procura-se-casa
Procura-se Casa
19 posts
Jornaleco meia-boca de emoções, algumas esquisitas, outras nem tanto. Por Gabrielle Zoppellaro.
Don't wanna be here? Send us removal request.
procura-se-casa · 4 years ago
Text
Quem sois, barro?
Cada pena, o pó
Da alma, o resto
De navegar sem dó
Pelo frio deserto
Como o ser, um só
De um erro tão certo
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Dois mil e Deusmelivre
Dois mil e dezenove. Ano ímpar. ímpar não só no numeral, mas também porque, até aqui, nunca existiu um ano como esse. Foi um péssimo ano. Foi um ótimo ano. Foi um ano de dor e solidão, mas um ano de amor e companheirismo. Foi o ano dos desastres, das mortes, das más escolhas, de medos, apreensões e do desejo-quase-desespero de sobreviver. Mas foi o ano de casamentos, noivados, namoros, amigos. Foi um ano sem família, mas também um ano em que minha mãe, mais uma vez, foi tudo que eu precisei e mais além. Foi um ano de decisões difíceis, de oração, perdão, e redenção. Foi o ano que reconheci Deus. Mas também foi um ano em que eu desejei, todos os dias, que cada dia vivido fosse o último. Foi o ano em que eu me afoguei em desespero e tortura, mas foi o ano que descobri quem realmente me jogaria uma boia. Fui erguida e reerguida várias vezes sem nunca desistirem de mim, mesmo que eu mesma já tivesse desistido. Foi um ano que me mostrou que eu posso e quero ser diferente do que eu tenho sido. Foi o ano que eu respirei pela primeira vez, no sentido literal e figurado. Que ano duro. Obrigada pelo fim. Que dois mil e vinte tenha compaixão e seja par. 
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Mari Sol, girassol
"Marina significa aquela que vem do mar. Desta forma, carrega consigo as qualidades de extensão e beleza inerentes ao mar. Além disso, reflete segurança e sossego, numa analogia ao local onde as embarcações são atracadas. Nesse sentido, é possível que essas qualidades possam se refletir nas pessoas registradas com esse nome".
Marina é, sim, linda. É, sim, um porto seguro. É, sim, um ponto de paz. Marina traz luz, traz vida, traz amor, traz ombros, colo, carinho, e piadas ruins, porque Marina não sabe lidar com a tristeza dos amigos, nem com a dela própria. Marina ajuda, nem sempre de forma delicada, a auto-valorização, mas nem sempre ela mesma se escuta, porque está no coração da Marina, perdoar.
Marina não é fofa, só quando bebe alguns muitos goles de qualquer coisa. Marina é curta e grossa, até faz parecer que dentro dela não habita um turbilhão de sentimentos, pensamentos, terremotos e furacões. Marina finge, constantemente, que está bem. Mas Marina não faz por mal. Marina finge, inclusive para si própria, até não conseguir mais. Marina não gosta de ser o centro das atenções e que se preocupem com ela, pois Deus nos livre, não é Marina?! Que alguém enxergue todo o mundo que você carrega nas costas.
Marina é ariana, chata, teimosa, implicante. Mas Marina é generosa, é realista, é a mão que segura e garante a permanência na realidade do amigo com mania de sonhar alto demais. Marina é para poucos, como um livro de capa dura, só com o título, sem cores nem gravuras, o qual só os realmente interessados irão ler. Marina é meu livro favorito.
Marina fica. Na vida sempre há pessoas que vem, que vão, que se perdem no tempo, mas não Marina. Marina edifica suas amizades, as que realmente valem a pena, e até algumas que não valem tanto assim. Porque Marina aprendeu que amizade é a coisa mais importante depois da família, mas esquece que nem todos aprendem o mesmo e se machuca.
Marina não tem paciência pra nhenhenhem. Nem pra homem. Muito menos para nhenhenhem de homem. Marina é independente, homem tem utilidade única, a de sobremesa. O problema mesmo é que Marina ama doce.
