acsobreinsonia-blog
ACSI
3 posts
alguma-coisa-sobre-insonia
Don't wanna be here? Send us removal request.
acsobreinsonia-blog · 6 years ago
Text
“Queria ser menos tímida, o que fazer?”, perguntou uma moça no instagram. “Você não precisa ser amada pra que sua mensagem seja dada. Vergonha é orgulho, além de ser filha do egoísmo. Alguém está perdendo de usufruir o bem que você pode causar. Geralmente, pensamos a timidez e dificuldade nos relacionamentos somente pelo ponto de vista da insegurança e baixa autoestima, nunca pelo dever que temos de doar algo nosso. Antes de esperar ser aceito e desejado, minha intenção deve ser doar. O foco não é mais eu, eu e eu, logo, meu egocentrismo perde a força.” Respondeu o psicólogo Ivan Pielke. 
Eu sempre fui muito tímida. Lembro quando era criança e meus familiares sempre xingavam: “fala alto, menina! não to te ouvindo”. Eu sempre falava baixinho, tinha medo de receber atenção sabe-se lá por quê. Durante a infância e adolescência - ou seja, praticamente a vida toda, pq tenho 23 anos - lidei com alguns problemas pouco comuns (na verdade eu sempre pensei que esses problemas são muito comuns, mas quase ninguém fala sobre eles). Digamos que eu amadureci emocionalmente na marra, na força. Se não tivesse o feito, certamente não estaria aqui escrevendo textos na internet. 
Hoje em dia eu lido melhor com a merda toda, aprendi a deixar o lugar de vítima e estou aprendendo a lidar com os traumas que me seguram - um deles, de falar o que eu penso, por isso to aqui escrevendo mesmo que ninguem esteja lendo. “Organizar” os pensamentos em palavras - ou em qualquer forma de arte, na real - é um bom jeito de se sentir melhor, talvez. O que sempre me segurou foi a desgraça da timidez. 
“Alguém está perdendo de usufruir o bem que você pode causar” foi impactante pra mim. Talvez eu seja louca, ou burra ou inocente demais, mas eu vejo solução pra todos os problemas da sociedade. Eu tenho total ciencia de que nada é fácil e rápido, tudo é muito complexo e demorado, mas a minha maior fé é de que tudo pode ser organizado. Ontem de noite tava andando na rua e vi um cachorro atropelado, mas em volta dele, tinha umas 5 pessoas, todas ajudando, ligando pro socorro. Infelizmente, uma pessoa o atropelou e o deixou lá, mas aquelas outras 5 que estavam ajudando ele, me fazem ter convicção de que tudo tem jeito, sabe? Nós, pessoas boas, nós temos que ter voz. 
A sensação de estar enterrado na merda é real. Só ontem de noite naquela caminhada, além do cachorro machucado, eu vi pessoas gritando no trânsito, eu senti o medo constante de ser assaltada a qualquer momento, sentia meu coração bater forte e a mão a tremer toda vez que alguém andava atrás de mim muito perto ou quando passavam as motos. Além disso, vi o preço da gasolina, vi os asfaltos esburacados, vi ruas cheias de trânsito, vi mais animais de rua abandonados, vi pessoas dormindo na rua e pessoas procurando coisas nas lixeiras, vi lixo amontoado na beira da rua. Vi lojas fechadas e muitos (ex)comércios a venda ou para alugar. Vi pessoas bebendo e dirigindo e isso foi só um pouco do que eu vejo que acontece -  imagina o que eu não vejo? A cidade que eu moro nem é assim tão violenta, sei que tem gente por aí que vê muito pior - tiros, assassinatos, sangue. 
Nossa população tá tão negligenciada, seja pelo governo, seja pelas pessoas que decidem colocar outras pessoas no mundo e não estão preparadas para criá-las. 
