORAR e SERVIR a Deus. Abraços, Will.
Publicado Primeiro em: https://marcoswillian.com
Minhas Redes Sociais:
https://www.youtube.com/c/oMarcosWillian
https://www.youtube.com/oMarcosWillian
https://www.instagram.com/omarcoswillian/
https://www.facebook.com/oMarcosWillian
https://twitter.com/oMarcosWillian
O post Avivamento da Rua Azusa apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/avivamento-da-rua-azusa/
0 notes
Text
5 Ministérios
Quais são os 5 ministerios? Se você chegou até aqui é porque você quer entender a definição e a importância de conhecer os 5 ministerios de efésios.
O que é ministério
Com origem no latim “ministeriu” e em grego por “diakonia”. O termo ministério significa cargo, incumbência, comissão, serviço.
Os 5 ministérios também são chamados popularmente de dons ministeriais.
Esse tema esta ligado diretamente à 3 temas: identidade, chamado, dons e ministério. Caso você queira aprender mais sobre esses temas, ao final desse artigo eu deixo o novamente o link para você.
Falando sobre os 5 ministerios da bíblia
A definição principal sobre os 5 ministérios surge de Efésios 4:11-13, onde está definido que Deus escolheu alguns para apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e também doutores. Tudo isso com o propósito de edificar o corpo de Cristo.
Deus distribuiu dons para que juntos possamos fazer a obra.
Cada pessoa possui um dom, voltado para um ministério mais especifico e assim juntos conseguimos executar a obra completa.
Existem vários tipos de dons, mas o Senhor é o mesmo. Você pode entender melhor lendo 1 Coríntios 12: 4-12.
Uma igreja saudável precisa fluir dentro dos cinco ministérios. Quando uma igreja se excede em um desses 5 ministérios, há um crescimento anormal e deficiente.
Você e eu já temos em nós a manifestação de pelo menos um ou dois traços dos 5 ministerios, por mais diferente que isso possa soar para você.
Vou te ensinar de uma forma que você jamais vai esquecer sobre os 5 ministerios, inclusive a partir da visão da palma da sua mão.
Acompanha comigo e ao final eu explico como os 5 ministerios se relacionam com sua mão.
Quais são os 5 ministerios da Bíblia
Apóstolos
Dedo polegar
Origem da palavra “apóstolo” vem do grego apostolos, que significa “mensageiro” ou “enviado”.
Os apóstolos têm por principal característica implantar e fundamentar igrejas.
E essa é uma tarefa árdua e difícil.
Lembra muito aquele missionário que chega até uma região, abre uma igreja e levanta pessoas para ajudar e apoiar naquela nova implantada igreja.
O apóstolo é visionário.
Aquele que tem o chamado apostólico está sempre na estrada, viajando, abrindo igrejas e trazendo o fundamento da palavra para uma comunidade.
Geralmente os apóstolos possuem a mesma pregação de ensino e edificação.
Sem o trabalho apostólico é quase impossível se construir uma igreja.
Após implantar a igreja ele designa pessoas para cuidar dessa igreja, em geral pastores.
Os apóstolos:
Enviam
Estabelecem
Pensam a frente
Podemos associar a igreja como a construção de uma casa com pedras, onde Jesus é a pedra angular (Efésios 2:20).
Se fizermos uma alusão à uma construção, quem tem a liderança apostólica, é quem tem a planta da casa a ser construída. Ele sabe exatamente como posicionar cada pedra e tem a visão de como ficará o projeto final.
Os primeiros apóstolos fundamentaram a igreja primitiva e beberam diretamente da fonte de Cristo, mas o ministério apostólico não finalizou.
Profetas
Dedo indicador
O ato de profetizar é diferente de ministério profético.
O profeta é porta-voz de Deus. É aquele que recebe uma mensagem da parte de Deus e leva a um grupo específico de pessoas.
De acordo com a palavra de Deus o profeta alerta se nós estamos no caminho certo ou não.
Onde há pessoas, há problemas. Ele traz repreensão e correção quando necessário.
Todo aquele que flui no ministério profético vai defender com unhas e dentes as verdade do evangelho.
Ele toca na ferida e aplica a palavra, todas as vezes que se faz necessário.
Profeta sente o que Deus sente e ele não se importa de tirar uma pessoa da zona de conforto.