Marina tem irmã nutricionista, filha de uma mulher sábia que lava o arroz, irmã do meio de uma família com muita gente, o que significa que ela teve muito que aprender, mas sempre se virou e está muito bem, obrigada. Mas Marina, desapegada, dura, forte, que mora sozinha, tem na família seu ponto doce, nunca fraco, o motivo que a faz sorrir, dar piruetas e chorar escondido no quarto depois de tanta saudade.
Marina é mulher, é guerreira, é poderosa e é o que quiser ser. Marina é quem eu amo, quem me ama, que está junto mesmo que separado. Que liga por vídeo, que manda mensagem de madrugada e que me acolhe num coração maior que Marina. Marina é amiga, é irmã, é pai e mãe, é diário, é segurança e desabafo. Marina nunca me deixa só. Então, nunca vou te deixar, Marina.
Amo você.
Gabi.
1 note · View note
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Quem com ossos fere, com ossos será ferido
Pai, desculpe nascer. Desculpe saber que o senhor não me queria aqui. Eu sei que não gostaria que eu soubesse disso. Eu sinceramente concordo com o senhor, não faz muito sentido mesmo eu estar aqui. Imagino o peso que você carrega, uma filha que não queria, que além de já ter a saúde frágil e inconstante, ainda passa por uma depressão, doença da qual o senhor não tem conhecimento e nem interesse de entender. Uma filha, que mesmo estando aposentado e querendo paz e sossego, ainda tem que sustentar. 
Eu sei que o senhor me ama, é impossível não amar depois que eu já existo. Eu reconheço esse amor. Reconheço também a dor que ele traz. E sei que sempre que ajo como um ser humano, pensando diferente, discutindo e manifestando emoções, isso o faz lembrar do tamanho do erro que sou e de como o senhor não pediu por isso. Não se culpe, eu sei. Os filhos do senhor eram outros, o amor de pai era para outros. Não me cabe. Em engenharia eu conheci números, fórmulas, equações e leis, e entendi que nessa aqui, eu sou o número que sobra. Eu cresci sabendo, até porque você sempre deixou bem claro. 
Me perdoe por ser burra, estúpida, egoísta, arrogante, entre outros adjetivos que o senhor já me atribuiu desde que tenho memória. Nunca foi proposital. É realmente muito difícil ser algo que o senhor se orgulharia. Muito difícil fazer o senhor pensar que talvez, e só talvez, eu não fosse uma falha tão grande assim. Que eu estar aqui pudesse ser uma benção invés de uma cruz a ser carregada. Eu não consegui, pai, fazê-lo mudar de ideia. 24 anos tentando incansavelmente não foram suficientes. Espero que Deus, que sabe tudo do meu coração, possa dizê-lo um dia o quanto eu quis ser sua filha, o quanto me empenhei física e emocionalmente.
Mas pai, nunca se arrependa. Não olhe para traz e pense em mim com pena ou remorso. Porque eu não consigo carregar mais nada. Não consigo carregar todo o peso de existir e da minha existência. Não posso carregar as tuas dores também. Espero que entenda. Sinto muito, pai. Por ser eu. Não foi minha escolha. desejo que um dia o senhor possa perceber isso.