Mas e se eu souber como resolver os problemas? Não só eu, sozinha, mas todos nós juntos? Eu tenho certeza absoluta que tem muita gente por aí que também vê solução. Todo mundo quer melhorar a sociedade. Todo mundo enxerga os problemas. Todo mundo concorda nos problemas - a gente precisa de educação, de segurança, de saúde e de estabilidade econômica. Eu sei que existem muitos pontos a serem discutidos, mas nós temos as ferramentas e as tecnologias necessárias pra essa comunicação. Nós somos seres evoluídos o suficientes para conseguirmos nos juntas e arrumar os problemas. Eu preciso acreditar que sim. Eu não quero aceitar que a vida é essa mesmo, não quero aceitar que seja “normal” viver numa sociedade cruel e doente - que ser é capaz de machucar outro e o deixar agonizando a morte? o que aconteceu de tão errado na formação da nossa sociedade que criou esses monstros? pq nós somos tão egoístas? pq roubamos, pq matamos, pq cultivamos sentimentos ruins? pq existem pessoas no poder que poderiam mudar a sociedade mas não mudam? o que acontece dentro da cabeça das pessoas que seguram tanto poder nas mãos e usam unicamente a seu favor? pq o governo tem medo de dar educação e de dar uma vida com boas condições pra todo mundo? qual o sentido de viver no meio de tanto caos, tendo o poder de organizar a bagunça toda, e só contribuir pro crescimento do caos? Acho que eu nunca vou conseguir entender o nível de maldade, de egoísmo e de psicopatia dessas pessoas. Porra, a gente tem essa chance incrível de viver nesse mundo incrível e o que que a gente ta fazendo? Pq estamos destruindo tudo? Pq estamos vivendo tristes e sofrendo? Pq algumas pessoas tem dinheiro e poder e vivem uma vida totalmente perfeita enquanto outros literalmente morrem de fome? Pq as pessoas que podem ajudar, não ajudam? 
“Você vai ver que eu 'tava certo mesmo sendo louco Me preocupo, eu não sou cego Aliás, nem um pouco”
Essa parte da música do Froid com a Cynthia sempre me faz pensar nisso tudo. Talvez eu seja meio louca, mas talvez eu esteja meio certa, também. 
1 note · View note
acsobreinsonia-blog · 6 years ago
Text
Quais são as coisas que nos fazem tomar decisões? Da onde vem aquela vontade de fazer X coisa? Como surge o impulso que nos faz agir? Nosso ego pode ser influenciado por tantas coisas...
Quando mais nova eu sempre quis estudar psicologia. Smpre tive essa curiosidade de entender a peculiaridade de cada cabeça e entender as razões por trás das decisões. Sempre achei interessante observar o quanto o meio que a gente vive molda quem nós somos. Depois de alguns anos, aprendi que o meio é importante, mas mais importante que isso é o que decidimos fazer diante da realidade que nos foi apresentada. Nosso poder de escolha, de aprender com o sofrimento, dar significado pros acontecimentos, essa escolha decide quem nós somos. É difícil, mas a gente precisa ser emocionalmente inteligente. Se responsabilidar pelas proprias escolhas é o passo número um pra conseguir aprender e evoluir com as dificuldades. A medida que a gente escolhe apenas o sofrimento, o nosso corpo vai sentir –depressão, ansiedade – mas quando escolhemos crescer e aprender (ou seja, nos responsabilizamos em escolher algo positivo pra nós mesmos) o sofrimento passa a ser conhecimento. Nâo quero minimizar a depressão e a ansiedade, pois são doenças sérias que precisam de atenção e tratamento, porém quando uma pessoa com depressão escolhe tratar sua doença, ela ja está aprendendo com o sofrimento, ela já está tomando responsabilidade pelos seus sentimentos. Eu, pessoalmente, acho que a depressão e a ansiedade nascem da falta de acompanhamento psicologico. Falta aquele olhar que consegue perceber a necessidade de ajuda. Quando um pai observa um filho triste e não faz nada para tentar entender, por exemplo, ele está deixando de ter esse olhar. A tristeza, a raiva, a frustração, quando acumuladas, geram problemas, nascem então a depressão e a ansiedade. Doenças, essas, que poderiam ter sido evitadas se a inteligência emocional fosse um tópico mais discutido.
É fundamental discutir depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos recorrentes na nossa sociedade. Precisamos entender pq essas doenças estão se tornando cada vez mais comuns. Quando a gente para pra conversar, grande parte das pessoas dá sinais de depressão e ansiedade. “Nossa, mas então ta todo mundo mal?” Sim, ta todo mundo mal mesmo. A gente precisa cuidar da nossa saúde mental. Pessoas inteligentes emocionalmente fazem melhores escolhas de vida. Observando o fato de que ta todo mundo mal, é apenas natural que nossas escolhas de vida (e de política) estejam distorcidas mesmo.
Penso isso pq, quando olho para os nossos representantes na politica, (e pra toda essa gente preconceituosa e violenta na sociedade) vejo pessoaas psicologicamente doentes. Intolerância, preconceito é coisa de gente mau resolvida internamente. Isso tudo devido ao fato de que não damos atenção o suficiente pro nosso psicológico.