Em geral, não são as pessoas mais amadas da igreja, pois são as pessoas que expõe o pecado e trazem à luz aquilo que precisa ser corrigido.
Infelizmente por negligência de algumas igrejas, perdemos o aspecto real do dom de profecias. Em alguns momentos o dom de profecia foi banalizado. Profetizar é falar de maneira antecipada.
Sem profecia o povo se corrompe. (Provérbios 29:18)
Os profetas:
Dão destino para o líder, os liderados e ministério.
Entra em lugares espirituais específicos
Origem da palavra profeta em latim propheta, “interprete” ou “porta-voz dos deuses”, “inspirado pregador ou professor”. Pro vem de “à frente, mais adiante” ou “para, em nome de”, e a raiz phanai – “falar”. Ou seja, uma pessoa que falava “o que vai acontecer mais adiante” ou “em nome de alguém”.
Em Hebraico, a palavra נָבִיא (nabí), porta-voz, e costumeiramente traduzimos como profeta.
Por que gosto de trazer o significado original das palavras? Pois assim conseguimos encontrar a raiz de seu propósito.
Se tratarmos a igreja como uma construção o profeta é aquele que faz o controle de qualidade da obra.
Evangelistas
Dedo médio
Evangelista significa “aquele que proclama boas notícias”. A origem desse termo surge da palavra evangelho, que significa “boa nova”.
A principal característica do evangelista é pregar o evangelho fora da igreja.
É aquele que prega em qualquer ambiente.
Gosta de estar no meio daqueles que não conhecem o evangelho.
Apaixonado pela responsabilidade de buscar vidas no mundo e trazê-las para a presença de Deus.
Ele traz as ovelhas para dentro da igreja e é movido por desafios. Os evangelistas geralmente são inovadores nas formas de se pregar a palavra. Muitas vezes usam de vários recursos para se cumprir essa missão.
As pessoas costumam ver os evangelistas são confiáveis.
Ele consegue focar sua ação de evangelismo tanto em pessoas individualmente, como em grupos.
Ás vezes eles são mal compreendidos por causa de sua intensidade. Muitas vezes eles precisam de apoio de mestres e pastores para que suas ações criativas de evangelismo não saiam do eixo bíblico.
Os evangelistas:
Têm fome por almas
São intensos
Tem facilidade de se infiltrar em ambientes e trazer pessoas para o evangelho.
Ainda tratando como uma construção o evangelista é aquele que recolhe as pedras que ainda não fazem parte da construção.
Pastores
Dedo anelar
A nomeação do ministério pastoral teve maior ênfase através dos ensinos de Jesus, onde Ele assemelha o cuidado necessário para com as pessoas similar ao cuido de um rebanho.
Um pastor se empenha a domesticar, alimentar e proteger as ovelhas.
Em geral ele tem prazer de conviver com as mesmas pessoas.
O pastor geralmente não gosta de estar mudando de igrejas.
São conhecidos pela sua paciência e por gostar de pessoas.
Eles se interessam por cada pessoa.
Seu trabalho é conservar e cuidar daqueles que já estão dentro da casa de Deus.
É aquele que fortifica a igreja.
Porém algo que precisamos estar sempre atentos que uma igreja que é extremamente acarinhada pode acabar se tornar frágil e dependente. Por isso fica ainda mais evidente a beleza de se ter dentro de uma congregação a fluidez dos 5 ministerios bíblicos, pois enquanto o profeta faz chorar, o pastor enxuga as lágrimas.
E essas duas funções são extremamente importantes.
Características dos pastores:
Cuidado
Aconselhamento
Carinho
O pastor tem o papel de colocar cada pedra no seu lugar.
Mestres
Dedo mínimo
Os mestres tem uma característica peculiar: eles conseguem ver o que ninguém vê.
Através dos ensinos bíblicos, lapidam as pessoas, ensinando e instruindo de acordo com a palavra.
Mestre é sinônimo de professor, por isso é aquele que vai se dedicar a aprender e ensinar a palavra.
Ele geralmente não gosta muito de explicar e ficar repetindo as mesmas coisas.
Faz ligações e conexões de ideias e doutrinas de forma impressionante.
Por mais que ele possa pregar a palavra para a congregação, sua pregação é muito mais voltada ao ensino minucioso do que uma pregação mais emocional.