Sinto muito,
Erro
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Tu Sol, meu céu
Oi amigo. Eu pensei muito se deveria apenas falar com você através das minhas orações ou se faria também uma publicação. Acabei por decidir assim porque quero poder dividir com todos a honra de saber sobre você. Eu nunca esqueci a data de hoje. Lembro quando conversávamos que o meu seria 10 dias depois. Você me acolheu no teu coração quando nos conhecemos: era meu amigo, meu irmão, meu parceiro, e eu amei você com todo o meu coração, e isso ainda se faz presente em mim. Os anos passaram e a gente se distanciou, mas eu sei, nas vezes que nos falamos, que o carinho ainda estava ali e ainda era enorme. A nossa amizade foi enorme. Você sabia de tudo que eu pensava, sentia, esteve comigo em vários momentos, alguns bons, outros nem tanto. E eu me esforcei pra retribuir, pra estar ao teu lado quando você precisasse de um ombro, de uma bronca ou de alguém que comemorasse com você as tuas vitórias. Lembro quando você perdeu um amigo, a tristeza que você ficou, e lembro de não saber o que fazer por não conhecer essa dor. Queria ter continuado sem saber, irmão. Estamos todos, constantemente, falando da vida, de como é curta, que não valorizamos as coisas pequenas e que isso precisa mudar. E até parecemos ter mudado. Até este momento. O momento que a gente realmente perde e se descobre com uma coletânea interminável de suposições, arrependimentos e sensações miseráveis de ter falhado, não só como ser humano, mas também como alguém que esteve presente na vida de quem se foi. Eu realmente deveria ter estado mais presente, porque amor por você eu tinha e tenho de sobra, poderia ter te deixado saber disso. Desde que você foi embora, talvez até antes, tenho estado contigo constantemente em sonho e pensamento. Obrigada por ter permanecido comigo, mesmo que seja dessa forma. Obrigada por ter entrado na minha vida, por ter querido ficar e por me ensinar tanto. Desculpa por não ter me despedido de você e por ainda não poder fazê-lo. Não sou capaz de dizer adeus a alguém que me foi casa. Perdoa. Por tudo. Obrigada. Por tudo. Te amo. Por tudo. Saudade. Por tudo. Feliz dia, amigo. Que seja feita a festa no céu. 🖤
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Primavera de Amarelinhas
É como um espelho embaçado. Você se olha, mas é incapaz de se reconhecer, se é que já se conheceu. A cabeça dói, o coração dói, a alma dói. Você só cometeu erros ou o erro é você? As falhas não parecem ter cura. Você deveria existir? O mundo seria um lugar tão melhor se você não estivesse ali, todo o tempo, atrapalhando a vida das pessoas que você ama enquanto nem sabe o que fazer com a sua própria. 
Deus é o caminho. Mas que caminho? Que Deus? Não parece existir nada, a não ser a escuridão em que você está afundado. Se não tem para onde ir, não tem onde ficar, porque dentro de você é incomodo, se não tem um Deus que possa se apoiar e alguém que possa te entender, o que dá para fazer? A mente é a sua pior inimiga, não é? Ela insiste em te convencer que o maior pecado da humanidade é você estar ali, errando a cada passo, falhando a cada decisão, estragando todos os planos - seus e dos outros. Você é inútil até pra si. 
Mas no fundo, no fundo de toda a dor, você tem fé. Fé no Deus que você crê e que te deixou sozinho porque afinal você falhou com ele também. Então você não pode se livrar da sua vida, mesmo que acredite ser o melhor para todos. Precisa resistir. Precisa se esforçar para viver mais um dia, mesmo que nada mais te faça feliz. 
Então você se afasta. Se afasta dos amigos e de todo e qualquer contato humano que você possa contaminar com o teu sofrimento e teu dedo podre pra atrapalhar a vida alheia. E o melhor e mais triste é que ninguém consegue enxergar o teu sofrimento. É estranho né? Você põe uma máscara todos os dias, finge que está bem, que está tudo certo, ri e conta piadas, e assim ninguém é capaz de enxergar o turbilhão de trevas que há em você. É confuso. Você age assim pra não ser notado, mas é frustrante saber que ninguém te conhece tão bem para ver que tudo aquilo é fachada. A sensação de que não há saída é aterradora. Nem a vida, nem a morte. Condenado a esperar a morte vir, e a causa? Tristeza.