Nosso ego nos controla, hoje em dia. É por conta desse ego fora de controle que a gente ve tanta desigualdade. É por conta do ego, da vontade de querer sempre mais, que nosso país está no estado que está. Se nossa política não fosse centralizada no ego daqueles que estão no poder, a distribuição e alocação de recursos seria feita de forma honesta. Pq é tão “impossível” pros nossos representantes serem honestos? Anos de abusos levaram o pensamento de que “político é tudo safado mesmo” como se fosse algo normal. Natural que politicos roubem, faz parte de quem eles “são”. Algo de muito errado aconteceu nesse meio tempo, algo nos transformou em seres passivos que são roubados e acham que isso é normal.
Dá muito medo pensar o quão profundo é o controle dos políticos hoje em dia. Marielle tá aí pra provar que qualquer pessoa que desafia-los, será silenciada. Dá medo e dá tristeza se sentir impotente. Sentir que não existe poder de mudança, pq quem controla o poder, não quer mudança. Mas pq??? Pq querer ver sua sociedade quebrar, falir? Será que o ego é assim tão grande e poderoso que está disposto a destruir tudo pra se manter no poder, simplesmente pq quer se sentir no trono, enquanto o resto da populaçao definha? A sociedade nunca vai mudar enquanto os egos não forem reeducados.
0 notes
acsobreinsonia-blog · 6 years ago
Text
Eu nunca sei como começar textos, então...
Sò to cansada de ver tanta coisa errada e me sentir importente diante de tudo isso. Ver tanta pobreza, desigualdade e se for pra desabafar mesmo, ver tanta burrice por ai. Vejo que o maior problema da sociedade tá na falta de educação, principalmente aquela que vem de casa, ensinada pela familia com amor e carinho. É facilmente notável a car}encia de afeto na vida de tantos adultos violentos... talvez seja inocencia minha acreditar que no fundo as pessoas querem seer boas, mas a gente precisa acreditar em algo, né. Acreditar no bem da humanidade nunca me pareceu algo tão louco, levando em consideração que tem gente pór ai que acredita ter nascido de un deus que os fez do barro – literalmente. Sabe, acho que aas religiões do mundo todo são muito bem vindas (eu pessoalmente acho alghumas meio absurdas, mas quem sou eu pra julgar né) acho que, no fundo, qualquer explicação e filosofia de vida que traga paz e clareza é sempre positivo. Concordando ou não, a religião e os ensinamentos que nos são dados desde a infância são as coisas que nos formam como humanos (des)funcionais na sociedade. Por isso acho tão importante discutir, antes de tudo, a forma como as familias se relacionam. É dentro de casa que se formam as nossas primeiras visões de mundo (e aproveito pra destacar aqui a importancia de se ter uma casa, uma familia e suporte emocional – coisas básicas e necessárias que faltam na nossa sociedade, resultando nesse monte de gente violenta e mal resolvida, pq sim, esses pilares são fundamentais na nossa formação como pessoa e só quem não teve uma casa, uma familia e suporte emocional sabe a falta q faz).
Ao colocar uma criança no mundo vc tem que ter 100% de certeza e responsabilidade no que vc ta fazendo. As coisas não são tão simples e gerar um ser humano não deveria ser algo tão banal. As crianças são o futuro da humanidade, elas merecem pais que as queiram e que as saibam criá-las.
Se a gente tentar interpretar a sociedade como uma conta de matemática, onde cada pessoa é uma váriaável, um x na questão, todos os pontos são importantes, cada x e cada variável que compoõe a fração influenciam no resultado. Hoje em dia nosso resultado, nossa realidade, é a violência.
É o desemprego, é a crise econômica, é a desigualdade. O que eu me pergunto todos os dias é como mudar esse resultado.
Sabe, a gente nasce sem pedir e morre sem saber quando e sem aviso prévio. Nao faz o menor sentido existir nesse meio tempo sofrendo. Eu não sou uma pessoa religiosa, mas eu vejo milagres todos os dias. O fato da humanidade existir nesse planeta que nos dá tudo que nós precisamos pra viver – água, comida – a gente só tem que querer viver bem. Quem tem o poder de controlar todas as variáveis da questão são as pessoas no poder, na política. Essas pessoas que decretam leis e decidem por todos o que é “o melhor” mas que na verdade é tão burro que não sabe nem alocar os recursos que o planeta nos dá para que vivemos bem. Eu não consigo enxergar de outro modo além de que a pessoa que tem esse poder e não age, é simplesmente burra. Ignorante no mais puro sentido da palavra. Que tipo de cérebro é egoísta e burro o suficiente pra deter tanto poder e fazer tanta merda? Os políticos tem, literalmente, nas mãos deles, o poder de realocar os recursos para que todo mundo possa ter a mesma chance de ter uma vida boa.