Os mestres são:
Movidos por perguntas
Detalhistas
Minuciosos
Em geral esse ministério é pouco falado e em algumas vezes mal compreendido. Pessoas às vezes confundem como ato de orgulho, mas não é disso que se trata. Um ponto de atenção: uma igreja que é liderada apenas por mestres tem uma intensidade muito grande na letra. Em geral acaba-se deixando sufocar o fluir do Espírito Santo em alguns momentos.
Os mestres lapidam as pedras da construção.
Você e os 5 ministerios. Qual é o seu?
Em primeiro nível, geralmente apresentamos com mais intensidade um ou dois dos cinco ministérios. Você identifica isso quando um desses ministérios se destaca mais em sua vida.
Em segundo nível o dom que você possui se torna um referencial tão grande em sua vida que você se torna reconhecido por isso e começa a ter a habilidade de instruir e formar outras pessoas para esse ministério que você flui.
Nem todos nós iremos ser formadores de outras pessoas, mas todos nós podemos fluir nos 5 ministérios com mais ênfase em um ou dois.
Todos os discípulos de Jesus, ou seja, toda a pessoa que serve a Deus pode e deve fluir nesses 5 ministérios. O evangelismo inclusive é um caminho para todos.
Cristo é o maior exemplo e o único que fluiu perfeitamente nos 5 ministerios sem excesso em nenhum deles.
Paulo de Tarso fluiu como apóstolo, profeta, evangelista e mestre. E ele também exercia o ministério pastoral na vida de Barnabé.
Nós expressamos esses dons em cada ação e arte que produzimos.
Se você olhar para dentro de você, você irá perceber que você já possui uma dessas características dadas por Deus.
Os 5 ministerios na mão
Como eu disse lá no início desse artigo ao final você seria capaz de associar e relacionar as definição de quais são os 5 ministerios da igreja, de forma à identificar através da sua mão.
Preste a atenção como é simples:
O polegar – Apóstolo
Tem a capacidade de tocar todos os outros dedos (ministérios). Ele é uma extensão dos 5 ministerios. Quando você fecha a mão ele fica por cima, pois representa cobertura.
Ele cobre a igreja como um pai, dando intensidade à cobertura da paternidade.
O dedo indicador – Profeta
A ponta um caminho. É isso que a profecia faz.
Todo profeta diagnostica o problema e passa a receita médica. Uma profecia precisa indicar a doença e também a cura.
O dedo médio – Evangelista
Tem a extensão maior, mais longa. Definido pelo dedo médio, pois ele é capaz de chegar a lugares distantes que os outros dedos não chegam.
O dedo anelar – Pastor
É o dedo da aliança e do compromisso. Todo bom pastor é um bom pai e um bom marido. Algo engraçado é que se você fechar a mão e tentar levantar o seu dedo anelar ele é o único dedo que você terá dificuldade de levantar com a mão fechada.
Todos os outros dedos você consegue levantar com mais facilidade e habilidade quando a mão está fechada. O dedo anelar só possui perfeita flexibilidade quando a mão está totalmente aberta.
E isso só acontece, pois o ministério pastoral para funcionar com perfeição necessita que todos os outros dedos estejam funcionando perfeitamente.
Ele precisa que todos os outros dedos estejam de pé para que ele tenha flexibilidade maior.
O dedo mínimo – Mestre
Ele fica com o menor dedo, não por ser inferior a algum outro, mas porque ele consegue penetrar aonde nenhum outro consegue.
Pense quando você precisa pegar algum pequeno objeto que caiu em algum buraco pequeno, qual dedo que usamos?
O dedo mínimo é o dedo com capacidade de trabalhar de forma mais minuciosa.
Essas são explicações claras e objetivas sobre os 5 ministérios da igreja.
Mas antes de finalizar preciso te mostrar mais uma característica:
Quando você fecha a mão, você observa que o dedo polegar (apóstolo) é a cobertura e o dedo mínimo (mestre) é a base.
Um ótimo livro que pode te ensinar ainda mais profundamente sobre os 5 ministerios é o livro
A Forte Mão de Deus, de Jens Kaldeway.