A boa notícia é que isso só é verdade dentro da sua cabeça. As pessoas continuam te amando e agradecendo por você fazer parte da vida delas. Elas te enxergam, mas se você não quer falar, te dão espaço e acreditam que está tudo bem porque é o que você quer que elas façam. Você não é erro nenhum, é um acerto, tanto de Deus, quanto da vida, quanto seu próprio. Talvez você precise de um remedinho ou outro pra enxergar isso, pra enxergar luz e perceber a quantidade de mãos estendidas que há à sua frente ansiosas que você as pegue para sair desse buraco. É estranho, mas fica nítido que a morte não é a solução, porque, cara, olha quanta vida! Olha quanto amor! E olha quanto amor mesmo quando você erra! E sabe por que? Porque todo mundo erra. Porque todos somos humanos, somos feitos para falhar. E tudo bem.
Então, não desiste, não. Insiste mais um pouquinho, todos os dias, procure incansavelmente por você. Mesmo que você precise de um empurrãozinho de um médico ou outro. Insiste. Esse buraco, eu prometo, não é tão fundo quanto parece.
Amarele-se nesse setembro. Somos todos girassóis.
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Direção
Que a cada passo
Eu tenha menos medo de seguir em frente
E menos vontade de olhar para trás
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Dolor del alma
No te quedes conmigo, vayas
No pienses en mi, olvídate
No me preguntes si estoy bien, ignorame
No hagas con mi corazón lo que hiciste con mi cabeza
Porque aun estoy aquí
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Foi
Eu não vou mais te pedir pra ficar.
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Amém
Rogo-te, Deus,
Que permita a minha felicidade
Escuta-me, Pai,
Não me deixes na companhia de minhas trevas
Busco-te, Senhor,
Para que me mostres o caminho menos tortuoso
Espero em Ti,
Toda a calmaria de minha alma perturbada,
Minha cabeça desconstruída
E meu coração em brasa.
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Gaiola
Imploro à insegurança,
Me deixes!
Imploro à agonia,
Não me tortures!
Imploro aos meus medos,
Nunca mais!
Imploro a ti, coração,
Que te acalmes
E deixe-o ir
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Raízes
Roda mundo, a tragédia
Que paira sobre a terra
Escalando-me pelos calcanhares
Até abraçar minha cabeça
Com toda a sua destreza
Enchendo minha vida de azares
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Com amor, Aurélia
Peço ajuda ao Olavo, 
Aconselho-me com Machado, 
Alencar me oferece seus ombros,
Fernando tenta me orientar, 
Casimiro me acolhe em seus braços,
Mas não tem jeito,
Não consigo te ler nas entrelinhas.
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Queima a bruxa
Vai quebrando Senhor
Toda maldição e feitiçaria 
Porque a bruxa tá solta
E fazendo magia
Pra que eu fique na dela
E ela na minha
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Amordenós, amorteasós
Ela sai, ele entra
Desencontro
Passos sincronizados com os batimentos cardíacos dele
Distância
Não se viram, mas se sentiram
Vontade
Ele para, ela olha para trás
Saudade
Os corações disparam e o desejo para buscar o outro também
Carência
Ele pensa, ela sorri
Destino
Ele volta, ela já foi
Amor
Ele chora, ela lamenta e pede que Deus o cuide por ela
Morte. Adeus.
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Caverneu
Eu me inundo de luz
Mas dentro de mim só resta assombro
A sombra de quem um dia sorriu em cores
Num quadro agora preto e branco
Não chores por mim, pois não sou triste
Nem feliz
Vivo em perfeita harmonia com meu calmo caos de emoções não definidas
Desejo não ter cores
Desejo ser aquarela
De um futuro qualquer na minha própria tela
0 notes
procura-se-casa · 5 years ago
Text
Às de Copas
Cores, luz, sombra e som
Fogo, água, ar e terra
Eu firme e forte
Às vezes frágil
Às vezes triste
Às vezes
Às
0 notes