Minha maior e mais forte fé durante a vida toda, foi na educação, na ciência. Lembro de uma professora na sexta série que sempre dizia que o maior ato de rebeldia de um pobre é estudar e eu só vejo sabedoria nessa frase. Quando a gente fala que o governo quer te ver burro e massa de manobra fácil, é real. Pq será que a educação nunca foi o investimento e procupação numero um de governo nenhum? Não quero defender nenhum governo aqui, quero criticar todos. Todos seguraram o poder de mudança na mão mas não foram competentes o suficiente pra mudar algo de fato. Covardes. É por isso que quando a gente aprende o poder de estudar, a gente sempre quer saber mais. E a gente passa a entender como funciona a economia, entende conceitos básicos de estatísticas, vai lendo um pouquinho ali e aqui e quando vê já tem inteligencia o suficiente pra ser melhor do que qualquer deputado/governador ou whatever que ja passou pelo poder, simplesmente pq eles foram burros e egoístas. Tiveram a chance de mudar e se acorvardaram. Eu não consigo entender o tipo de mente que quer deter todo poder do mundo pra si. Que ganancia, que ego descontrolado é esse? Pq essa mania de sempre querer mais e mais e mais e nunca estar contente com o que se tem? Além de educação, falta terapia na sociedade brasileira – eu poderia falar que falta terapia no mundo de modo geral, mas vamos focar nos problemas do nosso país –
A questão é: pq as pessoas que tem o poder de mudança na mão, não o fazem? Eu sei que existem muitas interpretaçoes religiosas por aí e respeito todas elas, mas eu penso que não existe vida após a morte, não existe deus nem diabo, nem céu nem inferno, nem premio pros bonzinhos nem sofrimento pros maus. A vida é uma só e, ou a gente aprende aqui, ou morre e nunca mais aprende nada. Porra, a gente ja nasceu, ja ta sendo obrigado a viver nesse sistema de mundo e de sociedade, pq não fazer isso de modo que traga alegria? Fodase o lucro, para de pensar no dinheiro um pouco. Para de querer 20 carros e 100 casas no teu nome. Para de querer conquistar e dominar o mundo e ser o rei de tudo. Aprecia o que tu tem. A gente só precisa mesmo de uma casa pra viver, de um meio de transporte pra deixar a rotina do dia a dia mais confortavel. Roupas que nos protegem, comida que nos sacia, amor e felicidade que nos preenchem.
Na lista de Problemas do Mundo a ganancia e o ego descontrolado estão no topo da lista. A gente tem essa mania de querer ser e ter sempre mais – mas a gente não ta se dando conta que isso ta destruindo tudo? Destruiindo as relações entre a gente mesmo e destruindo nosso planeta. Porra, eu sou toda a favor de exploração do espaço e dos planetas, mas vamos cuidar da nossa terrra também? A nossa Terra é o nosso divino, nosso milagre, nosso grãozinho de poeira no espaço que abriga tudo que a gente é e tudo que a gente conhece. Nâo importa a guerra “Capitalismo x Socialismo”, “esquerda x direita”, o que importa é que a gente ta acabando com a única coisa que a gente tem de fato – nossa Terra – justamente por causa de ego e ganancia descontrolados. Sinceramente, com toda a tecnologia que a humanidade acumulou durante todos esses anos, com toda a forma de comunicação mundial que a gente tem hoje em dia, será que a gente consegue chegar num consenso? Como eu falei antes, eu não sou ua pessoa religiosa, mas eu preciso ter fé em algo, assim como todo mundo. A fé que me faz acordar todo dia é a de que um dia a gente – falando como humanidade – vai chegar nesse consenso de deixar todo mundo viver bem, sabe? Eu sonho muito com esse mundo onde todo mundo tem o mesmo acesso a educação, que todas as familias sejam planejadas e preparadas para cuidar de suas crianças, que todas essas crianças recebam amor, carinho, atenção, conselhos e ensinamentos de vida. Que todas essas crianças tenham – como eu tive – exemplos a se seguir. Pais batalhadores e trabalhadores que prezam pelo bem estar de seus filhos, e mais tarde, esses filhos vão ser o reflexo da nossa sociedade. A gente precisa estar ciente disso antes de sair colocando gente nesse mundo – ainda mais vivendo do jeito que estamos vivendo. Nossas crianças merecem mais do que isso e eu acredito que tudo tem conserto... Se a política for feita com honestidade –acima de tudo- e baseada na educaçao, a revolução que a gente precisa vai acontecer.