Clique em algum dos termos a seguir para saber mais sobre:
Identidade Chamado Ministério
Viva a vida para ADORAR e SERVIR a Deus. Abraços, Will
Publicado Primeiro em: https://marcoswillian.com
Minhas Redes Sociais:
https://www.youtube.com/c/oMarcosWillian
https://www.youtube.com/oMarcosWillian
https://www.instagram.com/omarcoswillian/
https://www.facebook.com/oMarcosWillian
https://twitter.com/oMarcosWillian
O post 5 Ministérios apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/os-5-ministerios/
0 notes
Text
PESSOAS FALANDO DA SUA VIDA | YouTube Marcos Willian
Você já pensou que você tem dado autorização para que existam pessoas falando da sua vida? A Bíblia te alerta para isso.
Descubra o LIVRO que Vai TRANSFORMAR o seu RELACIONAMENTO com DEUS // CLIQUE no Link ABAIXO
PERMANEÇA FIRME: https://marcoswillian.com/permaneca-f…
Inscreva-se no meu canal: https://bit.ly/marcoswillian-inscricao-youtube
#ADORAReSERVIR #MarcosWillian #Devocional
Eu sou o Marcos Willian, mas me chame de Will. Sou um jovem que teve a vida impactada por Jesus e hoje vive para #ADORAReSERVIR a Deus! Para me seguir mais de perto e em tempo real, me siga nas redes sociais procurando por @oMarcosWillian
Conheça minha história completa em http://marcoswillian.com/minha-historia
Contato:
Marcos Willian | 2020 | @oMarcosWillian
O post PESSOAS FALANDO DA SUA VIDA | YouTube Marcos Willian apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/pessoas-falando-da-sua-vida-youtube-marcos-willian/
0 notes
Text
Avivamento No Pais De Gales
O post Avivamento No Pais De Gales apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/avivamento-no-pais-de-gales/
0 notes
Text
Avivamento Na Inglaterra
O post Avivamento Na Inglaterra apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/avivamento-na-inglaterra/
0 notes
Text
Avivamento Nas Ilhas Fiji
O post Avivamento Nas Ilhas Fiji apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/avivamento-nas-ilhas-fiji/
0 notes
Text
Avivamento No Brasil
O post Avivamento No Brasil apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/avivamento-no-brasil/
0 notes
Text
Avivamento Moraviano
O post Avivamento Moraviano apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/avivamento-moraviano/
0 notes
Text
Avivamento Na Argentina
O post Avivamento Na Argentina apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/avivamento-na-argentina/
0 notes
Text
VOLTA PROS BRAÇOS DO PAI | YouTube Marcos Willian
Volta pros Braços do Pai! Não perca mais tempo… Existe uma vida nova esperando por você. Existe um Deus pronto para te perdoar e te restaurar.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”
2 Crônicas 7:14
Descubra o LIVRO que Vai TRANSFORMAR o seu RELACIONAMENTO com DEUS // CLIQUE no Link ABAIXO
PERMANEÇA FIRME: https://ift.tt/3fbfRHN;
Inscreva-se no meu canal: https://bit.ly/marcoswillian-inscrica…
#ADORAReSERVIR #MarcosWillian #Devocional
Receba Mensagens de Fé no seu WhatsApp http://bit.ly/whatsapp-will-yt ou chame no WhatsApp +5511930152139
Inscreva-se no meu canal: https://bit.ly/marcoswillian-inscrica…
Minhas redes sociais: @oMarcosWillian
Insta – https://ift.tt/2KPyG5k
TikTok – https://ift.tt/2z0ASoc
Face – https://ift.tt/2WcFr6B
Site – https://ift.tt/2YhI0Hf
Eu sou o Marcos Willian, mas me chame de Will. Sou um jovem que teve a vida impactada por Jesus e hoje vive para #ADORAReSERVIR a Deus! Para me seguir mais de perto e em tempo real, me siga nas redes sociais procurando por @oMarcosWillian
Conheça minha história completa em https://ift.tt/35k3d4C
Contato:
Marcos Willian | 2020 | @oMarcosWillian
O post VOLTA PROS BRAÇOS DO PAI | YouTube Marcos Willian apareceu primeiro em Marcos Willian.
source https://marcoswillian.com/volta-pros-bracos-do-pai-youtube-marcos-willian/
1 note
·
View note