O governo segura uma responsabilidade muito grande nesse processo de organização e gestão da sociedade, mas nem tudo depende do governo. Eu diria que tudo depende da gente como indivíduo na sociedade. Nossas ações que formam a sociedade e a política é um reflexo da população. Me diz que eu to errada, olhando pra nossa populaçao e pro nosso presidente? O problema do Bolsonaro, é que existe um dele dentro de cada um que vive no Brasil hoje em dia. “ah mas eu não votei no bolsonaro”, mas mesmo assim ele ganhou e a gente precisa lidar com números, sabe? A maioria colocou ele no poder e ele –a pessoa, jair bolsonaro – é um reflexo de quem colocou ele lá. E sabe que eu nem julgo as pessoas tanto assim? Partindo da teoria de que a sociedade está mentalmente doente, ele é só mais um resultado. Pessoas violentas se sentem representadas por pessoas violentas e o único modo que eu vejo de combater a violência é com a educação andando de mãos dadas com a Terapia! No fim das contas o presidente ganhou sua fama discursando em cima do armamento como modo de combater a violência e caralho como isso tá errado. Nesses casos eu gosto muito de usar a matemática pra tentar entender: violência + arma (sendo que armas são sempre e unicamente utilizadas para matar) = mais violência. A conta é simples e o resultado não é o que a gente quer. Simples assim. Pra combater a violência, a educação precisa ter mais espaço. Me corrijam se eu estiver errada, mas na minha cabeça a lógica é simples: uma população que tem suas necessidades satisfeitas – tem educação, tem saúde, tem emprego e tem segurança – consequentemente tem níveis baixos de crimes. Acho que pessoas más que cometem crimes por maldades existem e merecem ser severamente punidas (tópico pra discução em outro momento), mas tamvbém acredito que tem muito traficante e ladrãozinho de pão por aí que não faria isso se não se visse sem outra saída. To sendo muito inocente de acreditar nisso? Ninguem quer defender bandido, não, bandido tem que ser preso e a cadeia não tem que ser agradável pra ninguem, mas só punir os criminosos ja existentes não tá dando resultado nenhum. Os presídios superlotados que o digam. O sistema todo é falho, se rola punição, não rola reeducação e o assim o problema não vai ser resolvido nunca.
Já me falaram “ah mas se o governo der educaão pra todo mundo ningueém vai querer ser gari/pedreiro/faxineira ou qualquer outra profissão que seja extremamente desvalorizada hoje em dia” e realmente isso é verdade. Vamos analisar o jeito que a gente vive hoje: salario minimo $998, levando em consideração que a média de um aluguel de uma casa seja na faixa dos $500. Nem precisa analisar muitos outros fatores (água, eletricidade, comida) necessarios pra se manter que fica claro que a conta não fecha. Não tem como viver com esse salário e é por isso que ninguém quer realizar essas atividades. Não é pq ninguém quer trabalkhar no McDonalds, por exemplo, mas sim pq ninguem quer trabalhar pra ganhar pouco e não conseguir se manter. Que alegria que dá ter um trabalho que só te cobra, te tira teu tempo e não te dá remuneração que valha a pena em troca? É óbvio que ninguém vai querer. Agora, acredito que o cenário muda completamente se os salarios mudassem. Se trabalhar como gari ou faxineira, hoje em dia, te desse a chance de ter uma casa legal, um carrinho, te desse condições de viver e aproveitar com a tua familia, tu não trabalharia? Pq eu não pensaria duas vezes, eu faria qualquer trabalho que me desse a chance de viver bem, pq eu acredito que o trabalho deve ser isso: uma chance de viver bem. Ninguém quer ser escravo de ninguém mas eu sei que o povo brasileiro é batalhador e nunca vai ter preguiça de fazer o serviço pesado, desde que seja bem reconhecido e remunerado. Eu acredito que uma das profissões mais importantes que existem seja o Professor. É a pessoa que ensina, que passa conhecimento adiante na sociedade. Mas a gente precisa reconhecer também a importancia do gari e da faxineira e dos porteiros e dos motoristas e de todo mundo que dispoe do seu tempo pra fazer da sociedade um lugar melhor pra todo mundo. Como falamos antes, cada x, cada variável da questão, altera o resultado.
3 notes · View notes